Saiba Mais Sobre O T.C.E.: Traumatismo Crânio Encefálico. Conheça Aqui

Publicado em: 20/01/2009 |Comentário: 11 | Acessos: 22,564 |

O TCE é uma agressão ao cérebro, não de natureza degenerativa ou congênita, mas causada por uma força física externa, que pode produzir um estado diminuído ou alterado de consciência, que resulta em comprometimento das habilidades cognitivas ou do funcionamento físico.


O TCE pode ser provocado por acidente de trânsito (60 a 70%), quedas (20%) e outras causas mais raras como agressões e projétil de arma de fogo.



O TCE pode produzir ou não déficit neurológicos.


à        falta de coordenação


à        dificuldade para planejar e estabelecer a seqüência de movimentos


à        espasticidade muscular


à        dores de cabeça


à        distúrbios da fala


à        paralisia e crises convulsivas


à        muitos comprometimentos sensoriais (visão e audição)



Todos esses comprometimentos podem variar bastante dependendo da extensão e local do dano cerebral, além do êxito do processo de reabilitação (podendo ser classificado de leve a severo).


Classificação: aberta ou fechada


Sintomas: amnésia retrógrada, confusão mental, distúrbios visuais, instabilidade postural, vômitos cefaléia, sono.


Contusão cerebral: amolecimentos cerebrais ou hemorragias capilares (lado acometido ou contra-lateral). Impacto do tecido nervoso contra a parede óssea.


Seqüelas – hemiplegia, monoplegia, distúrbios psíquicos, memória.


Dilaceração cerebral – perda da continuidade do tecido cerebral.


Sintomas – perda da consciência, amnésia, confusão mental, instabilidade postural duradora.


Seqüelas – hemiplegia , disfunções mentais.


Atividades: força, flexibilidade, resistência cardiovascular, AVD’S, ADM, atividades funcionais e recreativas.


Objetivo do programa de Educação Física: incentivar o desenvolvimento seqüencial das habilidades e padrões motores fundamentais essenciais para participação em jogos, esportes e atividades de lazer. Objetivo da equipe multidisciplinar é superar o máximo as funções perdidas e treinar o aluno/paciente nas áreas deficientes e nas AVD´S.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 11 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/saiba-mais-sobre-o-tce-traumatismo-cranio-encefalico-conheca-aqui-730342.html

    Palavras-chave do artigo:

    t c e

    ,

    causas

    Comentar sobre o artigo

    Segundo observações e agregando informações coletadas, a obesidade ocorre em conseqüência de alguns hábitos alimentares inadequados a seguir descritos: 1- Tomar líquido junto, próximo ou logo após as refeições. 2- Comer apressado sem mastigar direito ou mastigando pouco. Os dois itens acima estão associados entre si e a outros fatores

    Por: WALDIR NORONHA DE OLIVEIRAl Saúde> Medicina Alternatival 16/11/2010 lAcessos: 57

    Este trabalho tem o objetivo de informar , o que é hiperatividade, suas causas e tratamento e conhecer as causas do transtorno para facilitar o convivio aluno-escola, família e sociedade,e também oportunizar um melhor relacionamento com a família, mostrando como devem agir para amenizar o TDAH com hiperatividade através de um acompanhamento médico especializado.

    Por: Silvana azevedol Educação> Educação Infantill 10/12/2011 lAcessos: 2,155

    O projeto visa propor uma nova interface de comunicação com o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica. Uma vez que utilizado nas universidades públicas de Pernambuco é baseado no sistema web, o objetivo é fazer com que o mesmo também possa ser empregado com os novos recursos da TV Digital, buscando uma maior abrangência. A linha percorrida de estudo envolve os aspectos do sistema de TV Digital interativa, arquitetura, componentes técnicos e acessibilidade, além das linguagens de programação.

    Por: mavy diegol Tecnologia> Tecnologiasl 26/02/2010 lAcessos: 604

    É um tema ainda que desperta muita curiosidade a razão do aparecimento dessas doenças em pacientes com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), pois tem pacientes que apresentam esse mesmo vírus e mesmo depois de longos anos, tem casos de mais de 20 anos sem aparecer estas, a causa disso é uma grande incógnita. A HIV parasita as células T do sistema imunológico humano, responsável pela defesa do organismo humano. A hipótese mais aceita atualmente afirma que o parasito ao infeccionar esse sistem

    Por: Priscila Dias de Carvalhol Saúde> Medicinal 19/11/2010 lAcessos: 989

    RESUMO Faremos análises das causas do fracasso escolar na alfabetização questionando os principais entraves que dificultam no sucesso escolar e porque as crianças demoram aprender e não conseguem desenvolver suas potencialidades para o processo da leitura e da escrita, questionaremos: o quanto a tecnologia e os meios de comunicação podem influenciar no fracasso escolar

    Por: eliana de souza lacerda fariasl Educação> Educação Infantill 07/06/2011 lAcessos: 2,405

    Em muitas pesquisas realizadas, a maioria dos seus participantes revela que a intimidade com outros seres humanos é, isoladamente, o aspecto mais gratificante da vida. E qual é o prognóstico do mecanismo de casamento que a despeito dos seus inúmeros modelos, percursos e de, por vezes, estar desacreditado, freqüentemente esteve relacionado ao amor, ao menos para a sociedade ocidental? Será que o amor e os estados a ele relacionados, como a paixão, por exemplo, sempre foram tão valorizados?

    Por: Thiago de Almeidal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 10/06/2008 lAcessos: 28,954 lComentário: 1
    ALDINEI RODRIGUES MACENA

    O Inquérito policial é um Procedimento Administrativo sigiloso e inquisitivo, que busca subsídios para a proposição de uma ação penal; por isso era pacífico na Doutrina e na Jurisprudência a não incidência do contraditório e da ampla defesa no Inquérito Policial, no entanto, essa vedação passou a ser entendida pela autoridade policial que preside os inquéritos, como obstáculo ao acesso da defesa técnica aos autos do Inquérito, de forma que, tal postura, passou a afrontar as prerrogativas dos Adv

    Por: ALDINEI RODRIGUES MACENAl Direito> Doutrinal 13/04/2011 lAcessos: 14,029
    Werkson Azeredo

    RESUMO Na visão Paulina o nascimento de Cristo ocorreu em momento oportuno "Plenitude dos tempos" que viria a favorecer a propagação da Fé cristã, porém Jesus foi uma figura controversa em seu contexto amado pelas massas, mas em constante conflito com os líderes Judaicos o que culminará na sua crucificação e morte de Jesus, evento relatado nos quatro evangelhos (Mt. 27.45-56; Mc. 15.33-41; Jo 19.28-30), contudo Jesus Ressuscita provando ser o messias, ressuscitando vencera a morte, sendo agora c

    Por: Werkson Azeredol Religião & Esoterismo> Religiãol 20/07/2014 lAcessos: 18

    Na intenção de concatenar idéias a ponto de vislumbrar John Maynard keynes como divisor d’água para o desenvolvimento da economia mundial, essa resenha foi divida em parágrafos com as teses dos destacados pensadores antecessores de Keynes juntamente a antítese de keynes a cada uma delas.

    Por: Ágatha Sthefanini Silva Ferreiral Finançasl 26/02/2008 lAcessos: 3,685 lComentário: 1

    A Saúde do Trabalhador traz à particularidade de ser uma área que institui práticas potencialmente transformadoras que perseguem a integralidade da atenção à saúde buscando a superação da dicotomia existente entre a assistência individual e coletiva, entre a vigilância epidemiológica e sanitária, entre as ações preventivas e curativas. A criação da RENAST, a partir da Portaria n. 1.679, de 19 de setembro de 2002, veio atender viabilizar e garantir atenção a saúde dos trabalhadores

    Por: tamires almeidal Saúdel 21/08/2014

    A anemia significa uma diminuição da hemoglobina no sangue, que causa uma redução dos glóbulos vermelhos (hemácias) circulantes.

    Por: Central Pressl Saúdel 21/08/2014

    A Lei Federal n° 8080/90, em seu artigo 6º, § 3º, regulamenta os dispositivos constitucionais sobre Saúde do Trabalhador, da seguinte forma: que a saúde do trabalhador deve ser entendida como um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos provenientes das condições de trabalho.

    Por: tamires almeidal Saúdel 17/08/2014

    Algo que pode acabar por gerar algumas dúvidas, é com relação a sintomas de doenças, sendo que podemos observar que muitas pessoas podem acabar por ter uma doença, mas quando um sintoma que seria considerado como diferenciado surge, ocorre a dúvida, se é ou não decorrente da tal doença. Sendo assim, iremos falar agora mesmo se a psoríase coça ou não, para que assim você possa ter certeza do que tem.

    Por: Sayuri Matsuol Saúdel 14/08/2014

    Algo que pode gerar uma determinada dúvida entre as pessoas, seria com relação a psoríase esta que se trata de uma doença que muitas pessoas podem acabar por não entender muito bem como funciona. Sendo assim, vamos explicar agora mesmo do que ela se trata, assim como também como ela se manifesta entre tantas outras dúvidas que as pessoas podem acabar por ter.

    Por: Sayuri Matsuol Saúdel 11/08/2014 lAcessos: 11

    Saiba mais sobre a doença psoríase, se ela coça ou não e quais são seus sintomas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúdel 11/08/2014 lAcessos: 12

    Saiba melhor sobre a doença psoríase, se tem cura ou não, e quais são os tipos de tratamento.

    Por: Sayuri Matsuol Saúdel 11/08/2014

    Saiba mais sobre a doença psoríase e quais são seus tratamentos, conheça mais.

    Por: Sayuri Matsuol Saúdel 31/07/2014

    Popularmente há uma tendência em se julgar à sanidade da pessoa, de acordo com seu comportamento, de acordo com sua adequação às conveniências sócio-culturais como, por exemplo, a obediência aos familiares, o sucesso no sistema de produção, a postura sexual, etc.

    Por: Alexandre Vieiral Saúdel 20/01/2009 lAcessos: 74,191 lComentário: 21

    É um grupo de sintomas incapacitantes permanentes, resultantes de danos as áreas do cérebro responsáveis pelo controle motor. Não progressiva que pode ter origem antes, durante ou logo após o nascimento e se manifesta na perda ou no comprometimento do controle sobre a musculatura voluntária. Caracteriza por um distúrbio de movimento ou postura dependendo do local e magnitude do dano os sintomas podem variar.

    Por: Alexandre Vieiral Saúdel 20/01/2009 lAcessos: 8,721 lComentário: 11

    O AVE, ou Acidente Vascular Encefálico é a terceira maior causa de morte no mundo desenvolvido, atrás apenas das doenças coronárias e de todos os tipos de câncer.

    Por: Alexandre Vieiral Saúdel 20/01/2009 lAcessos: 11,311

    Falar sobre os direitos de um deficiente não é coisa fácil! Neste artigo, relataremos situações sociais e profissionais sobre os direitos dos deficientes.

    Por: Alexandre Vieiral Direito> Legislaçãol 20/01/2009 lAcessos: 7,417 lComentário: 3

    Relatar sobre apnéia e ronco, para alguns pode parecer uma brincadeira, assim como gozações do cotidiano, porém para as quem possui, é de grande frustração social e também familiar.

    Por: Alexandre Vieiral Saúdel 20/01/2009 lAcessos: 718

    Embora tenha sido reconhecida primeira vez em 1981 a imunodeficiência adquirida (AIDS) se tornou um importante problema de saúde pública dessa geração. Nas várias semanas ou meses após a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), muitos indivíduos desenvolvem uma doença semelhante à mononucleose com duração de uma a duas semanas.

    Por: Alexandre Vieiral Saúdel 20/01/2009 lAcessos: 2,372 lComentário: 1

    Podemos definir a cardiopatia como qualquer doença que atinja o coração. Mas como detectar uma doença no Coração?

    Por: Alexandre Vieiral Saúdel 20/01/2009 lAcessos: 136,729 lComentário: 20

    Infelizmente, a agressividade é sempre um tema da atualidade, especialmente a agressividade juvenil, na qual está relacionada aos roubos, furtos, assaltos, seqüestros, gangues, atiradores de escolas, dos queimadores de mendigos, dos homicidas ou pelo simples fato da agressão familiar, o que não é tão difícil hoje em dia.

    Por: Alexandre Vieiral Lar e Família> Adolescentesl 20/01/2009 lAcessos: 30,108 lComentário: 23

    Comments on this article

    0
    josimara 16/11/2011
    tenho um filho de 11 meses ele sofreu tce estava com 9 meses ele ja se recuperou bastante mais sua visao ainda esta um pouco lenta sera que ele vai melhor sera q vai demora e se preciso fazer alguma coisa pra ajudar.por favor agardo resposta.
    1
    WALDERES 03/05/2011
    meu namorado sofreu um trauma há seis anos,ele parece ser muito calmo,pode acontecer de haver alguma mudança no comportamento dele?
    3
    walderes soares 03/05/2011
    TENHO UM NAMORADO QUE SOFREU TRAUMA HÁ UNS SEIS ANOS,ME PARECE UMA PESSOA NORMAL,SERÁ QUE UM DIA ELE PODE SE TORNAR AGRESSIVO?
    0
    Janete 21/02/2011
    Sofri um acidente em 2006,tive TCE eles falam q é hemiplegia.Quais minha possibilidade de voltar ao normal?Já evoluir bastante,faço fisio,hidroterapia,acupuntura.Você me em dica mais alguma coisa,por favor aguardo resposta por email
    0
    ricardo malici 02/01/2011
    Eu sofri um acidente de moto em junho de 2009 ( 1 ano e 6 meses ) tive tce, fiquei 29 dias internado e 14 dias em coma, hoje sofro com minha memória ( faço confusões, esqueço de assuntos que eu ia falar em conversas com pessoas e outros mais ) , eu trabalhava com redes e economia, hoje frequento um centro de assistencia pisicosocial, gostaria de saber se eu poderia voltar ao normal e se existe um prazo para isso, obrigado.
    5
    Cynthia 21/06/2010
    Meu marido sofreu um acidente de moto em 11/04/2010 e sofreu um tce grave, ele saiu do CTI dia 01/06/2010, e está na enfermaria, ainda usa traqueostomia se alimenta pela sonda, não fala, não tem expressões no rosto a não ser quando levantamos a perna esquerda, esse lado ele ainda não mexe mas faz fisioterapia e esta começando a puxar a perna, o lado direito ele mexe bem mas ainda não tem muita força pra segurar alguma coisa, gostaria que me explicasse mais sobre seu caso, quais suas chances de recuperação e se vai voltar a falar?!
    9
    Rosana Gonçalves 04/03/2010
    meu irmão tem 28 anos e tinha uma vida normal,mais sofreu um acidente de moto e teve uma pancada na cabeça sofreu (tce)o acidente ta coom 1 ano e 2 meses ele frequenta a clinica de reabilitação,gostaria de pedir que me mandasse por email falando mais sobre o assunto,tambem gostaria de saber,quais as reais possibilidades para que ele volte a ser como antes,me responda por favor.
    3
    izabelle 11/10/2009
    MEU PRIMO SOFREU UM TCE ELE TEM vômitos cefaléia ?
    O QUE PODEMOS FAZER ?
    6
    mislaine 05/10/2009
    meu marido tem um tce grave ainda pouco se movimenta ainda não fal pois esta com a trequeo aos poucos esta se alimentando para poder tirar a traqueo ele tem chances reais de melhora?
    3
    Adriana 01/08/2009
    Meu marido sofreu um acidente automobilistico e é um TCE, ficou hemiplegico,gostaria de saber se ele poderá ter uma vida independente.Hoje ele anda de bengala e o braço ainda não responde,será que um dia ele vai poder andar sem bengala?Obrigado.
    2
    jozely andrade 17/04/2009
    gostei muito do assunto, tce, gostaria de receber email me indicando o exercicio indicado.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast