O Dropbox:o que é e o que faz

19/07/2011 • Por • 996 Acessos

dropbox_11.jpg

O Dropbox é uma das aplicações mais úteis que conheço e que uma pessoa com um computador pode ter. Basicamente o que faz é permitir-me aceder e trabalhar nos meus documentos a partirde qualquer computador e simultaneamente ter uma cópia de segurança.

O Dropbox tem muitas mais funcionalidades mas estas duas, combinadas com o ser um programa gratuito, colocam-no seguramente nos meus Top 10 Mais dos programas a ter.

Neste momento o Dropbox está apenas disponível em inglês, espanhol e francês
mas a sua utilização corrente não apresenta qualquer dificuldade para quem não domina essas línguas.

O Dropbox funciona em Windows, Mac ou Linux bem como no iPhone, iPad, Android e Blackberry. A instalação do Dropbox é muito simples, e resulta na criação de uma pasta no computador. Na primeira utilização abri uma conta Dropbox gratuita indicando o e-mail e seleccionando um código de acesso.

Tudo o que coloco na pasta Dropbox é automaticamente copiado para o servidor da empresa e a partir daí sincronizado com outros computadores e dispositivos móveis em que instalei o Dropbox. Posso também aceder aos meus ficheiros a partir de qualquer computador com internet.

Assim que crio, altero ou apago um documento num computador essa mudança é reflectida rápida e automaticamente nos outros. O processo de cópia é muito veloz porque o Dropbox apenas copia as alterações e não o documento completo. O status do Dropbox ("atualizado" ou "a atualizar") é exibido através de um pequeno ícone na barra do Windows, onde também vão aparecendo mensagens discretas sobre as atualizações. Convenientemente, qualquer mudança pode ser desfeita e os ficheiros apagados são facilmente recuperáveis porque o Dropbox mantém em arquivo o último mês de trabalho.

A questão da segurança foi pensada: ao utilizar SSL e encriptação AES de 256 bits a integridade e proteção dos ficheiros no Dropbox é elevadíssima.

Já há bastante tempo que eu coloco todos os meus ficheiros de trabalho no Dropbox. Para isso o mais cómodo e eficiente é definir a pasta do Dropbox como sendo a pasta por defeito para os programas que se utilizam com maior frequência. No meu caso fiz isso para os programas do Microsoft Office.

Dentro da pasta Dropbox tenho liberdade total para criar e apagar pastas, subpastas e ficheiros mas o Dropbox cria sempre duas subpastas chamadas "Photos" e "Public". A primeira está otimizada para armazenar fotos e a outra alberga mais uma capacidade interessante do programa que é a possibilidade de partilhar facilmente os ficheiros que aí coloco. Isto é extremamente útil para partilhar ficheiros grandes que se tornam pesados para enviar por email. Seleccionando um ficheiro e clicando no botão direito do rato o Dropbox disponibiliza um link que simplesmente copio e colo numa mensagem de email que envio à pessoa com quem quero partilhar o ficheiro.

Fora da subpasta "Public" é possível seleccionar pastas inteiras e convidar outras pessoas para poderem aceder e trabalhar nos ficheiros que contiverem.

O Dropbox disponibiliza gratuitamente 2 GB de espaço, que podem ser aumentados até 100 GB com um plano pago. Mas o espaço gratuito também pode ser aumentado recomendando o Dropbox aos amigos, ganhando 250 MB de espaço por cada um que o instalar.

Para começar a usar o Dropbox clique agora aqui.

Veja um pequeno vídeo sobre o Dropbox clicando aqui

Perfil do Autor

José Manuel Moreira Batista

Economista Nº 11.505, licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa. Técnico Oficial de Contas Nº...