Casa De Madeira

Publicado em: 15/12/2008 |Comentário: 7 | Acessos: 16,078 |

Minha casa de madeira

Quando fui construir minha primeira moradia, percebi que ia ter problemas. E vários por assim dizer; os econômicos, os de tempo e os da relação com profissionais da área. Na verdade o que pesou mais foi a relação que teria que ter com pedreiros, eletricistas, pintores, encanadores, etc e tal.

Assim resolvi fazer uma casa de madeira pré-fabricada. Nem pensei duas vezes. Fiz uma pesquisa de preços e depois de um monte de ajustes na planta...minha casa ficou pronta. Entretanto, para que isso acontecesse foi preciso eu mudar de cidade e ir morar um tempo no centro-oeste. E, minha casa que ficava no estado de Santa Catarina, teve que ser alugada, pois, eu não podia deixar fechada.

Na verdade foram oito anos de aluguel e neste ano de 2008 voltei para casa. Estou reformando a casa e muitas coisas tive que aprender morando em uma casa de madeira. Por exemplo, eu adoro quadros nas paredes, tenho uma porção deles dentro das caixas, pois, não posso ficar furando as tábuas, porque não há nada mais horroroso do que furos nas paredes. E numa casa de madeira esses furos são para sempre. Numa casa de alvenaria tem conserto, podemos fazer um reboco novo, colocar massa corrida, etc. Na casa de madeira se fizer um furo não tem massa que dê jeito.

A instalação hidráulica é toda vinda do solo – detalhe minha casa tem piso de cerâmica- tudo vem de baixo. Um único problema que vejo é a pouca vasão da água ou melhor força da água, mas não tem nada que não funcione. Eletricidade é tranqüila vem tudo por dentro e por cima, corre ao lado das vigas cobertas por ripas chanfradas que as escondem perfeitamente.

Hoje em dia tudo pode ser resolvido, e eu achei uma forma de resolver o problema de instalar armários embutidos na minha casa de madeira. Sempre tive o sonho de ter uma cozinha bonita e com móveis embutidos, daí minha casa tem uma micro cozinha, tive que chamar uma loja de moveis pré-fabricados e fazer um projeto específico para meu espaço minúsculo e usar os móveis que eu já tinha. E alẽm de tudo não podia fazer muitos furos na paredes originais. A solução foi fazer um móvel todo conjugado e preso a um suporte adaptado por pressão em dois ponto fixos numa das extremidades. Isso feito aprovei o projeto e hoje tenho uma cozinha fofa e muito prática.

A compra dos moveis foi um pouco problemática. Como resolvemos deixar as paredes em cor madeira e só pintar com tinta acrílica incolor, a casa ficou um pouco escura. Então tínhamos que abrir os espaços com cores claras e fazer uma boa iluminação. Partimos para móveis em maple e tons de bege e branco. Sala com tons bege e lâmpadas fluorescentes mais potentes. Quarto com tons brancos e maple, combinando com a cerâmica amarelo palha do piso.

A pintura externa em tinta, ficou decidido por necessitar de uma proteção maior em relação ao sol e a humidade, assim escolhemos uma cor clara em contraste com as aberturas em cor mais forte. A tinta acrílica com brilho nos foi indicada como a ideal, por não perder muito os pigmentos e por fazer uma película impermeabilizante, mais eficaz do que a tinta acrílica acetinada fosca. Casa pintada e bonita, resolvemos trocar as telhas. O que tinha antes estava com musgos, fungos e aspecto de desleixo. Isso fazia com que a casa ficasse mais escondida. Resolvemos colocar telhas esmaltadas ou vitrificada, As vitrificadas foram descartadas no início, porque, além do alto preço desse material, ficamos sabendo que essas telhas rachavam devido ao clima inconstante no local onde moramos. Depois de pesquisar e pedir conselhos a diversos especialistas, compramos telhas americanas com pintura poliéster. Escolhemos cor clara para ajudar na beleza externa. Pintamos o muro em outro ton de verde diferente da casa o que fez um conjunto bem suave e tons relaxantes.

Nossa casa tem um jardim que contorna todo lado esquerdo do terreno, quando chegamos o mato media mais ou menos oitenta centímetros de altura, era uma visão tenebrosa de abandono e desprezo do antigo morador. Contratamos um jardineiro que arrumou tudo em 8 horas de trabalho, capinou, retirou o lixo, podou as plantas que resistiam ao descaso, enterrou as sobras e fizemos uma composteira. Logo teremos adubo do bom para nossas plantinhas.

Uma casa de madeira precisa de certos cuidados com umidade e sujeira. Está nos faltando instalar uma proteção para as bordas da casa no piso onde se encontra parede externa e jardim Pode ser brita ou pedras que evitem o crescimento de plantas que escondam insetos e plantinhas, pois estas danificam as construções com suas raízes e galhos. Outra coisa são as calhas que evitam que os pingos da chuva fiquem escorrendo pela parede e adentrem nos espaços entre a parte de concreto e a parte em madeira. Isso pode gerar apodrecimentos.

A manutenção é igual em ambas as construções, sempre tem que observar o que está precisando ajustar, se o sistema elétrico funciona normalmente. Limpar as caixas de água de 6 em e meses. Fazer controle dos insetos visitantes por meios naturais. Lavar externamente uma vez a cada ano.

Enfim viver normalmente e ser feliz.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/seguranca-da-casa-artigos/casa-de-madeira-685104.html

    Palavras-chave do artigo:

    madeira

    ,

    cuidados

    ,

    intalacao

    Comentar sobre o artigo

    Tony Monteiro

    Para construir uma "Smart House" ou casa inteligente, basta ter algum dinheiro no bolso. Com a quantidade de "Gadgets" disponíveis hoje em dia no mercado basta fazer um estudo do que você quer colocar em sua casa.

    Por: Tony Monteirol Casa & Jardim> Segurança da Casal 22/08/2014

    Os portões automáticos são para a segurança da sua residência, portanto os portões devem ter materiais de qualidade para que não prejudique sua segurança. Um bom portão tem que ter qualidade para ser seguro. Veja como um portão automático deve ser construído.

    Por: Marcelol Casa & Jardim> Segurança da Casal 18/08/2014

    Veja as dicas para uma boa manutenção de portões automáticos, além de aumentar a vida útil do seu portão, faz com que você não tenha gastos excessivos e problemas de manutenção de portões automáticos.

    Por: Marcelol Casa & Jardim> Segurança da Casal 11/08/2014 lAcessos: 17

    Sim, vale a pena investir em redes de proteção mesmo se na casa ou apartamento não moram crianças, idosos ou animais de estimação. As redes de proteção são indispensáveis em diferentes casos, evitando acidentes graves, que podem levar a morte. Quem deseja começar um negócio também pode explorar o segmento, que vem crescendo devido a demanda de moradores e de empreiteiras, que em alguns estados precisam entregar os apartamentos já com as redes instaladas, juntamente com as chaves.

    Por: 3xcelerl Casa & Jardim> Segurança da Casal 24/07/2014
    Janaína Nogueira

    Como construir bons telhados é uma dúvida que atinge a maioria das pessoas, afinal a construção dos telhados é uma das partes essenciais de qualquer construção e que exige maior atenção e cuidado.

    Por: Janaína Nogueiral Casa & Jardim> Segurança da Casal 14/07/2014 lAcessos: 14

    Um serviço indispensável para todos, um profissional que tem trabalho certo em qualquer lugar onde se instale - no corredor de um bom supermercado, na área de serviços de um shopping, em uma rua de comércio agitado...

    Por: rosalia dias carvalhol Casa & Jardim> Segurança da Casal 03/07/2014
    Montreal Security

    Os Muros de sensores infravermelhos são a melhor opção e a tecnologia mais eficaz para se integrar junto a sistemas de segurança focados em Perímetros, que o mercado oferece, confiável e precisa tanto para:

    Por: Montreal Securityl Casa & Jardim> Segurança da Casal 01/07/2014 lAcessos: 26

    Muitas pessoas se previnem para evitar acidentes dentro do apartamento, com a instalação de telas de proteção, que previnem quedas, além de outras medidas que minimizam o risco de se machucarem. No entanto é importante que a área comum do condomínio seja segura para crianças, idosos, portadores de necessidades especiais e para os demais moradores. Em algumas situações a responsabilidade é da administradora do condomínio ou do síndico, entretanto manter o lugar onde vivem seguro também

    Por: 3xcelerl Casa & Jardim> Segurança da Casal 23/06/2014

    Um texto que remete a reflexão sobre quem tem responsabilidade sobre a saúde e as doenças. O que atualmente estamos fazendo com nossas praticas de bem estar?

    Por: Martha Batista de Limal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 20/10/2012 lAcessos: 35

    Texto que explana sobre a atuação de visão matemática dentro de processos de saúde e em consonância com a expansão da ciência homeopatia. Atuação da homeopatia na natureza no homem e no planeta.

    Por: Martha Batista de Limal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 02/04/2010 lAcessos: 811

    Uma reflexão sobre conceitos que estão sendo utilizados com objetivos divergentes. Afinidade pode ser entendida para alem de uma relação de parentesco. Apresentando uma outra possibilidade de analisar esse termo.

    Por: Martha Batista de Limal Relacionamentos> Relações Amorosasl 29/11/2009 lAcessos: 649

    As relações entre seres sociais e plantas foi descoberta por Fritz Muller, e é estudada na Biologia. Neste texto pretende-se levar as crianças a entender esse processo sem muita terminologia técnica para auxiliar a compreender a intrincada trama de relações entre os seres vivos desse sistema biológico.. Uma historia doce e que faz parte da realidade na natureza.

    Por: Martha Batista de Limal Ciências> Biologial 30/09/2009 lAcessos: 316 lComentário: 2

    Um relato sobre plantas medicinais, seus usos e como adquirir conhecimentos sobre. Para pessoas que querem novas informações sobre cultura natural e cultura produzida em pesquisas e vivências.

    Por: Martha Batista de Limal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 29/09/2009 lAcessos: 4,626

    Um texto que propõe reflexão sobre nossa evolução e sobre os pelos do nosso corpo. Uma reflexão sobre porque nos depilamos e porque existem pelos em nosso corpo. Levando a um cuidado que devemos ter com os processos de obstrução de eliminação do suor.

    Por: Martha Batista de Limal Saúde e Bem Estarl 27/09/2009 lAcessos: 793

    Em alguns lugares repetimos as ações de outras pessoas sem querer. Este comportamento chamamos de contágio psicológico. Querendo debater porque isso ocorre, como e quando estamos sujeitos a este comportamento.

    Por: Martha Batista de Limal Psicologia&Auto-Ajudal 28/05/2009 lAcessos: 597

    Uma poesia sobre um bioma que tem suas características únicas e especiais. O cerrado tem lindas flores, plantas diferentes e cheiros indescritíveis.

    Por: Martha Batista de Limal Literatura> Poesial 03/01/2009 lAcessos: 58

    Comments on this article

    2
    SHIRLEY SPAGNOL 18/08/2011
    Adorei o seu comentário. Também comprei uma casa de madeira, aconchegante e linda, em Minas Gerais. Estamos fazendo uma reforma na casa, optando por piso claro. Gostaria de dicas de como limpar e conservar as paredes internas nas faxinas semanais, pois, como você não ireir pintar as paredes internas. Um abraço.
    1
    Martha 17/04/2011
    Oi Fernando, preciso de seu email para fazer contato. Pelo site nao tenho como contatar vc.
    Me envie mensagem pelo email marthablz@gmail.com
    2
    fernando 16/04/2011
    moro em brasilia em uma favela one os maradores nao tem recursos para construir uma bela casa,tenho tentado desenvolver um projeto que pudese ajudalos e a min mesmo
    pos faço porte da comunidade!SE PUDESE ME AJUDAR ficaria agradescido!!!
    1
    Martha 16/12/2010
    Oi José Wanderlei, esse negocio de cor é muito particular, mas como é sugestao... vi uma casa pintada de cor marrom com aberturas amarelo tipo gema de ovo bem suave...ficou lindo! mas, tem que ver o que vc gosta em se tratando das cores e escolher com paciencia. Tem que ver tbm se todos da casa concordam...porque é um problema escolher cor.
    Pegue uns folhetos de cores de tinta e veja as novas tendencias...rs
    um abraço!
    0
    Jose Wanderlei Siqueira 15/12/2010
    Eu gostaria de saber o seguinte a minha casa é de madeira,ela é de cor branca com abertura azul,só que ela suja muito predendo mudar a cor para uma cor que tenha menos problema de pintar ,mais seguido por costaria de saber uma sugeistao.
    0
    Martha Batista de Lima 14/07/2010
    Olah
    Luciane e Cristiane, obrigada por sua atenção.
    Estou fazendo umas alterações na casa e vou colocar novos textos, assim que as reformas acabarem.
    Vou por as fotos no picasa. Aguardem!
    1
    Claudio Maia 14/07/2010
    Suas explicaçoes sobre como e porque da opçao para construir casas de madeira foi esclarecedor, queria lhe perguntar ja que voce foi na regiao oeste do nosso pais e onde estao localizados as fabricas deste seguimento, por gentileza Martha Batista, voce poderia se souber me informar alguns destes fornecedores, meu nome Claudio Maia meu imail é: arquniverso@hotmail.com moro em Florianopolis-SC Praia dos Ingleses, obrigado.
    3
    cristiane 14/01/2010
    Parabéns pelo artigo!! Mto claro e esclarecedor. Eu estou quase fechando negòcio com uma firma q constrói kits de madeira e nem tinha pensado na questão dos quadros!!

    Abraços, Cristiane.
    6
    Luciana 01/07/2009
    Olá, Martha td bem?
    Adorei seu artigo sobre casa de madeira. Estou construindo uma e cheguei na fase de acabamentos e decoração, tenho muitas dúvidas em relação aos móveis, lustres pela casa ser escura. Gostaria de ver fotos se tiver.
    Abraços
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast