A importância da profissionalização de mão de obra na impermeabilização

Publicado em: 11/01/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 84 |

 

A Construção Civil no Brasil está em alta, e com ela, aumenta a necessidade de mão de obra qualificada para execução de serviços diversos em uma edificação. Encontramos no mercado bons profissionais que sabem executar um bom concreto, realizam uma pintura de primeira qualidade, mas se formos procurar profissionais para executar serviços de impermeabilização, encontraremos problemas.

Infelizmente, criou-se a cultura e o mito de que a impermeabilização é algo ineficaz, caro e desnecessário, devido ao fato de não ser executada na maioria das obras ou por ter sido mal feita.

Estamos falando de obras em geral, desde pequenas até grandiosas. Não é difícil encontrarmos casas familiares com infiltrações de rodapé de parede, reservatórios, lajes, telhas e rebocos internos e externos deteriorando pela ação contínua da água. Em grandes edifícios, também existem problemas graves como corrosão de armaduras, desplacamentos de rebocos e revestimentos, que são conseqüências da falta de proteção contra a umidade.

Por ficar abaixo do acabamento, o consumidor final não tem como cobrar a impermeabilização e o construtor vê nesta área, uma oportunidade de reduzir custos e não a faz.

A falha da impermeabilização nas edificações acelera problemas e mexe no bolso de proprietários e inquilinos de imóveis. Isto acontece devido à falta de conhecimento do assunto pela maioria das pessoas. Outro problema é que grande parte do pessoal envolvido, seja proprietário de empreendimento, ou pessoal técnico, ignora o tema, que deveria ser abordado em projetos específicos de impermeabilização, durante a elaboração dos projetos complementares e do detalhamento do projeto arquitetônico executivo.

A impermeabilização representa um alto percentual dos problemas verificados nas edificações. Temos que os problemas de infiltrações de modo geral estão ligados a três itens: mão de obra, qualidade do material ou especificação de sistemas inadequados.

Levantamentos feitos pelo mercado, indicam que dos problemas ligados à impermeabilização, a deficiência da mão de obra representa 90% contra 10% da qualidade dos materiais. Podemos explicar esta estatística, pois o mercado construção civil é muito informal e apresenta uma carência de capacitação de mão de obra. O aprendizado na maior parte das vezes se dá com a prática cotidiana e pela orientação recebida por profissionais mais experientes. Os trabalhadores raramente são certificados para atuar em seus ofícios, uma vez que isso não é exigido pelo mercado em que operam.

Faz-se necessário mudar esta consciência urgentemente. Toda cadeia da construção, desde o usuário até o profissional, precisa conhecer e aprender sobre os benefícios da correta impermeabilização de uma obra. É esta proteção que garantirá durabilidade, bem estar, menor desperdício e menor poluição com menos gastos futuros para refazer serviços. Um grande passo para a mudança deste quadro é a formação de mão de obra

Para começarmos a preparar uma construção impermeabilizada é só adicionar ao concreto ou argamassa certos produtos. A maior parte impermeabilizantes são de fácil aplicação e por este motivo devemos preparar e informar os profissionais da área para que esta proteção seja feita.

Nossa missão é de destacarmos a importância, aliada à facilidade de aplicação a um baixo custo. Assim faremos com que os profissionais da construção, adquiram o hábito de usar impermeabilizantes em seus serviços garantindo aquilo que o futuro morador mais quer: uma obra sadia, sem problemas e durável.

www.imperflexdobrasil.com.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/seguranca-da-casa-artigos/a-importancia-da-profissionalizacao-de-mao-de-obra-na-impermeabilizacao-5562870.html

    Palavras-chave do artigo:

    impermeabilizacao

    ,

    mao de obra

    ,

    construcao civil

    Comentar sobre o artigo

    Este manual contém: orientações, informações sobre profissionais de todas áreas mas principalmente para os da Construção Civil, traços de massa para todas as funções aprovadas pelo CREA e suas utilizações, ressalta ainda a importância de cada função na organização, além de ressaltar os resultados do comportamento no âmbito da empresa.

    Por: Ely Maciel Camposl Negócios> Gerêncial 08/10/2012 lAcessos: 460
    Dr Jeferson - Advogado

    Advogados – "Direito Imobiliário" – Dicas na Compra e venda de imóveis na planta, usados, documentação, vistoria, locação, etc. São Paulo, SP, Maio, 31, 2010 (www.advbr.com.br) – Este artigo trata sobre as principais dúvidas na compra de imóveis na planta, imóveis novos prontos e usados, bem como dá dicas sobre cuidados com a documentação e vistoria. Leia mais em www.advbr.com.br

    Por: Dr Jeferson - Advogadol Direito> Legislaçãol 31/05/2010 lAcessos: 10,881
    TicOo Santos

    O trabalho dos cerrajeros en Barcelona e en outras cidades da espanha é complicado e muito mal visto pela forma de divulgaçao, falta consciencia nas pessoas em saber que hoje em dia sobreviver ja é dificil.

    Por: TicOo Santosl Casa & Jardim> Segurança da Casal 20/10/2014

    Já pensou em uma porta de enrolar automática com controle remoto em sua residência? Saia na frente com design inovador, seguro e menor custo benefício do mercado. Você pode personalizar sua Porta de Enrolar Automática residencial como quiser, deixando-a com a sua cara. Escolha cores, formato, material, e deixe sua garagem mais bonita e segura.

    Por: Osvaldol Casa & Jardim> Segurança da Casal 02/10/2014 lAcessos: 22

    As redes de proteção estão sendo desenvolvidas de acordo com a necessidade de cada ambiente. Antes havia apenas preocupação em proteger sacadas no alto das casas e apartamentos, no entanto, hoje já se sabe o risco que janelas, mesmo baixas, podem apresentar.

    Por: Fernando Navarrol Casa & Jardim> Segurança da Casal 29/09/2014 lAcessos: 27

    O sistema Steel Frame também é conhecido como estruturas em aço leve, construção LSF ou construção com aço galvanizado. Esse tipo de construção a seco permite maior ganho de tempo, pois a obra pode ser construída de forma mais rápida sem perder a resistência nem a qualidade.

    Por: otmzl Casa & Jardim> Segurança da Casal 22/09/2014 lAcessos: 11
    Tony Monteiro

    Para construir uma "Smart House" ou casa inteligente, basta ter algum dinheiro no bolso. Com a quantidade de "Gadgets" disponíveis hoje em dia no mercado basta fazer um estudo do que você quer colocar em sua casa.

    Por: Tony Monteirol Casa & Jardim> Segurança da Casal 22/08/2014 lAcessos: 21

    Os portões automáticos são para a segurança da sua residência, portanto os portões devem ter materiais de qualidade para que não prejudique sua segurança. Um bom portão tem que ter qualidade para ser seguro. Veja como um portão automático deve ser construído.

    Por: Marcelol Casa & Jardim> Segurança da Casal 18/08/2014 lAcessos: 17

    Veja as dicas para uma boa manutenção de portões automáticos, além de aumentar a vida útil do seu portão, faz com que você não tenha gastos excessivos e problemas de manutenção de portões automáticos.

    Por: Marcelol Casa & Jardim> Segurança da Casal 11/08/2014 lAcessos: 23

    Sim, vale a pena investir em redes de proteção mesmo se na casa ou apartamento não moram crianças, idosos ou animais de estimação. As redes de proteção são indispensáveis em diferentes casos, evitando acidentes graves, que podem levar a morte. Quem deseja começar um negócio também pode explorar o segmento, que vem crescendo devido a demanda de moradores e de empreiteiras, que em alguns estados precisam entregar os apartamentos já com as redes instaladas, juntamente com as chaves.

    Por: 3xcelerl Casa & Jardim> Segurança da Casal 24/07/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast