Hipertrofia E Hipotrofia

Publicado em: 28/02/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 13,246 |

HIPERTROFIA E HIPOTROFIA

 

Lara Nunes Faustino

(Acadêmica de enfermagem)

 

 

 

            A hipertrofia é o aumento individual do volume da célula e de suas organelas, ou seja, na hipertrofia vai ocorrer o aumento individual da célula ela vai aumentar o seu tamanho e suas organelas também. E como isso ocorre? Você da um estimulo a célula ai sua célula tem duas opções uma de adaptação e outra de lesão, caso esse estimulo ocorra uma adaptação a célula vai sofrer hipertrofiamento ela vai se desenvolver pelo o estimulo dado a ela, ai suas organelas aumentam de tamanho.
            Pode ocorrer uma hipertrofia no caso de um edema celular só que no caso do edema não vão ser as organelas que irão crescer, o aumento do volume da célula será devido ao aumento do líquido que forma o citoplasma da célula. No edema não aumenta a célula, mas sim o liquido que compõe a célula.

            Já a hipotrofia é o contrario de hipertrofia e hipotrofia é a mesma coisa que atrofia , ou seja se na hipertrofia ah um aumento do tamanho das organelas das células na hipotrofia vai ser uma diminuição no numero e do tamanho das organelas das células causando assim a diminuição da própria célula no volume e no tamanho. Então na hipotrofia vai ocorrer a diminuição do volume das células e das organelas. E com a hipotrofia celular ou atrofia celular a célula pode ficar lesionada por estar diminuindo e podendo estar faltando nutrientes a ela.

            Quando uma pessoa esta desidratada suas células vão sofrer hipotrofia isso porque as células precisam de nutrição, e com a pessoa desidratada vai ocorrer uma diminuição do tamanho das organelas das células porque elas vão perder liquido.

            Enfim a hipertrofia é o aumento do tamanho individual da célula e de suas organelas, já a hipotrofia ou atrofia é a diminuição do tamanho individual da célula e de suas organelas.

 

 

 

 

 

Bibliografia:

Auto conhecimento após uma aula de Processos Patológicos ministrada pelo professor Jean D. Silveira Taliari em 23/12/2010

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/hipertrofia-e-hipotrofia-1920631.html

    Palavras-chave do artigo:

    hipertrofia e hipotrofia

    Comentar sobre o artigo

    O câncer de pele é o câncer mais comum no Brasil. Os dois tipos mais comuns de câncer de pele, o carcinoma basocelular e carcinoma de células escamosas, são altamente curável, mas pode causar desfiguração. Melanoma, o terceiro tipo mais comum de câncer de pele, é mais perigosa e causar tantas mortes.

    Por: Dra Juliana Fontel Saúde e Bem Estarl 21/12/2014

    Para pessoas de 0 a 15 anos os planos de saúde são mais caros, mas mais bem aproveitados.

    Por: caetano caldasl Saúde e Bem Estarl 21/12/2014

    O verão está prestes a começar, e com ele temos mais atividades ao ar livre e exposição solar. Durante todo o ano, a proteção solar é importante, mas nesta época não podemos deixá-la de lado.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estarl 19/12/2014

    Pode-se notar com uma determinada facilidade o fato de que há diversas pessoas que sofrem com o ressecamento da pele na região dos cotovelos, e isto poderia ser considerado comum, no entanto, há casos em que é necessário que se tenha um pouco mais de atenção.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 12/12/2014

    Uma doença que causa vermelhidão e muita irritação na pele. As pessoas que têm psoríase tem a pele grossa e bem vermelha com muitas placas escamosas esbranquiçadas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 11/12/2014

    Para quem já ouviu falar sobre a psoríase, no entanto não tem muito conhecimento sobre os seus sintomas e com isto esta com algumas dúvidas, como por exemplo, a respeito da possível coceira. Sendo assim, iremos falar agora mesmo se a psoríase apresenta ou não este sintoma.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 09/12/2014

    As doenças de pele sempre geram muitos problemas principalmente na estética, e isso acaba chateando bastante os pacientes, porém na maioria dos casos essas doenças não afetam em nada na qualidade de vida, e esse acaba sendo o fator mais importante, pois mesmo com a doença, o paciente pode ter muita qualidade de vida. Assim também acontece com a psoríase, uma doença de pele que se caracteriza principalmente pelos sintomas de vermelhidão e coceira, porém também faz com que a pele na região doente

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 05/12/2014

    Atualmente existem muitas doenças que vem se tornando bastante populares entre os brasileiros, e entre essas doenças está a psoríase, uma doença que ataca a pele, causando vermelhidão e irritação, sendo que um dos seus principais sintomas são coceira intensa na região, o que acaba sendo o principal responsável por causar feridas na pele, pois a pessoa acaba coçando com muita frequência, e isso acaba sendo um dos principais motivos pela aparição de feridas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 28/11/2014
    Lara Nunes

    O que seria HIPERPLASIA E HIPOPLASIA nesse artigo irei estar falando e espero estar tranmitindo conhecimento pra quem ler.

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 28/02/2010 lAcessos: 6,377
    Lara Nunes

    A adaptação celular é uma resposta das células ha um stress fisiológico ou ha estímulos patológicos e quando o estímulo agressor seja mais prolongado ou mais intenso, ocorre lesão celular. Vou falar de adaptação e lesão celular de uma forma bem simples nesse artigo espero que compreendam e possa de certa forma tirar um conhecimento a respeito desses dois assuntos

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 06/02/2010 lAcessos: 6,127 lComentário: 4
    Lara Nunes

    Bem fiz esse artigo apos ter uma aula de processos patologicos a respeito de um pouco do q vamos estudar sobre INFLAMAÇÃO E INFECÇÃO e resolvi fazer este artigo para que eu possa estar divulgado o conhecimento que tive na previa da aula de INFLAMAÇÃO E INFECÇÃO e compartilhar o assunto c/ quem queira saber.Creio que em breve eu venha fazer outro a respeito desse assunto,pois como eu disse essa aula foi só um pouco do que vamos aprender!Espero q gostem e q possam estar adquirindo um conhecimento

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 04/02/2010 lAcessos: 7,832 lComentário: 2
    Lara Nunes

    A gripe suina vem aparecendo cada vez mais nesse ultimos meses do ano de 2009 e preocupando cada vez mais nos brasileiros. Temos que ter preucaçes pois alem de sr nova pode levar a morte!

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/07/2009 lAcessos: 1,465 lComentário: 4
    Lara Nunes

    Uma doença que afeta muitas pessoas caussando tonturas nauseas e mal estar.

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/07/2009 lAcessos: 8,897 lComentário: 4
    Lara Nunes

    Venho mencionar o que sao fraturas os seus tipos e quais os devidos procedimentos que devem ser feitos.

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 15/06/2009 lAcessos: 8,012 lComentário: 4

    Comments on this article

    0
    daniella 10/12/2010
    esclarecendo esta frase "quando uma pessoa esta desidratada suas células vão sofrer hipotrofia isso porque as células precisam de nutrição, "
    desidrataçao = falta de agua no organismo
    nutriçao= ele recebe os nutriente necessarios para a homestasia do organismo
    desnutriçao= falta de nutrientes
    hidrataçao = homestasia do organismo referente a agua
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast