Garganta Irritada / Constipação

Publicado em: 13/09/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 10,387 |

Garganta Irritada

A inflamação da garganta é dos primeiros sintomas que aparecer numa constipação. A faringite (inflamação da faringe) manifesta-se por dor, com ou sem dificuldade em engolir. A laringite (inflamação da laringe) manifesta-se por alterações na voz, tais como disfonia (rouquidão) ou afonia (ausência voz).

Outras causas:

- Infecciosa

- Esforço da voz

- Instalação de fumos ou gases irritantes

- Trauma (alimentos ou objectos)

- Doenças crónicas (Rinite alérgica, Refluxo gastro-esofágico, Anemia aplásica, Neoplasias, etc.)

- Medicamentos (ex: corticosteróides)

É importante identificar a causa, uma vez que algumas requerem uma referência a consulta médica imediata.

A irritação da garganta de origem viral pode conferir uma sensação de queimadura. Geralmente não está associada a febre e evolui positivamente no espaço de 1 semana. Apenas estes casos são susceptíveis de indicação farmacêutica.

Tratamento:

- beber muitos líquidos

- Evitar esforçar a voz

- Evitar o álcool, cafeína e o tabaco

- Evitar ambientes poluídos

- Humidificar o ambiente (entre 18 a 20ºC e humidade 60 a 80%)

- Fazer inalações de água salgada

- Rebuçados emolientes.

Constipação

A constipação é a situação aguda, passível de indicação farmacêutica, mais frequente. As crianças em idade escolar precoce sofrem várias constipações por ano.

O número de episódios diminui com a idade, sendo que adulto sofre, em média, 3 constipações por ano. Os picos de ocorrência são no Outono e no Inverno.

A constipação é causada por vírus, sendo o rinovírus responsável por grande parte dos casos. O elevado número de subtipos de rinovírus leva a que a resposta do nosso sistema imunitário não seja muito eficaz.

Os rinovírus podem sobreviver até 3 horas fora da mucosa nasal, o que os torna bastante contagiosos. A transmissão pode ser feita de pessoa a pessoa, pela via aérea (espirros, tosse) ou pelo contacto mão-mão. Pode também ser feita pelo contacto com os vírus depositados por um indivíduo infectado, seguindo de uma auto-inoculação pelo contacto com as membranas (por exemplo, mão-olho ou mão-nariz). Pelo menos, 75% das infecções virais são transmitidas por crianças. A transmissão pelo beijo é reduzida, um vez que a concentração do vírus na cavidade oral é baixa.

Os sintomas surgem 2 a 4 dias após o contacto com o vírus e são:

- Garganta irritada

- Espirros

- Rinorreia, alternando com congestão nasal (as secreções límpidas iniciais tornam-se, progressivamente, purulentas)

- Rouquidão ou afonia

- Febre baixa (até 38,5ºC e particularmente nas crianças)

- Dor de cabeça

- Mal estar geral

- Tosse, não produtiva (com início no 3ª ou 4ª dia), que se torna, progressivamente, produtiva.

A gripe é causada pelo vírus Influenza e tem um período de incubação de 2 a 3 dias. Pode ser diferenciada da constipação comum pela presença de alguns sintomas característicos, tais como:

- Febre alta (superior a 38,5ºC)

- Arrepios

- Cefaleias intensas

- Mialgias intensas

- Tosse não produtiva (na constipação evolui para produtiva)

- Cansaço extremo

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/garganta-irritada-constipacao-3260416.html

    Palavras-chave do artigo:

    garganta irritada

    ,

    dores de garganta

    ,

    constipacao

    Comentar sobre o artigo

    Os anos as doenças respiratórias deixam muitos e muitos portugueses em casa e enchem as urgências hospitalares: vírus e outros agentes infecciosos circulam à boleia do Inverno, aproveitando-se do frio, mas também da poluição e de fumos como o do tabaco.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 05/02/2013 lAcessos: 30

    Sentir-se abatido nos dias de hoje é algo comum, se considerarmos as condições de vida e trabalho impostas à sociedade. O estresse do ambiente profissional e do trânsito contribuem significativamente para esse desânimo diário. E quando o desânimo se torna uma tristeza aguda? E se a pessoa perde o sentido da vida? Bem, quando esses sintomas acontecem é necessário ficar em alerta. Certamente, é o alarme de sintomas de depressão soando alto.

    Por: O Caminho do Bem Estarl Saúde e Bem Estarl 16/11/2014

    A maioria, quase todas as doenças apresentam sintomas. Mas a psoríase por ser uma doença de pele e hereditária, não expõe muito seus sintomas. Quais são os sintomas da psoríase. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 11/11/2014

    A psoríase é uma doença de pele que afeta não somente os adultos, como também as crianças. Umas das suas principais causas é a genética. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 11/11/2014
    Mara De Souza Alves

    Receber o diagnóstico de câncer não é fácil. Por algum tempo a gente perde o chão, o rumo, os sonhos. Parece que vamos perder a vida... Game over... Fim de linha! Demora um tempinho até entendermos que, felizmente, hoje em dia o câncer tem cura (em muitos casos, pelo menos). E, como nem tudo são flores (e nem dores) a doença traz consigo a oportunidade de revermos o que realmente vale à pena. Essa reflexão rende um "bom pano para manga"...

    Por: Mara De Souza Alvesl Saúde e Bem Estarl 10/11/2014

    Vivemos em um país que, ainda que o chamemos de tropical, é continental. Isso significa que ele tem partes de seu território que ultrapassam a linha do trópico (no nosso caso, o de Capricórnio) e invade outras zonas climáticas. Não bastasse, temos regiões com diferentes altitudes ao longo de todo o território, indo desde o nível do mar até 2.000 metros.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 10/11/2014

    Alimentar-se de forma saudável é essencial para a manutenção da saúde. Esta constatação já se tornou um senso comum, ou seja, a maioria das pessoas reconhecem a importância de uma alimentação balanceada para a saúde. Porém, além de uma dieta saudável reforçar a saúde, ela também pode trazer diversos benefícios para o seu corpo e mente.

    Por: Karina Silva Fariasl Saúde e Bem Estarl 05/11/2014

    Quais as melhores dietas para grávidas, crianças e atletas que são veganos e pretendem continuar assim?

    Por: Victor Correal Saúde e Bem Estarl 04/11/2014 lAcessos: 16

    Quais as melhores comidas ricas em ferro para veganos? Neste artigo você conhecerá os melhores alimentos

    Por: Victor Correal Saúde e Bem Estarl 04/11/2014 lAcessos: 12

    O eritema da fralda ou dermatite da fralda é mais conhecido como "rabinho assado". E não há pais ou cuidadores de bebés que não saibam o que é esta inflamação da pele que pode alarmar pelo aspecto mas que, na maioria das vezes, é facilmente resolvida em casa.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 22/05/2013 lAcessos: 29

    Branco, negro, de leite, em bombons, em pó, em doces. o chocolate, nas suas mais diversas formas, é, desde há muito, um dos alimentos preferidos das crianças e dos adultos. Mas afinal quais são os benefícios e malefícios do chocolate?

    Por: Ruil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 30/03/2013

    Ter dificuldade em engolir alimentos pode acontecer a qualquer pessoa em qualquer altura, mas há situações em que pode significar um problema médico mais sério, a necessitar de tratamento. porque, em casos extremos, pode causar desidratação, malnutrição e até interferir com a respiração.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/02/2013 lAcessos: 24

    A pele é o órgão do corpo humano mais exposto aos elementos do meio ambiente e, por isso, é necessário mantê-la saudável. no Inverno, hidratar é a palavra de ordem.

    Por: Ruil Beleza> Cosméticosl 22/02/2013 lAcessos: 33

    São tão frequentes as pausas na respiração de quem sofre de apneia do sono que é como se dormisse a conta-gotas. E o resultado é cansaço e sonolência diurna, causa de muitos acidentes de viação. "Não sei o que aconteceu, adormeci".

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 05/02/2013 lAcessos: 37

    Os anos as doenças respiratórias deixam muitos e muitos portugueses em casa e enchem as urgências hospitalares: vírus e outros agentes infecciosos circulam à boleia do Inverno, aproveitando-se do frio, mas também da poluição e de fumos como o do tabaco.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 05/02/2013 lAcessos: 30

    Perder cabelo é natural, e há alturas do ano em que há mais probabilidade de cair: assim é no outono. Mas esta queda é temporária e, além disso, há cuidados que podem ajudar a fortalecer o seu cabelo.

    Por: Ruil Beleza> Cabelosl 05/02/2013 lAcessos: 46

    Tratar as infecções das unhas exige tempo e paciência, pelo que o melhor é prevenir, mantendo as unhas a salvo.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 05/02/2013 lAcessos: 191
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast