Garganta Irritada / Constipação

Publicado em: 13/09/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 10,238 |

Garganta Irritada

A inflamação da garganta é dos primeiros sintomas que aparecer numa constipação. A faringite (inflamação da faringe) manifesta-se por dor, com ou sem dificuldade em engolir. A laringite (inflamação da laringe) manifesta-se por alterações na voz, tais como disfonia (rouquidão) ou afonia (ausência voz).

Outras causas:

- Infecciosa

- Esforço da voz

- Instalação de fumos ou gases irritantes

- Trauma (alimentos ou objectos)

- Doenças crónicas (Rinite alérgica, Refluxo gastro-esofágico, Anemia aplásica, Neoplasias, etc.)

- Medicamentos (ex: corticosteróides)

É importante identificar a causa, uma vez que algumas requerem uma referência a consulta médica imediata.

A irritação da garganta de origem viral pode conferir uma sensação de queimadura. Geralmente não está associada a febre e evolui positivamente no espaço de 1 semana. Apenas estes casos são susceptíveis de indicação farmacêutica.

Tratamento:

- beber muitos líquidos

- Evitar esforçar a voz

- Evitar o álcool, cafeína e o tabaco

- Evitar ambientes poluídos

- Humidificar o ambiente (entre 18 a 20ºC e humidade 60 a 80%)

- Fazer inalações de água salgada

- Rebuçados emolientes.

Constipação

A constipação é a situação aguda, passível de indicação farmacêutica, mais frequente. As crianças em idade escolar precoce sofrem várias constipações por ano.

O número de episódios diminui com a idade, sendo que adulto sofre, em média, 3 constipações por ano. Os picos de ocorrência são no Outono e no Inverno.

A constipação é causada por vírus, sendo o rinovírus responsável por grande parte dos casos. O elevado número de subtipos de rinovírus leva a que a resposta do nosso sistema imunitário não seja muito eficaz.

Os rinovírus podem sobreviver até 3 horas fora da mucosa nasal, o que os torna bastante contagiosos. A transmissão pode ser feita de pessoa a pessoa, pela via aérea (espirros, tosse) ou pelo contacto mão-mão. Pode também ser feita pelo contacto com os vírus depositados por um indivíduo infectado, seguindo de uma auto-inoculação pelo contacto com as membranas (por exemplo, mão-olho ou mão-nariz). Pelo menos, 75% das infecções virais são transmitidas por crianças. A transmissão pelo beijo é reduzida, um vez que a concentração do vírus na cavidade oral é baixa.

Os sintomas surgem 2 a 4 dias após o contacto com o vírus e são:

- Garganta irritada

- Espirros

- Rinorreia, alternando com congestão nasal (as secreções límpidas iniciais tornam-se, progressivamente, purulentas)

- Rouquidão ou afonia

- Febre baixa (até 38,5ºC e particularmente nas crianças)

- Dor de cabeça

- Mal estar geral

- Tosse, não produtiva (com início no 3ª ou 4ª dia), que se torna, progressivamente, produtiva.

A gripe é causada pelo vírus Influenza e tem um período de incubação de 2 a 3 dias. Pode ser diferenciada da constipação comum pela presença de alguns sintomas característicos, tais como:

- Febre alta (superior a 38,5ºC)

- Arrepios

- Cefaleias intensas

- Mialgias intensas

- Tosse não produtiva (na constipação evolui para produtiva)

- Cansaço extremo

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/garganta-irritada-constipacao-3260416.html

    Palavras-chave do artigo:

    garganta irritada

    ,

    dores de garganta

    ,

    constipacao

    Comentar sobre o artigo

    Os anos as doenças respiratórias deixam muitos e muitos portugueses em casa e enchem as urgências hospitalares: vírus e outros agentes infecciosos circulam à boleia do Inverno, aproveitando-se do frio, mas também da poluição e de fumos como o do tabaco.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 05/02/2013 lAcessos: 26
    Edison Candido Gonçalves

    Cuidar da saúde é agir na base. Adotar uma vida saudável através da prática constante de exercícios físicos e alimentos naturais é um ato de amor em relação a nossa pessoa e também em relação aos nossos semelhantes.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Saúde e Bem Estarl 16/09/2014 lAcessos: 14

    Veja nossas dicas simples da psicoterapia natural para melhorar sintomas da ansiedade e depressão pelo tratamento de psicoterapia natural

    Por: O Caminho do Bem Estarl Saúde e Bem Estarl 15/09/2014
    Nádia

    A importância do uso do soutien de Desporto na actividade física é cada vez maior, há que usar o soutien correto para cada ocasião. O uso de um soutien normal do dia- a -dia na execução de exercício físico pode causar dores, e danificar o peito! Apesar de escondidos por debaixo de um top de desporto, cumprem a função primordial de dar conforto e suporte ao seu peito durante o treino. Cuidar do peito é uma questão de saúde , que todas as mulheres deveriam ter em ATENÇÃO!

    Por: Nádial Saúde e Bem Estarl 11/09/2014

    Infelizmente, muitas vezes acabamos por nos deparar com pessoas que podem acabar por passar por problemas de saúde que sejam considerados como diversos, ou seja, são pessoas que podem ter alguns sintomas que podem não ser dados como sérios, assim como também podemos verificar que muitos podem acabar ter doenças que possam ser determinadas como sérias e que necessitam de tratamento. Apesar de muitos já terem conhecimento destas questões, algo que acaba por gerar dúvidas seria com relação a cura.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 08/09/2014

    A Saúde do Trabalhador traz à particularidade de ser uma área que institui práticas potencialmente transformadoras que perseguem a integralidade da atenção à saúde buscando a superação da dicotomia existente entre a assistência individual e coletiva, entre a vigilância epidemiológica e sanitária, entre as ações preventivas e curativas. A criação da RENAST, a partir da Portaria n. 1.679, de 19 de setembro de 2002, veio atender viabilizar e garantir atenção a saúde dos trabalhadores

    Por: tamires almeidal Saúde e Bem Estarl 21/08/2014 lAcessos: 15

    A anemia significa uma diminuição da hemoglobina no sangue, que causa uma redução dos glóbulos vermelhos (hemácias) circulantes.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estarl 21/08/2014 lAcessos: 11

    A Lei Federal n° 8080/90, em seu artigo 6º, § 3º, regulamenta os dispositivos constitucionais sobre Saúde do Trabalhador, da seguinte forma: que a saúde do trabalhador deve ser entendida como um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos provenientes das condições de trabalho.

    Por: tamires almeidal Saúde e Bem Estarl 17/08/2014

    Algo que pode acabar por gerar algumas dúvidas, é com relação a sintomas de doenças, sendo que podemos observar que muitas pessoas podem acabar por ter uma doença, mas quando um sintoma que seria considerado como diferenciado surge, ocorre a dúvida, se é ou não decorrente da tal doença. Sendo assim, iremos falar agora mesmo se a psoríase coça ou não, para que assim você possa ter certeza do que tem.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 14/08/2014

    O eritema da fralda ou dermatite da fralda é mais conhecido como "rabinho assado". E não há pais ou cuidadores de bebés que não saibam o que é esta inflamação da pele que pode alarmar pelo aspecto mas que, na maioria das vezes, é facilmente resolvida em casa.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 22/05/2013 lAcessos: 23

    Branco, negro, de leite, em bombons, em pó, em doces. o chocolate, nas suas mais diversas formas, é, desde há muito, um dos alimentos preferidos das crianças e dos adultos. Mas afinal quais são os benefícios e malefícios do chocolate?

    Por: Ruil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 30/03/2013

    Ter dificuldade em engolir alimentos pode acontecer a qualquer pessoa em qualquer altura, mas há situações em que pode significar um problema médico mais sério, a necessitar de tratamento. porque, em casos extremos, pode causar desidratação, malnutrição e até interferir com a respiração.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/02/2013 lAcessos: 18

    A pele é o órgão do corpo humano mais exposto aos elementos do meio ambiente e, por isso, é necessário mantê-la saudável. no Inverno, hidratar é a palavra de ordem.

    Por: Ruil Beleza> Cosméticosl 22/02/2013 lAcessos: 26

    São tão frequentes as pausas na respiração de quem sofre de apneia do sono que é como se dormisse a conta-gotas. E o resultado é cansaço e sonolência diurna, causa de muitos acidentes de viação. "Não sei o que aconteceu, adormeci".

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 05/02/2013 lAcessos: 32

    Os anos as doenças respiratórias deixam muitos e muitos portugueses em casa e enchem as urgências hospitalares: vírus e outros agentes infecciosos circulam à boleia do Inverno, aproveitando-se do frio, mas também da poluição e de fumos como o do tabaco.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 05/02/2013 lAcessos: 26

    Perder cabelo é natural, e há alturas do ano em que há mais probabilidade de cair: assim é no outono. Mas esta queda é temporária e, além disso, há cuidados que podem ajudar a fortalecer o seu cabelo.

    Por: Ruil Beleza> Cabelosl 05/02/2013 lAcessos: 37

    Tratar as infecções das unhas exige tempo e paciência, pelo que o melhor é prevenir, mantendo as unhas a salvo.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 05/02/2013 lAcessos: 95
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast