O Que É Hipertensão E Como Cuidar Através Dos Exercícios?

Publicado em: 20/01/2009 |Comentário: 4 | Acessos: 4,504 |

Podemos considerar 0063 a Hipertensão Arterial ou “Pressão Alta” a pressão dentro das artérias de uma pessoa subiu a valores elevados e permanecem altos. Na atualidade, o nível de pressão máxima maior do que 140 mmHg ou pressão mínima maior do que 90 mmHg indicam “pressão alta”.


A hipertensão arterial atinge mais de 30 % da população adulta, principalmente acima dos 30 anos de idade. Embora exista uma influência de fatores hereditários, dentre eles os familiares, na elevação da pressão arterial, sabem que condições de vida contribuem para esta elevação - baixa escolaridade, desemprego, baixos salários etc., assim como o estilo de vida - comer muito sal, deixar de ser “estressado”, estar acima do peso, não fazer exercícios e ingerir bebida alcoólica em excesso.


Esta doença é considerada perigosa porque freqüentemente não causa sintomas, mas pode acarretar conseqüências graves para o indivíduo como: acidente vascular encefálico, infarto do miocárdio (insuficiência do coração), insuficiência renal ou ainda obstrução das artérias que levam o sangue para as pernas, se não for diagnosticada e tratada adequadamente.


É necessário que todas as pessoas, mesmo que não sintam nada, devem verificar sua pressão arterial no Posto de Saúde pelo menos a cada seis meses (no máximo).


Todo hipertenso deve fazer atividade física, desde que esteja com a pressão arterial controlada e os exercícios sejam feitos de forma adequada, sempre acompanhada de um profissional competente e qualificado.

          Antes de começar a atividade física, o ideal é fazer um teste ergométrico, principalmente, se tiver outros fatores de risco cardiovasculares associados. A supervisão médica, durante as sessões de exercício, não é necessária, a não ser que o hipertenso tenha alguma doença no coração. Mas, se for acompanhado por um professor de educação física, desenvolverá um trabalho mais eficiente, completo e com menos riscos à sua saúde.


         O exercício recomendado ao hipertenso é o aeróbio, executado de três a cinco vezes por semana, com duração de 40 a 50 minutos e intensidade de leve a moderada, ou seja, 50 a 70% da freqüência cardíaca.


Esse exercício auxilia na redução da pressão arterial, porém, pensando na saúde global do indivíduo, deve-se também fazer exercícios localizados e de alongamento. É preciso que se realize uma avaliação física para que determina com eficácia os exercícios a qual devem ser trabalhados com fidedignidade.
Os benefícios da atividade física no controle da pressão arterial acontecem por diversos fatores diretos e indiretos da atividade física no organismo:


 - Alterações cardiovasculares (Diminuição da freqüência cardíaca de repouso, debito cardíaco no repouso e resistência periférica)


 - Alterações endócrinas e metabólicas (Diminuição da gordura corporal, diminuição dos níveis de insulina, diminuição na atividade do sistema nervoso simpático, aumento da sensibilidade a insulina, melhora da tolerância a glicose.)


 - Composição corporal (Efeito diurético, aumento da massa muscular e aumento da força muscular.)


 - Comportamento (Diminuição do stress e ansiedade)


Lembre-se, se for faz parte deste quadro de pessoas hipertensas, a prática de uma atividade física tende realmente e melhorar, porém procure profissionais com qualificação e sinta a diferença!!


Boa sorte!!

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/o-que-e-hipertensao-e-como-cuidar-atraves-dos-exercicios-730298.html

    Palavras-chave do artigo:

    saude

    ,

    hipertensao

    Comentar sobre o artigo

    O presente estudo objetiva conhecer os diuréticos genéricos utilizados no tratamento da hipertensão arterial sistêmica. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, descritiva, utilizando 9 artigos em meio eletrônico, publicados entre 2000 a 2010. Os resultados encontrados foram que a ação da furosemida e a hidroclorotiazida é diminuir o volume extracelular e posteriormente diminuem a resistência vascular periférica e estão indicados no tratamento da hipertensão arterial sistêmica.

    Por: CARLOS ABEL DIAS SANTOS FILHOl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/08/2011 lAcessos: 819

    O aumento da pressão arterial durante a gestação assola por volta de 7% das brasileiras. A hipertensão é a principal causa de morbidade e mortalidade nas gestantes, tanto no Brasil quanto no mundo. O assunto foi tratado em evento organizado pela Sociedade Gaúcha de Nefrologia.

    Por: Gazeta Saudel Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/08/2011 lAcessos: 82

    No próximo domingo (dia 14) comemora-se o Dia do Pais. Nada melhor que esta data para chamar a atenção dos homens para uma questão séria: a saúde. De acordo com o médico Walmor Lemke, cardiologista do Hospital VITA Curitiba, problemas do aparelho cardiovascular continuam sendo os que mais afetam e levam indivíduos do sexo masculino à morte. As principais doenças são as ligadas à isquemia do miocárdio (diminuição do fluxo de sangue no coração), quer seja aterosclerose assintomática, que hoje em d

    Por: Gazeta Saudel Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/08/2011 lAcessos: 202
    Conhecer Saúde

    Qualquer um de nós tem muitas responsabilidades na vida, mas às vezes esquecemo-nos de cuidar de nós mesmos. E enquanto é difícil priorizar algo como tomar um banho, alimentar-se bem, quando se tem tantas outras prioridades na vida, o auto cuidado é um aspeto importante na gestão do stress. Uma massagem, um bom banho de imersão ou qualquer outro mimo para lhe revitalizar de dentro e por fora. Ter tempo para tratar o seu corpo como um templo tem outros benefícios

    Por: Conhecer Saúdel Saúde e Bem Estarl 17/04/2012 lAcessos: 88
    Thalyta Guimarães Silva

    A hipertensão é um problema de saúde pública que acomete grande parte da população brasileira, caracterizada por um aumento permanente da pressão arterial. Dentre os fatores que conduzem a hipertensão, destaca-se a hereditariedade e alguns agravantes referentes ao estilo de vida como stress, sobrepeso, consumo de álcool, alto consumo de sódio, tabagismo e sedentarismo.. O serviço de nutrição e dietética tem por finalidade utilizar os alimentos de maneira segura e adequada com o objetivo de atender as necessidades nutricionais dos indivíduos, podendo ser empregado no tratamento preventivo da hipertensão.

    Por: Thalyta Guimarães Silval Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 26/04/2009 lAcessos: 11,051 lComentário: 10
    Ivan Dionizio: Sociologo.

    Tribunal de Contas e Ministério Público, também faz com que haja um maior controle das contas públicas para que pratiquem com maior intensidade o principio da transparência, e com isso, o cidadão possam também fiscalizar a aplicação dos recursos. O fato dos recursos públicos serem de origem coletiva e a necessidade de suprir ao bem comum, além da obrigação de atender o interesse da população, criam a necessidade de uma permanente avaliação dos resultados obtidos.

    Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/03/2012 lAcessos: 643

    Este artigo de cunho bibliográfico tem como objetivo trazer à tona informações que caracterize a hipertensão arterial no idoso em relação aos processos adaptativos do portador da mesma.

    Por: Flávia Gouveia da Silva Limal Saúde e Bem Estar> Medicinal 10/06/2010 lAcessos: 669
    IndicedeSaude.com

    A hipertensão Arterial é uma doença muito comum em todo o mundo e atinge jovens, adultos e idosos, pessoas de ambos os sexos, de todas as raças e de qualquer padrão social. Algumas vezes ela é provocada por uma outra doença específica, mas na maioria dos casos a Hipertensão parece estar ligada a herança familiar e a hábitos alimentares.

    Por: IndicedeSaude.coml Saúde e Bem Estarl 12/01/2010 lAcessos: 660
    LMady

    Após discorrer sobre a Hipertensão Arterial,comento as medidas preventivas uma a uma ao hipertenso para que ele as entenda e as siga/realize.

    Por: LMadyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/02/2009 lAcessos: 3,445

    O câncer de pele é o câncer mais comum no Brasil. Os dois tipos mais comuns de câncer de pele, o carcinoma basocelular e carcinoma de células escamosas, são altamente curável, mas pode causar desfiguração. Melanoma, o terceiro tipo mais comum de câncer de pele, é mais perigosa e causar tantas mortes.

    Por: Dra Juliana Fontel Saúde e Bem Estarl 21/12/2014

    Para pessoas de 0 a 15 anos os planos de saúde são mais caros, mas mais bem aproveitados.

    Por: caetano caldasl Saúde e Bem Estarl 21/12/2014
    Natanael de Souza

    Quão difícil é essa fase da busca pela perda da barriga não é? Eu entendo sua situação, pois passei pela mesma. Só que felizmente, eu encontrei uma das melhores soluções: os exercícios certos, e hoje quero compartilhá-los com você. Acesse aqui e veja os 2 top exercícios para perder barriga.

    Por: Natanael de Souzal Saúde e Bem Estarl 20/12/2014

    O verão está prestes a começar, e com ele temos mais atividades ao ar livre e exposição solar. Durante todo o ano, a proteção solar é importante, mas nesta época não podemos deixá-la de lado.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estarl 19/12/2014

    Pode-se notar com uma determinada facilidade o fato de que há diversas pessoas que sofrem com o ressecamento da pele na região dos cotovelos, e isto poderia ser considerado comum, no entanto, há casos em que é necessário que se tenha um pouco mais de atenção.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 12/12/2014

    Uma doença que causa vermelhidão e muita irritação na pele. As pessoas que têm psoríase tem a pele grossa e bem vermelha com muitas placas escamosas esbranquiçadas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 11/12/2014

    Para quem já ouviu falar sobre a psoríase, no entanto não tem muito conhecimento sobre os seus sintomas e com isto esta com algumas dúvidas, como por exemplo, a respeito da possível coceira. Sendo assim, iremos falar agora mesmo se a psoríase apresenta ou não este sintoma.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 09/12/2014

    As doenças de pele sempre geram muitos problemas principalmente na estética, e isso acaba chateando bastante os pacientes, porém na maioria dos casos essas doenças não afetam em nada na qualidade de vida, e esse acaba sendo o fator mais importante, pois mesmo com a doença, o paciente pode ter muita qualidade de vida. Assim também acontece com a psoríase, uma doença de pele que se caracteriza principalmente pelos sintomas de vermelhidão e coceira, porém também faz com que a pele na região doente

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 05/12/2014

    Popularmente há uma tendência em se julgar à sanidade da pessoa, de acordo com seu comportamento, de acordo com sua adequação às conveniências sócio-culturais como, por exemplo, a obediência aos familiares, o sucesso no sistema de produção, a postura sexual, etc.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 74,484 lComentário: 21

    É um grupo de sintomas incapacitantes permanentes, resultantes de danos as áreas do cérebro responsáveis pelo controle motor. Não progressiva que pode ter origem antes, durante ou logo após o nascimento e se manifesta na perda ou no comprometimento do controle sobre a musculatura voluntária. Caracteriza por um distúrbio de movimento ou postura dependendo do local e magnitude do dano os sintomas podem variar.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 8,808 lComentário: 11

    O TCE é uma agressão ao cérebro, não de natureza degenerativa ou congênita, mas causada por uma força física externa, que pode produzir um estado diminuído ou alterado de consciência, que resulta em comprometimento das habilidades cognitivas ou do funcionamento físico.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 22,809 lComentário: 11

    O AVE, ou Acidente Vascular Encefálico é a terceira maior causa de morte no mundo desenvolvido, atrás apenas das doenças coronárias e de todos os tipos de câncer.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 11,479

    Falar sobre os direitos de um deficiente não é coisa fácil! Neste artigo, relataremos situações sociais e profissionais sobre os direitos dos deficientes.

    Por: Alexandre Vieiral Direito> Legislaçãol 20/01/2009 lAcessos: 7,432 lComentário: 3

    Relatar sobre apnéia e ronco, para alguns pode parecer uma brincadeira, assim como gozações do cotidiano, porém para as quem possui, é de grande frustração social e também familiar.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 727

    Embora tenha sido reconhecida primeira vez em 1981 a imunodeficiência adquirida (AIDS) se tornou um importante problema de saúde pública dessa geração. Nas várias semanas ou meses após a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), muitos indivíduos desenvolvem uma doença semelhante à mononucleose com duração de uma a duas semanas.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 2,392 lComentário: 1

    Podemos definir a cardiopatia como qualquer doença que atinja o coração. Mas como detectar uma doença no Coração?

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 137,232 lComentário: 20

    Comments on this article

    0
    dauanne 27/06/2010
    todos tem que cuida-se da própria saúde para acaba doente...
    0
    ANTONIO FRAGA 25/10/2009
    sou hiper tenso queria saber se posso praticar desorto ,(bicicleta)
    4
    Ederson Roberto Ferreira 02/05/2009
    minha pressão não baixa de 14 por90 eu tenho 30 anos sera q é conciderada uma pressão de risco para a minha idade?
    0
    Cristina Jatobá 26/03/2009
    Parabéns adorei seus artigos sou professora de educação física e sempre que você poder mande material sobre hipertensão, diabetes e obesidade.

    obrigada
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast