Hiperplasia E Hipoplasia

Publicado em: 28/02/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 6,435 |

HIPERPLASIA E HIPOPLASIA

 

Lara Nunes Faustino

(Acadêmica de enfermagem)

 

Na hiperplasia ao invés de ocorrer um crescimento individual das organelas das células e de seu volume, na hiperplasia ocorre o aumento do numero das células que compõem o tecido ou órgão. Um exemplo de hiperplasia é o útero , quando a mulher engravida, ele vai sofrer um aumento, ou seja, as células desses órgão vão aumentar fazendo com isso que o útero fique maior ou seja que o órgão fique maior, e esse crescimento não é uma hipertrofia pois o crescimento não foi individual na célula. Mas sim em todas as células que compõe este órgão.

Ai o neném nasce e logo já temos um exemplo bem claro de hipoplasia que é a diminuição do numero das células que compõem o útero. Pode se repara que após a mulher ganhar neném o seu útero diminui e esse processo chama hipoplasia as células desse órgão vão diminuir.

Outro exemplo de hiperplasia é o peso... Quando ganhamos peso vou ter uma gordura acumulada em minhas células adiposas ai caso eu coma exageradamente as minhas células adiposas que tenho não vão ser suficientes e terão que ser produzidas mais células adiposas para que a gordura que eu coma possa ser armazenada ai ocorre um aumento do meu corpo os populares peneuzinhos, que é um exemplo de hiperplasia, pois ocorreu um aumento de minha barriga, mas só que nesse caso é mais difícil ocorrer uma hipoplasia porque ganho de peso as vezes não é um processo fisiológico como o útero aumentar ao gerar um feto e diminuir após ele ter nascido, mas mesmo assim o ganho de peso não deixa de ser um exemplo de hiperplasia isso porque quando a pessoa engorda há um aumento das células adiposas das células que guardam gorduras.

Enfim hiperplasia é o aumento do numero de células que compõem um órgão ou tecido, e hipoplasia é a diminuição do numero de células que compõem um órgão ou tecido.

 

 

 

 

 

 

Bibliografia:

Auto conhecimento após uma aula de Processos Patológicos ministrada pelo professor Jean D. Silveira Taliari em 23/12/2010

 

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/hiperplasia-e-hipoplasia-1920604.html

    Palavras-chave do artigo:

    hiperplasia e hipoplasia

    Comentar sobre o artigo

    A psoríase é um doença de pele que causa alguns incômodos aos seus portadores. Umas das maiores dúvidas é sobre a coceira. Acesse o link e descubra a resposta!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 25/02/2015

    A psoríase pode afetar o couro cabeludo? Por ser uma doença de pele, ela pode se espalhar por qualquer parte do corpo. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 25/02/2015

    Saiba como tratar a doença psoríase. Doença que se apresenta na pele e em diversas partes do corpo. Este artigo é direcionado para a psoríase dos pés, como tratar. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Conheça a doença de pele psoríase, presente em qualquer faixa etárias e diferentes partes do corpo. Descubra seus sintomas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Conheça a doença de pele psoríase, que pode se manisfestar em diferentes áreas do corpo humano, inclusive no cotovelo!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Adultos e idosos não imunizados colaboram para retorno de doenças então controladas. Fórum em São Paulo debate o tema

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Conheça a doença de pele psoríase. Que é transmitida inclusive por cunho genético e dispõe de vários tratamentos diferentes. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 21/02/2015

    Você conhece a doença de pele psoríase? É uma doença que afeta todas as idades e gêneros. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 21/02/2015
    Lara Nunes

    Nesse artigo venho mencionar o que significa HIPERTROFIA E HIPOTROFIA e espero que eel possa transmitir conhecimento a quem ler ele.

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 28/02/2010 lAcessos: 13,500 lComentário: 1
    Lara Nunes

    A adaptação celular é uma resposta das células ha um stress fisiológico ou ha estímulos patológicos e quando o estímulo agressor seja mais prolongado ou mais intenso, ocorre lesão celular. Vou falar de adaptação e lesão celular de uma forma bem simples nesse artigo espero que compreendam e possa de certa forma tirar um conhecimento a respeito desses dois assuntos

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 06/02/2010 lAcessos: 6,185 lComentário: 4
    Lara Nunes

    Bem fiz esse artigo apos ter uma aula de processos patologicos a respeito de um pouco do q vamos estudar sobre INFLAMAÇÃO E INFECÇÃO e resolvi fazer este artigo para que eu possa estar divulgado o conhecimento que tive na previa da aula de INFLAMAÇÃO E INFECÇÃO e compartilhar o assunto c/ quem queira saber.Creio que em breve eu venha fazer outro a respeito desse assunto,pois como eu disse essa aula foi só um pouco do que vamos aprender!Espero q gostem e q possam estar adquirindo um conhecimento

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 04/02/2010 lAcessos: 7,868 lComentário: 2
    Lara Nunes

    A gripe suina vem aparecendo cada vez mais nesse ultimos meses do ano de 2009 e preocupando cada vez mais nos brasileiros. Temos que ter preucaçes pois alem de sr nova pode levar a morte!

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/07/2009 lAcessos: 1,469 lComentário: 4
    Lara Nunes

    Uma doença que afeta muitas pessoas caussando tonturas nauseas e mal estar.

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/07/2009 lAcessos: 8,916 lComentário: 4
    Lara Nunes

    Venho mencionar o que sao fraturas os seus tipos e quais os devidos procedimentos que devem ser feitos.

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 15/06/2009 lAcessos: 8,028 lComentário: 4
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast