Osseointegração

Publicado em: 19/02/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 3,075 |

É a união estável entre a superfície do osso e o titânio, na qual as células ósseas migram para a superfície do metal. Está descoberta aconteceu nos anos 60 por mero acaso, quando um médico sueco, Per-Ingvar Brånemark, pesquisava a micro circulação sanguínea no osso da pata de um coelho. Para realizar a pesquisa ele introduziu uma câmara de observação revestida de titânio na tíbia do coelho. Quando finalizou a pesquisa e tentou retirar a câmara percebeu que ela estava fixada à pata do coelho e não poderia ser removida. Nascia então o principio da osseointegração.

 

Através da osseointegração podemos fixar cilindros na estrutura óssea para apoiar próteses dentárias que substituirão dentes ausentes.

 

Existem protocolos de espera entre a instalação do implante e a confecção da prótese. Este período é o tempo necessário para que ocorra a osseointegração e deve ser respeitado para obter êxito no tratamento. Preconiza-se na arcada superior o aguardo de seis meses após a instalação do implante para apoiar prótese, já na arcada inferior o tempo de espera é de três meses. Existem alguns casos em que a prótese pode ser instalada sem espera, o que chamamos de carga imediata.

 

Uma vez ocorrida a osseointegração o paciente está apto a ativar o implante utilizando como apoio de prótese.

 

A insatisfação dos pacientes portadores de Próteses Removíveis ou fixas sobre dentes criou o ambiente ideal para a técnica de implantes osseointegrados, onde as próteses ficariam fixas nos implantes, permitindo ao paciente segurança para sorrir e mastigar.

 

A técnica chegou ao Brasil nos anos 80 criando uma verdadeira revolução entre os dentistas. Hoje é totalmente consagrada na odontologia, difundida e acessível aos pacientes.  Não há dúvidas que a melhor opção na atualidade para reabilitar a ausência de um ou mais dentes é o implante, desde que o paciente tenha boa condição de saúde e estrutura óssea suficiente.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/osseointegracao-1879519.html

    Palavras-chave do artigo:

    odontologia

    ,

    implantes

    Comentar sobre o artigo

    Os implantes dentarios revolucionaram a odontologia moderna e atualmente estão inseridos no cotidiano dos consultorios odontologicos. O custo deste procedimento tem diminuido nos ultimos 15 anos, principalmente pela nacionalização da produção de equipamentos e produto odontologicos. Saiba mais sobre os principais tipos de tratamentos com implantes dentais e seu custo médio segundo a tabela do Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo (VRPO2009/SOESP).

    Por: Clinica Matsubara Odontologial Saúde e Bem Estar> Odontologial 23/08/2010 lAcessos: 7,246 lComentário: 1
    DHarari

    Embora finalizado em 2003, considero esse caso clínico de reabilitação do edentulismo quase total ainda muito atual na técnica adotada para sua resolução. Como vemos no decorrer das aulas do curso, todos os componentes protéticos utilizados neste caso são apresentados durante a sequencia de slides

    Por: DHararil Saúde e Bem Estar> Odontologial 13/12/2011 lAcessos: 130

    O que os implantes dentários podem fazer por você?

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 06/12/2010 lAcessos: 176
    DHarari

    Quantas e quantas vezes podemos nos deparar com uma pessoa que indaga dessa forma, implícita ou explicitamente, sobre nossa competência profissional de interferir na sua autoestima? O que provavelmente ela quer perguntar é: "Será que esse dentista consegue devolver meus dentes que por algum motivo foram, ou estão sendo perdidos?" "De fazer eu me livrar dessa dentadura/roach que faz eu me sentir mais velho do que eu realmente sou?"

    Por: DHararil Educação> Educação Onlinel 29/08/2011 lAcessos: 153
    DHarari

    Muitas pessoas têm comentado sobre algumas dúvidas em relação várias modalidades de cursos de prótese sobre implantes existentes em nosso país. Claro que não conheço a grande maioria deles que, aliás, vem se proliferando ao longo dos útimos anos intensa e, de certa forma, desordenada.

    Por: DHararil Saúde e Bem Estar> Odontologial 05/10/2011 lAcessos: 143
    Arcata

    A ARCATA é especialista em implantes odontológicos. Este procedimento permite a fixação de dentaduras, reposição de dentes sem desgastar os vizinhos, fixação de próteses fixas ou removíveis.

    Por: Arcatal Beleza> Cirurgia Plástical 08/02/2010 lAcessos: 618
    DHarari

    O objetivo de aprender é adquirir conhecimentos com o objetivo de utilizá-los, desempenhado nossas atividades. Todo ser humano começa a aprender desde suas primeiras experiências de vida. E vamos ser honestos: aprender é inútil se não podemos fazer com que esse conhecimento seja aplicável a algo novo, ou na melhora daquilo que pensamos que já sabemos. A aprendizagem é a aquisição de conhecimentos. O desempenho é a aplicação do conhecimento.

    Por: DHararil Educação> Educação Onlinel 29/08/2011 lAcessos: 155

    A Odontologia teve um avanço surpreendente nos últimos 200 anos. Conheça um pouco mais sobre essa história e saiba como eram tratados os pacientes na época de Tiradentes.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 15/10/2010 lAcessos: 254

    Em 2012, grade científica traz novidades e área de expositores cresce 30%. De 28 a31 de janeiro de 2012 acontece o 30° CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo. Consagrado como um dos eventos mais importantes do mundo na área odontológica e tendo atraído mais de 80 mil pessoas na edição passada, a versão 2012 traz grandes novidades.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 10/11/2011 lAcessos: 66

    Qual a diferença entre Odontologia e Ortodontia? Uma das perguntas freqüentes entre vestibulandos ou entre pessoas mais interessadas no assunto, é qual a diferença entre odontologia e ortodontia.

    Por: Gabriel Chevyl Saúde e Bem Estar> Odontologial 01/08/2011 lAcessos: 1,639

    Pode-se notar com uma determinada facilidade o fato de que há diversas pessoas que sofrem com o ressecamento da pele na região dos cotovelos, e isto poderia ser considerado comum, no entanto, há casos em que é necessário que se tenha um pouco mais de atenção.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 12/12/2014

    Uma doença que causa vermelhidão e muita irritação na pele. As pessoas que têm psoríase tem a pele grossa e bem vermelha com muitas placas escamosas esbranquiçadas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 11/12/2014

    Para quem já ouviu falar sobre a psoríase, no entanto não tem muito conhecimento sobre os seus sintomas e com isto esta com algumas dúvidas, como por exemplo, a respeito da possível coceira. Sendo assim, iremos falar agora mesmo se a psoríase apresenta ou não este sintoma.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 09/12/2014

    As doenças de pele sempre geram muitos problemas principalmente na estética, e isso acaba chateando bastante os pacientes, porém na maioria dos casos essas doenças não afetam em nada na qualidade de vida, e esse acaba sendo o fator mais importante, pois mesmo com a doença, o paciente pode ter muita qualidade de vida. Assim também acontece com a psoríase, uma doença de pele que se caracteriza principalmente pelos sintomas de vermelhidão e coceira, porém também faz com que a pele na região doente

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 05/12/2014

    Atualmente existem muitas doenças que vem se tornando bastante populares entre os brasileiros, e entre essas doenças está a psoríase, uma doença que ataca a pele, causando vermelhidão e irritação, sendo que um dos seus principais sintomas são coceira intensa na região, o que acaba sendo o principal responsável por causar feridas na pele, pois a pessoa acaba coçando com muita frequência, e isso acaba sendo um dos principais motivos pela aparição de feridas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 28/11/2014

    HUMANIZAR É PRECISO. SOMOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E DEVEMOS A CADA DIA LUTAR PELA HUMANIZAÇÃO EM NOSSOS SETORES.

    Por: JOSE ERIQUE MIRANDA MEDEIROl Saúde e Bem Estarl 28/11/2014

    Para quem é paciente de psoríase, provavelmente já ouviram falar algumas centenas de vezes que a doença não tem cura, o que pode desconfortar muitos dos pacientes, como também os seus familiares, no entanto, não é necessário preocupação, pois existem diversos tratamentos que podem ser adotados, e que podem funcionar como uma espécie de cura temporária.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 26/11/2014

    RESUMO O estudo apresentado a seguir destaca o alcoolismo como uma doença e o quanto pode prejudicar a sociedade. O objetivo desse estudo é fazer uma abordagem teórica diante do assunto, buscando entender os aspectos que compreendem o tema. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como FERRARINI, VESPUCCI (2000), ANDRADE (2009), entre outros, procurando enfatizar a importância de se conscientizar sobre os problemas causados pelo uso excessivo do álcool.

    Por: Fernandal Saúde e Bem Estarl 24/11/2014

    Hipersensibilidade dentinária, como prevenir e tratar.

    Por: Flavio Lugol Saúde e Bem Estarl 19/02/2010 lAcessos: 316
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast