Lentes de Contato - Cuidados com o Uso na Praia

20/12/2010 • Por • 1,514 Acessos

Lentes de Contato

No verão aumenta a exposição das pessoas ao sol, procurando se refrescar em piscinas, cachoeiras e praias. Nessa época do ano, os cuidados com a alimentação e com a pele devem dobrar, mas também não pode faltar o cuidado com os olhos, principalmente para aqueles que usam lentes de contato.

Ao ir à praia, por exemplo, é preciso ter atenção em algumas situações. Uma delas é que não se deve mergulhar com as lentes. Caso isso ocorra, procure o oftalmologista e peça que ele indique lentes descartáveis. Os óculos de natação também devem ser usados. As lentes não devem ser reutilizadas depois de entrarem na água, pois há risco de infecção corneana por amebas.

Na beira da praia o uso das lentes também não é recomendável. Lentes de contato e areia da praia não combinam. A estrutura da lente pode ser danificada, levando-a a inutilização. Fatores como o vento, a maresia, o suor, a oleosidade da pele também podem acarretar o aparecimento de depósitos que vão desenvolver fungos ou causar problemas graves a córnea. Para aqueles casos em que a pessoa não consegue enxergar sem a lente, é recomendável que se use os óculos de grau quando for à praia.

Outras dicas para evitar problemas são: sempre retirar as lentes antes de dormir, colocá-las em um produto asséptico após o uso, lubrificar o olho com produtos recomendados pelos médicos e sempre carregá-las no estojo com o produto asséptico e gotas umidificantes. Caso ocorra qualquer desconforto, sinais de olhos vermelhos, irritação, lacrimejamento ou dor é necessário descartar o uso das lentes e procurar um especialista.

Para aqueles que não usam lentes o sol também pode trazer problemas. A radiação ultravioleta pode acarretar doenças como catarata e ceratite, que é uma queimadura da córnea, causando dor, vermelhidão, lacrimejamento e sensação de areia nos olhos. Portanto, é necessário a utilização de óculos de sol quando se está bronzeando ou até mesmo fazendo caminhada na praia.