Inflamação E Infecção

04/02/2010 • Por • 4,603 Acessos

INFLAMAÇÃO E INFECÇÃO

 

Lara Nunes Faustino

(Acadêmica de Enfermagem)

 

 

A inflamação é uma reação do organismo frente a uma infecção ou lesão dos tecidos. Num processo inflamatório a região afetada fica avermelhada e quente, isto ocorre devido a um aumento do fluxo do sangue. Ocorre ainda inchaço e hipersensibilidade como resultado da infiltração de líquidos nos tecidos locais, aumentando, assim, a tensão da pele. Dentro da área inflamada ocorre o acúmulo de células provenientes do sistema imunológico (leucócitos, macrófagos e linfócitos). Os leucócitos destroem o tecido danificado e enviam sinais aos macrófagos, que ingerem e digerem os antígenos e o tecido morto.

A infecção é quando algum órgão nosso organismo se encontra fragilizado e o nosso sistema imune esta menos resistente ai uma bactéria ou outro agente agressor entra em contato com esse órgão que esta com uma resistência baixa e se aloja naquele local ploriferando.

Quando a pessoa tem uma inflamação se deve prescrever um antiinflamatório para que seja resolvido o problema caso a pessoa toma esse antiinflamatório e não houve muito resultado e os sintomas ainda persistem ela retorna ao médico, e o médico verifica que também há umas bolinhas tipo pus, ai se verifica que alem da pessoa estar com um processo inflamatório ela também esta com uma infecção ai alem do antiinflamatório também se receita um antibiótico. Não se deve tomar antibiótico ou antiinflamatório por prescrição própria, por acaso você venha tomar um antibiótico sem necessidade sempre que sentir que esta com uma garganta inflamada, por exemplo, o seu organismo vai acostumar com aquele tipo de antibiótico fazendo com que quando você for tomar ele quando necessário, ele não terá mais o mesmo efeito fazendo com que o as bactérias (por exemplo) fortes se ploriferam agravando seu caso, ao invés de solucionar. E os antibióticos além de fragilizarem a membrana celular da bactéria ele também fragiliza a membrana celular das células de defesa de nosso corpo por isso que só pode ser tomado com prescrição. E o antibiótico e o antiinflamatório em infecções ou processos inflamatórios em crianças são ainda piores, isso porque a criança não tem um sistema imune completamente desenvolvido e o antibiótico tomado sem necessidade vai fazer com que ela perca um pouco de sua imunidade e com isso muitas crianças após tomarem algum antibiótico ficam com o popular sapinho, porque a sua imunidade esta baixa, propicia para que fungos e bactérias a os prejudiquem e se alojem.

É legal saber que toda infecção obrigatoriamente tem uma inflamação, mas toda inflamação nem sempre tem uma infecção.

Enfim sempre que sentir algum sintoma que aparenta ser infeccioso ou inflamatório procure um atendimento para que seu problema possa ser solucionado e nunca tome remédio sem uma prescrição médica porque pode fazer mal a você ao invés da cura.

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

Auto conhecimento a respeito do assunto após uma aula de processos     patológicos. Em 3 de fevereiro de 2010

Perfil do Autor

Lara Nunes

Sou estudante de Enfermagem