Hiperplasia E Hipoplasia

28/02/2010 • Por • 6,840 Acessos

HIPERPLASIA E HIPOPLASIA

 

Lara Nunes Faustino

(Acadêmica de enfermagem)

 

Na hiperplasia ao invés de ocorrer um crescimento individual das organelas das células e de seu volume, na hiperplasia ocorre o aumento do numero das células que compõem o tecido ou órgão. Um exemplo de hiperplasia é o útero , quando a mulher engravida, ele vai sofrer um aumento, ou seja, as células desses órgão vão aumentar fazendo com isso que o útero fique maior ou seja que o órgão fique maior, e esse crescimento não é uma hipertrofia pois o crescimento não foi individual na célula. Mas sim em todas as células que compõe este órgão.

Ai o neném nasce e logo já temos um exemplo bem claro de hipoplasia que é a diminuição do numero das células que compõem o útero. Pode se repara que após a mulher ganhar neném o seu útero diminui e esse processo chama hipoplasia as células desse órgão vão diminuir.

Outro exemplo de hiperplasia é o peso... Quando ganhamos peso vou ter uma gordura acumulada em minhas células adiposas ai caso eu coma exageradamente as minhas células adiposas que tenho não vão ser suficientes e terão que ser produzidas mais células adiposas para que a gordura que eu coma possa ser armazenada ai ocorre um aumento do meu corpo os populares peneuzinhos, que é um exemplo de hiperplasia, pois ocorreu um aumento de minha barriga, mas só que nesse caso é mais difícil ocorrer uma hipoplasia porque ganho de peso as vezes não é um processo fisiológico como o útero aumentar ao gerar um feto e diminuir após ele ter nascido, mas mesmo assim o ganho de peso não deixa de ser um exemplo de hiperplasia isso porque quando a pessoa engorda há um aumento das células adiposas das células que guardam gorduras.

Enfim hiperplasia é o aumento do numero de células que compõem um órgão ou tecido, e hipoplasia é a diminuição do numero de células que compõem um órgão ou tecido.

 

 

 

 

 

 

Bibliografia:

Auto conhecimento após uma aula de Processos Patológicos ministrada pelo professor Jean D. Silveira Taliari em 23/12/2010

 

 

 

Perfil do Autor

Lara Nunes

Sou estudante de Enfermagem