Ginastica Laboral - Prevency

Publicado em: 02/04/2009 |Comentário: 14 | Acessos: 16,211 |

SAIBA MAIS SOBRE GINÁSTICA LABORAL

 

 

 

O que é Ginástica Laboral?

  • Define-se Ginástica Laboral como sendo o conjunto de alongamentos e exercícios físicos orientados durante o horário do expediente, objetivando benefícios individuais no trabalho. Seu objetivo consiste em minimizar os impactos negativos advindos da rotina trabalhista e do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador.

 

 

Como funciona a Ginástica Laboral?

  • A Ginástica Laboral intervém na rotina do trabalhador com uma pausa de no mínimo10 minutos no expediente com alongamentos e exercícios específicos para cada setor. A empresa contratante estipula uma frequência e o melhor horário para que aconteça a Ginástica Laboral. Os trabalhadores são separados por grupos dentro dos setores e cada grupo por vez é abordado por um Fisioterapeuta especializado para prática dos exercícios.

 

 

Por que a Ginástica Laboral faz bem?

  • Os benefícios da Ginástica Laboral podem ser evidenciados por conta do preparo constante da musculatura do corpo, principalmente das musculaturas sobrecarregadas, para o expediente de trabalho e por "quebrar'' a rotina e proporcionar alívio psicológico e interação entre os profissionais.

 

 

Qual é a contraindicação para a Ginástica Laboral?

  • Qualquer fator físico patológico ou biomecânico que impeça o profissional de executar qualquer movimento passa a ser uma contraindicação para alguns exercícios específicos dentro da Ginástica Laboral. Porém não há contraindicação para o programa de Ginástica Laboral como um todo, devido à variabilidade de exercícios e alongamentos que podem ser inseridos na atividade.

 

 

Quais são as indicações para a Ginástica Laboral?

  • A Ginástica Laboral é indicada a toda e qualquer empresa que almeja prevenir-se contra lesões por esforços repetitivos e que busque melhorar a produtividade e a interação entre os funcionários.

 

 

Como é implantada a Ginástica Laboral?

  • A primeira etapa para a implantação da Ginástica Laboral é o mapeamento estrutural da empresa. Essa etapa visa definir os melhores locais para prática da Ginástica Laboral. A segunda etapa é o mapeamento humano, onde iremos transformar em gráficos a real situação de desconforto físico dos profissionais da empresa. A terceira etapa é o início da Ginástica Laboral. A quarta etapa é feita três a seis meses após o início da terceira etapa, e consiste em um novo mapeamento humano com intuito comparativo e confirmativo dos ganhos da Ginástica Laboral.

 

 

Quanto tempo leva a Ginástica Laboral?

  • A Ginástica Laboral leva no mínimo 10 minutos.

 

 

Preciso de alguma roupa especial para fazer Ginástica Laboral?

  • Não. A Ginástica Laboral é feita com a própria roupa de trabalho.

 

 

A Ginástica Laboral faz transpirar?

  • Não, a Ginástica Laboral não faz transpirar.

 

 

Qual a formação do profissional responsável pela execução da Ginástica Laboral?

  • Fisioterapeuta ou Educador Físico especializado em Ginástica Laboral.

 

 

Existe alguma frequência mínima recomendada para a Ginástica Laboral?

  • Quanto mais vezes a Ginástica Laboral for feita, melhor.

 

 

Onde a Ginástica Laboral é feita?

  • A Ginástica Laboral pode ser feita no próprio setor de trabalho ou em algum lugar próximo.
Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 9 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/ginastica-laboral-prevency-848103.html

    Palavras-chave do artigo:

    ginastica laboral

    ,

    sipat

    ,

    palestra

    Comentar sobre o artigo

    Valéria Araújo Cavalcante

    A Semana Interna de Segurança do trabalho é um evento de caráter anual, cujo principal objetivo é informar e conscientizar os trabalhadores da importãncia da segurança no trabalho e da prevenção de doenças do trabalho.

    Por: Valéria Araújo Cavalcantel Saúde e Bem Estarl 15/01/2010 lAcessos: 8,575 lComentário: 1
    Rafael

    Atualmente, as empresas já perceberam que funcionário saudável rende muito mais. Portanto, cada vez mais é preciso que as empresas invistam recursos voltados à qualidade de vida no trabalho. Conheça algumas atividades que podem ser realizadas na Semana da Saúde.

    Por: Rafaell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 16/04/2012 lAcessos: 113
    Prevency

    O que é o Shiatsu? Como é feito o Shiatsu? Qual a diferença entre o Shiatsu e a Massagem? Quais são os benefícios do Shiatsu Expresso? Quais são as contraindicações para o Shiatsu Expresso? Quais são as indicações para o Shiatsu Expresso? Como se dá a implantação do Shiatsu Expresso na empresa? Quanto tempo leva o Shiatsu Expresso? Preciso de alguma roupa especial para fazer o Shiatsu Expresso?

    Por: Prevencyl Saúde e Bem Estarl 02/04/2009 lAcessos: 1,402 lComentário: 2
    Edison Candido Gonçalves

    Cuidar da saúde é agir na base. Adotar uma vida saudável através da prática constante de exercícios físicos e alimentos naturais é um ato de amor em relação a nossa pessoa e também em relação aos nossos semelhantes.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Saúde e Bem Estarl 16/09/2014 lAcessos: 14

    Veja nossas dicas simples da psicoterapia natural para melhorar sintomas da ansiedade e depressão pelo tratamento de psicoterapia natural

    Por: O Caminho do Bem Estarl Saúde e Bem Estarl 15/09/2014
    Nádia

    A importância do uso do soutien de Desporto na actividade física é cada vez maior, há que usar o soutien correto para cada ocasião. O uso de um soutien normal do dia- a -dia na execução de exercício físico pode causar dores, e danificar o peito! Apesar de escondidos por debaixo de um top de desporto, cumprem a função primordial de dar conforto e suporte ao seu peito durante o treino. Cuidar do peito é uma questão de saúde , que todas as mulheres deveriam ter em ATENÇÃO!

    Por: Nádial Saúde e Bem Estarl 11/09/2014

    Infelizmente, muitas vezes acabamos por nos deparar com pessoas que podem acabar por passar por problemas de saúde que sejam considerados como diversos, ou seja, são pessoas que podem ter alguns sintomas que podem não ser dados como sérios, assim como também podemos verificar que muitos podem acabar ter doenças que possam ser determinadas como sérias e que necessitam de tratamento. Apesar de muitos já terem conhecimento destas questões, algo que acaba por gerar dúvidas seria com relação a cura.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 08/09/2014

    A Saúde do Trabalhador traz à particularidade de ser uma área que institui práticas potencialmente transformadoras que perseguem a integralidade da atenção à saúde buscando a superação da dicotomia existente entre a assistência individual e coletiva, entre a vigilância epidemiológica e sanitária, entre as ações preventivas e curativas. A criação da RENAST, a partir da Portaria n. 1.679, de 19 de setembro de 2002, veio atender viabilizar e garantir atenção a saúde dos trabalhadores

    Por: tamires almeidal Saúde e Bem Estarl 21/08/2014 lAcessos: 14

    A anemia significa uma diminuição da hemoglobina no sangue, que causa uma redução dos glóbulos vermelhos (hemácias) circulantes.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estarl 21/08/2014 lAcessos: 11

    A Lei Federal n° 8080/90, em seu artigo 6º, § 3º, regulamenta os dispositivos constitucionais sobre Saúde do Trabalhador, da seguinte forma: que a saúde do trabalhador deve ser entendida como um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos provenientes das condições de trabalho.

    Por: tamires almeidal Saúde e Bem Estarl 17/08/2014

    Algo que pode acabar por gerar algumas dúvidas, é com relação a sintomas de doenças, sendo que podemos observar que muitas pessoas podem acabar por ter uma doença, mas quando um sintoma que seria considerado como diferenciado surge, ocorre a dúvida, se é ou não decorrente da tal doença. Sendo assim, iremos falar agora mesmo se a psoríase coça ou não, para que assim você possa ter certeza do que tem.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 14/08/2014
    Prevency

    O que é o Shiatsu? Como é feito o Shiatsu? Qual a diferença entre o Shiatsu e a Massagem? Quais são os benefícios do Shiatsu Expresso? Quais são as contraindicações para o Shiatsu Expresso? Quais são as indicações para o Shiatsu Expresso? Como se dá a implantação do Shiatsu Expresso na empresa? Quanto tempo leva o Shiatsu Expresso? Preciso de alguma roupa especial para fazer o Shiatsu Expresso?

    Por: Prevencyl Saúde e Bem Estarl 02/04/2009 lAcessos: 1,402 lComentário: 2

    Comments on this article

    1
    RENATA 30/10/2011
    ola gostaria de saber se tem alguma empresa que faz os tres tipos de ginastica laboral no inicio, no meio e no final, pois tenho um seminario e preciso de uma empresapelo menos e algum caso real de melhora. se puder e responder em meu e mail, por favor agradeço
    0
    Jaqueline Pereira 10/08/2011
    Discordo da questão sobre a Ginastica Laboral ser ministrada por um Fisioterapeuta, primeiramente pela RESOLUÇÃO CONFEF Nº 073/2004 e em segundo pela própria lei que afirma que a Ginastica deve ser feita pelo profissional de Ed fisica visto que o mesmo se enquadra na prevenção de lesões ou patologias. Sendo assim podemos concluir que o profissional de Fisioterapia atua na área de tratamento e discordo das questões que veem sendo tomadas alem da invasão da área de atuação do profissional de Ed Fisica pelo Fisio.
    0
    luana oliveira silva 16/06/2011
    como é realizada?
    0
    felipe 10/05/2011
    Pode um estudantel de ed. fisica trabalhar com ginastica laboral?
    0
    Elaine 11/02/2011
    Isso ai Gilda!!!
    Se os educadores estudaram 4 anos, deveriam saber que seu enfoque principal é a promoção de saúde e não a prevenção. Se existe a ergonomia é necessário a prevenção para as lesões osteomusculares assim o fisioterapeuta irá agir em tão função. E o educador irá atuar na sua area que é a promoção de saúde. Tanto um como o utro pode ministrar as aulas de Ginástica Laboral é so fazer a consulta pelo CREF ou CREFITO.
    2
    Gilda 15/11/2010
    Gente, a prevenção faz sim parte da Fisioterapia. Um exemplo disso é a Ergonomia, que entre outras coisas utiliza da Ginástica Laboral para previnir acidentes e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Nós podemos sim realizar a Ginástica laboral tanto quanto os Educares físicos, mas cada um dará enfoque diferente, de acordo com cada profissão.
    -2
    Kátia 10/08/2010
    Concordo com a Carol, afinal estudamos 4 anos para ministramos aulas, seja em escolas, qualidade de vida, treinamentos etc. E sabemos que a ginástica laboral é preventiva, fisioterapeutas cuidam da readaptação do indivíduo e não com prevenção!
    -2
    Kátia 10/08/2010
    Concordo com a Carol, afinal estudamos 4 anos para ministramos aulas, seja em escolas, qualidade de vida, treinamentos etc. E sabemos que a ginástica laboral é preventiva, fisioterapeutas cuidam da readaptação do indivíduo e não com prevenção!
    0
    Carol 17/05/2010
    Gostaria de informar que o profissional específico para a ginástica laboral é o educador físico. Como o próprio nome já diz é uma GINÁSTICA, e quem tem a licença de ministrar aulas de ginásticas, seja de qualquer tipo é o educador físico! O fisioterapeuta não pode misistrar ginástica laboral e o educador não precisa ser especializado em laboral, afinal passamos 4 anos estudando para isso! O fisioterapeuta apenas reabilita! Se informe mais! Obrigada!
    0
    isabela 09/12/2009
    gostei do resumo
    0
    fernanda 02/12/2009
    q tontisse
    0
    nanny 22/11/2009
    muitoo bom o arkivo ^^
    0
    Ana 18/09/2009
    Muito bom o artigo Samer!
    3
    jhenifer 03/06/2009
    podia colocar vários tipo de exercícios sobre o assunto
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast