Os usos e tipos de ventiladores industriais

Publicado em: 01/03/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 950 |

Muitas indústrias requerem um forte fluxo de ar ou gás para suportar o processo de produção. Os ventiladores industriais são um tipo especial de ventilador, projetados especificamente para essa finalidade. Eles são geralmente fabricados sob medida para a fábrica em que serão instalados, dependendo da função do ventilador no processo de produção. Os ventiladores podem ser necessários para resfriar, aquecer, secar, limpar, ventilar ou remover partículas e gases que são produzidos durante a manufatura, mas que não são necessários.

Devido à necessidade de mover grandes quantidades de ar ou gás, esses ventiladores podem ser extremamente grandes. Os maiores tipos podem possuir um diâmetro de 7 metros ou mais.

Dependendo da taxa de vazão de ar necessária, o ventilador poderá possuir múltiplas pás para geração da pressão adequada. O volume de gás que o ventilador pode fornecer é medido em metros cúbicos por minuto. O principal requisito do processo poderá ser volume, pressão ou ambos. Diferentes tipos de ventiladores existem para atender essas necessidades.

Há modelos de ventiladores industriais próprios para ambientes onde há uma grande concentração de pessoas, assim como ambientes comerciais, estações de trem, metrô, pavilhões. Existem também ventiladores muito grandes utilizados em minas subterrâneas de carvão ou em túneis, para forçar a saída dos gases emitidos pelos automóveis.

Os ventiladores industriais podem vir em diferentes versões e modelos, assim como ventiladores de parede e de coluna. Os primeiros são muito utilizados em igrejas, salões e lugares amplos, que precisam de ventiladores potentes. Já os ventiladores de coluna ou outros tipos de ventiladores móveis desse tipo podem ser usados em indústrias e até mesmo para criação de efeitos especiais na produção de filmes.

Um ventilador axial é mais adequado para mover grandes volumes de gás a uma pressão relativamente baixa, enquanto que um ventilador centrífugo cria uma alta pressão. O ventilador axial tem um design bastante familiar, tendo praticamente o mesmo modelo de um ventilador para uso doméstico. O ventilador centrífugo, por sua vez, gera alta pressão ao forçar o ar através de uma abertura na lateral da sua estrutura metálica.

A venda de ventiladores industriais é realizada principalmente por empresas e indústrias especializadas na produção de ventiladores que possam atender os requisitos de seus clientes. Tipos padrão de ventiladores também são produzidos para o uso em peças comuns de equipamentos industriais e em sistemas comerciais de condicionamento de ar.

Algumas empresas também oferecem serviços de montagem e instalação dos ventiladores, bem como inspeção dos mesmos. Assim como qualquer equipamento, é de fundamental importância que seja realizada uma manutenção frequente, aumentando assim a vida útil do ventilador.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/seguranca-artigos/os-usos-e-tipos-de-ventiladores-industriais-4332400.html

    Palavras-chave do artigo:

    ventiladores industriais venda de ventiladores industriais

    Comentar sobre o artigo

    Em 1882,Philip H.Diehl, que é considerado o pai do ventilador moderno, inventou o ventilador de teto: continham pás de latão, e vários deles também possuíam uma grade do mesmo material, que apesar de serem bem construídas internamente, estavam bem distantes de serem seguras:vários dos ventiladores tinham uma abertura grande o suficiente para se colocar uma mão ou até um braço. Com os avanços industriais, o metal pôde ser produzido em série e com formas diferentes, baixando assim o preço dimovesc

    Por: wolney corretor de imoveisl Lar e Famílial 01/11/2009 lAcessos: 1,555

    Sistema tem capacidade de refrigeração até 40kW e economiza cerca de 80% em relação aos custos da climatização ambiente.

    Por: Cristina Squincal Press Releasel 20/01/2011 lAcessos: 35

    O alto torque a baixas velocidades dá a estes motores DC sem escova um maior grau de rigidez e controle, tornando-os mais silenciosos e duráveis uma vez que eles podem também ser usados como drives diretos.

    Por: Mariana Medeirosl Tecnologia> Tecnologiasl 25/06/2013 lAcessos: 33
    Zilda Ap. S. Guerrero

    Fatos e boatos são constantemente espalhados na internet pelas redes sociais por diversos motivos, mas com um único intuito; encontrar um leitor desejável.São inúmeros casos que poderíamos relatar nesse espaço, mas nos limitaremos nesse momento a repensar sobre certos costumes inadequados que algumas pessoas realizam; que é o costume de "botar os dedinhos ou o dedinho no local inapropriado para àquele momento".

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Tecnologia> Segurançal 06/08/2014

    Independentemente do tamanho de uma empresa, uma coisa é certa: ela está passando por importantes mudanças em termos de geração e gestão de informação, devendo buscar um nível de segurança, organização e agilidade que facilite o crescimento sem comprometer a estabilidade do sistema. Isso impõe novos desafios ao departamento de TI (Tecnologia da Informação), que está sempre buscando adequar suas necessidades ao poder de investimento.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> Segurançal 31/07/2014

    Hoje em dia existem dois tipos de empresas: aquelas que sabem que estão sendo hackeadas e as que não sabem. Infelizmente, todas são vulneráveis e suscetíveis a ataques. Na opinião de Phil Scarfo, vice-presidente comercial e de marketing da norte-americana Lumidigm, o que mais diferencia uma organização de outra no quesito segurança são as medidas dinâmicas de proteção adotadas para reduzir vulnerabilidades e prevenir fraudes.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> Segurançal 15/07/2014 lAcessos: 28

    O aumento da violência tem colocado o tema da segurança em evidência nos últimos anos. Não por acaso, o mercado de segurança eletrônica vem crescendo vertiginosamente. Para 2014, o setor espera um crescimento de 16%, fechando o ano com faturamento de R$ 1,38 bilhão

    Por: Flávia Ghiurghil Tecnologia> Segurançal 01/07/2014

    O Brasil está adotando rapidamente a biometria e vem se destacando em nível mundial nesse quesito, seja nas operações bancárias, seja nas eleições, ou ainda no acesso a determinados serviços. Entre tantas opções de tecnologia biométrica, a impressão digital ainda leva grande vantagem em relação às demais – como identificação facial, da palma da mão, íris etc.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> Segurançal 26/06/2014

    O reconhecimento por biometria é um processo em que um sistema compara as informações recebidas com dados previamente inseridos no sistema para determinar se ele pode ou não encontrar uma correspondência.

    Por: Aline L.l Tecnologia> Segurançal 26/06/2014 lAcessos: 11

    A autenticação biométrica, que verifica a identidade do indivíduo com base em suas características físicas (impressão digital, palma da mão, face, íris etc.), oferece vantagens em termos de aumento de segurança de forma conveniente, ágil e eficiente. Por ser capaz de identificar rapidamente ‘quem' está fazendo ‘o que', tem sido largamente incorporada por instituições financeiras.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> Segurançal 26/05/2014 lAcessos: 13

    Entre os dias 4 e 6 de junho acontece o CIAB FEBRABAN 2014, maior evento da América Latina para o setor financeiro sob o ponto de vista da tecnologia. São esperados quase dois mil representantes de bancos brasileiros e do exterior. Nesse ambiente de tantas novidades, têm ganhado cada vez mais destaque os sensores biométricos de imagem multiespectral da Lumidigm – os mais utilizados nos caixas eletrônicos do Brasil e do Mundo.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> Segurançal 21/05/2014 lAcessos: 22
    Elliot Rubio Maestas

    O confronto com a maneira certa ou errada de fazer as coisas em qualquer país é sempre um campo minado de constante mudança para quem gosta de viajar.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 16/05/2013 lAcessos: 43
    Elliot Rubio Maestas

    A pesquisa é um método de coleta de informações concreto, não-experimental e descritivo. As pesquisas podem ser úteis quando um investigador pretende recolher dados sobre os fenômenos que não podem ser observados diretamente.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Marketing e Publicidadel 26/04/2013 lAcessos: 35
    Elliot Rubio Maestas

    Dicas para conhecer o melhor das terras australianas em pouco tempo, combinando passeios urbanos e natureza.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 21/04/2013 lAcessos: 58
    Elliot Rubio Maestas

    Texto explicativo sobre como obter o resultado esperado quando procurar imóveis para aluguel de temporada, tanto online como offline.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 16/01/2013 lAcessos: 28
    Elliot Rubio Maestas

    Como a pulseira de relógio pode influir na escolha da roupa, independentemente do visual, da ocasião ou moda. Como escolher o melhor estilo para uma festa, combinando sua pulseira de relógio, sua bolsa ou sapato.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Beleza> Modal 30/07/2012 lAcessos: 44
    Elliot Rubio Maestas

    Explicamos para leigos alguns termos técnicos e siglas do vocabulário SEO. Tentamos deixar claro e compartilhar conhecimento em otimização de sites.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Internet> SEO e SEMl 25/07/2012 lAcessos: 126
    Elliot Rubio Maestas

    Como escolher as palavras-chave para obter melhores resultados em qualquer projeto SEO. Pontos principais, explicando e ensinando a percorrer este trajeto sem armadilhas.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Internet> SEO e SEMl 09/07/2012 lAcessos: 147
    Elliot Rubio Maestas

    O mercado oferece atualmente diversas opções de tipos de relógios, mas porque os com pulseira de couro chamam mais a atenção? Os preços variam conforme a qualidade, o fabricante do produto e o tipo de couro. Pode ser de crocodilo, píton, jacaré, lagarto, tubarão, avestruz e muitos outros. Para quem busca ainda mais personalização, alguns modelos têm como vantagem a confecção de instituições especializadas em produzir design arrojados.

    Por: Elliot Rubio Maestasl Beleza> Modal 14/05/2012 lAcessos: 152
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast