Saiba Mais Sobre O T.C.E.: Traumatismo Crânio Encefálico. Conheça Aqui

Publicado em: 20/01/2009 |Comentário: 11 | Acessos: 22,806 |

O TCE é uma agressão ao cérebro, não de natureza degenerativa ou congênita, mas causada por uma força física externa, que pode produzir um estado diminuído ou alterado de consciência, que resulta em comprometimento das habilidades cognitivas ou do funcionamento físico.


O TCE pode ser provocado por acidente de trânsito (60 a 70%), quedas (20%) e outras causas mais raras como agressões e projétil de arma de fogo.



O TCE pode produzir ou não déficit neurológicos.


à        falta de coordenação


à        dificuldade para planejar e estabelecer a seqüência de movimentos


à        espasticidade muscular


à        dores de cabeça


à        distúrbios da fala


à        paralisia e crises convulsivas


à        muitos comprometimentos sensoriais (visão e audição)



Todos esses comprometimentos podem variar bastante dependendo da extensão e local do dano cerebral, além do êxito do processo de reabilitação (podendo ser classificado de leve a severo).


Classificação: aberta ou fechada


Sintomas: amnésia retrógrada, confusão mental, distúrbios visuais, instabilidade postural, vômitos cefaléia, sono.


Contusão cerebral: amolecimentos cerebrais ou hemorragias capilares (lado acometido ou contra-lateral). Impacto do tecido nervoso contra a parede óssea.


Seqüelas – hemiplegia, monoplegia, distúrbios psíquicos, memória.


Dilaceração cerebral – perda da continuidade do tecido cerebral.


Sintomas – perda da consciência, amnésia, confusão mental, instabilidade postural duradora.


Seqüelas – hemiplegia , disfunções mentais.


Atividades: força, flexibilidade, resistência cardiovascular, AVD’S, ADM, atividades funcionais e recreativas.


Objetivo do programa de Educação Física: incentivar o desenvolvimento seqüencial das habilidades e padrões motores fundamentais essenciais para participação em jogos, esportes e atividades de lazer. Objetivo da equipe multidisciplinar é superar o máximo as funções perdidas e treinar o aluno/paciente nas áreas deficientes e nas AVD´S.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 11 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/saiba-mais-sobre-o-tce-traumatismo-cranio-encefalico-conheca-aqui-730342.html

    Palavras-chave do artigo:

    t c e

    ,

    causas

    Comentar sobre o artigo

    Segundo observações e agregando informações coletadas, a obesidade ocorre em conseqüência de alguns hábitos alimentares inadequados a seguir descritos: 1- Tomar líquido junto, próximo ou logo após as refeições. 2- Comer apressado sem mastigar direito ou mastigando pouco. Os dois itens acima estão associados entre si e a outros fatores

    Por: WALDIR NORONHA DE OLIVEIRAl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 16/11/2010 lAcessos: 63

    Este trabalho tem o objetivo de informar , o que é hiperatividade, suas causas e tratamento e conhecer as causas do transtorno para facilitar o convivio aluno-escola, família e sociedade,e também oportunizar um melhor relacionamento com a família, mostrando como devem agir para amenizar o TDAH com hiperatividade através de um acompanhamento médico especializado.

    Por: Silvana azevedol Educação> Educação Infantill 10/12/2011 lAcessos: 2,480

    O projeto visa propor uma nova interface de comunicação com o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica. Uma vez que utilizado nas universidades públicas de Pernambuco é baseado no sistema web, o objetivo é fazer com que o mesmo também possa ser empregado com os novos recursos da TV Digital, buscando uma maior abrangência. A linha percorrida de estudo envolve os aspectos do sistema de TV Digital interativa, arquitetura, componentes técnicos e acessibilidade, além das linguagens de programação.

    Por: mavy diegol Tecnologia> Tecnologiasl 26/02/2010 lAcessos: 617

    É um tema ainda que desperta muita curiosidade a razão do aparecimento dessas doenças em pacientes com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), pois tem pacientes que apresentam esse mesmo vírus e mesmo depois de longos anos, tem casos de mais de 20 anos sem aparecer estas, a causa disso é uma grande incógnita. A HIV parasita as células T do sistema imunológico humano, responsável pela defesa do organismo humano. A hipótese mais aceita atualmente afirma que o parasito ao infeccionar esse sistem

    Por: Priscila Dias de Carvalhol Saúde e Bem Estar> Medicinal 19/11/2010 lAcessos: 1,011

    O presente trabalho aborda os índices de desperdícios de blocos de concreto na construção civil. Apresenta uma classificação das perdas que se pode encontrar num canteiro de obras, avaliando as etapas em que ocorrem e a origem das mesmas

    Por: kauana Kelly Muniz da Silval Educação> Ensino Superiorl 26/11/2014

    RESUMO Faremos análises das causas do fracasso escolar na alfabetização questionando os principais entraves que dificultam no sucesso escolar e porque as crianças demoram aprender e não conseguem desenvolver suas potencialidades para o processo da leitura e da escrita, questionaremos: o quanto a tecnologia e os meios de comunicação podem influenciar no fracasso escolar

    Por: eliana de souza lacerda fariasl Educação> Educação Infantill 07/06/2011 lAcessos: 2,682

    O presente artigo tem por objetivo determinar a prevalência de dislipidemia em adultos de faixa etária de 20 a 49 anos, de ambos os sexos, da demanda laboratorial de Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil. Casuísticas procedentes de amostras de 30% dos laboratórios não hospitalares da cidade, num total de 286 amostras por ano, em 2009 e 2010. Para a determinação das dislipidemias, consideraram-se os valores da IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias (DBD).

    Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologial 15/10/2014 lAcessos: 35

    Em muitas pesquisas realizadas, a maioria dos seus participantes revela que a intimidade com outros seres humanos é, isoladamente, o aspecto mais gratificante da vida. E qual é o prognóstico do mecanismo de casamento que a despeito dos seus inúmeros modelos, percursos e de, por vezes, estar desacreditado, freqüentemente esteve relacionado ao amor, ao menos para a sociedade ocidental? Será que o amor e os estados a ele relacionados, como a paixão, por exemplo, sempre foram tão valorizados?

    Por: Thiago de Almeidal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 10/06/2008 lAcessos: 28,971 lComentário: 1
    ALDINEI RODRIGUES MACENA

    O Inquérito policial é um Procedimento Administrativo sigiloso e inquisitivo, que busca subsídios para a proposição de uma ação penal; por isso era pacífico na Doutrina e na Jurisprudência a não incidência do contraditório e da ampla defesa no Inquérito Policial, no entanto, essa vedação passou a ser entendida pela autoridade policial que preside os inquéritos, como obstáculo ao acesso da defesa técnica aos autos do Inquérito, de forma que, tal postura, passou a afrontar as prerrogativas dos Adv

    Por: ALDINEI RODRIGUES MACENAl Direito> Doutrinal 13/04/2011 lAcessos: 14,123

    Pode-se notar com uma determinada facilidade o fato de que há diversas pessoas que sofrem com o ressecamento da pele na região dos cotovelos, e isto poderia ser considerado comum, no entanto, há casos em que é necessário que se tenha um pouco mais de atenção.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 12/12/2014

    Uma doença que causa vermelhidão e muita irritação na pele. As pessoas que têm psoríase tem a pele grossa e bem vermelha com muitas placas escamosas esbranquiçadas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 11/12/2014

    Para quem já ouviu falar sobre a psoríase, no entanto não tem muito conhecimento sobre os seus sintomas e com isto esta com algumas dúvidas, como por exemplo, a respeito da possível coceira. Sendo assim, iremos falar agora mesmo se a psoríase apresenta ou não este sintoma.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 09/12/2014

    As doenças de pele sempre geram muitos problemas principalmente na estética, e isso acaba chateando bastante os pacientes, porém na maioria dos casos essas doenças não afetam em nada na qualidade de vida, e esse acaba sendo o fator mais importante, pois mesmo com a doença, o paciente pode ter muita qualidade de vida. Assim também acontece com a psoríase, uma doença de pele que se caracteriza principalmente pelos sintomas de vermelhidão e coceira, porém também faz com que a pele na região doente

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 05/12/2014

    Atualmente existem muitas doenças que vem se tornando bastante populares entre os brasileiros, e entre essas doenças está a psoríase, uma doença que ataca a pele, causando vermelhidão e irritação, sendo que um dos seus principais sintomas são coceira intensa na região, o que acaba sendo o principal responsável por causar feridas na pele, pois a pessoa acaba coçando com muita frequência, e isso acaba sendo um dos principais motivos pela aparição de feridas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 28/11/2014

    HUMANIZAR É PRECISO. SOMOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E DEVEMOS A CADA DIA LUTAR PELA HUMANIZAÇÃO EM NOSSOS SETORES.

    Por: JOSE ERIQUE MIRANDA MEDEIROl Saúde e Bem Estarl 28/11/2014

    Para quem é paciente de psoríase, provavelmente já ouviram falar algumas centenas de vezes que a doença não tem cura, o que pode desconfortar muitos dos pacientes, como também os seus familiares, no entanto, não é necessário preocupação, pois existem diversos tratamentos que podem ser adotados, e que podem funcionar como uma espécie de cura temporária.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 26/11/2014

    RESUMO O estudo apresentado a seguir destaca o alcoolismo como uma doença e o quanto pode prejudicar a sociedade. O objetivo desse estudo é fazer uma abordagem teórica diante do assunto, buscando entender os aspectos que compreendem o tema. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como FERRARINI, VESPUCCI (2000), ANDRADE (2009), entre outros, procurando enfatizar a importância de se conscientizar sobre os problemas causados pelo uso excessivo do álcool.

    Por: Fernandal Saúde e Bem Estarl 24/11/2014

    Popularmente há uma tendência em se julgar à sanidade da pessoa, de acordo com seu comportamento, de acordo com sua adequação às conveniências sócio-culturais como, por exemplo, a obediência aos familiares, o sucesso no sistema de produção, a postura sexual, etc.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 74,479 lComentário: 21

    É um grupo de sintomas incapacitantes permanentes, resultantes de danos as áreas do cérebro responsáveis pelo controle motor. Não progressiva que pode ter origem antes, durante ou logo após o nascimento e se manifesta na perda ou no comprometimento do controle sobre a musculatura voluntária. Caracteriza por um distúrbio de movimento ou postura dependendo do local e magnitude do dano os sintomas podem variar.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 8,807 lComentário: 11

    O AVE, ou Acidente Vascular Encefálico é a terceira maior causa de morte no mundo desenvolvido, atrás apenas das doenças coronárias e de todos os tipos de câncer.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 11,478

    Falar sobre os direitos de um deficiente não é coisa fácil! Neste artigo, relataremos situações sociais e profissionais sobre os direitos dos deficientes.

    Por: Alexandre Vieiral Direito> Legislaçãol 20/01/2009 lAcessos: 7,431 lComentário: 3

    Relatar sobre apnéia e ronco, para alguns pode parecer uma brincadeira, assim como gozações do cotidiano, porém para as quem possui, é de grande frustração social e também familiar.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 727

    Embora tenha sido reconhecida primeira vez em 1981 a imunodeficiência adquirida (AIDS) se tornou um importante problema de saúde pública dessa geração. Nas várias semanas ou meses após a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), muitos indivíduos desenvolvem uma doença semelhante à mononucleose com duração de uma a duas semanas.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 2,392 lComentário: 1

    Podemos definir a cardiopatia como qualquer doença que atinja o coração. Mas como detectar uma doença no Coração?

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 137,230 lComentário: 20

    Infelizmente, a agressividade é sempre um tema da atualidade, especialmente a agressividade juvenil, na qual está relacionada aos roubos, furtos, assaltos, seqüestros, gangues, atiradores de escolas, dos queimadores de mendigos, dos homicidas ou pelo simples fato da agressão familiar, o que não é tão difícil hoje em dia.

    Por: Alexandre Vieiral Lar e Família> Adolescentesl 20/01/2009 lAcessos: 30,356 lComentário: 23

    Comments on this article

    0
    josimara 16/11/2011
    tenho um filho de 11 meses ele sofreu tce estava com 9 meses ele ja se recuperou bastante mais sua visao ainda esta um pouco lenta sera que ele vai melhor sera q vai demora e se preciso fazer alguma coisa pra ajudar.por favor agardo resposta.
    1
    WALDERES 03/05/2011
    meu namorado sofreu um trauma há seis anos,ele parece ser muito calmo,pode acontecer de haver alguma mudança no comportamento dele?
    3
    walderes soares 03/05/2011
    TENHO UM NAMORADO QUE SOFREU TRAUMA HÁ UNS SEIS ANOS,ME PARECE UMA PESSOA NORMAL,SERÁ QUE UM DIA ELE PODE SE TORNAR AGRESSIVO?
    0
    Janete 21/02/2011
    Sofri um acidente em 2006,tive TCE eles falam q é hemiplegia.Quais minha possibilidade de voltar ao normal?Já evoluir bastante,faço fisio,hidroterapia,acupuntura.Você me em dica mais alguma coisa,por favor aguardo resposta por email
    0
    ricardo malici 02/01/2011
    Eu sofri um acidente de moto em junho de 2009 ( 1 ano e 6 meses ) tive tce, fiquei 29 dias internado e 14 dias em coma, hoje sofro com minha memória ( faço confusões, esqueço de assuntos que eu ia falar em conversas com pessoas e outros mais ) , eu trabalhava com redes e economia, hoje frequento um centro de assistencia pisicosocial, gostaria de saber se eu poderia voltar ao normal e se existe um prazo para isso, obrigado.
    4
    Cynthia 21/06/2010
    Meu marido sofreu um acidente de moto em 11/04/2010 e sofreu um tce grave, ele saiu do CTI dia 01/06/2010, e está na enfermaria, ainda usa traqueostomia se alimenta pela sonda, não fala, não tem expressões no rosto a não ser quando levantamos a perna esquerda, esse lado ele ainda não mexe mas faz fisioterapia e esta começando a puxar a perna, o lado direito ele mexe bem mas ainda não tem muita força pra segurar alguma coisa, gostaria que me explicasse mais sobre seu caso, quais suas chances de recuperação e se vai voltar a falar?!
    10
    Rosana Gonçalves 04/03/2010
    meu irmão tem 28 anos e tinha uma vida normal,mais sofreu um acidente de moto e teve uma pancada na cabeça sofreu (tce)o acidente ta coom 1 ano e 2 meses ele frequenta a clinica de reabilitação,gostaria de pedir que me mandasse por email falando mais sobre o assunto,tambem gostaria de saber,quais as reais possibilidades para que ele volte a ser como antes,me responda por favor.
    3
    izabelle 11/10/2009
    MEU PRIMO SOFREU UM TCE ELE TEM vômitos cefaléia ?
    O QUE PODEMOS FAZER ?
    6
    mislaine 05/10/2009
    meu marido tem um tce grave ainda pouco se movimenta ainda não fal pois esta com a trequeo aos poucos esta se alimentando para poder tirar a traqueo ele tem chances reais de melhora?
    3
    Adriana 01/08/2009
    Meu marido sofreu um acidente automobilistico e é um TCE, ficou hemiplegico,gostaria de saber se ele poderá ter uma vida independente.Hoje ele anda de bengala e o braço ainda não responde,será que um dia ele vai poder andar sem bengala?Obrigado.
    2
    jozely andrade 17/04/2009
    gostei muito do assunto, tce, gostaria de receber email me indicando o exercicio indicado.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast