Hipertrofia E Hipotrofia

Publicado em: 28/02/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 12,904 |

HIPERTROFIA E HIPOTROFIA

 

Lara Nunes Faustino

(Acadêmica de enfermagem)

 

 

 

            A hipertrofia é o aumento individual do volume da célula e de suas organelas, ou seja, na hipertrofia vai ocorrer o aumento individual da célula ela vai aumentar o seu tamanho e suas organelas também. E como isso ocorre? Você da um estimulo a célula ai sua célula tem duas opções uma de adaptação e outra de lesão, caso esse estimulo ocorra uma adaptação a célula vai sofrer hipertrofiamento ela vai se desenvolver pelo o estimulo dado a ela, ai suas organelas aumentam de tamanho.
            Pode ocorrer uma hipertrofia no caso de um edema celular só que no caso do edema não vão ser as organelas que irão crescer, o aumento do volume da célula será devido ao aumento do líquido que forma o citoplasma da célula. No edema não aumenta a célula, mas sim o liquido que compõe a célula.

            Já a hipotrofia é o contrario de hipertrofia e hipotrofia é a mesma coisa que atrofia , ou seja se na hipertrofia ah um aumento do tamanho das organelas das células na hipotrofia vai ser uma diminuição no numero e do tamanho das organelas das células causando assim a diminuição da própria célula no volume e no tamanho. Então na hipotrofia vai ocorrer a diminuição do volume das células e das organelas. E com a hipotrofia celular ou atrofia celular a célula pode ficar lesionada por estar diminuindo e podendo estar faltando nutrientes a ela.

            Quando uma pessoa esta desidratada suas células vão sofrer hipotrofia isso porque as células precisam de nutrição, e com a pessoa desidratada vai ocorrer uma diminuição do tamanho das organelas das células porque elas vão perder liquido.

            Enfim a hipertrofia é o aumento do tamanho individual da célula e de suas organelas, já a hipotrofia ou atrofia é a diminuição do tamanho individual da célula e de suas organelas.

 

 

 

 

 

Bibliografia:

Auto conhecimento após uma aula de Processos Patológicos ministrada pelo professor Jean D. Silveira Taliari em 23/12/2010

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/hipertrofia-e-hipotrofia-1920631.html

    Palavras-chave do artigo:

    hipertrofia e hipotrofia

    Comentar sobre o artigo

    Um problema que atinge ou irá atingir 65% dos homens e 40% das mulheres. Para os homens é uma assunto incomodo mas sociavelmente aceite. Para as mulheres é um problema duro de lidar. Existem muitas mais mulheres no mundo que sofrem de calvície que possa imaginar. Não é só um problema de homens. Mas existe uma solução, e não uma solução temporária, mas uma solução definitiva e natural, o transplante capilar pelo método FUE.

    Por: Maria Mirandal Saúde e Bem Estarl 27/10/2014

    Sem dúvidas a obesidade tem sido um fator preocupante na saúde da população moderna. Nos últimos anos observamos um aumento significativo no índice de pessoas acima do peso ou mesmo obesas, tanto nos países desenvolvidos, como nos países em desenvolvimento. Além dos problemas para saúde o excesso de peso acarreta efeitos socioeconômicos substanciais.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    O objetivo da fisioterapia na saúde da mulher é atender a mulher em sua integridade, em todas as fases da sua vida, respeitando as necessidades e características individuais. Atua em vários aspectos da função e do movimento humano, que sofrem mudanças e alterações durante suas fases de vida, desde a adolescência até a fase adulta, passando pela fase reprodutiva, período gestacional, climatério, menopausa e terceira idade.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    Este artigo demonstra como um cuidador ou quem convive com uma pessoa que tem Alzheimer deve se comportar, mostra o que deve e o que não deve fazer para manter uma boa convivência e boa qualidade de vida.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    Cada vez mais nos deparamos com a situação de não encontrar ninguém nos lares durante o dia todo. Trabalho, curso, escola, faculdade, entre outras coisas, compõem uma grade maluca que tem hora certa para começar, mas sem previsão para terminar. E em meio a essa loucura, fica difícil seguir os horários comuns de alimentação em que estamos acostumados. Dependendo da rotina, fica até difícil de separar um tempo do seu dia para fazer isso.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 24/10/2014

    É muito bom poder sentar para almoçar e encontrar um pedaço de bife acompanhado de algumas batatas fritas, prontos para serem devorados. Mas muita gente não tem ideia de todo o processo que a carne passa até chegar a sua casa. Pensando até pelo lado higiênico, chega até ser um pouco perigoso o consumo de alguns alimentos, não somente carnívoros, sem que estejam devidamente saudáveis e conservados para seu consumo.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 24/10/2014

    A loucura do dia a dia traz muito estresse e os efeitos são claramente percebíveis com o decorrer do tempo. Cada vez mais, nos acostumamos em realizar inúmeras atividades simultaneamente, e a verdade é que fica quase impossível de realizá-las todas corretamente. Algumas funções realmente podem ser evitadas, mas por grande maioria, podemos enxergar obrigações rotineiras que necessitam uma atenção, dificultando que haja a devida concentração para cada uma.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 22/10/2014

    Relato de experiência na escola municipal de Itajaí sobre o Programa Saúde na Escola (PSE) e o recente lançamento da Caderneta do Adolescente.

    Por: Danieli Fabrícia Pereiral Saúde e Bem Estarl 21/10/2014
    Lara Nunes

    O que seria HIPERPLASIA E HIPOPLASIA nesse artigo irei estar falando e espero estar tranmitindo conhecimento pra quem ler.

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 28/02/2010 lAcessos: 6,261
    Lara Nunes

    A adaptação celular é uma resposta das células ha um stress fisiológico ou ha estímulos patológicos e quando o estímulo agressor seja mais prolongado ou mais intenso, ocorre lesão celular. Vou falar de adaptação e lesão celular de uma forma bem simples nesse artigo espero que compreendam e possa de certa forma tirar um conhecimento a respeito desses dois assuntos

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 06/02/2010 lAcessos: 6,090 lComentário: 4
    Lara Nunes

    Bem fiz esse artigo apos ter uma aula de processos patologicos a respeito de um pouco do q vamos estudar sobre INFLAMAÇÃO E INFECÇÃO e resolvi fazer este artigo para que eu possa estar divulgado o conhecimento que tive na previa da aula de INFLAMAÇÃO E INFECÇÃO e compartilhar o assunto c/ quem queira saber.Creio que em breve eu venha fazer outro a respeito desse assunto,pois como eu disse essa aula foi só um pouco do que vamos aprender!Espero q gostem e q possam estar adquirindo um conhecimento

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 04/02/2010 lAcessos: 7,768 lComentário: 2
    Lara Nunes

    A gripe suina vem aparecendo cada vez mais nesse ultimos meses do ano de 2009 e preocupando cada vez mais nos brasileiros. Temos que ter preucaçes pois alem de sr nova pode levar a morte!

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/07/2009 lAcessos: 1,465 lComentário: 4
    Lara Nunes

    Uma doença que afeta muitas pessoas caussando tonturas nauseas e mal estar.

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/07/2009 lAcessos: 8,872 lComentário: 4
    Lara Nunes

    Venho mencionar o que sao fraturas os seus tipos e quais os devidos procedimentos que devem ser feitos.

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 15/06/2009 lAcessos: 7,997 lComentário: 4

    Comments on this article

    0
    daniella 10/12/2010
    esclarecendo esta frase "quando uma pessoa esta desidratada suas células vão sofrer hipotrofia isso porque as células precisam de nutrição, "
    desidrataçao = falta de agua no organismo
    nutriçao= ele recebe os nutriente necessarios para a homestasia do organismo
    desnutriçao= falta de nutrientes
    hidrataçao = homestasia do organismo referente a agua
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast