Ginastica Laboral - Prevency

Publicado em: 02/04/2009 |Comentário: 14 | Acessos: 16,247 |

SAIBA MAIS SOBRE GINÁSTICA LABORAL

 

 

 

O que é Ginástica Laboral?

  • Define-se Ginástica Laboral como sendo o conjunto de alongamentos e exercícios físicos orientados durante o horário do expediente, objetivando benefícios individuais no trabalho. Seu objetivo consiste em minimizar os impactos negativos advindos da rotina trabalhista e do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador.

 

 

Como funciona a Ginástica Laboral?

  • A Ginástica Laboral intervém na rotina do trabalhador com uma pausa de no mínimo10 minutos no expediente com alongamentos e exercícios específicos para cada setor. A empresa contratante estipula uma frequência e o melhor horário para que aconteça a Ginástica Laboral. Os trabalhadores são separados por grupos dentro dos setores e cada grupo por vez é abordado por um Fisioterapeuta especializado para prática dos exercícios.

 

 

Por que a Ginástica Laboral faz bem?

  • Os benefícios da Ginástica Laboral podem ser evidenciados por conta do preparo constante da musculatura do corpo, principalmente das musculaturas sobrecarregadas, para o expediente de trabalho e por "quebrar'' a rotina e proporcionar alívio psicológico e interação entre os profissionais.

 

 

Qual é a contraindicação para a Ginástica Laboral?

  • Qualquer fator físico patológico ou biomecânico que impeça o profissional de executar qualquer movimento passa a ser uma contraindicação para alguns exercícios específicos dentro da Ginástica Laboral. Porém não há contraindicação para o programa de Ginástica Laboral como um todo, devido à variabilidade de exercícios e alongamentos que podem ser inseridos na atividade.

 

 

Quais são as indicações para a Ginástica Laboral?

  • A Ginástica Laboral é indicada a toda e qualquer empresa que almeja prevenir-se contra lesões por esforços repetitivos e que busque melhorar a produtividade e a interação entre os funcionários.

 

 

Como é implantada a Ginástica Laboral?

  • A primeira etapa para a implantação da Ginástica Laboral é o mapeamento estrutural da empresa. Essa etapa visa definir os melhores locais para prática da Ginástica Laboral. A segunda etapa é o mapeamento humano, onde iremos transformar em gráficos a real situação de desconforto físico dos profissionais da empresa. A terceira etapa é o início da Ginástica Laboral. A quarta etapa é feita três a seis meses após o início da terceira etapa, e consiste em um novo mapeamento humano com intuito comparativo e confirmativo dos ganhos da Ginástica Laboral.

 

 

Quanto tempo leva a Ginástica Laboral?

  • A Ginástica Laboral leva no mínimo 10 minutos.

 

 

Preciso de alguma roupa especial para fazer Ginástica Laboral?

  • Não. A Ginástica Laboral é feita com a própria roupa de trabalho.

 

 

A Ginástica Laboral faz transpirar?

  • Não, a Ginástica Laboral não faz transpirar.

 

 

Qual a formação do profissional responsável pela execução da Ginástica Laboral?

  • Fisioterapeuta ou Educador Físico especializado em Ginástica Laboral.

 

 

Existe alguma frequência mínima recomendada para a Ginástica Laboral?

  • Quanto mais vezes a Ginástica Laboral for feita, melhor.

 

 

Onde a Ginástica Laboral é feita?

  • A Ginástica Laboral pode ser feita no próprio setor de trabalho ou em algum lugar próximo.
Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 9 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/ginastica-laboral-prevency-848103.html

    Palavras-chave do artigo:

    ginastica laboral

    ,

    sipat

    ,

    palestra

    Comentar sobre o artigo

    Valéria Araújo Cavalcante

    A Semana Interna de Segurança do trabalho é um evento de caráter anual, cujo principal objetivo é informar e conscientizar os trabalhadores da importãncia da segurança no trabalho e da prevenção de doenças do trabalho.

    Por: Valéria Araújo Cavalcantel Saúde e Bem Estarl 15/01/2010 lAcessos: 8,844 lComentário: 1
    Rafael

    Atualmente, as empresas já perceberam que funcionário saudável rende muito mais. Portanto, cada vez mais é preciso que as empresas invistam recursos voltados à qualidade de vida no trabalho. Conheça algumas atividades que podem ser realizadas na Semana da Saúde.

    Por: Rafaell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 16/04/2012 lAcessos: 124
    Prevency

    O que é o Shiatsu? Como é feito o Shiatsu? Qual a diferença entre o Shiatsu e a Massagem? Quais são os benefícios do Shiatsu Expresso? Quais são as contraindicações para o Shiatsu Expresso? Quais são as indicações para o Shiatsu Expresso? Como se dá a implantação do Shiatsu Expresso na empresa? Quanto tempo leva o Shiatsu Expresso? Preciso de alguma roupa especial para fazer o Shiatsu Expresso?

    Por: Prevencyl Saúde e Bem Estarl 02/04/2009 lAcessos: 1,419 lComentário: 2

    Pode-se notar com uma determinada facilidade o fato de que há diversas pessoas que sofrem com o ressecamento da pele na região dos cotovelos, e isto poderia ser considerado comum, no entanto, há casos em que é necessário que se tenha um pouco mais de atenção.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 12/12/2014

    Uma doença que causa vermelhidão e muita irritação na pele. As pessoas que têm psoríase tem a pele grossa e bem vermelha com muitas placas escamosas esbranquiçadas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 11/12/2014

    Para quem já ouviu falar sobre a psoríase, no entanto não tem muito conhecimento sobre os seus sintomas e com isto esta com algumas dúvidas, como por exemplo, a respeito da possível coceira. Sendo assim, iremos falar agora mesmo se a psoríase apresenta ou não este sintoma.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 09/12/2014

    As doenças de pele sempre geram muitos problemas principalmente na estética, e isso acaba chateando bastante os pacientes, porém na maioria dos casos essas doenças não afetam em nada na qualidade de vida, e esse acaba sendo o fator mais importante, pois mesmo com a doença, o paciente pode ter muita qualidade de vida. Assim também acontece com a psoríase, uma doença de pele que se caracteriza principalmente pelos sintomas de vermelhidão e coceira, porém também faz com que a pele na região doente

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 05/12/2014

    Atualmente existem muitas doenças que vem se tornando bastante populares entre os brasileiros, e entre essas doenças está a psoríase, uma doença que ataca a pele, causando vermelhidão e irritação, sendo que um dos seus principais sintomas são coceira intensa na região, o que acaba sendo o principal responsável por causar feridas na pele, pois a pessoa acaba coçando com muita frequência, e isso acaba sendo um dos principais motivos pela aparição de feridas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 28/11/2014

    HUMANIZAR É PRECISO. SOMOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E DEVEMOS A CADA DIA LUTAR PELA HUMANIZAÇÃO EM NOSSOS SETORES.

    Por: JOSE ERIQUE MIRANDA MEDEIROl Saúde e Bem Estarl 28/11/2014

    Para quem é paciente de psoríase, provavelmente já ouviram falar algumas centenas de vezes que a doença não tem cura, o que pode desconfortar muitos dos pacientes, como também os seus familiares, no entanto, não é necessário preocupação, pois existem diversos tratamentos que podem ser adotados, e que podem funcionar como uma espécie de cura temporária.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 26/11/2014

    RESUMO O estudo apresentado a seguir destaca o alcoolismo como uma doença e o quanto pode prejudicar a sociedade. O objetivo desse estudo é fazer uma abordagem teórica diante do assunto, buscando entender os aspectos que compreendem o tema. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como FERRARINI, VESPUCCI (2000), ANDRADE (2009), entre outros, procurando enfatizar a importância de se conscientizar sobre os problemas causados pelo uso excessivo do álcool.

    Por: Fernandal Saúde e Bem Estarl 24/11/2014
    Prevency

    O que é o Shiatsu? Como é feito o Shiatsu? Qual a diferença entre o Shiatsu e a Massagem? Quais são os benefícios do Shiatsu Expresso? Quais são as contraindicações para o Shiatsu Expresso? Quais são as indicações para o Shiatsu Expresso? Como se dá a implantação do Shiatsu Expresso na empresa? Quanto tempo leva o Shiatsu Expresso? Preciso de alguma roupa especial para fazer o Shiatsu Expresso?

    Por: Prevencyl Saúde e Bem Estarl 02/04/2009 lAcessos: 1,419 lComentário: 2

    Comments on this article

    1
    RENATA 30/10/2011
    ola gostaria de saber se tem alguma empresa que faz os tres tipos de ginastica laboral no inicio, no meio e no final, pois tenho um seminario e preciso de uma empresapelo menos e algum caso real de melhora. se puder e responder em meu e mail, por favor agradeço
    0
    Jaqueline Pereira 10/08/2011
    Discordo da questão sobre a Ginastica Laboral ser ministrada por um Fisioterapeuta, primeiramente pela RESOLUÇÃO CONFEF Nº 073/2004 e em segundo pela própria lei que afirma que a Ginastica deve ser feita pelo profissional de Ed fisica visto que o mesmo se enquadra na prevenção de lesões ou patologias. Sendo assim podemos concluir que o profissional de Fisioterapia atua na área de tratamento e discordo das questões que veem sendo tomadas alem da invasão da área de atuação do profissional de Ed Fisica pelo Fisio.
    0
    luana oliveira silva 16/06/2011
    como é realizada?
    0
    felipe 10/05/2011
    Pode um estudantel de ed. fisica trabalhar com ginastica laboral?
    0
    Elaine 11/02/2011
    Isso ai Gilda!!!
    Se os educadores estudaram 4 anos, deveriam saber que seu enfoque principal é a promoção de saúde e não a prevenção. Se existe a ergonomia é necessário a prevenção para as lesões osteomusculares assim o fisioterapeuta irá agir em tão função. E o educador irá atuar na sua area que é a promoção de saúde. Tanto um como o utro pode ministrar as aulas de Ginástica Laboral é so fazer a consulta pelo CREF ou CREFITO.
    2
    Gilda 15/11/2010
    Gente, a prevenção faz sim parte da Fisioterapia. Um exemplo disso é a Ergonomia, que entre outras coisas utiliza da Ginástica Laboral para previnir acidentes e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Nós podemos sim realizar a Ginástica laboral tanto quanto os Educares físicos, mas cada um dará enfoque diferente, de acordo com cada profissão.
    -2
    Kátia 10/08/2010
    Concordo com a Carol, afinal estudamos 4 anos para ministramos aulas, seja em escolas, qualidade de vida, treinamentos etc. E sabemos que a ginástica laboral é preventiva, fisioterapeutas cuidam da readaptação do indivíduo e não com prevenção!
    -2
    Kátia 10/08/2010
    Concordo com a Carol, afinal estudamos 4 anos para ministramos aulas, seja em escolas, qualidade de vida, treinamentos etc. E sabemos que a ginástica laboral é preventiva, fisioterapeutas cuidam da readaptação do indivíduo e não com prevenção!
    0
    Carol 17/05/2010
    Gostaria de informar que o profissional específico para a ginástica laboral é o educador físico. Como o próprio nome já diz é uma GINÁSTICA, e quem tem a licença de ministrar aulas de ginásticas, seja de qualquer tipo é o educador físico! O fisioterapeuta não pode misistrar ginástica laboral e o educador não precisa ser especializado em laboral, afinal passamos 4 anos estudando para isso! O fisioterapeuta apenas reabilita! Se informe mais! Obrigada!
    0
    isabela 09/12/2009
    gostei do resumo
    0
    fernanda 02/12/2009
    q tontisse
    0
    nanny 22/11/2009
    muitoo bom o arkivo ^^
    0
    Ana 18/09/2009
    Muito bom o artigo Samer!
    3
    jhenifer 03/06/2009
    podia colocar vários tipo de exercícios sobre o assunto
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast