Idosos: Atividade Física No Processo De Envelhecimento

Publicado em: 21/11/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 1,189 |

Na atualidade, observa-se um aumento na expectativa de vida da população mundial, em que o número de idosos cresceu a partir das últimas décadas. A partir daí também a preocupação da área da Educação Física com os mesmos. Na condição da melhoria da saúde, bem-estar e capacidade funcional que ligada à preparação para as tarefas da vida diária.

O processo de envelhecimento ainda pouco conhecido pela humanidade entra em debates através de publicações cientificas e também em materiais informativos produzidos pela mídia. A televisão, a internet, jornais, enfatizam consistentemente a necessidade de atenção especial ao idoso.

Assim, implicações do aumento do número de idosos liga-se a imagem do idoso saudável e ao seu novo estilo de vida ativo, entrando em cena os Profissionais da área da Saúde geral, citando entre eles: o Profissional da Educação Física. Que desenvolve um papel fundamental na vida do idoso e que através de programas de atividades físicas consegue melhorar as condições corporais dessa faixa etária.

Neste caso, em torno do idoso se cria uma indústria de bens de consumo que vende a vida mais “prazerosa” depois dos 60 anos. Imagem essa do idoso que vem sendo produzida no Brasil e, sobretudo a partir da década de 90. Em que empresas, associações, entidades, instituições, e outros órgãos governamentais, abrem espaços para a convivência social.

Desvirtuando a idéia de que, o idoso é visto como um ser fraco ou inútil, além ser considerado excluído em meio à sociedade devido as suas limitações e problemas de ordem fisiológica e cognitiva. Assim, priorizando recursos de sensibilidade humana dentro de um contexto social, cultural, contemporâneo e permitindo a inclusão do mesmo.

Neste contexto, Grupos de convivência são criados pelas entidades em geral, a nível nacional, chamados de “Grupos de Maturidade Ativa”, coordenados por Profissionais da área da Educação Física, possibilita que pessoas idosas vivenciem atividades de práticas corporais como: o alongamento, a dança, recreação, hidroginástica, ginástica localizada, musculação, entre outras. Os grupos funcionam como “caixas de ressonância”, onde a interferência em um elemento repercute outros como uma rede vincular. O planejamento das atividades nos grupos sociais através de políticas públicas deve ser pensado “carinhosamente” para que possa dar acesso ao idoso. E que o grupo beneficie suas ações como formação humana neste período que complementa as fases da vida do ser humano.

Segundo Meireles (1999) o processo de envelhecimento começa desde a concepção, a velhice se torna um processo dinâmico e progressivo, aliada modificações funcionais, bioquímicas, psicológicas e morfológicas que futuramente podem ocasionar maior incidência de processos patológicos.

De acordo com PIRES (2002), a pessoa idosa sofre varias alterações causadas pelo envelhecimento entre elas:

- Capacidades Físicas: há uma diminuição de:

a) coordenação motora grossa e fina;

b) habilidades;

c) equilíbrio;

d) esquema corporal;

e) visão e audição.

  • Modificações Anatómo-fisiológicas:

a) hipotrofia cerebral e muscular;

b) diminuição da elasticidade vascular;

c) concentração de tecido adiposo;

d) tendência à perda de cálcio pelos ossos;

e) desvios de coluna;

f) redução de mobilidade articular;

g) altura;

h) densidade óssea;

i) volume respiratório;

j) resistência cardio-pulmonar;

l) freqüência cardíaca máxima;

m) debito cardíaco;

n) consumo de oxigênio;

o) mecanismos de adaptação:

1. hemodinâmicos;

2. termorreguladores;

3. imunitários;

4. hidratação;

5. insuficiência cardíaca;

  • Função Cognitiva:

a) é expressa pela velocidade de processamento das informações;

b) assim influenciadas pela quantidade de motivação e estimulação;

c) só sofrerá negativas se não for estimulada.

  • Alterações Psicossociais:

a)     ocorre a diminuição da sociabilidade: a depressão.

b)     mudanças no controle emocional;

c)      isolamento social e baixa auto-estima:

1. ocasionadas pela aposentadoria;

2. pela dificuldade auditiva, visual e motora;

3. pela síndrome do ninho vazio (saída dos filhos, de casa);

4. pela impotência sexual, entre outras.

De acordo com Zimerman (2000), o indivíduo é um ser gregário e, durante seu desenvolvimento, passa por diferentes grupos: família, amigos, escola e trabalho. O idoso, no decorrer de sua vida, já transitou por todos esses grupos, devendo ter todas as condições internas e a necessidade de se filiar a um grupo de pessoas iguais a ele. Na utilização do processo de grupo, através das múltiplas relações que se dão entre seus componentes, visamos à integração do indivíduo no grupo, possibilitando sua extensão individual como membro operante deste, de sua família e de sua comunidade. Pela formação de um vínculo com os elementos do grupo, os quais dão segurança, apoio, compreensão e liberdade entre si, é que alcançaremos o almejado: dar condições aos componentes para que se desenvolvam livres e sadios.

Nas ultimas décadas observar-se que a Atividade Física está atraindo cada vez mais a atenção dos pesquisadores, pois devido ao grande número de pessoas sedentárias, os pesquisadores procuram comprovar através de estudos, relatos de experiências e pesquisas mais aprofundadas, a importância e os benefícios da prática da atividade física regular, para que estas pessoas se conscientizem que esta proporciona o bom funcionamento do corpo humano e uma grande melhora na sua qualidade de vida.

A atividade corporal é facilitadora desse processo. À medida que se estabelece uma articulação entre os sujeitos do grupo na qual assumem e delegam papéis um ao outro, a comunicação possibilita a aprendizagem e, conseqüentemente, a apreensão da velhice se torna compartilhada. O vínculo é condição básica para o sucesso do grupo; é quando um sujeito se torna significativo para o outro (MAXIMINO, 2001).

A aderência da atividade física e um processo que pode fazer parte do dia a dia de cada indivíduo, em que cabe a ele adaptar ou não, no seu habito de vida. Aderência se refere a pratica do exercício físico de forma regular, por longo período de tempo, tornando um habito na vida do indivíduo, bem como a permanência em determinado grupo social e convivência.

 

 

 

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/idosos-atividade-fisica-no-processo-de-envelhecimento-1487263.html

    Palavras-chave do artigo:

    idosos

    ,

    praticas corporais

    ,

    processo de envelhecimento

    Comentar sobre o artigo

    A partir da crescente iniciativa na pratica de exercícios físicos pela terceira idade, observada de uma forma geral entre as populações, o seguinte trabalho aborda o assunto debatendo os benefícios desse habito. De forma a analisar assim, não somente a visão dos profissionais da área como também o idoso que dela desfruta. Foram questionados diretamente quatro profissionais do ramo e quatorze idosos praticantes de exercícios, ambos residentes na cidade de Cachoeira do Sul – RS.

    Por: Julianal Saúde e Bem Estarl 07/11/2010 lAcessos: 3,003
    Gilcenira Ataliba Esteves

    O sucesso da evolução da medicina está contribuindo, diretamente, com a diminuição da mortalidade no mundo e, como conseqüência, surge uma nova população que, até algumas décadas atrás, não era significativa, o Idoso, e com ele algumas doenças características da idade. Este artigo tem como objetivo chamar atenção das pessoas para a doença de Alzheimer suas características, evolução e tratamento para que possam lidar, com o portador da doença, com segurança, afeto tratando-o com dignidade e respe

    Por: Gilcenira Ataliba Estevesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 09/11/2009 lAcessos: 2,367

    O processo de envelhecimento compreende alterações fisiológicas, que contribuem para o aumento da fragilidade dos idosos, aumentando a probabilidade do evento queda nos mesmos. O envelhecimento fisiológico compreende uma série de alterações nas funções orgânicas e mentais. As informações dos sistemas visual, vestibular e proprioceptivo, são fatores importantes destacados na literatura para promover o controle postural, que devido às alterações fisiológicas da senescência pode ficar diminuído ...

    Por: Brunal Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/07/2011 lAcessos: 1,342

    Mostra que o Estatuto do idoso ainda está sendo pouco respeitado no País.

    Por: Marquesl Direitol 20/10/2009 lAcessos: 518

    As limitações corporais e a consciência da temporalidade passam a ser problemáticas fundamentais no processo do envelhecimento humano, e aparecem de forma reiterada no discurso dos idosos, mas afinal como teoriazar acerca de um conceito tênue como este?

    Por: Thiago de Almeidal Psicologia&Auto-Ajudal 22/05/2008 lAcessos: 186,634 lComentário: 2
    Joaquim Rangel Lucio da Penha

    Esse trabalho foi realizado durante 1 ano, com um grupo da terceira idade PASF – Projeto de Atividades Física e Saúde em Nova Betânia – Farias Brito- Ce. Onde temos 40 participantes com idade igual ou superior a 60 anos. O método realizado foi através de coleta de dados inicial e final, com o objetivo de alem de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos participantes do projeto através de atividades físicas, mostra os resultados satisfatórios como forma de incentivo para prática de atividade

    Por: Joaquim Rangel Lucio da Penhal Saúde e Bem Estarl 20/01/2011 lAcessos: 642

    Este artigo tem como proposta esclarecer as dúvidas sobre as técnicas empregadas nas práticas do Yoga na promoção do relaxamento psicofísico de seus praticantes, promovendo uma melhora da saúde e qualidade de vida.

    Por: Marcio Rodrigues Baptistal Esporte> Yogal 29/04/2009 lAcessos: 8,466 lComentário: 1

    A diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica que acomete milhares de pessoas em todo o mundo Um estudo recentemente divulgado pela OMS revela que em 2030, o diabetes mellitus será a segunda causa de morte na América Latina.Sabendo que a má alimentação é um dos fatores de risco para o diabetes, os cuidados com a alimentação tornam-se imprescindíveis.Considerado o pai da medicina, já apregoava: "Faz da comida o teu remédio".

    Por: Heloísa Moraisl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/07/2010 lAcessos: 2,948
    Edison Candido Gonçalves

    Cuidar da saúde é agir na base. Adotar uma vida saudável através da prática constante de exercícios físicos e alimentos naturais é um ato de amor em relação a nossa pessoa e também em relação aos nossos semelhantes.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Saúde e Bem Estarl 16/09/2014 lAcessos: 12

    Veja nossas dicas simples da psicoterapia natural para melhorar sintomas da ansiedade e depressão pelo tratamento de psicoterapia natural

    Por: O Caminho do Bem Estarl Saúde e Bem Estarl 15/09/2014
    Nádia

    A importância do uso do soutien de Desporto na actividade física é cada vez maior, há que usar o soutien correto para cada ocasião. O uso de um soutien normal do dia- a -dia na execução de exercício físico pode causar dores, e danificar o peito! Apesar de escondidos por debaixo de um top de desporto, cumprem a função primordial de dar conforto e suporte ao seu peito durante o treino. Cuidar do peito é uma questão de saúde , que todas as mulheres deveriam ter em ATENÇÃO!

    Por: Nádial Saúde e Bem Estarl 11/09/2014

    Infelizmente, muitas vezes acabamos por nos deparar com pessoas que podem acabar por passar por problemas de saúde que sejam considerados como diversos, ou seja, são pessoas que podem ter alguns sintomas que podem não ser dados como sérios, assim como também podemos verificar que muitos podem acabar ter doenças que possam ser determinadas como sérias e que necessitam de tratamento. Apesar de muitos já terem conhecimento destas questões, algo que acaba por gerar dúvidas seria com relação a cura.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 08/09/2014

    A Saúde do Trabalhador traz à particularidade de ser uma área que institui práticas potencialmente transformadoras que perseguem a integralidade da atenção à saúde buscando a superação da dicotomia existente entre a assistência individual e coletiva, entre a vigilância epidemiológica e sanitária, entre as ações preventivas e curativas. A criação da RENAST, a partir da Portaria n. 1.679, de 19 de setembro de 2002, veio atender viabilizar e garantir atenção a saúde dos trabalhadores

    Por: tamires almeidal Saúde e Bem Estarl 21/08/2014 lAcessos: 13

    A anemia significa uma diminuição da hemoglobina no sangue, que causa uma redução dos glóbulos vermelhos (hemácias) circulantes.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estarl 21/08/2014

    A Lei Federal n° 8080/90, em seu artigo 6º, § 3º, regulamenta os dispositivos constitucionais sobre Saúde do Trabalhador, da seguinte forma: que a saúde do trabalhador deve ser entendida como um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos provenientes das condições de trabalho.

    Por: tamires almeidal Saúde e Bem Estarl 17/08/2014

    Algo que pode acabar por gerar algumas dúvidas, é com relação a sintomas de doenças, sendo que podemos observar que muitas pessoas podem acabar por ter uma doença, mas quando um sintoma que seria considerado como diferenciado surge, ocorre a dúvida, se é ou não decorrente da tal doença. Sendo assim, iremos falar agora mesmo se a psoríase coça ou não, para que assim você possa ter certeza do que tem.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 14/08/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast