Uso de Jogos para estimular a memória

Publicado em: 09/08/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 458 |

Com o envelhecimento é comum os prejuízos cognitivos, ou seja, a memória começa a falhar, a atenção, a capacidade de resolução de problemas já não são mais os mesmos.    

Algumas patologias comuns no envelhecimento como a Doença de Alzheimer e a Doença de Parkinson atacam importantes funções desempenhadas pelo nosso cérebro.  

A falha nas funções cognitivas prejudica de forma significativa a vida do idoso, pois ele já não pode mais sair de casa sozinho pelo risco de se perder. E tarefas antes simples, como tomar um medicamento e fazer compras, já não podem ser realizadas, retirando do idoso a sua independência.

Uma  intervenção importante com estes idosos, é a reabilitação cognitiva, que pode ser realizada por um terapeuta ocupacional. Este profissional dispõe de algumas estratégias que visam estimular a memória, atenção, percepção e capacidade de resolução de problemas. Um recurso utilizado são os jogos, cada jogo estimula funções específicas.  

Exemplos:      

JOGO DA MEMÓRIA    

Atenção, uso da linguagem oral simples, noção espacial e habilidade para resolução de problemas.        

QUEBRA CABEÇA  

Exploração espacial, capacidade de resolução de problemas, memória e atenção.  

FREECELL  

Organização e pensamento lógico    

DAMAS   Noção de relação espacial, atenção e memória.   CAMPO MINADO   Orientação espacial, memória, habilidade organizacional, e atenção visuo-espacial   vila-laura-020.jpg           
     É muito importante que o idoso estimule continuamente o seu cérebro e os jogos são recursos de baixo custo e que pode ser realizado com toda a família, favorecendo a socialização.     Estas são apenas algumas sugestões, é importante que o idoso pratique jogos que façam parte de seu histórico ocupacional, ou seja, o jogo deve ter um significado para aquela pessoa.  

VEja mais  em:

http://viverterapiaocupacional.blogspot.com.br/2012/08/uso-de-jogos-para-estimular-o-cerebro.html

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/uso-de-jogos-para-estimular-a-memoria-6114368.html

    Palavras-chave do artigo:

    jogos

    ,

    memoria

    ,

    cognicao

    Comentar sobre o artigo

    Maria Alves

    O presente artigo aborda reflexões que resultaram de uma proposta de formação continuada na qual se trabalhou a Importância dos Jogos e Brincadeiras no Processo de Alfabetização e Letramento. A proposta possibilitou aos professores e a equipe pedagógica perceber a importância de explorar os Jogos e as Brincadeiras no desenvolvimento das atividades pedagógicas utilizando a ludicidade com os discentes nos processos de ensino e aprendizagens.

    Por: Maria Alvesl Educaçãol 13/08/2013 lAcessos: 277
    Alinne do Rosário Brito

    A função educativa por ter-se mostrado capaz, em diversos experimentos empíricos realizados, desenvolveM níveis diferentes de experiências pessoais e coletivas e a propiciar novas descobertas, além de contribuir na socialização. Neste trabalho, buscou-se aproximar as representações históricas do jogo, ás teorias que o balizam como atividade rica, prazerosa e motivadora da aprendizagem .

    Por: Alinne do Rosário Britol Educaçãol 18/07/2012 lAcessos: 1,363

    Os estudos recentes têm mostrado que as atividades lúdicas são ferramentas indispensáveis no desenvolvimento infantil, porque para a criança não há atividade mais completa do que o brincar. A proposta da escola lúdica ainda é um desafio. Temos a certeza de que um dia será para o aluno um centro de convivência e de busca de conhecimento, um lugar onde ele pode viver os momentos mais felizes de sua vida. Pela brincadeira, ela é introduzida no meio social do adulto, constituindo-se no modo de assim

    Por: Marta Nunes e Sirleide Carvalhol Educaçãol 15/10/2012 lAcessos: 278
    Máira Leilaine

    O brincar faz parte da infância, e através deste possibilita um repertório de desenvolvimentos. Além do prazer e satisfação, a criança aprende e se socializa, pois o lúdico é um dos motivadores na percepção e na construção de esquemas de raciocínio, além de ser uma forma de aprendizagem diferenciada e significativa.

    Por: Máira Leilainel Educaçãol 10/08/2014 lAcessos: 30

    Este trabalho toma como percurso a descrição da prática docente na utilização dos jogos tradicionais, em instituição particular, na cidade de Salvador-Bahia. As discussões estão pautadas em Kishimoto; Friedmann; Chateau; Freire; Piaget e Vigotsky. Partindo do pressuposto de que se as aprendizagens são variadas, é necessário que o professor esteja em constante renovação e reflexão de sua prática, para que alcance as necessidades da criança.

    Por: Geraldo Francisco dos Santosl Educação> Educação Infantill 22/04/2011 lAcessos: 6,904 lComentário: 1

    É através da brincadeira que o ser humano interage com os outros e com o seu meio. Essa interação proporciona o conhecimento da própria realidade. Considerando o anteriormente exposto, pode se concluir que a brincadeira contém as tendências do desenvolvimento intelectual de descobertas e relações.

    Por: Walderclaudio Nascimento Santosl Educação> Ensino Superiorl 16/08/2009 lAcessos: 10,899
    Darci Kops

    O alinhamento organizacional, e a recorrente necessidade do alinhamento dos recursos humanos nos processos de gestão, como metodologias necessárias para assegurar um portfólio diferenciado de competências em congruência com a missão organizacional. Uma pluralidade de alinhamentos organizacionais concorre na busca constante da consistência interna e consistência externa nas organizações.

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 10/07/2011 lAcessos: 934
    Nathália Alves de Oliveira

    O presente artigo busca demonstrar a importância do processo educativo lúdico na educação infantil, visto que jogos e brincadeiras são, conforme estudiosos, experiências afetivas mútuas para o ambiente e devem ser consagradas nas crianças em fase escolar. Embasada por significativos referenciais teóricos, a proposta apresentada permite afirmar a existência de jogos e brincadeiras infantis no processo que aumentam rendimento no processo escolar.

    Por: Nathália Alves de Oliveiral Educação> Educação Infantill 08/02/2012 lAcessos: 13,626
    Jocsan Pires Silva

    Este artigo trata da importância das atividades lúdicas na recuperação de crianças hospitalizadas em um hospital público através da Brinquedoteca Hospitalar.

    Por: Jocsan Pires Silval Educação> Ensino Superiorl 12/01/2011 lAcessos: 2,945

    Infertilidade é uma das piores consequências da Síndrome dos Ovários Policísticos para a paciente que deseja engravidar

    Por: CLAUDIA CHAVESl Saúde e Bem Estarl 29/09/2014
    Enf Priscila

    Na gravidez a suplementação com alimentos ricos em ferro é fundamental, já que nesse momento especial, a mulher precisa do dobro de ferro consumido normalmente. Mas há vários outros casos em que as pessoas devem ficar atentas e seguir uma dieta especial para casos de anemia. Bebês, idosos, as adolescentes e mulheres entre 19 a 50 anos, precisam consumir mais alimentos ricos em ferro. Blog Mãe Curiosa

    Por: Enf Priscilal Saúde e Bem Estarl 27/09/2014
    Enf Priscila

    Toda mãe de primeira viagem não sabe ainda como limpar essa região do bebê tão delicada. Mas fique tranquila é super simples. Abaixo tem um passo a passo simples, te deixará mais aliviada e o umbigo logo logo cairá. Objetivo principal: sempre deixar umbigo limpo e seco! Abaixo vou lhe explicar detalhadamente como cuidar:

    Por: Enf Priscilal Saúde e Bem Estarl 26/09/2014
    Enf Priscila

    Curiosidades na gestação: saiba que é possível saber o sexo do bebê com apenas 1 mês de gestação, que se perde 5 quilos no dia do parto, que a gestação não dura só 9 meses. Essas e outras curiosidades desse novo mundo de ser mãe, estão em nosso Blog. Venha conferir. www.maecuriosa.com

    Por: Enf Priscilal Saúde e Bem Estarl 26/09/2014

    Conheça mais sobre a Garcínia, um ótimo suplemento que ajuda a emagrecer com qualidade.

    Por: Joana Marquesl Saúde e Bem Estarl 25/09/2014

    Algumas doenças de pele podem acabar por causar determinadas dúvidas, assim como também confuisão, sendo que os seus sintomas podem acabar por se manifestar de formas diferenciadas ou até mesmo de formas que pelos proprios pacientes seja considerada como desconhecida, o que muitas vezes poderá fazer com que ocorra até mesmo um certo desespero, ou medo com relação ao que poderia ser.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 23/09/2014

    O PET Redes de Atenção à Saúde oportunizou a criação de diversos grupos de trabalho em todo o país. Na UNIVALI, Itajaí, SC, um destes grupos de trabalho se constitui no grupo Rede de Cuidados a Pessoa Deficiente, o qual se baseia no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e preconiza a proposta Viver sem limites, a partir da promoção da cidadania e do fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade. Objetivo: relatar experiência no âmbito da saúde pública.

    Por: Danieli Fabrícia Pereiral Saúde e Bem Estarl 19/09/2014

    A manutenção do equilíbrio postural é dependente da integração entre os sistemas visual, vestibular, somatossensorial e auditivo. A desarmonia entre estes sistemas pode levar disfunções labirínticas e vestibulares. O estudo foi desenvolvido na clínica de fisioterapia envolvendo onze pacientes. Foram realizadas estratégias de educação em saúde e exercícios direcionados a disfunção vestibular. Foi possível verificar uma diminuição das queixas, principalmente das crises de tontura e cefaléia.

    Por: Danieli Fabrícia Pereiral Saúde e Bem Estarl 19/09/2014

    Alguns cuidados básicos com o idoso acamado podem fazer total diferença para o idoso e sua família. Saiba como prevenir escaras, edema nas pernas, melhorar o sono, entre outros.

    Por: Simone Françal Saúde e Bem Estarl 21/08/2012 lAcessos: 626

    Saiba um pouco sobre a doença de Alzheimer, esta doença que prejudica de foram significativa a memória de tantos idosos.

    Por: Simone Françal Saúde e Bem Estarl 14/08/2012 lAcessos: 92

    Saiba como melhorar o desempenho de seu filho/aluno nas tarefas escolares com as dicas de uma terapeuta ocupacional.

    Por: Simone Françal Educaçãol 09/08/2012 lAcessos: 85

    Saiba como estimular o desenvolvimento de seu filho por meio do brincar.

    Por: Simone Françal Educação> Educação Infantill 09/08/2012 lAcessos: 390
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast