“Os Médicos Sem Fronteiras”

Publicado em: 09/11/2009 | Acessos: 744 |

“OS MÉDICOS SEM FRONTEIRAS”

 

Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo

 

       Os médicos sem fronteiras auxiliam a mais de 10 milhões de pessoas por ano, nos 60 países em que estão atendendo. A organização vive com doações de pessoas físicas, que compõem 75% de sua receita, ao todo são 3 milhões de doadores pelo mundo, mas este número necessita aumentar, para que mais e mais vidas sejam salvas.

        Houve em virtude da crise internacional o recuo de investimentos em tratamentos de HIV, principalmente no Continente Africano, mas o programa precisa continuar para reduzir os níveis de mortalidade.

        Sem a ajuda humanitária dos médicos sem fronteiras no Sudão muitas vidas seriam ceifadas. Os confrontos perto de Shangil Tobaya se intensificaram a partir de 04 de novembro, na cidade de Shangil Tobaya e Darfur Norte, que deixaram centenas de famílias desabrigadas e o papel da força de socorro dos médicos sem fronteiras está sendo vital para aquelas famílias.

         Poucos conhecem o papel deles no Brasil, mas é possível obter informações e assistir um filme sobre a organização no site: http://www.msf.org.br/filme/

         Com apenas R$ 30,00 por mês eles conseguem vacinar 200 crianças por ano contra a meningite, ou mesmo equipar médicos que vão para locais de conflitos e guerras.

         Eles atuam com projetos no Brasil, principalmente em regiões carentes do Rio de Janeiro, Vale do Jequitinhonha, e auxílio a núcleos de saúde, bem como treinamento e suporte a comunidades carentes em questões de integração de saúde e atendimento emergencial.

         Na Ásia eles estão auxiliando comunidades nos seguintes países: Armênia, Bangladesh, Camboja, China, Coréia do Norte, Autoridade Palestina, Filipinas, Geórgia, Índia, Indonésia, Irã, Laos, Nepal, Paquistão, Tailândia, Turcomenistão, Uzbequistão.

        Na África está auxiliando 27 países, na República Centro Africana, mais de 1.300 crianças, a maioria com desnutrição grave entraram no Programa MSF (Médicos Sem Fronteiras) nos últimos dias, provocadas pela crise no seguimento de minério, que acarretou a perda das poucas ocupações profissionais da região e a fome está assolando as cidades.

 

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/os-medicos-sem-fronteiras-1437947.html

    Palavras-chave do artigo:

    os medicos sem fronteiras

    Comentar sobre o artigo

    Enquanto trabalhavam para socorrer as vítimas do conflito, eles perceberam que as limitações da ajuda humanitária internacional da época eram fatais. Para tratar dos doentes e feridos era preciso esperar por um entendimento entre as partes em conflito ou pela autorização oficial das autoridades locais. Além das dificuldades burocráticas, os grupos de ajuda humanitária não se manifestavam diante dos fatos testemunhados.

    Por: Wagner Paulonl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 29/06/2008 lAcessos: 965 lComentário: 1

    Médicos Sem Fronteiras foi criada em 1971 por um grupo de jovens médicos e jornalistas que, em sua maioria, tinham trabalhado como voluntários em Biafra, região da Nigéria, que, no final dos anos 60, estava sendo destruída por uma guerra civil brutal.

    Por: Wagner Paulonl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 29/06/2008 lAcessos: 301

    26/06/2008 – A população da Somália enfrenta atualmente uma grave crise humanitária, ainda sem a resposta necessária. Apenas em maio, as equipes de Médicos Sem Fronteiras (MSF) que trabalham em Hawa Abdi e Afgoye, subúrbios de Mogadíscio, trataram mais de 2,5 mil crianças que sofriam de desnutrição aguda, com o número de admissões nos programas nutricionais de MSF duplicando em abril e novamente em maio.

    Por: Wagner Paulonl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 29/10/2008 lAcessos: 680

    Médicos Sem Fronteiras lança campanha pedindo para União Europeia rever acordos que podem elevar o preço de medicamentos genéricos produzidos na Índia. A organização humanitária Médicos Sem Fronteiras lança hoje a campanha global "Europa, tire a mão dos nossos medicamentos!", contra as tentativas da União Europeia (UE) de restringir o acesso aos medicamentos genéricos aos pacientes dos países em desenvolvimento.

    Por: Wagner Paulonl Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/10/2010 lAcessos: 119

    MSF analisa as diversas etapas de sua resposta ao terremoto e reforça seu comprometimento com o futuro da população. Seis meses após o terremoto do dia 12 de janeiro no Haiti, a organização médico-humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) publica hoje um relatório descrevendo a maior resposta de emergência da historia da organização.

    Por: Wagner Paulonl Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/10/2010 lAcessos: 80

    MSF ofereceu assistência imediata para as vítimas e apenas dois pacientes se encontram em estado grave Após as explosões que ocorreram em Mingora, a principal cidade do distrito de Swat, na província de Khyber Pathkunkhwa, equipes médicas da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) e do Ministério da Saúde paquistanês trataram 58 pessoas feridas, algumas delas de forma grave.

    Por: Wagner Paulonl Saúde e Bem Estar> Medicinal 16/10/2010 lAcessos: 54

    Um violento ataque perpetrado por homens armados com martelos e o incêndio de uma vila que abrigava deslocados internos são apenas dois episódios de uma série de eventos violentos sofridos recentemente pelas pessoas que vivem nas províncias de Kivu, na República Democrática do Congo (RDC).

    Por: Wagner Paulonl Saúde e Bem Estar> Medicinal 16/10/2010 lAcessos: 111

    03/08/2008 – O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) negou a concessão do pedido de patente feito pela empresa Gilead para o medicamento tenofovir disoproxil fumarato (TDF). A decisão que poderá ampliar o acesso a um dos medicamentos-chave para o tratamento do HIV/Aids nos países em desenvolvimento, afirma a organização internacional médica humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF).

    Por: Wagner Paulonl Notícias & Sociedade> Polítical 29/10/2008 lAcessos: 392 lComentário: 1

    17/10/2008 - Em Karamoja, a desnutrição é crônica. No entanto, este ano, a remota região do nordeste de Uganda está sofrendo sua pior seca em cinco anos, criando uma crise humanitária.

    Por: Wagner Paulonl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 29/10/2008 lAcessos: 539 lComentário: 3

    Um problema que atinge ou irá atingir 65% dos homens e 40% das mulheres. Para os homens é uma assunto incomodo mas sociavelmente aceite. Para as mulheres é um problema duro de lidar. Existem muitas mais mulheres no mundo que sofrem de calvície que possa imaginar. Não é só um problema de homens. Mas existe uma solução, e não uma solução temporária, mas uma solução definitiva e natural, o transplante capilar pelo método FUE.

    Por: Maria Mirandal Saúde e Bem Estarl 27/10/2014

    Sem dúvidas a obesidade tem sido um fator preocupante na saúde da população moderna. Nos últimos anos observamos um aumento significativo no índice de pessoas acima do peso ou mesmo obesas, tanto nos países desenvolvidos, como nos países em desenvolvimento. Além dos problemas para saúde o excesso de peso acarreta efeitos socioeconômicos substanciais.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    O objetivo da fisioterapia na saúde da mulher é atender a mulher em sua integridade, em todas as fases da sua vida, respeitando as necessidades e características individuais. Atua em vários aspectos da função e do movimento humano, que sofrem mudanças e alterações durante suas fases de vida, desde a adolescência até a fase adulta, passando pela fase reprodutiva, período gestacional, climatério, menopausa e terceira idade.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    Este artigo demonstra como um cuidador ou quem convive com uma pessoa que tem Alzheimer deve se comportar, mostra o que deve e o que não deve fazer para manter uma boa convivência e boa qualidade de vida.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    Cada vez mais nos deparamos com a situação de não encontrar ninguém nos lares durante o dia todo. Trabalho, curso, escola, faculdade, entre outras coisas, compõem uma grade maluca que tem hora certa para começar, mas sem previsão para terminar. E em meio a essa loucura, fica difícil seguir os horários comuns de alimentação em que estamos acostumados. Dependendo da rotina, fica até difícil de separar um tempo do seu dia para fazer isso.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 24/10/2014

    É muito bom poder sentar para almoçar e encontrar um pedaço de bife acompanhado de algumas batatas fritas, prontos para serem devorados. Mas muita gente não tem ideia de todo o processo que a carne passa até chegar a sua casa. Pensando até pelo lado higiênico, chega até ser um pouco perigoso o consumo de alguns alimentos, não somente carnívoros, sem que estejam devidamente saudáveis e conservados para seu consumo.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 24/10/2014

    A loucura do dia a dia traz muito estresse e os efeitos são claramente percebíveis com o decorrer do tempo. Cada vez mais, nos acostumamos em realizar inúmeras atividades simultaneamente, e a verdade é que fica quase impossível de realizá-las todas corretamente. Algumas funções realmente podem ser evitadas, mas por grande maioria, podemos enxergar obrigações rotineiras que necessitam uma atenção, dificultando que haja a devida concentração para cada uma.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 22/10/2014

    Relato de experiência na escola municipal de Itajaí sobre o Programa Saúde na Escola (PSE) e o recente lançamento da Caderneta do Adolescente.

    Por: Danieli Fabrícia Pereiral Saúde e Bem Estarl 21/10/2014
    Welinton dos Santos

    O Novo salário Mínimo Paulista de 2013 foi sancionado pelo Governador Geraldo Alckmin no dia 14/01/2013.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedadel 15/01/2013 lAcessos: 55
    Welinton dos Santos

    O encontro RIO + 20, onde nos primeiros dias estavam 94 Chefes de Estado, mostra de forma clara que existe a consciência dos problemas ambientais no mundo, mesmo que documentos e discussões a princípio pareçam não atingir os seus objetivos, na prática impulsionam movimentos pelo planeta, provocam atores sociais com outros olhares, além de auxiliar em ações conjuntas futuras corretivas e preventivas.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 26/06/2012 lAcessos: 307
    Welinton dos Santos

    Brincar é coisa séria, realmente, essencial para a saúde física, intelectual e emocional do ser humano.

    Por: Welinton dos Santosl Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/06/2012 lAcessos: 115
    Welinton dos Santos

    Esta transformação faz com que haja mudanças nos contextos das cidades e na visão crítica de seus moradores.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 06/06/2012 lAcessos: 66
    Welinton dos Santos

    O turismo educacional precisa ser explorado e mostrar a ciência em nossa vida é extremamente importante para o crescimento intelectual, além de contribuir para ampliação da visão crítica da sociedade.

    Por: Welinton dos Santosl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 06/06/2012 lAcessos: 40
    Welinton dos Santos

    Com mercado interno aquecido, aumento do poder real de compra dos brasileiros, programas de melhoria de renda e apoio as famílias com alta vulnerabilidade econômica, tirando da miséria milhões de brasileiros e o aporte de mais de 31 milhões brasileiros na última década que passaram para a classe média, o país festeja os 19 novos milionários por dia desde 2.007 com projeções para continuar até 2.014, de acordo com reportagem publicada pela Forbes, atualmente o país tem 137 mil milionários e 30 bi

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Polítical 06/06/2012 lAcessos: 54
    Welinton dos Santos

    Um livro polêmico do estudioso Arvind Subramanian, da Peterson Institute for International Economics chamado "Eclipse: Living in the Shadow of China's Economic Dominance," que comenta sobre o domínio econômico da China, analisa as medições do PIB de acordo com índice de paridade de poder de compra (PPP) que de acordo com a média do domínio econômico...

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Polítical 06/06/2012 lAcessos: 113
    Welinton dos Santos

    Vivemos a Era da Informação, em que novos valores são transferidos a sociedade, desde inovações tecnológicas, sistemas de comunicações integrados, consciência ecológica, sustentabilidade empresarial, bioética, educação dinâmica, economia integrativa, responsabilidades compartilhadas e tantas outras mudanças.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Polítical 06/06/2012 lAcessos: 67
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast