Você Sabe O Que É Cardiopatia?

Publicado em: 20/01/2009 |Comentário: 20 | Acessos: 137,227 |

Podemos definir a cardiopatia como qualquer doença que atinja o coração.


Mas como detectar uma doença no Coração?


Existem vários termos que podemos considerar a cardiopatia, veja:


a)    Arritmias: neste caso, o coração deixa de obedecer a uma cadência regular que no adulto está entre 60 a 100 batimentos por minuto.


b)    Dor: o coração dói e muito em situação de infarto no miocárdio e angina no peito.


c) Dispinéia e Edema: é a sensaçào de falta de ar e edema é o inchaço nas pernas.

d) Cianose: é quando a quantidade de oxigênio no sangue arterial está abaixo do normal e o paciente fica com uma cor azulada ou arroxada.


Segue abaixo algumas das principais Cardiopatias existentes:


1)   Cardiopatias Congênitas são aquelas desde o nascimento e deve-se a algum erro genético ou a infecções - principalmente rubéola - sofridas pela mãe durante a gravidez. Por isso, a mãe deve evitar, em pelo menos três meses, exames radiológicos, tomar medicamentos, evitar contatos com pessoas com rubéola ou fumar.


2)   Doenças das Valvas do Coração
Consistem no funcionamento defeituoso de uma das quatro valvas do coração. Esse defeito pode estar na abertura ou no fechamento da valva.

3) Doenças do Miocárdio
Consistem em um defeito no próprio músculo do coração, que se torna enfraquecido, contraindo-se com menos potência e cada vez menos capacidade de ejetar a quantidade de sangue que o organismo necessita. Uma das causas mais freqüentes é a Doença de Chagas .

4) Infecção no Coração
Quando os agentes infecciosos ( bactérias, vírus, fungos e parasitas) acometem não só o miocárdio com o pericárdio e o endocárdio.


           5) Angina: a angina de peito ou angor pectoris é uma dor no peito devida ao baixo abastecimento de oxigénio. 


Geralmente é devida à obstrução ou espasmos (contrações involuntária de um músculo, grupo de músculos ou órgão) das artérias coronárias (os vasos sanguíneos do coração).


Ataques de angina que pioram, que ocorrem durante o descanso e que duram mais de 15 minutos podem ser sintomas de angina instável ou mesmo de um enfarto do miocárdio  (popularmente conhecido por ataque cardíaco).



A importância de uma atividade física e de uma boa alimentação para prevenção de uma cardiopatia e promoção da saúde é muito importante, mas lembre-se:


“Toda e qualquer atividade a ser realizada e medicação a ser ingerida, deve ser verificada por um médico especialista para que esta situação não se agrave.”

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 31 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/voce-sabe-o-que-e-cardiopatia-730329.html

    Palavras-chave do artigo:

    coracao

    ,

    saude

    ,

    qualidade de vida

    Comentar sobre o artigo

    Muitos empresários estão percebendo que melhorar a qualidade de vida de seus funcionários e de suas famílias torna a empresa mais saudável, competitiva e produtiva. Essa é a principal função da QVT (Qualidade de Vida Total), baseada em dois aspectos importantes: o bem-estar do trabalhador e a eficácia organizacional . Um programa adequado de QVT busca uma organização mais humanizada e proporciona condições de desenvolvimento pessoal.

    Por: Marcelo P. Basilel Saúde e Bem Estar> Medicinal 05/08/2014 lAcessos: 29
    Fernando João de Jesus Santana

    RESUMO Este trabalho foi realizado através da pesquisa de campo, aplicando 30 questionários, que tratará da temática qualidade de vida como fatores sócio ambiental, o qual esta relacionada às questões ambientais, sociais, política, econômicas e culturais que interferem na vida de crianças da Escola Municipal Manoel de Paula Menezes Lima localizada na cidade de Lagarto/se, onde estas crianças e jovens possui uma vulnerabilidade social em linha geral, estas também possui suas condições não razoáve

    Por: Fernando João de Jesus Santanal Educação> Ciêncial 24/07/2011 lAcessos: 513

    Lembre-se: Dia 4 de Abril é o dia mundial da Atividade Física. Atividade física é definida como "qualquer movimento corporal” que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso.

    Por: Alexandre Vieiral Esportel 20/01/2009 lAcessos: 20,614 lComentário: 20
    Nadir Neves

    Sustentabilidade, direitos humanos, novos tipos de prisões e qualidade de vida. São alguns dos questionamentos abordados neste texto - que longe de esgotar o tema tenta trazer à memória outras formas de prisões na pos modernidade-, prisões invisíveis, porém, reais as quais trazem impactos potentes nas vidas dos envolvidos.

    Por: Nadir Nevesl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 05/04/2012 lAcessos: 255
    Ademilson Rosa

    Para sermos felizes, precisamos de qualidade de vida, mas para isso, precisamos de algo muito precioso que é a saúde.

    Por: Ademilson Rosal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 24/01/2014 lAcessos: 43
    Ágatha Karina Xavier de Barros

    Vivemos uma crença de que todas as situações da vida (dificuldades, incertezas, medos, frustrações, raiva e tristeza) podem ser resolvidas somente à base de calmantes, ansiolíticos, hipnóticos, antidepressivos, assim como com outras drogas (dentre elas cocaína, crack) aumentando cada vez mais a tolerância a droga e diminuindo a qualidade de vida do individuo de forma integral (saúde física, mental, social, ambiental e espiritual) .

    Por: Ágatha Karina Xavier de Barrosl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 08/06/2014 lAcessos: 136

    A quantidade de serviços oferecidos pelas clínicas veterinárias é impressionante, de problemas de pele a problemas psicológicos existem profissionais capacitados a tratar os animais.

    Por: wbpnetl Lar e Família> Animaisl 21/08/2012 lAcessos: 57
    SANDRA VAZ DE LIMA

    A música é uma linguagem universal que reúne conceitos fiéis á Arte e estabelece regras à sua estética que a conduz dentro de suas próprias leis, pois a música nunca é estática, sempre foi e sempre será dinâmica. Cada nota, cada frase musical, desempenha papel na construção de uma disposição de formas, cores e concordâncias que a composição como um todo faz vibrar no ouvinte e no seu ambiente.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 15/02/2010 lAcessos: 386 lComentário: 2
    Spacelife Nutrition Group

    Um programa nutricional eficaz se faz de alguns elementos indispensáveis aos objetivos almejados, sempre procure os profissionais que são referências em suas áreas de atuação, eles lhe trarão o resultado almejado no tempo certo, e a manutenção adequada. Corrija seus hábitos alimentares, pratique exercícios orientados, durma um sono de qualidade, beba muita água e se inspire com sua vida voltada para hábitos saudáveis !

    Por: Spacelife Nutrition Groupl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 14/11/2011 lAcessos: 130

    A grande preocupação dos seres humanos para os próximos tempos. Ter qualidade de vida é sempre uma grande preocupação para quem cá anda tão pouco tempo

    Por: manuel jorge santosl Saúde e Bem Estar> Medicinal 25/04/2011 lAcessos: 271

    Pode-se notar com uma determinada facilidade o fato de que há diversas pessoas que sofrem com o ressecamento da pele na região dos cotovelos, e isto poderia ser considerado comum, no entanto, há casos em que é necessário que se tenha um pouco mais de atenção.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 12/12/2014

    Uma doença que causa vermelhidão e muita irritação na pele. As pessoas que têm psoríase tem a pele grossa e bem vermelha com muitas placas escamosas esbranquiçadas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 11/12/2014

    Para quem já ouviu falar sobre a psoríase, no entanto não tem muito conhecimento sobre os seus sintomas e com isto esta com algumas dúvidas, como por exemplo, a respeito da possível coceira. Sendo assim, iremos falar agora mesmo se a psoríase apresenta ou não este sintoma.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 09/12/2014

    As doenças de pele sempre geram muitos problemas principalmente na estética, e isso acaba chateando bastante os pacientes, porém na maioria dos casos essas doenças não afetam em nada na qualidade de vida, e esse acaba sendo o fator mais importante, pois mesmo com a doença, o paciente pode ter muita qualidade de vida. Assim também acontece com a psoríase, uma doença de pele que se caracteriza principalmente pelos sintomas de vermelhidão e coceira, porém também faz com que a pele na região doente

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 05/12/2014

    Atualmente existem muitas doenças que vem se tornando bastante populares entre os brasileiros, e entre essas doenças está a psoríase, uma doença que ataca a pele, causando vermelhidão e irritação, sendo que um dos seus principais sintomas são coceira intensa na região, o que acaba sendo o principal responsável por causar feridas na pele, pois a pessoa acaba coçando com muita frequência, e isso acaba sendo um dos principais motivos pela aparição de feridas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 28/11/2014

    HUMANIZAR É PRECISO. SOMOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E DEVEMOS A CADA DIA LUTAR PELA HUMANIZAÇÃO EM NOSSOS SETORES.

    Por: JOSE ERIQUE MIRANDA MEDEIROl Saúde e Bem Estarl 28/11/2014

    Para quem é paciente de psoríase, provavelmente já ouviram falar algumas centenas de vezes que a doença não tem cura, o que pode desconfortar muitos dos pacientes, como também os seus familiares, no entanto, não é necessário preocupação, pois existem diversos tratamentos que podem ser adotados, e que podem funcionar como uma espécie de cura temporária.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 26/11/2014

    RESUMO O estudo apresentado a seguir destaca o alcoolismo como uma doença e o quanto pode prejudicar a sociedade. O objetivo desse estudo é fazer uma abordagem teórica diante do assunto, buscando entender os aspectos que compreendem o tema. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como FERRARINI, VESPUCCI (2000), ANDRADE (2009), entre outros, procurando enfatizar a importância de se conscientizar sobre os problemas causados pelo uso excessivo do álcool.

    Por: Fernandal Saúde e Bem Estarl 24/11/2014

    Popularmente há uma tendência em se julgar à sanidade da pessoa, de acordo com seu comportamento, de acordo com sua adequação às conveniências sócio-culturais como, por exemplo, a obediência aos familiares, o sucesso no sistema de produção, a postura sexual, etc.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 74,475 lComentário: 21

    É um grupo de sintomas incapacitantes permanentes, resultantes de danos as áreas do cérebro responsáveis pelo controle motor. Não progressiva que pode ter origem antes, durante ou logo após o nascimento e se manifesta na perda ou no comprometimento do controle sobre a musculatura voluntária. Caracteriza por um distúrbio de movimento ou postura dependendo do local e magnitude do dano os sintomas podem variar.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 8,806 lComentário: 11

    O TCE é uma agressão ao cérebro, não de natureza degenerativa ou congênita, mas causada por uma força física externa, que pode produzir um estado diminuído ou alterado de consciência, que resulta em comprometimento das habilidades cognitivas ou do funcionamento físico.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 22,800 lComentário: 11

    O AVE, ou Acidente Vascular Encefálico é a terceira maior causa de morte no mundo desenvolvido, atrás apenas das doenças coronárias e de todos os tipos de câncer.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 11,477

    Falar sobre os direitos de um deficiente não é coisa fácil! Neste artigo, relataremos situações sociais e profissionais sobre os direitos dos deficientes.

    Por: Alexandre Vieiral Direito> Legislaçãol 20/01/2009 lAcessos: 7,431 lComentário: 3

    Relatar sobre apnéia e ronco, para alguns pode parecer uma brincadeira, assim como gozações do cotidiano, porém para as quem possui, é de grande frustração social e também familiar.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 727

    Embora tenha sido reconhecida primeira vez em 1981 a imunodeficiência adquirida (AIDS) se tornou um importante problema de saúde pública dessa geração. Nas várias semanas ou meses após a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), muitos indivíduos desenvolvem uma doença semelhante à mononucleose com duração de uma a duas semanas.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 2,392 lComentário: 1

    Infelizmente, a agressividade é sempre um tema da atualidade, especialmente a agressividade juvenil, na qual está relacionada aos roubos, furtos, assaltos, seqüestros, gangues, atiradores de escolas, dos queimadores de mendigos, dos homicidas ou pelo simples fato da agressão familiar, o que não é tão difícil hoje em dia.

    Por: Alexandre Vieiral Lar e Família> Adolescentesl 20/01/2009 lAcessos: 30,354 lComentário: 23

    Comments on this article

    8
    rosangela 31/08/2011
    fiz uma correção de um CIA a15 anos ,mas agora repiti alguns exames e deu cardiopatia isto e grave.
    3
    silvia 18/07/2011
    meu filho de 8 anos esta com cardiopatia o que devo fazer, ele sente dor no peito falta de ar nao pode correr nem andar muito q sente muita dor ,estou muito preocupada passei ele no medico e marcaram uma consuta com o cardiologista so que vai demorar muito tenho medo dessa dor piorar o que devo fazer me ajude.
    24
    regiane 02/06/2011
    As pessoas que sofrem com essa doença tem o direito de requerer o beneficio do auxilio-doença?
    Mas os peritos querem os laudos medicos, onde nao existem mais...
    o que fazer quando isso acontece?
    8
    raquel 11/05/2011
    Meu filho nasceu com cardiopatia de Ventriculo unico esquerdo e vasos transpostos. Como faço para saber mais sobre esse assunto.
    2
    maria de fatima da silva 26/04/2011
    boa noite gostaria de tirar algumas dúvidas olha depois que fui ao medico descobri atraves de exames que tenho esquemia e angina é a mesma coisa ?
    8
    mathwus 23/03/2011
    o q é cardiopatia
    3
    Eliane de souza nascimento 10/03/2011
    boa tarde doutor.gostaria de perguntar que um tempo atras meu filho de quinze anos fez um holter e deu arritima cardiaca agora ele fez um ecocardiograma toraxico e a médica disse que estava tudo bem e´possivel que num exame deu arritimia e em outro naõ?
    5
    maria de fatima da silva 03/02/2011
    boa tarde tudo bem ? olha gostaria de tirar algumas duvidas faz um ano que estou tomando remedio de coeaçao e depois de varios exames o medico passou pra mim fazer varios exames de coraçao sao eles citilografia ecocatiograma isteira na citilografia deu isquemia e na esteria deu individuo cartiopata eu gostaria de ter mais informaçoes pois faz um ano que o meu irmao faleceu depois de uma cirugia cardiaca pois ele fez tres e na ultima ele faleceu pois gostaria de tirar minhas duvidas
    3
    eva ss lima 28/10/2010
    doutor tenho miocardiopatia e quero se e grave e se inpede de eu trabralhar pois acabei de ser rejistrada so que sinto muita dores no coracao e tenho 140 kilos de peso oq feazer
    4
    ESQUEMIA E CARDIOPATIA 04/09/2010
    MEU SOGRO FALECEU E 6 MESES ATRAZ AVALIEI ELE P/ iridologia E CONSTATEI UM CONCIDERÁVEL ANÉL DE ESQUEMIA NAS PERNAS E CÉREBRO + CALCIFICAÇOES ...ETC AVISEI ORIENTEI ,ESTAVA TRAVANDO + AINDA USANDO CÁLCIO ONDE JA ESTAVA CALCIFICADO ATÉ DE +.
    DEI A ELE REEDUCAÇAO ALIM, SÓL, RESPIRAÇAO LÉVES EX CAMINHADAS, ÁGUA ATÉ MESMO P/ DIMINUIR AÇUCAR , ....E CONTINUAR INDO NO SEU MEDICO VER BATIMENTOS ETC NADA FEZ NAO ACREDITOU MORRE LAUDO MEDICO esquemia cerebral e cardiopatia....entao analise e tire suas conclusoes. ++ EU ACREDITO NA REEDUCAÇAO ALIM/ INTESTINO LIMPO E NUTRIÇAO EQUILÍBRIO EM FIM NO EIXO ENDÓCRINO
    -1
    Djsantos 19/07/2010
    Oi ) Doenças das Valvas do Coração
    Consistem no funcionamento defeituoso de uma das quatro valvas do coração. Esse defeito pode estar na abertura ou no fechamento da valva.
    tive correia de siderma guando criança e agora tenho 2 leçao 1 media e uma leve devido a febre reumatica
    tenho muita dor no peito e caibra dor nos ossos
    e junta parei um monte de atividade fisica como futebol devido as dores fui no reumatologista e nada continuo com caibra a vontade ate no meio da costa o que devo
    fazer ou gualespecialidade devo busca socorrro ja agradeço Djsantos
    -1
    ADY 15/07/2010
    meu neto nasceu di 30/06/2010, cardiopata, gostaria de saber mais sobre o assunto.
    7
    ady gonçalves do amaral 15/07/2010
    Meu neto nasce dia 30 de junho, cardiopata gostaria de mais esclarecimentos sobre a doênça
    3
    Claudice oliveira 10/01/2010
    Olá! bem eu fiz uma cirurgia da retirada da vesícula e tb de uma válvula, bem : as duas cirurgias foram feitas juntas, dia 06/12/2007. Bem mas eu não estou me sentindo nada bem, estou sem saber o que fazer, pois não tenho convenho, e pelo SUS está muito dificíl.Fiz um exame: Esofagogastroduodenoscopia . Conclusão foi esta. ESOFAGITE NÃO EROSIVA, HÉRNIA HIATAL DESGARRADA , CARDIOPLASTIA INCONPETENTE, GASTRITEANTRAL ENAMENTOSA EM GRAU LEVE. Bem, eu gostaria de saber o que está acontecendo ccomiga pois não ando nada bem , continuo sentindo as mesmas coisas . Obrigada por ssua atenção. E feliz 2010.
    4
    aline 30/11/2009
    oi no mes anterio eu fui ao medico e ele acho os batimentos do meu coração um pouco auterado e ele me pediu um ecocardiograma q deu um pequeno sopro
    ele disse q é devido um pequeno burraco no coração.eu queria saber
    si e algo grave?? obrigada xauu
    3
    sara de sousa 13/09/2009
    sara de sousa salvador oi eu tenho 25 anos utimamente eu estou com pressão baixa e sinto dor no peito de vez emquando e a e um pouco de falta de ar já foi no cardiologista fiz eletro trés vez mais ñ da nada meu coração ta normal séra que tem um outro exame mais espesifico nesse caso
    mim ajunde por favou
    3
    nelia 30/08/2009
    Olá!! Agora em junho tive uma bb de 3.820kg e 52 cm.A mesma nasceu morta,o pediatra falou que ela pode ter desenvolvido uma cardiopatia,por conta de ser um bb grande.E que seria ideal fazer um tratamento para engravidar novamente.Queria algum mcomentario de vcs.Me ajudem por favor.Um abraço.
    -2
    Francisca Maria Rodrigues 29/06/2009
    Dia 27.06 morreu meu tio de cardiopatia e há meses atrás uma prima de 25 anos e a 6 meses outa prima de 52 anos na familia tanto paterna como materna tem casos + ou - 7 casos, eu teno 47 anos e tenho pressão alta oxilante mas colesterol normal deu no exame eletron do coração após isso o cardiologista passou medicação uso diário. Gostária de uma dica sua para meu cometário. abraço e obrigado
    3
    Raul Zacaro de Oliveira 20/05/2009
    Obrigado por fazer com q eu sinta mas inteligente...
    3
    adriana 19/04/2009
    oi só gostaria de comentar de com o site mim ajudou,obriga,um abraço.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast