Saiba A Diferença Entre Artrose E Artrite

Publicado em: 20/01/2009 |Comentário: 14 | Acessos: 20,892 |

Artrite e artrose fazem parte do quadro de reumatismo que engloba inúmeros tipos diferentes de doença. Tudo o que acomete as juntas chama-se artrite. Existem artrites traumáticas provocadas por acidentes ou torções, metabólicas como as da gota, por exemplo, mais freqüentes no sexo masculino do que no feminino, artrites infecciosas causadas por bactérias etc.



A artrose é um processo degenerativo de desgaste da cartilagem, que afeta sobre tudo as articulações que suportam peso ou as que fazem movimentos em excesso, como por exemplo as cadeiras, os joelhos ou os pés".



Esta doença vincula-se ao envelhecimento das articulações, ligado ao passar do tempo. Inicia-se, em geral, a partir dos 40 ou 45 anos. Porém, também pode aparecer de forma precoce como conseqüência de traumatismos ou problemas congênitos que afetem a articulação. Por exemplo, a displasia da cadeira é uma malformação congênita da articulação, este é um fato que predispõe a uma artrose precoce.



"A artrite é uma doença inflamatória que pode afetar várias articulações ao mesmo tempo, por isso denomina-se poliartrite. Não está vinculada com a idade, pois pode aparecer na juventude", explica a especialista.

A artrose diferencia-se da artrite reumatóide pelo comprometimento do estado geral. E também existem pessoas assíntomas, mas o médico pode detectar a artrose em uma radiografia. Isto mostra, entre outras coisas, que o espaço ocupado pela cartilagem é menor que o habitual porque esta está deteriorada. Dado que a cartilagem cumpre a função de amortecer a pressão e o atrito entre os ossos, ao deteriorar-se, os ossos se tocam e se desgastam.



Basicamente, a diferença entre osteoartrite, nome correto da artrose, e artrite reumatóide é que a primeira acomete pessoas de idade mais avançada enquanto a segunda pode ocorrer em todas as idades e sua incidência é maior no sexo feminino.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 14 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/saiba-a-diferenca-entre-artrose-e-artrite-730234.html

    Palavras-chave do artigo:

    artrite e artrose

    Comentar sobre o artigo

    Nesse artigo explicamos de maneira resumida o que é a atrose do ombro e como podemos tratá-la.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 601

    A loja virtual VitalSaude ( www.vitalsaude.net ) é especializada na venda de produtos naturais como sucupira.

    Por: Hospedal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 11/08/2011 lAcessos: 2,290

    A prótese de Ombro é indicada para casos de fraturas do ombro assim como casos de doenças degenerativas. O objetivo desse artigo é explicar de forma simples e objetiva o que é uma prótese de ombro, como ela funciona, suas indicações e como se conduz o caso de um paciente com prótese de Ombro

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/05/2011 lAcessos: 617

    O uso da prótese de cotovelo vêm aumentando no país. Contudo pouca gente sabe o que é uma prótese de cotovelo, como ela funciona, quais seus riscos e quais seus benefícios O objetivo desse artigo é informar o paciente sobre esse assunto de maneira simples e objetiva.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/05/2011 lAcessos: 940 lComentário: 3

    A artrite é um dos problemas de saúde mais comuns, atingindo uma em cada sete pessoas. Existem mais de cem formas de artrite, que têm causas, sintomas e tratamentos diversos. A artrite pode ser consequência normal do desgaste das articulações ou de uma lesão, inflamação, infecção ou causa desconhecida. A maioria dos problemas articulares causados por inflamação denomina-se artrite.

    Por: Alice Coutol Saúde e Bem Estar> Medicinal 09/03/2011 lAcessos: 171

    O Aloe é uma planta histórica e é conhecida por suas características medicinais. Ela é conhecida no Brasil como Babosa, possui mais de 380 espécies no mundo, sendo uma planta xerófita que se adaptou muito bem ao clima do Brasil. Suas folhas são carnudas e suculentas, onde é armazenado um suco viscoso, amarelo e amargo. Ela é composta por vitaminas, polissacarídeos, antraquinonas, aloe emodina, lignina, acemannam, entre outros. E sua ação é antioxidante, cicatrizante, antibactericida, antiviral,

    Por: Silvial Saúde e Bem Estarl 18/11/2011 lAcessos: 1,150
    Nelson Lopes

    Potencializar o poder curativo da argila com a adição de fitoterápicos e mel.

    Por: Nelson Lopesl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 22/11/2010 lAcessos: 2,172 lComentário: 5
    João Carlos Baldan

    A Acupuntura, arte e técnica milenar terapêutica chinesa, parte integrante de ampla filosofia e regras de comportamento instituída pelo Tao e o Taoismo, é tanto terapêutica principal quanto auxiliar nos mais diversos ramos de tratamentos das patologias antigas e modernas. Infelizmente pouco ainda se divulga sobre esse assunto que, além de enorme economia, não invade o organismo com substâncias e promove o reequilíbrio interno e energético com finas e pequenas agulhas. Procure mais informações.

    Por: João Carlos Baldanl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 01/12/2009 lAcessos: 373
    www.aguaoceanica.com

    Água da Vida com 81 minerais que esta auxiliando no combate a várias doençs. Mauro Mendonça artista da Rede Globo de televisão, já esta fazendo uso dela e recomendando para váris pessoas. esta água podera ajudar no combate ao vírus H1N1- Gripe Suína.

    Por: www.aguaoceanica.coml Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 15/08/2009 lAcessos: 822 lComentário: 2
    Araceli Canova

    Você já desistiu das suas resoluções de Ano Novo? Você não está sozinha. Você deve ser uma das muitas que decidiram ficar em forma esse ano e já estão dando desculpas do porque não podem ir á academia. Eu tenho a solução perfeita: Dança do Ventre.

    Por: Araceli Canoval Saúde e Bem Estarl 26/02/2015

    A psoríase é um doença de pele que causa alguns incômodos aos seus portadores. Umas das maiores dúvidas é sobre a coceira. Acesse o link e descubra a resposta!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 25/02/2015

    A psoríase pode afetar o couro cabeludo? Por ser uma doença de pele, ela pode se espalhar por qualquer parte do corpo. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 25/02/2015

    Saiba como tratar a doença psoríase. Doença que se apresenta na pele e em diversas partes do corpo. Este artigo é direcionado para a psoríase dos pés, como tratar. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Conheça a doença de pele psoríase, presente em qualquer faixa etárias e diferentes partes do corpo. Descubra seus sintomas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Conheça a doença de pele psoríase, que pode se manisfestar em diferentes áreas do corpo humano, inclusive no cotovelo!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Adultos e idosos não imunizados colaboram para retorno de doenças então controladas. Fórum em São Paulo debate o tema

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Muitos acreditam que o "Consumo Responsável" de álcool não traz riscos à saúde, e ainda defendem os efeitos protetores do consumo de vinho tinto sobre os eventos cardiovasculares. Porém, sabemos que os benefícios desse consumo não chegam a um décimo de seus riscos, a começar pelo fato de que entre os homens com idade de 15 a 59 anos, o consumo abusivo de álcool é o principal fator de risco de morte prematura.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estarl 23/02/2015

    Popularmente há uma tendência em se julgar à sanidade da pessoa, de acordo com seu comportamento, de acordo com sua adequação às conveniências sócio-culturais como, por exemplo, a obediência aos familiares, o sucesso no sistema de produção, a postura sexual, etc.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 74,608 lComentário: 21

    É um grupo de sintomas incapacitantes permanentes, resultantes de danos as áreas do cérebro responsáveis pelo controle motor. Não progressiva que pode ter origem antes, durante ou logo após o nascimento e se manifesta na perda ou no comprometimento do controle sobre a musculatura voluntária. Caracteriza por um distúrbio de movimento ou postura dependendo do local e magnitude do dano os sintomas podem variar.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 8,847 lComentário: 11

    O TCE é uma agressão ao cérebro, não de natureza degenerativa ou congênita, mas causada por uma força física externa, que pode produzir um estado diminuído ou alterado de consciência, que resulta em comprometimento das habilidades cognitivas ou do funcionamento físico.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 22,909 lComentário: 11

    O AVE, ou Acidente Vascular Encefálico é a terceira maior causa de morte no mundo desenvolvido, atrás apenas das doenças coronárias e de todos os tipos de câncer.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 11,541

    Falar sobre os direitos de um deficiente não é coisa fácil! Neste artigo, relataremos situações sociais e profissionais sobre os direitos dos deficientes.

    Por: Alexandre Vieiral Direito> Legislaçãol 20/01/2009 lAcessos: 7,444 lComentário: 3

    Relatar sobre apnéia e ronco, para alguns pode parecer uma brincadeira, assim como gozações do cotidiano, porém para as quem possui, é de grande frustração social e também familiar.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 731

    Embora tenha sido reconhecida primeira vez em 1981 a imunodeficiência adquirida (AIDS) se tornou um importante problema de saúde pública dessa geração. Nas várias semanas ou meses após a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), muitos indivíduos desenvolvem uma doença semelhante à mononucleose com duração de uma a duas semanas.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 2,401 lComentário: 1

    Podemos definir a cardiopatia como qualquer doença que atinja o coração. Mas como detectar uma doença no Coração?

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 137,410 lComentário: 20

    Comments on this article

    1
    aparecida 10/03/2011
    estou com artrite quero saber se e de orde emocionau ou genetica pois tive um aborecimento muito grande e di para frente so teho ficado doete quero ajuda
    1
    Iracema Braga de Souza 01/02/2011
    oi, meu nome é Iracema, recetimente descobrir que tenho artrose na coluna lombar, como posso conviver com isso se preciso pilotar moto para chegar em meu serviço, e as dores são constantes.
    7
    carmen luzia costa pinto 01/01/2011
    Qual o tratamento alternatico, pois venho usando antinflamatorio já ha muitos anos. Possuo as doenças (aetrite deformante e artrose desde os 30 anos, agora tenho 72 anos, atualmente, estou encontrando diificuladades para andar , exemplo, os joelhos paralizam, principalmente o joelho direito, as mãos estão um pouco deformadas principalmente nas extremidades dos dedos, também muito inchados, meus anéis já não cabem mais nos dedos. Temnho muitas dores. Espero receber, com urgênicia, a resposta desse meu pedido de socorro, nâo quero usar bengala.
    7
    Dinara Albuquerque 11/11/2009
    Tenho artrose nos quadris. Gostaria de saber se tenho direito a algum desconta na compra de carro?
    6
    LAINI 01/11/2009
    LEGAL REALMENTE VC ME PEGO
    1
    cleide 25/10/2009
    Olá. quero saber mais sobre a artrite traumatica, pois a 9 meses tive uma fratura grave na cabeça do radio, mais decidirão ñ opera! ai hj descobri que estou com artrite traumatica, e tenho que tomar remedios por um ano 2 vezes ao dia e esses remedios são feito em farmacia de manipulação... gostaria de saber sé ñ pode tem outra forma de tratamento? pois tenho só 21 anos e creio que ñ fizer algum tratamento futuramente possa piorar e muito! obrigado e aguardo resposta.
    3
    Ana paula 18/10/2009
    Muito bom a materia, porem vc copiou MUITOOOO suas info do site do Drauzio Varella!!! Alias, vc fez um Crtl+C Crtl+V muito na cara dura, sem ao menos mudar as frases!!! Mas td bem está me ajudando a tirar minhas duvidas sobre o assunto.
    3
    maria helena 14/09/2009
    tenho uma filha que tem artrite congenita. quando apareceu ela tinha 16 anos. hoje ela esta com 23 e nao faz um acompanhamento,sente dores de vez em quando. qual ´seria o acompanhamento certo?
    ela mora em brasilia
    3
    cgi 12/09/2009
    esse trem é chato pra dedel!!!!!!!
    8
    claudio pena 13/07/2009
    como tenho desgaste de cartilagem no quadril, eu preciso de um veiculo adaptado. este problema so almenta porque sinto dor do lado esquerdo devido a embreagem ser no pedal.
    eu tenho direito de adquirir um veiculo especial (adaptado) para deficiente?.
    14
    rosangela santos 14/05/2009
    QAUL O MELHOR TRATAMENTO PARA ARTRITE
    4
    maria janete c. ferreira 14/05/2009
    descobri que estou com, artrite e artose , pois sinto muita s dore na ccoluna e na cevical . qual o exercicio que posso fazer..
    8
    Darci.G.Comar 18/04/2009
    artrose começa com dor no calcanhar?
    27
    daiane da conçeicão santana 08/04/2009
    quero saber como podemos prevenir a artrose e a artrite.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast