Ginastica Laboral - Prevency

Publicado em: 02/04/2009 |Comentário: 14 | Acessos: 16,225 |

SAIBA MAIS SOBRE GINÁSTICA LABORAL

 

 

 

O que é Ginástica Laboral?

  • Define-se Ginástica Laboral como sendo o conjunto de alongamentos e exercícios físicos orientados durante o horário do expediente, objetivando benefícios individuais no trabalho. Seu objetivo consiste em minimizar os impactos negativos advindos da rotina trabalhista e do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador.

 

 

Como funciona a Ginástica Laboral?

  • A Ginástica Laboral intervém na rotina do trabalhador com uma pausa de no mínimo10 minutos no expediente com alongamentos e exercícios específicos para cada setor. A empresa contratante estipula uma frequência e o melhor horário para que aconteça a Ginástica Laboral. Os trabalhadores são separados por grupos dentro dos setores e cada grupo por vez é abordado por um Fisioterapeuta especializado para prática dos exercícios.

 

 

Por que a Ginástica Laboral faz bem?

  • Os benefícios da Ginástica Laboral podem ser evidenciados por conta do preparo constante da musculatura do corpo, principalmente das musculaturas sobrecarregadas, para o expediente de trabalho e por "quebrar'' a rotina e proporcionar alívio psicológico e interação entre os profissionais.

 

 

Qual é a contraindicação para a Ginástica Laboral?

  • Qualquer fator físico patológico ou biomecânico que impeça o profissional de executar qualquer movimento passa a ser uma contraindicação para alguns exercícios específicos dentro da Ginástica Laboral. Porém não há contraindicação para o programa de Ginástica Laboral como um todo, devido à variabilidade de exercícios e alongamentos que podem ser inseridos na atividade.

 

 

Quais são as indicações para a Ginástica Laboral?

  • A Ginástica Laboral é indicada a toda e qualquer empresa que almeja prevenir-se contra lesões por esforços repetitivos e que busque melhorar a produtividade e a interação entre os funcionários.

 

 

Como é implantada a Ginástica Laboral?

  • A primeira etapa para a implantação da Ginástica Laboral é o mapeamento estrutural da empresa. Essa etapa visa definir os melhores locais para prática da Ginástica Laboral. A segunda etapa é o mapeamento humano, onde iremos transformar em gráficos a real situação de desconforto físico dos profissionais da empresa. A terceira etapa é o início da Ginástica Laboral. A quarta etapa é feita três a seis meses após o início da terceira etapa, e consiste em um novo mapeamento humano com intuito comparativo e confirmativo dos ganhos da Ginástica Laboral.

 

 

Quanto tempo leva a Ginástica Laboral?

  • A Ginástica Laboral leva no mínimo 10 minutos.

 

 

Preciso de alguma roupa especial para fazer Ginástica Laboral?

  • Não. A Ginástica Laboral é feita com a própria roupa de trabalho.

 

 

A Ginástica Laboral faz transpirar?

  • Não, a Ginástica Laboral não faz transpirar.

 

 

Qual a formação do profissional responsável pela execução da Ginástica Laboral?

  • Fisioterapeuta ou Educador Físico especializado em Ginástica Laboral.

 

 

Existe alguma frequência mínima recomendada para a Ginástica Laboral?

  • Quanto mais vezes a Ginástica Laboral for feita, melhor.

 

 

Onde a Ginástica Laboral é feita?

  • A Ginástica Laboral pode ser feita no próprio setor de trabalho ou em algum lugar próximo.
Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 9 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/ginastica-laboral-prevency-848103.html

    Palavras-chave do artigo:

    ginastica laboral

    ,

    sipat

    ,

    palestra

    Comentar sobre o artigo

    Valéria Araújo Cavalcante

    A Semana Interna de Segurança do trabalho é um evento de caráter anual, cujo principal objetivo é informar e conscientizar os trabalhadores da importãncia da segurança no trabalho e da prevenção de doenças do trabalho.

    Por: Valéria Araújo Cavalcantel Saúde e Bem Estarl 15/01/2010 lAcessos: 8,727 lComentário: 1
    Rafael

    Atualmente, as empresas já perceberam que funcionário saudável rende muito mais. Portanto, cada vez mais é preciso que as empresas invistam recursos voltados à qualidade de vida no trabalho. Conheça algumas atividades que podem ser realizadas na Semana da Saúde.

    Por: Rafaell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 16/04/2012 lAcessos: 118
    Prevency

    O que é o Shiatsu? Como é feito o Shiatsu? Qual a diferença entre o Shiatsu e a Massagem? Quais são os benefícios do Shiatsu Expresso? Quais são as contraindicações para o Shiatsu Expresso? Quais são as indicações para o Shiatsu Expresso? Como se dá a implantação do Shiatsu Expresso na empresa? Quanto tempo leva o Shiatsu Expresso? Preciso de alguma roupa especial para fazer o Shiatsu Expresso?

    Por: Prevencyl Saúde e Bem Estarl 02/04/2009 lAcessos: 1,410 lComentário: 2

    Um problema que atinge ou irá atingir 65% dos homens e 40% das mulheres. Para os homens é uma assunto incomodo mas sociavelmente aceite. Para as mulheres é um problema duro de lidar. Existem muitas mais mulheres no mundo que sofrem de calvície que possa imaginar. Não é só um problema de homens. Mas existe uma solução, e não uma solução temporária, mas uma solução definitiva e natural, o transplante capilar pelo método FUE.

    Por: Maria Mirandal Saúde e Bem Estarl 27/10/2014

    Sem dúvidas a obesidade tem sido um fator preocupante na saúde da população moderna. Nos últimos anos observamos um aumento significativo no índice de pessoas acima do peso ou mesmo obesas, tanto nos países desenvolvidos, como nos países em desenvolvimento. Além dos problemas para saúde o excesso de peso acarreta efeitos socioeconômicos substanciais.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    O objetivo da fisioterapia na saúde da mulher é atender a mulher em sua integridade, em todas as fases da sua vida, respeitando as necessidades e características individuais. Atua em vários aspectos da função e do movimento humano, que sofrem mudanças e alterações durante suas fases de vida, desde a adolescência até a fase adulta, passando pela fase reprodutiva, período gestacional, climatério, menopausa e terceira idade.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    Este artigo demonstra como um cuidador ou quem convive com uma pessoa que tem Alzheimer deve se comportar, mostra o que deve e o que não deve fazer para manter uma boa convivência e boa qualidade de vida.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    Cada vez mais nos deparamos com a situação de não encontrar ninguém nos lares durante o dia todo. Trabalho, curso, escola, faculdade, entre outras coisas, compõem uma grade maluca que tem hora certa para começar, mas sem previsão para terminar. E em meio a essa loucura, fica difícil seguir os horários comuns de alimentação em que estamos acostumados. Dependendo da rotina, fica até difícil de separar um tempo do seu dia para fazer isso.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 24/10/2014

    É muito bom poder sentar para almoçar e encontrar um pedaço de bife acompanhado de algumas batatas fritas, prontos para serem devorados. Mas muita gente não tem ideia de todo o processo que a carne passa até chegar a sua casa. Pensando até pelo lado higiênico, chega até ser um pouco perigoso o consumo de alguns alimentos, não somente carnívoros, sem que estejam devidamente saudáveis e conservados para seu consumo.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 24/10/2014

    A loucura do dia a dia traz muito estresse e os efeitos são claramente percebíveis com o decorrer do tempo. Cada vez mais, nos acostumamos em realizar inúmeras atividades simultaneamente, e a verdade é que fica quase impossível de realizá-las todas corretamente. Algumas funções realmente podem ser evitadas, mas por grande maioria, podemos enxergar obrigações rotineiras que necessitam uma atenção, dificultando que haja a devida concentração para cada uma.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 22/10/2014

    Relato de experiência na escola municipal de Itajaí sobre o Programa Saúde na Escola (PSE) e o recente lançamento da Caderneta do Adolescente.

    Por: Danieli Fabrícia Pereiral Saúde e Bem Estarl 21/10/2014
    Prevency

    O que é o Shiatsu? Como é feito o Shiatsu? Qual a diferença entre o Shiatsu e a Massagem? Quais são os benefícios do Shiatsu Expresso? Quais são as contraindicações para o Shiatsu Expresso? Quais são as indicações para o Shiatsu Expresso? Como se dá a implantação do Shiatsu Expresso na empresa? Quanto tempo leva o Shiatsu Expresso? Preciso de alguma roupa especial para fazer o Shiatsu Expresso?

    Por: Prevencyl Saúde e Bem Estarl 02/04/2009 lAcessos: 1,410 lComentário: 2

    Comments on this article

    1
    RENATA 30/10/2011
    ola gostaria de saber se tem alguma empresa que faz os tres tipos de ginastica laboral no inicio, no meio e no final, pois tenho um seminario e preciso de uma empresapelo menos e algum caso real de melhora. se puder e responder em meu e mail, por favor agradeço
    0
    Jaqueline Pereira 10/08/2011
    Discordo da questão sobre a Ginastica Laboral ser ministrada por um Fisioterapeuta, primeiramente pela RESOLUÇÃO CONFEF Nº 073/2004 e em segundo pela própria lei que afirma que a Ginastica deve ser feita pelo profissional de Ed fisica visto que o mesmo se enquadra na prevenção de lesões ou patologias. Sendo assim podemos concluir que o profissional de Fisioterapia atua na área de tratamento e discordo das questões que veem sendo tomadas alem da invasão da área de atuação do profissional de Ed Fisica pelo Fisio.
    0
    luana oliveira silva 16/06/2011
    como é realizada?
    0
    felipe 10/05/2011
    Pode um estudantel de ed. fisica trabalhar com ginastica laboral?
    0
    Elaine 11/02/2011
    Isso ai Gilda!!!
    Se os educadores estudaram 4 anos, deveriam saber que seu enfoque principal é a promoção de saúde e não a prevenção. Se existe a ergonomia é necessário a prevenção para as lesões osteomusculares assim o fisioterapeuta irá agir em tão função. E o educador irá atuar na sua area que é a promoção de saúde. Tanto um como o utro pode ministrar as aulas de Ginástica Laboral é so fazer a consulta pelo CREF ou CREFITO.
    2
    Gilda 15/11/2010
    Gente, a prevenção faz sim parte da Fisioterapia. Um exemplo disso é a Ergonomia, que entre outras coisas utiliza da Ginástica Laboral para previnir acidentes e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Nós podemos sim realizar a Ginástica laboral tanto quanto os Educares físicos, mas cada um dará enfoque diferente, de acordo com cada profissão.
    -2
    Kátia 10/08/2010
    Concordo com a Carol, afinal estudamos 4 anos para ministramos aulas, seja em escolas, qualidade de vida, treinamentos etc. E sabemos que a ginástica laboral é preventiva, fisioterapeutas cuidam da readaptação do indivíduo e não com prevenção!
    -2
    Kátia 10/08/2010
    Concordo com a Carol, afinal estudamos 4 anos para ministramos aulas, seja em escolas, qualidade de vida, treinamentos etc. E sabemos que a ginástica laboral é preventiva, fisioterapeutas cuidam da readaptação do indivíduo e não com prevenção!
    0
    Carol 17/05/2010
    Gostaria de informar que o profissional específico para a ginástica laboral é o educador físico. Como o próprio nome já diz é uma GINÁSTICA, e quem tem a licença de ministrar aulas de ginásticas, seja de qualquer tipo é o educador físico! O fisioterapeuta não pode misistrar ginástica laboral e o educador não precisa ser especializado em laboral, afinal passamos 4 anos estudando para isso! O fisioterapeuta apenas reabilita! Se informe mais! Obrigada!
    0
    isabela 09/12/2009
    gostei do resumo
    0
    fernanda 02/12/2009
    q tontisse
    0
    nanny 22/11/2009
    muitoo bom o arkivo ^^
    0
    Ana 18/09/2009
    Muito bom o artigo Samer!
    3
    jhenifer 03/06/2009
    podia colocar vários tipo de exercícios sobre o assunto
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast