Os usos e tipos de ventiladores industriais

Publicado em: 01/03/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 894 |

Muitas indústrias requerem um forte fluxo de ar ou gás para suportar o processo de produção. Os ventiladores industriais são um tipo especial de ventilador, projetados especificamente para essa finalidade. Eles são geralmente fabricados sob medida para a fábrica em que serão instalados, dependendo da função do ventilador no processo de produção. Os ventiladores podem ser necessários para resfriar, aquecer, secar, limpar, ventilar ou remover partículas e gases que são produzidos durante a manufatura, mas que não são necessários.

Devido à necessidade de mover grandes quantidades de ar ou gás, esses ventiladores podem ser extremamente grandes. Os maiores tipos podem possuir um diâmetro de 7 metros ou mais.

Dependendo da taxa de vazão de ar necessária, o ventilador poderá possuir múltiplas pás para geração da pressão adequada. O volume de gás que o ventilador pode fornecer é medido em metros cúbicos por minuto. O principal requisito do processo poderá ser volume, pressão ou ambos. Diferentes tipos de ventiladores existem para atender essas necessidades.

Há modelos de ventiladores industriais próprios para ambientes onde há uma grande concentração de pessoas, assim como ambientes comerciais, estações de trem, metrô, pavilhões. Existem também ventiladores muito grandes utilizados em minas subterrâneas de carvão ou em túneis, para forçar a saída dos gases emitidos pelos automóveis.

Os ventiladores industriais podem vir em diferentes versões e modelos, assim como ventiladores de parede e de coluna. Os primeiros são muito utilizados em igrejas, salões e lugares amplos, que precisam de ventiladores potentes. Já os ventiladores de coluna ou outros tipos de ventiladores móveis desse tipo podem ser usados em indústrias e até mesmo para criação de efeitos especiais na produção de filmes.

Um ventilador axial é mais adequado para mover grandes volumes de gás a uma pressão relativamente baixa, enquanto que um ventilador centrífugo cria uma alta pressão. O ventilador axial tem um design bastante familiar, tendo praticamente o mesmo modelo de um ventilador para uso doméstico. O ventilador centrífugo, por sua vez, gera alta pressão ao forçar o ar através de uma abertura na lateral da sua estrutura metálica.

A venda de ventiladores industriais é realizada principalmente por empresas e indústrias especializadas na produção de ventiladores que possam atender os requisitos de seus clientes. Tipos padrão de ventiladores também são produzidos para o uso em peças comuns de equipamentos industriais e em sistemas comerciais de condicionamento de ar.

Algumas empresas também oferecem serviços de montagem e instalação dos ventiladores, bem como inspeção dos mesmos. Assim como qualquer equipamento, é de fundamental importância que seja realizada uma manutenção frequente, aumentando assim a vida útil do ventilador.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/seguranca-artigos/os-usos-e-tipos-de-ventiladores-industriais-4332400.html

    Palavras-chave do artigo:

    ventiladores industriais venda de ventiladores industriais

    Comentar sobre o artigo

    Em 1882,Philip H.Diehl, que é considerado o pai do ventilador moderno, inventou o ventilador de teto: continham pás de latão, e vários deles também possuíam uma grade do mesmo material, que apesar de serem bem construídas internamente, estavam bem distantes de serem seguras:vários dos ventiladores tinham uma abertura grande o suficiente para se colocar uma mão ou até um braço. Com os avanços industriais, o metal pôde ser produzido em série e com formas diferentes, baixando assim o preço dimovesc

    Por: wolney corretor de imoveisl Lar e Famílial 01/11/2009 lAcessos: 1,486

    Sistema tem capacidade de refrigeração até 40kW e economiza cerca de 80% em relação aos custos da climatização ambiente.

    Por: Cristina Squincal Press Releasel 20/01/2011 lAcessos: 33

    O alto torque a baixas velocidades dá a estes motores DC sem escova um maior grau de rigidez e controle, tornando-os mais silenciosos e duráveis uma vez que eles podem também ser usados como drives diretos.

    Por: Mariana Medeirosl Tecnologia> Tecnologiasl 25/06/2013 lAcessos: 21

    Dados recém-divulgados pela consultoria Acuity Market Intelligence revelam que, globalmente, aeroportos devem investir mais de 2,2 bilhões de dólares no controle automatizado de fronteiras entre 2014 e 2018 – o que reflete um crescimento de 19,5% em relação ao período anterior. O objetivo principal é confiar à biometria alguns processos de imigração, como controle de passaportes, identificação nos portões de embarque e quiosques, para ganhar mais agilidade e confiabilidade.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> Segurançal 11/03/2014

    Executivo da Lumidigm revela que não há nenhum dispositivo 100% à prova de fraudes. Mas os sensores de impressão digital estão quase lá O Brasil vem chamando atenção do mundo todo por sua capacidade de rapidamente absorver novas tecnologias biométricas em vários segmentos – o que garante uma posição de destaque, principalmente no mercado financeiro. Cinco dos maiores bancos brasileiros já estão adotando a autenticação biométrica, implantando sensores nos caixas eletrônicos.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> Segurançal 21/02/2014

    O controlo de acessos consiste num sistema que, através de um software, controla um numero e tipologia de pessoa, que está ou não autorizada a entrar num determinado espaço ou local, bem como oferecer protecção de pessoas e bens móveis e imóveis.

    Por: bpegl Tecnologia> Segurançal 17/02/2014
    Ricardo Miguel

    Qual foi o primeiro vírus de computador? Como se chamava? Há quanto tempo apareceram os vírus informáticos? Estas e outras perguntas no artigo de hoje.

    Por: Ricardo Miguell Tecnologia> Segurançal 10/02/2014

    O plano de recuperação de desastres envolve mais do que um backup e armazenamento de informações num lugar fora do ambiente físico da empresa. O plano tem de incluir procedimentos testados e documentados que devem ser seguidos à risca e revisados periodicamente – ainda que nunca tenha sido necessário lançar mão dele. Nunca se sabe quando será necessário – somente quando a crise se instaura e somos pegos de surpresa.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> Segurançal 03/02/2014 lAcessos: 18

    É difícil acreditar que em plena Era Digital continuamos sendo obrigados a confiar em um método de autenticação desenvolvido há mais de 50 anos e que se baseia principalmente na memorização de números e letras combinados. Já não era simples quando, no início, tínhamos de decorar uma, duas ou três senhas. Como tudo à nossa volta se transformou nestas últimas décadas, a quantidade de senhas e a complexidade delas também aumentou consideravelmente.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> Segurançal 27/01/2014 lAcessos: 13

    Porque?A importância! E como é feita, a calibração e a verificação dos detectores de gases antes de acessar o espaço confinado!

    Por: Leonardo Lobol Tecnologia> Segurançal 16/01/2014 lAcessos: 13
    Guiton Socage

    Neste artigo será descrita a importância das plataformas aéreas nos canteiros de obras e como estes equipamentos contribuem com segurança e agilizam processos. No Brasil com a Construção Civil em ascensão por diversos fatores, construtoras e empreiteiras optam por segurança e tecnologia e isso faz com que equipamentos sejam bem vistos e aceitos no setor. Entenda melhor com a leitura do artigo.

    Por: Guiton Socagel Tecnologia> Segurançal 09/01/2014 lAcessos: 12
    Elliot Rubio Maestas

    O confronto com a maneira certa ou errada de fazer as coisas em qualquer país é sempre um campo minado de constante mudança para quem gosta de viajar.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 16/05/2013 lAcessos: 33
    Elliot Rubio Maestas

    A pesquisa é um método de coleta de informações concreto, não-experimental e descritivo. As pesquisas podem ser úteis quando um investigador pretende recolher dados sobre os fenômenos que não podem ser observados diretamente.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Marketing e Publicidadel 26/04/2013 lAcessos: 21
    Elliot Rubio Maestas

    Dicas para conhecer o melhor das terras australianas em pouco tempo, combinando passeios urbanos e natureza.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 21/04/2013 lAcessos: 45
    Elliot Rubio Maestas

    Texto explicativo sobre como obter o resultado esperado quando procurar imóveis para aluguel de temporada, tanto online como offline.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 16/01/2013 lAcessos: 16
    Elliot Rubio Maestas

    Como a pulseira de relógio pode influir na escolha da roupa, independentemente do visual, da ocasião ou moda. Como escolher o melhor estilo para uma festa, combinando sua pulseira de relógio, sua bolsa ou sapato.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Beleza> Modal 30/07/2012 lAcessos: 36
    Elliot Rubio Maestas

    Explicamos para leigos alguns termos técnicos e siglas do vocabulário SEO. Tentamos deixar claro e compartilhar conhecimento em otimização de sites.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Internet> SEO e SEMl 25/07/2012 lAcessos: 112
    Elliot Rubio Maestas

    Como escolher as palavras-chave para obter melhores resultados em qualquer projeto SEO. Pontos principais, explicando e ensinando a percorrer este trajeto sem armadilhas.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Internet> SEO e SEMl 09/07/2012 lAcessos: 130
    Elliot Rubio Maestas

    O mercado oferece atualmente diversas opções de tipos de relógios, mas porque os com pulseira de couro chamam mais a atenção? Os preços variam conforme a qualidade, o fabricante do produto e o tipo de couro. Pode ser de crocodilo, píton, jacaré, lagarto, tubarão, avestruz e muitos outros. Para quem busca ainda mais personalização, alguns modelos têm como vantagem a confecção de instituições especializadas em produzir design arrojados.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Beleza> Modal 14/05/2012 lAcessos: 141
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast