Os10 Mandamentos Do Socorrista

Publicado em: 29/12/2008 |Comentário: 7 | Acessos: 35,109 |

OS10 MANDAMENTOS DO SOCORRISTA


                               aparecido da cruz        

          

1 ) Mantenha Calma.

2)Tenha em mente a seguinte ordem de segurança quando você estiver prestando socorro:

1A - Primeiro EU (o socorrista)

1B - Depois minha equipe (e transeuntes)

1C - E por ultimo a vítima

Intuito chave: Não gerar novas vítimas.

 

3)Ao prestar socorro, é fundamental ligar (ou pedir para)ao serviço especializado de imediato. Podemos por exemplo discar:

192- Emergências Médico – Clinicas/ Atropelamentos  e  emergências labor residenciais.

193 – Bombeiros – Emergências cujas dimensões exigem equipamentos específicos. Ex. Desenclausuramento= Lucas

4)    Sempre verifique se há riscos no local, para você sua equipe, antes de agir na emergência.

5)    Mantenha o bom senso.

6)    Mantenha o espírito de liderança, pedindo ajuda e afastando os curiosos.

7)    Distribua tarefas, assim os transeuntes que poderiam atrapalhar lhe ajudarão e se sentirão mais úteis.

8)    Evite manobras intempestivas - Imprudentes, com pressa.

9)    Em caso de múltiplas vítimas dê preferência àquelas que correm maiores riscos de morte como, por exemplo, vítimas em parada cárdio respiratória ou com fortes hemorragias.

10)                  Seja socorrista e não herói – Respeite suas limitações


Principais Diretrizes e Protocolos de Primeiros Socorros

. National Safety Council

. Wilderness Medical Society

. American College of Sports Medicine

. American Heart Association

. American College of Emergency Physicians

No Brasil existem ainda as diretrizes estabelecidas pelo COFEM e pelo Instituto São Floriano de Atendimento a Emergências.



ORAÇÃO DO SOCORRISTA

Que Deus me permita a todos os instantes alcançar o conhecimento necessário, para Ajudar a quem precisa e ajudar a quem não acha que precisa. Que o único objetivo seja sempre ajuda sem distinção nenhuma. Que eu possa transpor todos os obstáculos físicos e mentais para cumprir minha missão de ajudar. Que eu possa antes de tudo estar bem comigo mesmo para ajudar quem precisa. Que eu possa ser um instrumento, uma ferramenta na construção de um mundo melhor. E que mesmo sob mais forte das tempestades o meu trabalho e da minha equipe possa SEMPRE estar sob o teu comando Pai, pois está escrito "amai uns aos outros como eu vos amei". Amém

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/os10-mandamentos-do-socorrista-700984.html

    Palavras-chave do artigo:

    socorrista

    ,

    mandamentos

    ,

    oracao

    Comentar sobre o artigo

    A Saúde do Trabalhador traz à particularidade de ser uma área que institui práticas potencialmente transformadoras que perseguem a integralidade da atenção à saúde buscando a superação da dicotomia existente entre a assistência individual e coletiva, entre a vigilância epidemiológica e sanitária, entre as ações preventivas e curativas. A criação da RENAST, a partir da Portaria n. 1.679, de 19 de setembro de 2002, veio atender viabilizar e garantir atenção a saúde dos trabalhadores

    Por: tamires almeidal Saúdel 21/08/2014

    A anemia significa uma diminuição da hemoglobina no sangue, que causa uma redução dos glóbulos vermelhos (hemácias) circulantes.

    Por: Central Pressl Saúdel 21/08/2014

    A Lei Federal n° 8080/90, em seu artigo 6º, § 3º, regulamenta os dispositivos constitucionais sobre Saúde do Trabalhador, da seguinte forma: que a saúde do trabalhador deve ser entendida como um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos provenientes das condições de trabalho.

    Por: tamires almeidal Saúdel 17/08/2014
    João Santoro

    Com um número muito grande de casas de repouso se espalhando por todos os lugares, é muito importante saber como distingui-las de acordo com as suas necessidades. O objetivo deste artigo, portanto, é fornecer subsídios para que se estabeleçam critérios no momento da escolha da melhor casa de repouso que hospede o seu ente querido.

    Por: João Santorol Saúdel 16/08/2014

    Algo que pode acabar por gerar algumas dúvidas, é com relação a sintomas de doenças, sendo que podemos observar que muitas pessoas podem acabar por ter uma doença, mas quando um sintoma que seria considerado como diferenciado surge, ocorre a dúvida, se é ou não decorrente da tal doença. Sendo assim, iremos falar agora mesmo se a psoríase coça ou não, para que assim você possa ter certeza do que tem.

    Por: Sayuri Matsuol Saúdel 14/08/2014

    Algo que pode gerar uma determinada dúvida entre as pessoas, seria com relação a psoríase esta que se trata de uma doença que muitas pessoas podem acabar por não entender muito bem como funciona. Sendo assim, vamos explicar agora mesmo do que ela se trata, assim como também como ela se manifesta entre tantas outras dúvidas que as pessoas podem acabar por ter.

    Por: Sayuri Matsuol Saúdel 11/08/2014 lAcessos: 11

    Saiba mais sobre a doença psoríase, se ela coça ou não e quais são seus sintomas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúdel 11/08/2014 lAcessos: 12

    Saiba melhor sobre a doença psoríase, se tem cura ou não, e quais são os tipos de tratamento.

    Por: Sayuri Matsuol Saúdel 11/08/2014
    Aparecido da Cruz

    Nossa reflexão, pretende reafirmar, sem pré-julgamento ou emissão de juízo, que alguns tipos de "cristianismos", pós modernos são fruto de uma percepção centrada na revolução intelectual ocidental pós-iluminista, com uma percepção apenas cognitiva e humana de Deus.

    Por: Aparecido da Cruzl Religião & Esoterismo> Evangelhol 14/06/2013 lAcessos: 25
    Aparecido da Cruz

    ..."convém atentarmos, no que diz respeito a educação teológica no Brasil, avalio eu, que o "sistema" de gestão da educação atual, proporcionalmente direcionado pelos anseios e vontades do "deus deste século" II Coríntios 4:4, não possui legitimidade para legislar, regrar, ingerir ou qualquer outra ação, sobre a educação confessional". Este sistema arcaico e repleto de explicitas mazelas morais e éticas, se mostra fraco e inconsistente para algo tão grande.

    Por: Aparecido da Cruzl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 15/08/2012 lAcessos: 34
    Aparecido da Cruz

    Há mais de uma década os evangélicos são considerados eleitores-chave. Mas, desde junho, quando foram divulgados os dados referentes à religião do Censo 2010, a importância deste grupo foi endossada em números. O crescimento dos evangélicos no Brasil "impressiona" e pressiona candidatos e partidos a criar estratégias para atrair estes fiéis.

    Por: Aparecido da Cruzl Religião & Esoterismo> Religiãol 10/08/2012 lAcessos: 54
    Aparecido da Cruz

    Carissimos amigos, eu nunca ví um mosaico criado a base de uma única peça. Com toda sua beleza e glamour, todos que já ví (e como lemos acima) tem em seu bojo e formatação dezenas, ou centenas de pequenos fragmentos, o que me levou e meditar no respeito as especificidades.

    Por: Aparecido da Cruzl Relacionamentos> Amizadel 28/03/2012 lAcessos: 228
    Aparecido da Cruz

    O Vislumbre do Direito a vida e a segurança, sob a ótica do relatório da ONU de Setembro/2008 sobre a necessidade de reforma nas policias, corregedorias, promotorias, judiciário e na administração carcerária. Propomos um olhar mais apurado da sociedade e das organizações de segurança sobre estes fatos vexatórios, bem como outros, que pelos sinais continuam a ocorrer na calada das madrugadas em nossas periferias.

    Por: Aparecido da Cruzl Notícias & Sociedade> Cotidianol 08/09/2010 lAcessos: 70
    Aparecido da Cruz

    Qualidade é tema de estudos, palestras, artigos, discussões, livros e interpretações variadas, mas representa o primeiro degrau para o sucesso de uma organização, seja ela de grande, médio ou pequeno porte. Neste breve artigo quero compartilhar uma visão pessoal sobre o que tenho visto na prática e não na teoria.

    Por: Aparecido da Cruzl Negócios> Administraçãol 07/09/2010 lAcessos: 122
    Aparecido da Cruz

    Quem é este profissional, o que faz e quais seus principais desafios na atualidade? Falar sobre estes aspectos e promover um pensamento critico é a proposta deste artigo, que discute a urgência de o bombeiro civil repensar posturas equivocadas e arcaicas, caso contrário estará sempre fadado ao desrespeito e opróbrio disfarçado de sempre. Algo que estes profissionais ainda não tiveram um olhar apurado para perceber.

    Por: Aparecido da Cruzl Carreira> Gestão de Carreiral 05/09/2010 lAcessos: 2,263 lComentário: 2
    Aparecido da Cruz

    Comparo o tema de uma mensagem a uma grande árvore viçosa e frondosa. Germinada no coração de Deus, nascida no coração de um irmão, crescida na unidade da igreja, regada pelo pregador, florescida pelo Espírito Santo e com frutos preciosos para o Senhor Jesus. Esta mensagem em linguagem simples e objetiva, retrata alguns dos obstáculos que temos a vencer e o combustivel necessário para percorrer pelo caminho.

    Por: Aparecido da Cruzl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 01/09/2010 lAcessos: 122

    Comments on this article

    0
    ricardo costa 12/11/2010
    eu estou a tirar o curso de socorista e esta a ajudar-me muito ,e muito bom ajudar as pessoas fico mais realisado ,aconselho a tirar { e senpre mais 1 cena para o nosso curriculo}
    1
    Ricardo Melo 21/10/2009
    Gostaria de saber qual a legislação especifica para o motorista socorrista, pois tenho CNH D e curso de socorrista e trabalho em uma ambulância.
    1
    racklaine 10/09/2009
    bom eu quero muito fazer o curso de socorrista... pois isso tem me chamado muita atenção através de um programa de televisão q eu tenho acompanhado durante alugum tempo...o programa da no canal 10 q se chama (E 24)
    Poxa é muito massa.. só q tem um porem, eu morro de medo dessas coisas de hospital, tenho trauma.
    Mas é uma area q eu me interessei de verdade... eu quero muito fazer... mas como q eu faço para começar o curso???... o que eu preciso fazer???...
    Eu quero ajudar o próximo, porq quando eu o ajudo estou ajudando a mim mesma!!!
    0
    Lucivan 27/08/2009
    Excelente artigo e de grande necessidade.
    1
    katherinne 20/08/2009
    quero escolher um toque
    1
    MAYRA SOARES B 06/06/2009
    EU ESTOU AFIM D FAZER EXTENSÃO PARA SOCORRISTA,POIS MIM CHAMA MUITA ATENÇÃO COM UM SÓ PROPOSITO AJUDA AS PESSOAS,SÓ Q MEU NAMORADO DISSE Q É MELHER FAZER PARA SEGURANÇA NO TRABALHO.POIS VAI LOGO PARA O MERCADO DE TRABALHO.O Q EU FOSSO MIM DER UMA RESPOSTA O Q EU POSSO FAZER?
    1
    ricardo pereira 30/03/2009
    uma certa vez um colega meu falou na sala, aonde estava sendo ministrado o curso de primeiros socorros, o seguinte é mas facil de tira a vida de uma pessoa do que salva uma pessoa, muitos riram eu fiquei calado, e eu aprendi algunha coisa com isso, sinto que vai aconteçer, grandes cadastrofe no nosso pais devido a mutança no planeta, pos bem, tentei muitas vezes mim filiar a cruz vermelha e não tive nem resposta, poderia voz mim ajuda ?. aguardo resposta eletrinica.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast