Garganta Irritada / Constipação

Publicado em: 13/09/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 10,448 |

Garganta Irritada

A inflamação da garganta é dos primeiros sintomas que aparecer numa constipação. A faringite (inflamação da faringe) manifesta-se por dor, com ou sem dificuldade em engolir. A laringite (inflamação da laringe) manifesta-se por alterações na voz, tais como disfonia (rouquidão) ou afonia (ausência voz).

Outras causas:

- Infecciosa

- Esforço da voz

- Instalação de fumos ou gases irritantes

- Trauma (alimentos ou objectos)

- Doenças crónicas (Rinite alérgica, Refluxo gastro-esofágico, Anemia aplásica, Neoplasias, etc.)

- Medicamentos (ex: corticosteróides)

É importante identificar a causa, uma vez que algumas requerem uma referência a consulta médica imediata.

A irritação da garganta de origem viral pode conferir uma sensação de queimadura. Geralmente não está associada a febre e evolui positivamente no espaço de 1 semana. Apenas estes casos são susceptíveis de indicação farmacêutica.

Tratamento:

- beber muitos líquidos

- Evitar esforçar a voz

- Evitar o álcool, cafeína e o tabaco

- Evitar ambientes poluídos

- Humidificar o ambiente (entre 18 a 20ºC e humidade 60 a 80%)

- Fazer inalações de água salgada

- Rebuçados emolientes.

Constipação

A constipação é a situação aguda, passível de indicação farmacêutica, mais frequente. As crianças em idade escolar precoce sofrem várias constipações por ano.

O número de episódios diminui com a idade, sendo que adulto sofre, em média, 3 constipações por ano. Os picos de ocorrência são no Outono e no Inverno.

A constipação é causada por vírus, sendo o rinovírus responsável por grande parte dos casos. O elevado número de subtipos de rinovírus leva a que a resposta do nosso sistema imunitário não seja muito eficaz.

Os rinovírus podem sobreviver até 3 horas fora da mucosa nasal, o que os torna bastante contagiosos. A transmissão pode ser feita de pessoa a pessoa, pela via aérea (espirros, tosse) ou pelo contacto mão-mão. Pode também ser feita pelo contacto com os vírus depositados por um indivíduo infectado, seguindo de uma auto-inoculação pelo contacto com as membranas (por exemplo, mão-olho ou mão-nariz). Pelo menos, 75% das infecções virais são transmitidas por crianças. A transmissão pelo beijo é reduzida, um vez que a concentração do vírus na cavidade oral é baixa.

Os sintomas surgem 2 a 4 dias após o contacto com o vírus e são:

- Garganta irritada

- Espirros

- Rinorreia, alternando com congestão nasal (as secreções límpidas iniciais tornam-se, progressivamente, purulentas)

- Rouquidão ou afonia

- Febre baixa (até 38,5ºC e particularmente nas crianças)

- Dor de cabeça

- Mal estar geral

- Tosse, não produtiva (com início no 3ª ou 4ª dia), que se torna, progressivamente, produtiva.

A gripe é causada pelo vírus Influenza e tem um período de incubação de 2 a 3 dias. Pode ser diferenciada da constipação comum pela presença de alguns sintomas característicos, tais como:

- Febre alta (superior a 38,5ºC)

- Arrepios

- Cefaleias intensas

- Mialgias intensas

- Tosse não produtiva (na constipação evolui para produtiva)

- Cansaço extremo

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/garganta-irritada-constipacao-3260416.html

    Palavras-chave do artigo:

    garganta irritada

    ,

    dores de garganta

    ,

    constipacao

    Comentar sobre o artigo

    Os anos as doenças respiratórias deixam muitos e muitos portugueses em casa e enchem as urgências hospitalares: vírus e outros agentes infecciosos circulam à boleia do Inverno, aproveitando-se do frio, mas também da poluição e de fumos como o do tabaco.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 05/02/2013 lAcessos: 32

    Pode-se notar com uma determinada facilidade o fato de que há diversas pessoas que sofrem com o ressecamento da pele na região dos cotovelos, e isto poderia ser considerado comum, no entanto, há casos em que é necessário que se tenha um pouco mais de atenção.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 12/12/2014

    Uma doença que causa vermelhidão e muita irritação na pele. As pessoas que têm psoríase tem a pele grossa e bem vermelha com muitas placas escamosas esbranquiçadas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 11/12/2014

    Para quem já ouviu falar sobre a psoríase, no entanto não tem muito conhecimento sobre os seus sintomas e com isto esta com algumas dúvidas, como por exemplo, a respeito da possível coceira. Sendo assim, iremos falar agora mesmo se a psoríase apresenta ou não este sintoma.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 09/12/2014

    As doenças de pele sempre geram muitos problemas principalmente na estética, e isso acaba chateando bastante os pacientes, porém na maioria dos casos essas doenças não afetam em nada na qualidade de vida, e esse acaba sendo o fator mais importante, pois mesmo com a doença, o paciente pode ter muita qualidade de vida. Assim também acontece com a psoríase, uma doença de pele que se caracteriza principalmente pelos sintomas de vermelhidão e coceira, porém também faz com que a pele na região doente

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 05/12/2014

    Atualmente existem muitas doenças que vem se tornando bastante populares entre os brasileiros, e entre essas doenças está a psoríase, uma doença que ataca a pele, causando vermelhidão e irritação, sendo que um dos seus principais sintomas são coceira intensa na região, o que acaba sendo o principal responsável por causar feridas na pele, pois a pessoa acaba coçando com muita frequência, e isso acaba sendo um dos principais motivos pela aparição de feridas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 28/11/2014

    HUMANIZAR É PRECISO. SOMOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E DEVEMOS A CADA DIA LUTAR PELA HUMANIZAÇÃO EM NOSSOS SETORES.

    Por: JOSE ERIQUE MIRANDA MEDEIROl Saúde e Bem Estarl 28/11/2014

    Para quem é paciente de psoríase, provavelmente já ouviram falar algumas centenas de vezes que a doença não tem cura, o que pode desconfortar muitos dos pacientes, como também os seus familiares, no entanto, não é necessário preocupação, pois existem diversos tratamentos que podem ser adotados, e que podem funcionar como uma espécie de cura temporária.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 26/11/2014

    RESUMO O estudo apresentado a seguir destaca o alcoolismo como uma doença e o quanto pode prejudicar a sociedade. O objetivo desse estudo é fazer uma abordagem teórica diante do assunto, buscando entender os aspectos que compreendem o tema. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como FERRARINI, VESPUCCI (2000), ANDRADE (2009), entre outros, procurando enfatizar a importância de se conscientizar sobre os problemas causados pelo uso excessivo do álcool.

    Por: Fernandal Saúde e Bem Estarl 24/11/2014

    O eritema da fralda ou dermatite da fralda é mais conhecido como "rabinho assado". E não há pais ou cuidadores de bebés que não saibam o que é esta inflamação da pele que pode alarmar pelo aspecto mas que, na maioria das vezes, é facilmente resolvida em casa.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 22/05/2013 lAcessos: 31

    Branco, negro, de leite, em bombons, em pó, em doces. o chocolate, nas suas mais diversas formas, é, desde há muito, um dos alimentos preferidos das crianças e dos adultos. Mas afinal quais são os benefícios e malefícios do chocolate?

    Por: Ruil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 30/03/2013

    Ter dificuldade em engolir alimentos pode acontecer a qualquer pessoa em qualquer altura, mas há situações em que pode significar um problema médico mais sério, a necessitar de tratamento. porque, em casos extremos, pode causar desidratação, malnutrição e até interferir com a respiração.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/02/2013 lAcessos: 25

    A pele é o órgão do corpo humano mais exposto aos elementos do meio ambiente e, por isso, é necessário mantê-la saudável. no Inverno, hidratar é a palavra de ordem.

    Por: Ruil Beleza> Cosméticosl 22/02/2013 lAcessos: 36

    São tão frequentes as pausas na respiração de quem sofre de apneia do sono que é como se dormisse a conta-gotas. E o resultado é cansaço e sonolência diurna, causa de muitos acidentes de viação. "Não sei o que aconteceu, adormeci".

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 05/02/2013 lAcessos: 40

    Os anos as doenças respiratórias deixam muitos e muitos portugueses em casa e enchem as urgências hospitalares: vírus e outros agentes infecciosos circulam à boleia do Inverno, aproveitando-se do frio, mas também da poluição e de fumos como o do tabaco.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 05/02/2013 lAcessos: 32

    Perder cabelo é natural, e há alturas do ano em que há mais probabilidade de cair: assim é no outono. Mas esta queda é temporária e, além disso, há cuidados que podem ajudar a fortalecer o seu cabelo.

    Por: Ruil Beleza> Cabelosl 05/02/2013 lAcessos: 48

    Tratar as infecções das unhas exige tempo e paciência, pelo que o melhor é prevenir, mantendo as unhas a salvo.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 05/02/2013 lAcessos: 234
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast