Inflamação E Infecção

Publicado em: 04/02/2010 |Comentário: 2 | Acessos: 7,828 |

INFLAMAÇÃO E INFECÇÃO

 

Lara Nunes Faustino

(Acadêmica de Enfermagem)

 

 

A inflamação é uma reação do organismo frente a uma infecção ou lesão dos tecidos. Num processo inflamatório a região afetada fica avermelhada e quente, isto ocorre devido a um aumento do fluxo do sangue. Ocorre ainda inchaço e hipersensibilidade como resultado da infiltração de líquidos nos tecidos locais, aumentando, assim, a tensão da pele. Dentro da área inflamada ocorre o acúmulo de células provenientes do sistema imunológico (leucócitos, macrófagos e linfócitos). Os leucócitos destroem o tecido danificado e enviam sinais aos macrófagos, que ingerem e digerem os antígenos e o tecido morto.

A infecção é quando algum órgão nosso organismo se encontra fragilizado e o nosso sistema imune esta menos resistente ai uma bactéria ou outro agente agressor entra em contato com esse órgão que esta com uma resistência baixa e se aloja naquele local ploriferando.

Quando a pessoa tem uma inflamação se deve prescrever um antiinflamatório para que seja resolvido o problema caso a pessoa toma esse antiinflamatório e não houve muito resultado e os sintomas ainda persistem ela retorna ao médico, e o médico verifica que também há umas bolinhas tipo pus, ai se verifica que alem da pessoa estar com um processo inflamatório ela também esta com uma infecção ai alem do antiinflamatório também se receita um antibiótico. Não se deve tomar antibiótico ou antiinflamatório por prescrição própria, por acaso você venha tomar um antibiótico sem necessidade sempre que sentir que esta com uma garganta inflamada, por exemplo, o seu organismo vai acostumar com aquele tipo de antibiótico fazendo com que quando você for tomar ele quando necessário, ele não terá mais o mesmo efeito fazendo com que o as bactérias (por exemplo) fortes se ploriferam agravando seu caso, ao invés de solucionar. E os antibióticos além de fragilizarem a membrana celular da bactéria ele também fragiliza a membrana celular das células de defesa de nosso corpo por isso que só pode ser tomado com prescrição. E o antibiótico e o antiinflamatório em infecções ou processos inflamatórios em crianças são ainda piores, isso porque a criança não tem um sistema imune completamente desenvolvido e o antibiótico tomado sem necessidade vai fazer com que ela perca um pouco de sua imunidade e com isso muitas crianças após tomarem algum antibiótico ficam com o popular sapinho, porque a sua imunidade esta baixa, propicia para que fungos e bactérias a os prejudiquem e se alojem.

É legal saber que toda infecção obrigatoriamente tem uma inflamação, mas toda inflamação nem sempre tem uma infecção.

Enfim sempre que sentir algum sintoma que aparenta ser infeccioso ou inflamatório procure um atendimento para que seu problema possa ser solucionado e nunca tome remédio sem uma prescrição médica porque pode fazer mal a você ao invés da cura.

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

Auto conhecimento a respeito do assunto após uma aula de processos     patológicos. Em 3 de fevereiro de 2010

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/inflamacao-e-infeccao-1821109.html

    Palavras-chave do artigo:

    inflamacao e infeccao

    Comentar sobre o artigo

    BEM ESTAR E SAÚDE

    Dicas sobre Nutrição, Treinamento e Função Imune. O esforço físico prolongado e intenso provoca diversas mudanças na imunidade de vários sistemas de nosso organismo. Essas mudanças no sistema imune induzidas pelo exercício acontecem quando nosso organismo fica exposto ao estresse oxidativo e fisiológico, à inflamação e à imunosupressão contra patógenos estranhos.

    Por: BEM ESTAR E SAÚDEl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 01/05/2013 lAcessos: 43

    Cristiani Pretto ¹ Luciana Dórea¹ No período pós parto as mulheres podem estar desenvolvendo algumas patologias como a infecção puerperal, principalmente aquelas que optaram pelo parto cesariana, por isso nesta fase a mulher necessita de cuidados especializados. Neste sentido a enfermagem é de grande importância, visto que é um profissional com qualificação qualificação teórico – pratica para prestar os cuidados necessários a uma boa evolução da puérpera.

    Por: Luciana da Silva Dóreal Saúde e Bem Estarl 21/10/2010 lAcessos: 5,058
    Ricardo Miguel

    O que é a cistite? Quais os tratamentos naturais para tratar esta inflamação? O que beber e que alimentos ingerir para ajudar a combater as dores sempre que vai urinar?

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 12/09/2012 lAcessos: 197
    Eduardo Marins do Nascimento

    A infecção pelo vírus da hepatite C (VHC) é um problema de saúde pública em todo o mundo, inclusive no Brasil. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que em torno de 3% da população brasileira estaria infectada por esse vírus. No Brasil, estima-se que há mais de um milhão de portadores crônicos do vírus C, de acordo com dados recentes da Sociedade Brasileira de Hepatologia, apresentando distribuição relativamente homogênea entre as diferentes regiões.

    Por: Eduardo Marins do Nascimentol Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/04/2009 lAcessos: 3,421

    O sistema urinário tem como função auxiliar a homeostase e controlar o volume do sangue. Formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra, em números de infecções é o segundo mais atingido, essas infecções são na sua maioria causadas por bactérias. É causada na sua grande maioria, pelas enterobactérias aeróbias gram-negativas, presente na flora intestinal, como Staphylococcus saprophyticus, Proteus mirabilis e Klebsiella pneumoniae, sendo a Escherichia coli é a que mais se relata.

    Por: neikl Ciênciasl 04/12/2010 lAcessos: 1,555 lComentário: 1

    O consagrado médico americano Lundell Dwight, MD reconhece que participou da confirmação e dissipação de uma cultura anti-colesterol fundamentada por anos e anos de prática médica. Mas agora vem a público dizer que o colesterol não é o inimigo maior, mas sim a inflamação causada nas artérias pelos alimentos processados e industrializados.

    Por: M.Levil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 07/06/2011 lAcessos: 144

    É um tema ainda que desperta muita curiosidade a razão do aparecimento dessas doenças em pacientes com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), pois tem pacientes que apresentam esse mesmo vírus e mesmo depois de longos anos, tem casos de mais de 20 anos sem aparecer estas, a causa disso é uma grande incógnita. A HIV parasita as células T do sistema imunológico humano, responsável pela defesa do organismo humano. A hipótese mais aceita atualmente afirma que o parasito ao infeccionar esse sistem

    Por: Priscila Dias de Carvalhol Saúde e Bem Estar> Medicinal 19/11/2010 lAcessos: 1,010

    Dilatação varicosas do plexo subcutâneo mucoso anorrectal, isto é, das veias que ligam o ânus ao recto (plexo hemorroidal). Podem ser assintomáticas ou acompanhar-se de sintomatologia, que pode traduzir uma complicação.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 07/09/2010 lAcessos: 524
    Mario Peres

    MINHA DOR DE CABEÇA PODE SER DA SINUSITE? A dor de cabeça da sinusite é uma cefaleia aguda quando ocorre sinusite aguda, que se localiza na região do seio acometido, se a sinusite for do seio maxilar, a dor de cabeça vai aparecer na maça do rosto, abaixo dos olhos, de uma lado ou de outro, ou dos dois lados. Se for uma sinusite do seio frontal, a dor de cabeça será na testa, também unilateral ou dos dois lados. As sinusites do seio etmoidal e esfenoidal podem ter irradiação da dor...

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/08/2009 lAcessos: 45,723 lComentário: 17

    Pode-se notar com uma determinada facilidade o fato de que há diversas pessoas que sofrem com o ressecamento da pele na região dos cotovelos, e isto poderia ser considerado comum, no entanto, há casos em que é necessário que se tenha um pouco mais de atenção.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 12/12/2014

    Uma doença que causa vermelhidão e muita irritação na pele. As pessoas que têm psoríase tem a pele grossa e bem vermelha com muitas placas escamosas esbranquiçadas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 11/12/2014

    Para quem já ouviu falar sobre a psoríase, no entanto não tem muito conhecimento sobre os seus sintomas e com isto esta com algumas dúvidas, como por exemplo, a respeito da possível coceira. Sendo assim, iremos falar agora mesmo se a psoríase apresenta ou não este sintoma.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 09/12/2014

    As doenças de pele sempre geram muitos problemas principalmente na estética, e isso acaba chateando bastante os pacientes, porém na maioria dos casos essas doenças não afetam em nada na qualidade de vida, e esse acaba sendo o fator mais importante, pois mesmo com a doença, o paciente pode ter muita qualidade de vida. Assim também acontece com a psoríase, uma doença de pele que se caracteriza principalmente pelos sintomas de vermelhidão e coceira, porém também faz com que a pele na região doente

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 05/12/2014

    Atualmente existem muitas doenças que vem se tornando bastante populares entre os brasileiros, e entre essas doenças está a psoríase, uma doença que ataca a pele, causando vermelhidão e irritação, sendo que um dos seus principais sintomas são coceira intensa na região, o que acaba sendo o principal responsável por causar feridas na pele, pois a pessoa acaba coçando com muita frequência, e isso acaba sendo um dos principais motivos pela aparição de feridas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 28/11/2014

    HUMANIZAR É PRECISO. SOMOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E DEVEMOS A CADA DIA LUTAR PELA HUMANIZAÇÃO EM NOSSOS SETORES.

    Por: JOSE ERIQUE MIRANDA MEDEIROl Saúde e Bem Estarl 28/11/2014

    Para quem é paciente de psoríase, provavelmente já ouviram falar algumas centenas de vezes que a doença não tem cura, o que pode desconfortar muitos dos pacientes, como também os seus familiares, no entanto, não é necessário preocupação, pois existem diversos tratamentos que podem ser adotados, e que podem funcionar como uma espécie de cura temporária.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 26/11/2014

    RESUMO O estudo apresentado a seguir destaca o alcoolismo como uma doença e o quanto pode prejudicar a sociedade. O objetivo desse estudo é fazer uma abordagem teórica diante do assunto, buscando entender os aspectos que compreendem o tema. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como FERRARINI, VESPUCCI (2000), ANDRADE (2009), entre outros, procurando enfatizar a importância de se conscientizar sobre os problemas causados pelo uso excessivo do álcool.

    Por: Fernandal Saúde e Bem Estarl 24/11/2014
    Lara Nunes

    Nesse artigo venho mencionar o que significa HIPERTROFIA E HIPOTROFIA e espero que eel possa transmitir conhecimento a quem ler ele.

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 28/02/2010 lAcessos: 13,221 lComentário: 1
    Lara Nunes

    O que seria HIPERPLASIA E HIPOPLASIA nesse artigo irei estar falando e espero estar tranmitindo conhecimento pra quem ler.

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 28/02/2010 lAcessos: 6,375
    Lara Nunes

    A adaptação celular é uma resposta das células ha um stress fisiológico ou ha estímulos patológicos e quando o estímulo agressor seja mais prolongado ou mais intenso, ocorre lesão celular. Vou falar de adaptação e lesão celular de uma forma bem simples nesse artigo espero que compreendam e possa de certa forma tirar um conhecimento a respeito desses dois assuntos

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 06/02/2010 lAcessos: 6,126 lComentário: 4
    Lara Nunes

    A gripe suina vem aparecendo cada vez mais nesse ultimos meses do ano de 2009 e preocupando cada vez mais nos brasileiros. Temos que ter preucaçes pois alem de sr nova pode levar a morte!

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/07/2009 lAcessos: 1,465 lComentário: 4
    Lara Nunes

    Uma doença que afeta muitas pessoas caussando tonturas nauseas e mal estar.

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/07/2009 lAcessos: 8,896 lComentário: 4
    Lara Nunes

    Venho mencionar o que sao fraturas os seus tipos e quais os devidos procedimentos que devem ser feitos.

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 15/06/2009 lAcessos: 8,012 lComentário: 4

    Comments on this article

    0
    lucas maia 18/11/2010
    achei mais ou menos a explicação dessas pessoas...
    1
    Pedro Ivo Mendes Rodstein 09/06/2010
    Tem alguns errinhos concetuais, principalmente em bacteriologia, mas nada que uma lida no Trabussi não resolva
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast