Os Benefícios Do Jogo De Xadrez Para A Saúde

Publicado em: 19/11/2009 |Comentário: 2 | Acessos: 2,921 |

OS BENEFÍCIOS DO JOGO DE XADREZ PARA A SAÚDE

William Pereira da Silva

Um dos homens mais velhos do mundo ganhou uma aposta na Inglaterra. Alec Holden vivia na inglaterra e tinha 90 anos e dizia que "iria viver eternamente". Com essa brincadeira, Alec apostou em uma casa de aposta que viveria ate os 100 anos e voltaria para pegar o prêmio. O "centro de avaliação de chances" (como um amigo meu caracteriza tais lugares) "William Hill" (nome da tal casa) aceitou a proposta e acolheu as 100 libras do jogador, prometendo pagar-lhe, caso ele sobrevivesse mais 10 anos, a importância de 25 mil libras, algo em torno de 100 mil reais. Isso porque a casa avaliou que tal aposta permitia a chance de somente uma vez ser bem sucedida entre 250 tentativas semelhantes. Agora que ela sabe que o "velhinho soprou suas 100 velinhas" e amarga um tremendo prejuízo, acaba de subir a idade mínima em casos similares para 110 anos. Não foi informado se Alec quererá renovar sua aposta e concorrer nesse novo, digamos, "patamar etário". Vocês devem estar se perguntando: onde está o xadrez nesta história? É simples! Quando perguntaram sobre o que ele havia feito ao longo de sua vida inteira para não somente atingir o centenário de idade, mas ainda estar com muita saúde, lucidez, disposição e, mesmo que pareça exagero, uma boa dose de jovialidade, ele respondeu: "eu sempre como mingau no café-da-manhã e jogo Xadrez todos os dias! Aha!". O perfeito equilíbrio na vida: mingau para o corpo e Xadrez para a mente! Tudo a ver! (

Extraído do artigo Xadrez: uma terapia para saúde dos autores:  Profº Adriano Pena Ribeiro Lemos
Enxadrista Daiane Geralda da Silva (Bacharel em Direito)

extraído do artigo XADREZ: UMA TERAPIA PARA A SAÚDE dos autores Professor Adriano Pena Ribeiro Lemos e a enxadrista Daine Geralda da Silva, Bacharel Direito.http://www.clubedexadrez.com.br/download/xadrez_terapia_saude.pdf).

Tenho lido diversos artigos sobre a terapia através  do jogo de xadrez. Em 1981, psicólogo Joan Christiaen em sua tese de doutorado intitulada "Chess & Cognitive Development" comprovou a influência do xadrez no desenvolvimento cognitivo. No Brasil o  psicólogo Estevan Matheus trouxe o xadrez para dentro do seu consultório, em São Paulo. Ele explica que o xadrez é um adendo à Ludoterapia ( tratamento por meio de brinquedos, divertimentos e jogos) e que há quatro anos vem utilizando no atendimento às crianças e pré-adolescentes. O xadrez também vem sendo usado como ferramenta para a Terapia Ocupacional com adultos.

Quando estamos jogando o xadrez estamos primeiro desenvolvendo a coordenação motora estática, onde colocamos o corpo numa situação de repouso em relação aos movimentos globais, isso nos proporciona o sentido da concentração, tão essencial para a leitura e o estudo em geral, neste estágio conseguimos sair da realidade ao nosso redor trazendo nossos pensamentos para um estado de simbiose mental produzindo o afastamento dos problemas do nosso cotidiano, isto ocasiona o relaxamento das outras estruturas cerebrais. Enquanto jogamos estimulamos as áreas mentais que desenvolvem a memória,  paciência e o autocontrole, a imaginação,  criatividade, inteligência, além do raciocino lógico o espírito de decisão e a coragem elementos tão essenciais a nossa vida.

A saúde física deve ser cuidada sempre, mas nunca esquecer da saúde mental fazendo prevalecer à máxima dos filósofos "Mente sã, corpo são". Uma mente saudável proporciona estímulos benéficos para todo corpo e o jogo de xadrez trás incontáveis benefícios para o cérebro.

Da mesma forma que o fígado, o coração, o baço, os pulmões, os intestinos adoecem a mente também esta susceptível as enfermidades diversas, daí o cuidado da saúde mental se faz necessária para uma melhor qualidade de vida e nada melhor que exercitá-la com atividades relacionadas ao desenvolvimento da capacidade para o pensamento e execução lógicos, auto-consistência e fluidez de raciocínio. Jogos como Dama, Gamão, Dominó e especialmente o Xadrez  dá-nos estas capacidades essenciais a nossa saúde cerebral.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/os-beneficios-do-jogo-de-xadrez-para-a-saude-1480172.html

    Palavras-chave do artigo:

    xadrez

    Comentar sobre o artigo

    SANDRA VAZ DE LIMA

    O artigo busca demonstrar a importância da prática do xadrez no âmbito escolar como suporte pedagógico, utilizado como possibilidade de construção na formação dos alunos

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 15/02/2010 lAcessos: 1,992
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Dentre os jogos utilizados na escola, destaca-se no presente artigo “o Xadrez”, sendo um excelente jogo que ensina aspectos fundamentais da solução de problemas, criação de estratégias, utilizando a percepção, a flexibilização e reversibilização do pensamento como forma de ordenar o jogo.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 15/02/2010 lAcessos: 1,595

    O Trabalho tem o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico através do xadrez, assim usará os métodos desenvolvidos no intuito de desenvolver o raciocínio lógico, assim o teste foi realizado durante um período de um mês na qual foi feito uma prova para avaliar como estava o raciocínio lógico da criança assim logo após no dia seguinte iniciou-se as aulas de xadrez para os alunos na qual durante um período de um mês passaram por pesquisa em sala de aula, assim levando os alunos a pensar.

    Por: Trysha Pallôma Brasil Mendesl Educação> Educação Infantill 07/06/2011 lAcessos: 878

    O trabalho tem o objetivo de desenvolver uma melhor qualidade de vida para alunos que jogam xadrez da Escola Municipal Carmem Age, assim serão usados os métodos do Projeto foi realizado no período de um mês na qual foi aplicado um teste de raciocino e hábitos de vida na qual o primeiro foi antes de iniciar o projeto o e segundo foi após o projeto, assim obtendo ótimos resultados, que depois de um mês pode verificar que os através de testes que os alunos melhoram sua forma de vida.

    Por: Moises Ramos Batistal Educação> Educação Infantill 07/06/2011 lAcessos: 156
    Diercio Ferreira

    O presente artigo relata as origens do Xadrez e a lenda da origem do Xadrez descrita no livro o homem que calculava de Malba Tahan, mostra que o surgimento e a ocidentalização do Xadrez está contextualizada dentro do ambiente social e cultural da Europa medieval e cujas peças trazem a representação da estrutura de poder e das relações sociais medievais. Através da lenda de Lahur Sessa explica de forma didática o conceito de progressão geométrica em matemática.

    Por: Diercio Ferreiral Arte& Entretenimentol 11/06/2011 lAcessos: 136

    A ciência e a arte desse esporte têm ajudado estudantes a desenvolver a memória, a concentração, a criatividade e a habilidade de prever as consequências das próprias ações

    Por: Naldo Pedrosal Esportel 05/06/2010 lAcessos: 595
    William Pereira

    Foi realizado no Colégio Evangélico Leôncio J. de Santana um laboratório de xadrez com crianças entre seis a dez anos de idade. Este trabalho teve como objetivo dar subsídios para afirmar as teorias estudadas em relação a pratica deste jogo com crianças nesta faixa etária. A Iniciativa é do Clube de Xadrez Pensart da Escola Estadual Jerônimo Rosado. Assessorado pela professora Martha Cristina Maia que acreditando nas afirmações do professor cedeu o espaço e seus alunos. Estamos ampliando a pesqu

    Por: William Pereiral Educação> Educação Infantill 29/11/2009 lAcessos: 650 lComentário: 1

    Jogar xadrez na internet exige que os competidores saibam exatamente quais são as peças, os movimentos permitidos e todas as regras de uma partida.

    Por: Pubepril Internetl 06/03/2012 lAcessos: 84
    Frederico Gazel

    Xadrez e futebol? Veja o comparativo e tire as suas dúvidas.

    Por: Frederico Gazell Esportel 06/12/2010 lAcessos: 312 lComentário: 1
    Frederico Gazel

    Antigamente, o xadrez não era popular como nos dias de hoje. Era difícil de encontrar um bom parceiro para algumas horas de partida. Através do método do xadrez por correspondência, o jogo poderia ser praticado a distância. Veja...

    Por: Frederico Gazell Esportel 18/12/2010 lAcessos: 163

    Um problema que atinge ou irá atingir 65% dos homens e 40% das mulheres. Para os homens é uma assunto incomodo mas sociavelmente aceite. Para as mulheres é um problema duro de lidar. Existem muitas mais mulheres no mundo que sofrem de calvície que possa imaginar. Não é só um problema de homens. Mas existe uma solução, e não uma solução temporária, mas uma solução definitiva e natural, o transplante capilar pelo método FUE.

    Por: Maria Mirandal Saúde e Bem Estarl 27/10/2014

    Sem dúvidas a obesidade tem sido um fator preocupante na saúde da população moderna. Nos últimos anos observamos um aumento significativo no índice de pessoas acima do peso ou mesmo obesas, tanto nos países desenvolvidos, como nos países em desenvolvimento. Além dos problemas para saúde o excesso de peso acarreta efeitos socioeconômicos substanciais.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    O objetivo da fisioterapia na saúde da mulher é atender a mulher em sua integridade, em todas as fases da sua vida, respeitando as necessidades e características individuais. Atua em vários aspectos da função e do movimento humano, que sofrem mudanças e alterações durante suas fases de vida, desde a adolescência até a fase adulta, passando pela fase reprodutiva, período gestacional, climatério, menopausa e terceira idade.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    Este artigo demonstra como um cuidador ou quem convive com uma pessoa que tem Alzheimer deve se comportar, mostra o que deve e o que não deve fazer para manter uma boa convivência e boa qualidade de vida.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    Cada vez mais nos deparamos com a situação de não encontrar ninguém nos lares durante o dia todo. Trabalho, curso, escola, faculdade, entre outras coisas, compõem uma grade maluca que tem hora certa para começar, mas sem previsão para terminar. E em meio a essa loucura, fica difícil seguir os horários comuns de alimentação em que estamos acostumados. Dependendo da rotina, fica até difícil de separar um tempo do seu dia para fazer isso.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 24/10/2014

    É muito bom poder sentar para almoçar e encontrar um pedaço de bife acompanhado de algumas batatas fritas, prontos para serem devorados. Mas muita gente não tem ideia de todo o processo que a carne passa até chegar a sua casa. Pensando até pelo lado higiênico, chega até ser um pouco perigoso o consumo de alguns alimentos, não somente carnívoros, sem que estejam devidamente saudáveis e conservados para seu consumo.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 24/10/2014

    A loucura do dia a dia traz muito estresse e os efeitos são claramente percebíveis com o decorrer do tempo. Cada vez mais, nos acostumamos em realizar inúmeras atividades simultaneamente, e a verdade é que fica quase impossível de realizá-las todas corretamente. Algumas funções realmente podem ser evitadas, mas por grande maioria, podemos enxergar obrigações rotineiras que necessitam uma atenção, dificultando que haja a devida concentração para cada uma.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 22/10/2014

    Relato de experiência na escola municipal de Itajaí sobre o Programa Saúde na Escola (PSE) e o recente lançamento da Caderneta do Adolescente.

    Por: Danieli Fabrícia Pereiral Saúde e Bem Estarl 21/10/2014
    William Pereira

    A insatisfação dos professores de Educação física é justificável, em parte. Um dos motivos é justamente as condições desfavoráveis em que foram lançados a assumir uma situação nova sem os recursos didáticos como livros de 6º ao 9º ano do fundamental e Ensino Médio seqüenciados como tem as outras disciplinas, em que os professores recebem livros das editoras com todo conteúdo pronto e vasto material didático, e os de Educação Física vão tirar conteúdos de onde?

    Por: William Pereiral Educação> Educação Onlinel 20/03/2011 lAcessos: 590
    William Pereira

    Dentro da hierarquia da Secretaria de Educação existem funções para cada setor ou cargo nele exercido, entretanto muitos saem de seus afazeres para entrar em determinada áreas que não lhe compete, querem disciplinar, determinar o funcionamento das escolas de acordo com seu pensar ou como pensa seu chefe político. Caso uma escola tenha um Diretor capaz, íntegro, uma equipe administrava responsável, conselho escolar atuante, grêmio estudantil participativo, associação de pais e mestres inserido n

    Por: William Pereiral Educação> Educação Onlinel 20/03/2011 lAcessos: 94
    William Pereira

    Fui agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito Educacional "Prof. Solon Moura", entregado pelo nobre vereador Genivan Vale e o representante da OAB em Mossoró, na oportunidade o vereador incentivou mais ainda minha luta em defesa da educação e que desenvolvesse mais projetos para oferecer melhorias para as escolas. Recebi os aplausos da platéia e fui cumprimentado pela gerente Executiva da Educação, professora Ieda Maria de Araújo Chaves Freitas.

    Por: William Pereiral Educação> Educação Infantill 05/12/2010 lAcessos: 81
    William Pereira

    Questiono muito com meus alunos sobre o dia, o que fazemos com ele. Nosso corpo ocupa um espaço e um tempo, de que forma utilizamos esse dia para nossa educação, para a manutenção deste corpo de forma saudável e com qualidade de vida, estamos utilizando bem o tempo para nossos afazeres? O Esquema Corporal dentro do estudo da Educação Psicomotora questiona e dá as diretrizes como utilizar nosso corpo em relação a este espaço-tempo.

    Por: William Pereiral Psicologia&Auto-Ajuda> Gerência de Tempol 11/04/2010 lAcessos: 339
    William Pereira

    Este ano estou inserindo no Clube de Xadrez Pensart atividades de Raciocino Lógico e Fluidez de Pensamentos (RLFP). No primeiro dia do funcionamento em 2010 do Clube oferecemos jogos de sudoko, palavras cruzadas, damas, dominó, jogos de lógicas, banco imobiliário e evidentemente do jogo de xadrez que, por si só, já tem uma gama infindável de benefícios de estímulos cerebrais desde a atenção e concentração; o julgamento e o planejamento; a imaginação e a antecipação; a memória...

    Por: William Pereiral Educação> Educação Infantill 11/04/2010 lAcessos: 1,684
    William Pereira

    Os objetivos principais do Programa Mais Educação são louváveis e tem como metas ampliar espaços, tempos e oportunidades educativas; ofertar novas atividades educacionais e reduzir a evasão, a repetência e distorções de idade-série, por meio de ações culturais, educativas, esportivas, de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de lazer, visando qualificar a experiência educativa das crianças e jovens das escolas públicas de ensino fundamental.

    Por: William Pereiral Educação> Educação Infantill 19/03/2010 lAcessos: 1,560 lComentário: 5
    William Pereira

    Ainda percebo um acanhamento de muitos educadores em relação à informática, as causas são desconhecidas da minha observação, entretanto, quase em todas as escolas já encontramos computadores com internet e equipamentos como impressoras, scanner, DVDS e tantos outros recursos utilizados na multimídia.

    Por: William Pereiral Educação> Educação Onlinel 19/03/2010 lAcessos: 164
    William Pereira

    As contradições das religiões às vezes causam-nos surpresas. Há passagens Bíblicas condenando muitas das ações destas religiões, vejamos alguns trechos e vamos analisá-las:

    Por: William Pereiral Religião & Esoterismo> Evangelhol 12/12/2009 lAcessos: 177 lComentário: 1

    Comments on this article

    0
    Gabriel Ciabattari Pagnano 09/11/2010
    Faz bem mesmo.
    0
    daniela 15/06/2010
    sei lá!não sei nem jogar xadres ja participei de competicões é legal toda aquela concentração q o jogador põe em suas peças!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast