Uso de Jogos para estimular a memória

Publicado em: 09/08/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 471 |

Com o envelhecimento é comum os prejuízos cognitivos, ou seja, a memória começa a falhar, a atenção, a capacidade de resolução de problemas já não são mais os mesmos.    

Algumas patologias comuns no envelhecimento como a Doença de Alzheimer e a Doença de Parkinson atacam importantes funções desempenhadas pelo nosso cérebro.  

A falha nas funções cognitivas prejudica de forma significativa a vida do idoso, pois ele já não pode mais sair de casa sozinho pelo risco de se perder. E tarefas antes simples, como tomar um medicamento e fazer compras, já não podem ser realizadas, retirando do idoso a sua independência.

Uma  intervenção importante com estes idosos, é a reabilitação cognitiva, que pode ser realizada por um terapeuta ocupacional. Este profissional dispõe de algumas estratégias que visam estimular a memória, atenção, percepção e capacidade de resolução de problemas. Um recurso utilizado são os jogos, cada jogo estimula funções específicas.  

Exemplos:      

JOGO DA MEMÓRIA    

Atenção, uso da linguagem oral simples, noção espacial e habilidade para resolução de problemas.        

QUEBRA CABEÇA  

Exploração espacial, capacidade de resolução de problemas, memória e atenção.  

FREECELL  

Organização e pensamento lógico    

DAMAS   Noção de relação espacial, atenção e memória.   CAMPO MINADO   Orientação espacial, memória, habilidade organizacional, e atenção visuo-espacial   vila-laura-020.jpg           
     É muito importante que o idoso estimule continuamente o seu cérebro e os jogos são recursos de baixo custo e que pode ser realizado com toda a família, favorecendo a socialização.     Estas são apenas algumas sugestões, é importante que o idoso pratique jogos que façam parte de seu histórico ocupacional, ou seja, o jogo deve ter um significado para aquela pessoa.  

VEja mais  em:

http://viverterapiaocupacional.blogspot.com.br/2012/08/uso-de-jogos-para-estimular-o-cerebro.html

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/uso-de-jogos-para-estimular-a-memoria-6114368.html

    Palavras-chave do artigo:

    jogos

    ,

    memoria

    ,

    cognicao

    Comentar sobre o artigo

    Este relato descreve as experiências vividas no estágio supervisionado que representa para nós uma etapa importante no desenvolvimento das competências do ensino, onde utilizamos o jogo didático para facilitar o aprendizado musical nas aulas de canto coral e tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas para os alunos.

    Por: BARTOLOMEU RODRIGUES LIMAl Arte& Entretenimento> Músical 25/11/2014
    Maria Alves

    O presente artigo aborda reflexões que resultaram de uma proposta de formação continuada na qual se trabalhou a Importância dos Jogos e Brincadeiras no Processo de Alfabetização e Letramento. A proposta possibilitou aos professores e a equipe pedagógica perceber a importância de explorar os Jogos e as Brincadeiras no desenvolvimento das atividades pedagógicas utilizando a ludicidade com os discentes nos processos de ensino e aprendizagens.

    Por: Maria Alvesl Educaçãol 13/08/2013 lAcessos: 402

    Os estudos recentes têm mostrado que as atividades lúdicas são ferramentas indispensáveis no desenvolvimento infantil, porque para a criança não há atividade mais completa do que o brincar. A proposta da escola lúdica ainda é um desafio. Temos a certeza de que um dia será para o aluno um centro de convivência e de busca de conhecimento, um lugar onde ele pode viver os momentos mais felizes de sua vida. Pela brincadeira, ela é introduzida no meio social do adulto, constituindo-se no modo de assim

    Por: Marta Nunes e Sirleide Carvalhol Educaçãol 15/10/2012 lAcessos: 305
    Alinne do Rosário Brito

    A função educativa por ter-se mostrado capaz, em diversos experimentos empíricos realizados, desenvolveM níveis diferentes de experiências pessoais e coletivas e a propiciar novas descobertas, além de contribuir na socialização. Neste trabalho, buscou-se aproximar as representações históricas do jogo, ás teorias que o balizam como atividade rica, prazerosa e motivadora da aprendizagem .

    Por: Alinne do Rosário Britol Educaçãol 18/07/2012 lAcessos: 1,457
    Máira Leilaine

    O brincar faz parte da infância, e através deste possibilita um repertório de desenvolvimentos. Além do prazer e satisfação, a criança aprende e se socializa, pois o lúdico é um dos motivadores na percepção e na construção de esquemas de raciocínio, além de ser uma forma de aprendizagem diferenciada e significativa.

    Por: Máira Leilainel Educaçãol 10/08/2014 lAcessos: 79

    Este trabalho toma como percurso a descrição da prática docente na utilização dos jogos tradicionais, em instituição particular, na cidade de Salvador-Bahia. As discussões estão pautadas em Kishimoto; Friedmann; Chateau; Freire; Piaget e Vigotsky. Partindo do pressuposto de que se as aprendizagens são variadas, é necessário que o professor esteja em constante renovação e reflexão de sua prática, para que alcance as necessidades da criança.

    Por: Geraldo Francisco dos Santosl Educação> Educação Infantill 22/04/2011 lAcessos: 7,122 lComentário: 1

    É através da brincadeira que o ser humano interage com os outros e com o seu meio. Essa interação proporciona o conhecimento da própria realidade. Considerando o anteriormente exposto, pode se concluir que a brincadeira contém as tendências do desenvolvimento intelectual de descobertas e relações.

    Por: Walderclaudio Nascimento Santosl Educação> Ensino Superiorl 16/08/2009 lAcessos: 11,130
    Darci Kops

    O alinhamento organizacional, e a recorrente necessidade do alinhamento dos recursos humanos nos processos de gestão, como metodologias necessárias para assegurar um portfólio diferenciado de competências em congruência com a missão organizacional. Uma pluralidade de alinhamentos organizacionais concorre na busca constante da consistência interna e consistência externa nas organizações.

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 10/07/2011 lAcessos: 960
    Nathália Alves de Oliveira

    O presente artigo busca demonstrar a importância do processo educativo lúdico na educação infantil, visto que jogos e brincadeiras são, conforme estudiosos, experiências afetivas mútuas para o ambiente e devem ser consagradas nas crianças em fase escolar. Embasada por significativos referenciais teóricos, a proposta apresentada permite afirmar a existência de jogos e brincadeiras infantis no processo que aumentam rendimento no processo escolar.

    Por: Nathália Alves de Oliveiral Educação> Educação Infantill 08/02/2012 lAcessos: 14,087

    Sentir-se abatido nos dias de hoje é algo comum, se considerarmos as condições de vida e trabalho impostas à sociedade. O estresse do ambiente profissional e do trânsito contribuem significativamente para esse desânimo diário. E quando o desânimo se torna uma tristeza aguda? E se a pessoa perde o sentido da vida? Bem, quando esses sintomas acontecem é necessário ficar em alerta. Certamente, é o alarme de sintomas de depressão soando alto.

    Por: O Caminho do Bem Estarl Saúde e Bem Estarl 16/11/2014

    A maioria, quase todas as doenças apresentam sintomas. Mas a psoríase por ser uma doença de pele e hereditária, não expõe muito seus sintomas. Quais são os sintomas da psoríase. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 11/11/2014

    A psoríase é uma doença de pele que afeta não somente os adultos, como também as crianças. Umas das suas principais causas é a genética. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 11/11/2014
    Mara De Souza Alves

    Receber o diagnóstico de câncer não é fácil. Por algum tempo a gente perde o chão, o rumo, os sonhos. Parece que vamos perder a vida... Game over... Fim de linha! Demora um tempinho até entendermos que, felizmente, hoje em dia o câncer tem cura (em muitos casos, pelo menos). E, como nem tudo são flores (e nem dores) a doença traz consigo a oportunidade de revermos o que realmente vale à pena. Essa reflexão rende um "bom pano para manga"...

    Por: Mara De Souza Alvesl Saúde e Bem Estarl 10/11/2014

    Vivemos em um país que, ainda que o chamemos de tropical, é continental. Isso significa que ele tem partes de seu território que ultrapassam a linha do trópico (no nosso caso, o de Capricórnio) e invade outras zonas climáticas. Não bastasse, temos regiões com diferentes altitudes ao longo de todo o território, indo desde o nível do mar até 2.000 metros.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 10/11/2014

    Alimentar-se de forma saudável é essencial para a manutenção da saúde. Esta constatação já se tornou um senso comum, ou seja, a maioria das pessoas reconhecem a importância de uma alimentação balanceada para a saúde. Porém, além de uma dieta saudável reforçar a saúde, ela também pode trazer diversos benefícios para o seu corpo e mente.

    Por: Karina Silva Fariasl Saúde e Bem Estarl 05/11/2014

    Quais as melhores dietas para grávidas, crianças e atletas que são veganos e pretendem continuar assim?

    Por: Victor Correal Saúde e Bem Estarl 04/11/2014 lAcessos: 16

    Quais as melhores comidas ricas em ferro para veganos? Neste artigo você conhecerá os melhores alimentos

    Por: Victor Correal Saúde e Bem Estarl 04/11/2014 lAcessos: 13

    Alguns cuidados básicos com o idoso acamado podem fazer total diferença para o idoso e sua família. Saiba como prevenir escaras, edema nas pernas, melhorar o sono, entre outros.

    Por: Simone Françal Saúde e Bem Estarl 21/08/2012 lAcessos: 680

    Saiba um pouco sobre a doença de Alzheimer, esta doença que prejudica de foram significativa a memória de tantos idosos.

    Por: Simone Françal Saúde e Bem Estarl 14/08/2012 lAcessos: 100

    Saiba como melhorar o desempenho de seu filho/aluno nas tarefas escolares com as dicas de uma terapeuta ocupacional.

    Por: Simone Françal Educaçãol 09/08/2012 lAcessos: 91

    Saiba como estimular o desenvolvimento de seu filho por meio do brincar.

    Por: Simone Françal Educação> Educação Infantill 09/08/2012 lAcessos: 397
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast