Amianto - Fuja dele!

16/05/2011 • Por • 1,171 Acessos

artigo amianto

Olá pessoal, vamos falar hoje sobre a caixa dágua de amianto, o motivo pelo qual foram proibidas e o risco que elas trazem para sua saúde.

telhas de amiantoBem, vamos começar a conversa falando sobre esse tal de amianto, quem é você?
O amianto é de origem mineral, muito abundante e de fácil manuseio, pelas suas propriedades como resistência física e a altas temperaturas. Devido a isso, foi muito utilizado na construção civil (pisos, telhas...) e também na fabricação de caixas dágua, motivo do post que escrevo agora.

Mas esse tal de amianto faz mal mesmo?
O amianto comprovadamente é uma fibra cancerígena, que ataca principalmente o pulmão. Entre as doenças relacionadas ao amianto estão a asbestose, cânceres do trato gastrointestinal e o mesotelioma, tumor maligno raro.

No Brasil, alguns estados (Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo) e municípios brasileiros proibiram a industrialização e a comercialização de todos os tipos de amianto. Nos Estados Unidos e em quase toda a União Européia este material já foi banido.

Agora, qual a relação disso com a minha caixa dágua?
Como este material foi amplamente utilizado, não demorou para serem desenvolvidas caixas dágua feitas deste material. E como já comentamos acima, por ser um material cancerígeno, é recomendada a troca desta caixa dágua para outros materiais como fibra de vidro ou plástico.

O perigo do amianto está quando este material é partido, gerando aquele pó e sendo este pó inalado. Como isso não acontece nas caixas dágua, teoricamente beber água de uma caixa de amianto não seria perigoso, porém é melhor não arriscar né.

gráfico de amianto