Saiba Mais Sobre Encefalopatia Crônica

Publicado em: 20/01/2009 |Comentário: 11 | Acessos: 8,789 |

É um grupo de sintomas incapacitantes permanentes, resultantes de danos as áreas do cérebro responsáveis pelo controle motor. Não progressiva que pode ter origem antes, durante ou logo após o nascimento e se manifesta na perda ou no comprometimento do controle sobre a musculatura voluntária. Caracteriza por um distúrbio de movimento ou postura dependendo do local e magnitude do dano os sintomas podem variar.


A perturbação da função muscular que surge após a destruição ou ausência congênita dos neurônios motores superiores. Essa alteração pode ser acompanhada, em casos mais graves, por distúrbios de comportamento ou retardo mental.



Causas:


-         Pré-Natal (mais freqüentes): distúrbios funcionais da mãe, infecções nos primeiros meses de gravidez


-         Natal (freqüentes): lesão cerebral durante o parto causada por falta de oxigênio no cérebro, parto prematuro


-         Pós-Natal (menos freqüentes): doenças do sistema nervoso (meningite), envenenamento gasoso, trauma.


Tipos:


-         espástica: maior parte dos casos, hipertonia da musculatura flexora, encurtamento do tendão calcâneo


-         atetóide: tônus muscular flutuante, movimentos involuntários


-         atáxica: marcha cambaleante, hipotonia muscular generalizada


-         monoplegia, paraplegia, hemiplegia, diplegia, triplegia tetraplegia, dupla hemiplegia.



Características gerais:


-         hiperreflexia


-         distúrbios na coordenação motora


-         problemas na fala


-         estrabismo


-         retardo mental (pode ocorrer apenas nos casos de tetraplegia muito grave)


-         dificuldade de realizar ajustes psicológicos


-         distração



Graus de Severidade de acordo com MINEAR (1956) e WEELKEN (1983)








Global




Motor Grosseiro




Motor Fino




Cognição




Fala






Leve




Marcha independente




Sem prejuízo




Q.I. mais de 70




Palavras independentes







Moderado




Marcha necessita de ajuda


arrasta-se




Função limitada





Q.I. entre


50  -70




Palavras precisam de assistência







Severo





Sem locomoção





Sem funções





Q.I 50




Indistinta


Dependência total








Atividade física:


-         alongamento muscular evita contraturas (utilizar FNP)


-         não tratar PC como DM e estimular a integração social


-         exercícios isotônicos localizados evitam atrofia muscular


-         relaxamento: reduz a espasticidade e inibe movimentos involuntários


-         treino de marcha (subida, descida, para frente, para trás)


-         enfocar grandes grupos musculares


-         progredir de movimentos grosseiros para os mais refinados


-         trabalhar coordenação motora-visual (utilizar alvos)


-         estimular a boa postura corporal

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/saiba-mais-sobre-encefalopatia-cronica-730345.html

    Palavras-chave do artigo:

    encefalopatia

    Comentar sobre o artigo

    O presente artigo trata-se de um estudo de caso sobre o uso de softwares educativos no processo de aprendizagem do educando com sequelas decorrentes de Paralisia Cerebral. Para tanto, buscamos investigar como o uso de softwares educativos contribui no processo de aprendizagem de educando com tais sequelas. Neste sentido, recorremos ao método etnográfico, bem como a vídeografia, realizada em uma escola pública no município de Ipojuca/PE.

    Por: Domicia B. Lins de Santanal Educaçãol 06/05/2013 lAcessos: 103

    Desde o nascimento, até aos três anos de idade, será de bom alvitre que os pais deem uma atenção toda especial, para o seu filho. Após, o nascimento todos os exames previstos pelo Ministério da Saúde, devem ser rigorosamente executados. O recém-nascido deve fazer na própria maternidade cinco exames. Os exames feitos logo após o nascimento do bebê ajudam na detectação precoce de doenças, visto que algumas doenças não apresentam sintomas de imediato e, podem comprometer a saúde do bebê no decorre

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Educação> Ensino Superiorl 21/05/2012 lAcessos: 240
    LUCIO BOAVENTURA

    A análise bioética de Transplante de Órgãos não gera conflitos em sua aplicação ou cirurgia, conflitos éticos surgem como para a distribuição aos doadores, leis, etc . O objetivo deste trabalho é aprofundar sobre esses conflitos e tentar determinar quais são os elementos necessários para resolver Fazer uma introdução aos conceitos relacionados ao assunto , é tentar pensar através dos princípios da bioética aplicadas a transplantes e os Princípios Orientadores da OMS para órgão também listados.

    Por: LUCIO BOAVENTURAl Saúde e Bem Estar> Medicinal 10/04/2014 lAcessos: 164

    Recentemente, pesquisadores do Reino Unido fizeram uma descoberta muito importante no caminho da cura de doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer.

    Por: Flávia Ghiurghil Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/10/2013 lAcessos: 54

    Este trabalho tem o objetivo de informar , o que é hiperatividade, suas causas e tratamento e conhecer as causas do transtorno para facilitar o convivio aluno-escola, família e sociedade,e também oportunizar um melhor relacionamento com a família, mostrando como devem agir para amenizar o TDAH com hiperatividade através de um acompanhamento médico especializado.

    Por: Silvana azevedol Educação> Educação Infantill 10/12/2011 lAcessos: 2,406

    O autor como médico apresenta sua experiência nas competições esportivas realizadas no Brasil como no exterior, na análise sorológica e urinária, realizada nos atletas e competidores, aleatoriamente, e também nos vencedores. Cita todos os artefatos e artifícios empregados por esses individuos para obter o titulo de campeão, e não apenas o espírito esportivo de competir. Comenta com alguns detalhes os casos mais comuns.

    Por: Tércio Tadeul Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/02/2010 lAcessos: 1,365

    RESUMO: O Serviço de Atendimento Móvel de urgência (SAMU) tem como finalidade reduzir o número de óbitos e seqüelas decorrentes da falta do primeiro atendimento no pré-hospitalar. Para isso conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e auxiliares ou técnicos de enfermagem, e socorristas, capacitados para atender às situações de urgência e emergência por 24 hs. O artigo mostra a necessidade de um atendimento mais atencioso para os casos de crise convulsiva, pois o seu

    Por: Sandro Marcelo Xavierl Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/03/2009 lAcessos: 15,334 lComentário: 1

    O álcool é uma substância que apresenta uma estrutura química apresentando lipo e hidrossolubilidade, sendo rapidamente absorvido após sua ingestão. Sua absorção ocorre após cerca de 30 a 60 minutos, sendo que 80% da absorção em sistema intestinal e 20% pelo estômago. Especial atenção na prática cirúrgica deve ser dada pelo dentista quando da indicação de reabilitação cirúrgica com implantes, uma vez que o potencial paciente apresente associação de tabagismo e etilismo.

    Por: helton miyoshil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 01/07/2008 lAcessos: 1,853 lComentário: 1

    Sentir-se abatido nos dias de hoje é algo comum, se considerarmos as condições de vida e trabalho impostas à sociedade. O estresse do ambiente profissional e do trânsito contribuem significativamente para esse desânimo diário. E quando o desânimo se torna uma tristeza aguda? E se a pessoa perde o sentido da vida? Bem, quando esses sintomas acontecem é necessário ficar em alerta. Certamente, é o alarme de sintomas de depressão soando alto.

    Por: O Caminho do Bem Estarl Saúde e Bem Estarl 16/11/2014

    A maioria, quase todas as doenças apresentam sintomas. Mas a psoríase por ser uma doença de pele e hereditária, não expõe muito seus sintomas. Quais são os sintomas da psoríase. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 11/11/2014

    A psoríase é uma doença de pele que afeta não somente os adultos, como também as crianças. Umas das suas principais causas é a genética. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 11/11/2014
    Mara De Souza Alves

    Receber o diagnóstico de câncer não é fácil. Por algum tempo a gente perde o chão, o rumo, os sonhos. Parece que vamos perder a vida... Game over... Fim de linha! Demora um tempinho até entendermos que, felizmente, hoje em dia o câncer tem cura (em muitos casos, pelo menos). E, como nem tudo são flores (e nem dores) a doença traz consigo a oportunidade de revermos o que realmente vale à pena. Essa reflexão rende um "bom pano para manga"...

    Por: Mara De Souza Alvesl Saúde e Bem Estarl 10/11/2014

    Vivemos em um país que, ainda que o chamemos de tropical, é continental. Isso significa que ele tem partes de seu território que ultrapassam a linha do trópico (no nosso caso, o de Capricórnio) e invade outras zonas climáticas. Não bastasse, temos regiões com diferentes altitudes ao longo de todo o território, indo desde o nível do mar até 2.000 metros.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 10/11/2014

    Alimentar-se de forma saudável é essencial para a manutenção da saúde. Esta constatação já se tornou um senso comum, ou seja, a maioria das pessoas reconhecem a importância de uma alimentação balanceada para a saúde. Porém, além de uma dieta saudável reforçar a saúde, ela também pode trazer diversos benefícios para o seu corpo e mente.

    Por: Karina Silva Fariasl Saúde e Bem Estarl 05/11/2014

    Quais as melhores dietas para grávidas, crianças e atletas que são veganos e pretendem continuar assim?

    Por: Victor Correal Saúde e Bem Estarl 04/11/2014 lAcessos: 15

    Quais as melhores comidas ricas em ferro para veganos? Neste artigo você conhecerá os melhores alimentos

    Por: Victor Correal Saúde e Bem Estarl 04/11/2014 lAcessos: 12

    Popularmente há uma tendência em se julgar à sanidade da pessoa, de acordo com seu comportamento, de acordo com sua adequação às conveniências sócio-culturais como, por exemplo, a obediência aos familiares, o sucesso no sistema de produção, a postura sexual, etc.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 74,425 lComentário: 21

    O TCE é uma agressão ao cérebro, não de natureza degenerativa ou congênita, mas causada por uma força física externa, que pode produzir um estado diminuído ou alterado de consciência, que resulta em comprometimento das habilidades cognitivas ou do funcionamento físico.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 22,749 lComentário: 11

    O AVE, ou Acidente Vascular Encefálico é a terceira maior causa de morte no mundo desenvolvido, atrás apenas das doenças coronárias e de todos os tipos de câncer.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 11,447

    Falar sobre os direitos de um deficiente não é coisa fácil! Neste artigo, relataremos situações sociais e profissionais sobre os direitos dos deficientes.

    Por: Alexandre Vieiral Direito> Legislaçãol 20/01/2009 lAcessos: 7,429 lComentário: 3

    Relatar sobre apnéia e ronco, para alguns pode parecer uma brincadeira, assim como gozações do cotidiano, porém para as quem possui, é de grande frustração social e também familiar.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 724

    Embora tenha sido reconhecida primeira vez em 1981 a imunodeficiência adquirida (AIDS) se tornou um importante problema de saúde pública dessa geração. Nas várias semanas ou meses após a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), muitos indivíduos desenvolvem uma doença semelhante à mononucleose com duração de uma a duas semanas.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 2,385 lComentário: 1

    Podemos definir a cardiopatia como qualquer doença que atinja o coração. Mas como detectar uma doença no Coração?

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 137,146 lComentário: 20

    Infelizmente, a agressividade é sempre um tema da atualidade, especialmente a agressividade juvenil, na qual está relacionada aos roubos, furtos, assaltos, seqüestros, gangues, atiradores de escolas, dos queimadores de mendigos, dos homicidas ou pelo simples fato da agressão familiar, o que não é tão difícil hoje em dia.

    Por: Alexandre Vieiral Lar e Família> Adolescentesl 20/01/2009 lAcessos: 30,305 lComentário: 23

    Comments on this article

    1
    maria de fatima 30/09/2011
    sou mãe de uma criança com pc eencefalopatia ñ probressiva, nao anda e nem fala, ele paresse ser perfeito, minha pergunta é: Ele tem chance de um dia vim Andar ou Falar? pelo amor de Deus mim responda com muita sinceridade!hoje ele está com 06 anos, é a pessoa mais linda desse mundo! amo muito...
    1
    maria de fatima 30/09/2011
    tenho um Filho com paralisia cerebral e encefalopatia crônica ñ progrssiva, passou da hora de nascer, gostaria de mim explicar como isso pode acontecer? se fiz o pré-natal tudo certinho, mim ajude por favor..
    2
    ruth clementino 20/05/2011
    EU TENHO UM FILHO QUE TEM ENCEFALOPATIA CRÔNICA DEVIDO A UMA INRESPONSABILIDADE MEDICA PASSOU DA HORA DO SEU NASCIMENTO E ELE TEVE UMA LESÃO NO CELEBRO POR FALTA DE OXIGENIO ENTÃO ELE AGORA TEM 2 ANOS E NÃO ANDA NEM FALA GOSTARIA DE SABER MAIS PARA AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DELE............OBG
    1
    marcia teixeira de araujo 02/02/2011
    meu pai tem encefalopatia hepatica, sofreu parada respiratória e entrou em coma. existe a possibilidade dele sair do coma e recuperar seus movimentos?
    2
    ARITAN 20/09/2010
    gostaria de receber mais informações sobre encefalopatia hd, sou professor de ed. fisica e tenho uma aluna de 4 anos com essa doença para fazer natação por recomendação médica
    10
    guilherme 04/04/2010
    tem cura?
    8
    jeisa 18/02/2010
    ola, tenho um irmão que tem a encefalopatia
    li o artigo mas não encontrei uma coisa
    queria saber se essa doença tem cura
    parabens pelo artigo e
    obrigado!!!!!
    3
    Adriana 08/12/2009
    Bom dia Professor,
    Gostaria de um esclarecimento sobre o caso do meu pai, que aos 66 anos teve sua pressão elevada a 22 X 12 além de ser fumante, hipertenso e diabético, teve a encefalopatia (disse o médico que poderia ter sido um AVC. O mesmo está com fraqueza nas pernas e braços, mais do lado direito. Não tem muito equilíbrio. Esse quadro é reversivo? O que poderíamos fazer para ele voltar ao normal?
    Abraços
    3
    Daniela 07/11/2009
    Estou em busca de informações a respeito do que é encefalopatia crônica, sou estudante de Pedagogia e estou fazendo estágio assessorando um aluno com esse diagnóstico. Gostaria de saber como lidar com ele, como ajudá-lo no aspecto cognitivo. Se puder me enviar alguma informação, agradeço desde já. Daniela
    4
    iracema santos 10/10/2009
    Oi, tudo bem! tenho uma princesa de sete anos com o diagnóstico de encefalopatia não progenica pós-meningocefalite. Gostaria de receber informações. grata pela atenção.
    abraço.
    1
    Isabel Naves 08/03/2009
    Bom dia Professor, sou acadêmica do 7o período de enfermagem. Estou fazendo um estudo de caso de uma paciente de três anos e gostaria se possível que enviasse todos os artigos do sr que foram publicados sobre encefalopatia crônica e uma boa literatura. Desde já obrigada pela atenção e sucesso!!!! Abraço
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast