Uso de Jogos para estimular a memória

Publicado em: 09/08/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 475 |

Com o envelhecimento é comum os prejuízos cognitivos, ou seja, a memória começa a falhar, a atenção, a capacidade de resolução de problemas já não são mais os mesmos.    

Algumas patologias comuns no envelhecimento como a Doença de Alzheimer e a Doença de Parkinson atacam importantes funções desempenhadas pelo nosso cérebro.  

A falha nas funções cognitivas prejudica de forma significativa a vida do idoso, pois ele já não pode mais sair de casa sozinho pelo risco de se perder. E tarefas antes simples, como tomar um medicamento e fazer compras, já não podem ser realizadas, retirando do idoso a sua independência.

Uma  intervenção importante com estes idosos, é a reabilitação cognitiva, que pode ser realizada por um terapeuta ocupacional. Este profissional dispõe de algumas estratégias que visam estimular a memória, atenção, percepção e capacidade de resolução de problemas. Um recurso utilizado são os jogos, cada jogo estimula funções específicas.  

Exemplos:      

JOGO DA MEMÓRIA    

Atenção, uso da linguagem oral simples, noção espacial e habilidade para resolução de problemas.        

QUEBRA CABEÇA  

Exploração espacial, capacidade de resolução de problemas, memória e atenção.  

FREECELL  

Organização e pensamento lógico    

DAMAS   Noção de relação espacial, atenção e memória.   CAMPO MINADO   Orientação espacial, memória, habilidade organizacional, e atenção visuo-espacial   vila-laura-020.jpg           
     É muito importante que o idoso estimule continuamente o seu cérebro e os jogos são recursos de baixo custo e que pode ser realizado com toda a família, favorecendo a socialização.     Estas são apenas algumas sugestões, é importante que o idoso pratique jogos que façam parte de seu histórico ocupacional, ou seja, o jogo deve ter um significado para aquela pessoa.  

VEja mais  em:

http://viverterapiaocupacional.blogspot.com.br/2012/08/uso-de-jogos-para-estimular-o-cerebro.html

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/uso-de-jogos-para-estimular-a-memoria-6114368.html

    Palavras-chave do artigo:

    jogos

    ,

    memoria

    ,

    cognicao

    Comentar sobre o artigo

    Este relato descreve as experiências vividas no estágio supervisionado que representa para nós uma etapa importante no desenvolvimento das competências do ensino, onde utilizamos o jogo didático para facilitar o aprendizado musical nas aulas de canto coral e tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas para os alunos.

    Por: BARTOLOMEU RODRIGUES LIMAl Arte& Entretenimento> Músical 25/11/2014
    Maria Alves

    O presente artigo aborda reflexões que resultaram de uma proposta de formação continuada na qual se trabalhou a Importância dos Jogos e Brincadeiras no Processo de Alfabetização e Letramento. A proposta possibilitou aos professores e a equipe pedagógica perceber a importância de explorar os Jogos e as Brincadeiras no desenvolvimento das atividades pedagógicas utilizando a ludicidade com os discentes nos processos de ensino e aprendizagens.

    Por: Maria Alvesl Educaçãol 13/08/2013 lAcessos: 437

    Os estudos recentes têm mostrado que as atividades lúdicas são ferramentas indispensáveis no desenvolvimento infantil, porque para a criança não há atividade mais completa do que o brincar. A proposta da escola lúdica ainda é um desafio. Temos a certeza de que um dia será para o aluno um centro de convivência e de busca de conhecimento, um lugar onde ele pode viver os momentos mais felizes de sua vida. Pela brincadeira, ela é introduzida no meio social do adulto, constituindo-se no modo de assim

    Por: Marta Nunes e Sirleide Carvalhol Educaçãol 15/10/2012 lAcessos: 316
    Alinne do Rosário Brito

    A função educativa por ter-se mostrado capaz, em diversos experimentos empíricos realizados, desenvolveM níveis diferentes de experiências pessoais e coletivas e a propiciar novas descobertas, além de contribuir na socialização. Neste trabalho, buscou-se aproximar as representações históricas do jogo, ás teorias que o balizam como atividade rica, prazerosa e motivadora da aprendizagem .

    Por: Alinne do Rosário Britol Educaçãol 18/07/2012 lAcessos: 1,470
    Máira Leilaine

    O brincar faz parte da infância, e através deste possibilita um repertório de desenvolvimentos. Além do prazer e satisfação, a criança aprende e se socializa, pois o lúdico é um dos motivadores na percepção e na construção de esquemas de raciocínio, além de ser uma forma de aprendizagem diferenciada e significativa.

    Por: Máira Leilainel Educaçãol 10/08/2014 lAcessos: 92

    Este trabalho toma como percurso a descrição da prática docente na utilização dos jogos tradicionais, em instituição particular, na cidade de Salvador-Bahia. As discussões estão pautadas em Kishimoto; Friedmann; Chateau; Freire; Piaget e Vigotsky. Partindo do pressuposto de que se as aprendizagens são variadas, é necessário que o professor esteja em constante renovação e reflexão de sua prática, para que alcance as necessidades da criança.

    Por: Geraldo Francisco dos Santosl Educação> Educação Infantill 22/04/2011 lAcessos: 7,156 lComentário: 1

    É através da brincadeira que o ser humano interage com os outros e com o seu meio. Essa interação proporciona o conhecimento da própria realidade. Considerando o anteriormente exposto, pode se concluir que a brincadeira contém as tendências do desenvolvimento intelectual de descobertas e relações.

    Por: Walderclaudio Nascimento Santosl Educação> Ensino Superiorl 16/08/2009 lAcessos: 11,187
    Darci Kops

    O alinhamento organizacional, e a recorrente necessidade do alinhamento dos recursos humanos nos processos de gestão, como metodologias necessárias para assegurar um portfólio diferenciado de competências em congruência com a missão organizacional. Uma pluralidade de alinhamentos organizacionais concorre na busca constante da consistência interna e consistência externa nas organizações.

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 10/07/2011 lAcessos: 966
    Nathália Alves de Oliveira

    O presente artigo busca demonstrar a importância do processo educativo lúdico na educação infantil, visto que jogos e brincadeiras são, conforme estudiosos, experiências afetivas mútuas para o ambiente e devem ser consagradas nas crianças em fase escolar. Embasada por significativos referenciais teóricos, a proposta apresentada permite afirmar a existência de jogos e brincadeiras infantis no processo que aumentam rendimento no processo escolar.

    Por: Nathália Alves de Oliveiral Educação> Educação Infantill 08/02/2012 lAcessos: 14,168

    Pode-se notar com uma determinada facilidade o fato de que há diversas pessoas que sofrem com o ressecamento da pele na região dos cotovelos, e isto poderia ser considerado comum, no entanto, há casos em que é necessário que se tenha um pouco mais de atenção.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 12/12/2014

    Uma doença que causa vermelhidão e muita irritação na pele. As pessoas que têm psoríase tem a pele grossa e bem vermelha com muitas placas escamosas esbranquiçadas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 11/12/2014

    Para quem já ouviu falar sobre a psoríase, no entanto não tem muito conhecimento sobre os seus sintomas e com isto esta com algumas dúvidas, como por exemplo, a respeito da possível coceira. Sendo assim, iremos falar agora mesmo se a psoríase apresenta ou não este sintoma.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 09/12/2014

    As doenças de pele sempre geram muitos problemas principalmente na estética, e isso acaba chateando bastante os pacientes, porém na maioria dos casos essas doenças não afetam em nada na qualidade de vida, e esse acaba sendo o fator mais importante, pois mesmo com a doença, o paciente pode ter muita qualidade de vida. Assim também acontece com a psoríase, uma doença de pele que se caracteriza principalmente pelos sintomas de vermelhidão e coceira, porém também faz com que a pele na região doente

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 05/12/2014

    Atualmente existem muitas doenças que vem se tornando bastante populares entre os brasileiros, e entre essas doenças está a psoríase, uma doença que ataca a pele, causando vermelhidão e irritação, sendo que um dos seus principais sintomas são coceira intensa na região, o que acaba sendo o principal responsável por causar feridas na pele, pois a pessoa acaba coçando com muita frequência, e isso acaba sendo um dos principais motivos pela aparição de feridas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 28/11/2014

    HUMANIZAR É PRECISO. SOMOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E DEVEMOS A CADA DIA LUTAR PELA HUMANIZAÇÃO EM NOSSOS SETORES.

    Por: JOSE ERIQUE MIRANDA MEDEIROl Saúde e Bem Estarl 28/11/2014

    Para quem é paciente de psoríase, provavelmente já ouviram falar algumas centenas de vezes que a doença não tem cura, o que pode desconfortar muitos dos pacientes, como também os seus familiares, no entanto, não é necessário preocupação, pois existem diversos tratamentos que podem ser adotados, e que podem funcionar como uma espécie de cura temporária.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 26/11/2014

    RESUMO O estudo apresentado a seguir destaca o alcoolismo como uma doença e o quanto pode prejudicar a sociedade. O objetivo desse estudo é fazer uma abordagem teórica diante do assunto, buscando entender os aspectos que compreendem o tema. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como FERRARINI, VESPUCCI (2000), ANDRADE (2009), entre outros, procurando enfatizar a importância de se conscientizar sobre os problemas causados pelo uso excessivo do álcool.

    Por: Fernandal Saúde e Bem Estarl 24/11/2014

    Alguns cuidados básicos com o idoso acamado podem fazer total diferença para o idoso e sua família. Saiba como prevenir escaras, edema nas pernas, melhorar o sono, entre outros.

    Por: Simone Françal Saúde e Bem Estarl 21/08/2012 lAcessos: 693

    Saiba um pouco sobre a doença de Alzheimer, esta doença que prejudica de foram significativa a memória de tantos idosos.

    Por: Simone Françal Saúde e Bem Estarl 14/08/2012 lAcessos: 102

    Saiba como melhorar o desempenho de seu filho/aluno nas tarefas escolares com as dicas de uma terapeuta ocupacional.

    Por: Simone Françal Educaçãol 09/08/2012 lAcessos: 94

    Saiba como estimular o desenvolvimento de seu filho por meio do brincar.

    Por: Simone Françal Educação> Educação Infantill 09/08/2012 lAcessos: 402
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast