Garganta Irritada / Constipação

Publicado em: 13/09/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 10,338 |

Garganta Irritada

A inflamação da garganta é dos primeiros sintomas que aparecer numa constipação. A faringite (inflamação da faringe) manifesta-se por dor, com ou sem dificuldade em engolir. A laringite (inflamação da laringe) manifesta-se por alterações na voz, tais como disfonia (rouquidão) ou afonia (ausência voz).

Outras causas:

- Infecciosa

- Esforço da voz

- Instalação de fumos ou gases irritantes

- Trauma (alimentos ou objectos)

- Doenças crónicas (Rinite alérgica, Refluxo gastro-esofágico, Anemia aplásica, Neoplasias, etc.)

- Medicamentos (ex: corticosteróides)

É importante identificar a causa, uma vez que algumas requerem uma referência a consulta médica imediata.

A irritação da garganta de origem viral pode conferir uma sensação de queimadura. Geralmente não está associada a febre e evolui positivamente no espaço de 1 semana. Apenas estes casos são susceptíveis de indicação farmacêutica.

Tratamento:

- beber muitos líquidos

- Evitar esforçar a voz

- Evitar o álcool, cafeína e o tabaco

- Evitar ambientes poluídos

- Humidificar o ambiente (entre 18 a 20ºC e humidade 60 a 80%)

- Fazer inalações de água salgada

- Rebuçados emolientes.

Constipação

A constipação é a situação aguda, passível de indicação farmacêutica, mais frequente. As crianças em idade escolar precoce sofrem várias constipações por ano.

O número de episódios diminui com a idade, sendo que adulto sofre, em média, 3 constipações por ano. Os picos de ocorrência são no Outono e no Inverno.

A constipação é causada por vírus, sendo o rinovírus responsável por grande parte dos casos. O elevado número de subtipos de rinovírus leva a que a resposta do nosso sistema imunitário não seja muito eficaz.

Os rinovírus podem sobreviver até 3 horas fora da mucosa nasal, o que os torna bastante contagiosos. A transmissão pode ser feita de pessoa a pessoa, pela via aérea (espirros, tosse) ou pelo contacto mão-mão. Pode também ser feita pelo contacto com os vírus depositados por um indivíduo infectado, seguindo de uma auto-inoculação pelo contacto com as membranas (por exemplo, mão-olho ou mão-nariz). Pelo menos, 75% das infecções virais são transmitidas por crianças. A transmissão pelo beijo é reduzida, um vez que a concentração do vírus na cavidade oral é baixa.

Os sintomas surgem 2 a 4 dias após o contacto com o vírus e são:

- Garganta irritada

- Espirros

- Rinorreia, alternando com congestão nasal (as secreções límpidas iniciais tornam-se, progressivamente, purulentas)

- Rouquidão ou afonia

- Febre baixa (até 38,5ºC e particularmente nas crianças)

- Dor de cabeça

- Mal estar geral

- Tosse, não produtiva (com início no 3ª ou 4ª dia), que se torna, progressivamente, produtiva.

A gripe é causada pelo vírus Influenza e tem um período de incubação de 2 a 3 dias. Pode ser diferenciada da constipação comum pela presença de alguns sintomas característicos, tais como:

- Febre alta (superior a 38,5ºC)

- Arrepios

- Cefaleias intensas

- Mialgias intensas

- Tosse não produtiva (na constipação evolui para produtiva)

- Cansaço extremo

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/garganta-irritada-constipacao-3260416.html

    Palavras-chave do artigo:

    garganta irritada

    ,

    dores de garganta

    ,

    constipacao

    Comentar sobre o artigo

    Os anos as doenças respiratórias deixam muitos e muitos portugueses em casa e enchem as urgências hospitalares: vírus e outros agentes infecciosos circulam à boleia do Inverno, aproveitando-se do frio, mas também da poluição e de fumos como o do tabaco.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 05/02/2013 lAcessos: 28
    LzRicco Comunicacao

    O verão está chegando e a preocupação com corpo desponta junto. Depois de meses cobrindo as formas com bastante roupa para se proteger do frio, chega o momento de por tudo à mostra. E é aí que a maioria das pessoas começa aquela correria para deixar a silhueta mais afinada apelando principalmente por dietas milagrosas que contribuem para perda rápida de peso.

    Por: LzRicco Comunicacaol Saúde e Bem Estarl 31/10/2014

    Há alguns anos atrás, novos avós não imaginariam um mundo como o de hoje. Objetos que antes eram feitos quase que exclusivamente de madeira, como móveis, hoje podem ser encontrados também em polipropileno. Muitas peças de acabamento dos automóveis, que antes eram produzidas em aço, hoje foram substituídas pelo polipropileno. Até aqueles antigos telefones de gancho feitos em madeira – adivinhe? São fabricados em polipropileno. Mas afinal, que diacho é isso??

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 29/10/2014

    Um problema que atinge ou irá atingir 65% dos homens e 40% das mulheres. Para os homens é uma assunto incomodo mas sociavelmente aceite. Para as mulheres é um problema duro de lidar. Existem muitas mais mulheres no mundo que sofrem de calvície que possa imaginar. Não é só um problema de homens. Mas existe uma solução, e não uma solução temporária, mas uma solução definitiva e natural, o transplante capilar pelo método FUE.

    Por: Maria Mirandal Saúde e Bem Estarl 27/10/2014

    Sem dúvidas a obesidade tem sido um fator preocupante na saúde da população moderna. Nos últimos anos observamos um aumento significativo no índice de pessoas acima do peso ou mesmo obesas, tanto nos países desenvolvidos, como nos países em desenvolvimento. Além dos problemas para saúde o excesso de peso acarreta efeitos socioeconômicos substanciais.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    O objetivo da fisioterapia na saúde da mulher é atender a mulher em sua integridade, em todas as fases da sua vida, respeitando as necessidades e características individuais. Atua em vários aspectos da função e do movimento humano, que sofrem mudanças e alterações durante suas fases de vida, desde a adolescência até a fase adulta, passando pela fase reprodutiva, período gestacional, climatério, menopausa e terceira idade.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    Este artigo demonstra como um cuidador ou quem convive com uma pessoa que tem Alzheimer deve se comportar, mostra o que deve e o que não deve fazer para manter uma boa convivência e boa qualidade de vida.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    Cada vez mais nos deparamos com a situação de não encontrar ninguém nos lares durante o dia todo. Trabalho, curso, escola, faculdade, entre outras coisas, compõem uma grade maluca que tem hora certa para começar, mas sem previsão para terminar. E em meio a essa loucura, fica difícil seguir os horários comuns de alimentação em que estamos acostumados. Dependendo da rotina, fica até difícil de separar um tempo do seu dia para fazer isso.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 24/10/2014

    É muito bom poder sentar para almoçar e encontrar um pedaço de bife acompanhado de algumas batatas fritas, prontos para serem devorados. Mas muita gente não tem ideia de todo o processo que a carne passa até chegar a sua casa. Pensando até pelo lado higiênico, chega até ser um pouco perigoso o consumo de alguns alimentos, não somente carnívoros, sem que estejam devidamente saudáveis e conservados para seu consumo.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 24/10/2014

    O eritema da fralda ou dermatite da fralda é mais conhecido como "rabinho assado". E não há pais ou cuidadores de bebés que não saibam o que é esta inflamação da pele que pode alarmar pelo aspecto mas que, na maioria das vezes, é facilmente resolvida em casa.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 22/05/2013 lAcessos: 25

    Branco, negro, de leite, em bombons, em pó, em doces. o chocolate, nas suas mais diversas formas, é, desde há muito, um dos alimentos preferidos das crianças e dos adultos. Mas afinal quais são os benefícios e malefícios do chocolate?

    Por: Ruil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 30/03/2013

    Ter dificuldade em engolir alimentos pode acontecer a qualquer pessoa em qualquer altura, mas há situações em que pode significar um problema médico mais sério, a necessitar de tratamento. porque, em casos extremos, pode causar desidratação, malnutrição e até interferir com a respiração.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/02/2013 lAcessos: 23

    A pele é o órgão do corpo humano mais exposto aos elementos do meio ambiente e, por isso, é necessário mantê-la saudável. no Inverno, hidratar é a palavra de ordem.

    Por: Ruil Beleza> Cosméticosl 22/02/2013 lAcessos: 31

    São tão frequentes as pausas na respiração de quem sofre de apneia do sono que é como se dormisse a conta-gotas. E o resultado é cansaço e sonolência diurna, causa de muitos acidentes de viação. "Não sei o que aconteceu, adormeci".

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 05/02/2013 lAcessos: 37

    Os anos as doenças respiratórias deixam muitos e muitos portugueses em casa e enchem as urgências hospitalares: vírus e outros agentes infecciosos circulam à boleia do Inverno, aproveitando-se do frio, mas também da poluição e de fumos como o do tabaco.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 05/02/2013 lAcessos: 28

    Perder cabelo é natural, e há alturas do ano em que há mais probabilidade de cair: assim é no outono. Mas esta queda é temporária e, além disso, há cuidados que podem ajudar a fortalecer o seu cabelo.

    Por: Ruil Beleza> Cabelosl 05/02/2013 lAcessos: 45

    Tratar as infecções das unhas exige tempo e paciência, pelo que o melhor é prevenir, mantendo as unhas a salvo.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 05/02/2013 lAcessos: 145
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast