Qual O Melhor Sistema Operacional?

Publicado em: 08/03/2008 |Comentário: 12 | Acessos: 21,291 |

Qual o melhor sapato? Qual a melhor roupa? Qual o melhor carro?

A resposta para todas as perguntas, é o que melhor me serve.

De que adianta eu ter aquela sapato de cromo alemão, mas que fico mancando? De que adianta aquele terno Armani, que não posso respirar direito? E aquele carro muito lindo, mas quando eu piso, ele parece que até reduz a velocidade?

Nós, os profissionais da área de Tecnologia da Informação - TI, somos diariamente afogados com informações e novidades. Sempre tem o novo grito da moda, aquela tendência que será o futuro e se ninguém correr para ela vão estar perdidos.

Na área dos OSes (para o Inglês Operating Systems) - Sistemas Operacionais, existe algo próximo a religião, futebol e política, tudo junto. Eu uso o que melhor me servir ou o que melhor servir o meu cliente e pronto, mas tem gente que carrega o estandarte da tecnologia, como se em uma cruzada contra os pagãos.

Linux ou Windows
Deixando de lado os preciosismos de cada um, deixando as supostas falhas de segurança... para mim, ambos servem e servem muito bem.

Para mim e boa parte do mundo, o Windows é um ótimo OS (Operanting System) - Sistema Operacional, simples, fácil de configurar e dar suporte, mas tem gente que acha legal o Linux, porque gostam de ter a sensação de poder, porque podem pegar no core (núcleo) do sistema, mudar scripts, escolher o melhor conjunto de aplicativos de e-mail, web, sql etc.

Para mim, essa de escolher, é o que os americanos chamam de bull shit (besteira), porque em 99% das aplicações, não precisamos de máquina e recursos oferecidos.

Então, escolha o que melhor te servir.

E os outros OSes?
Eu trabalhei com diversos ambientes ao longo da minha vida, foram dos Grande, Médio e pequeno porte. Não faltaram nomes bonitos e siglas. Alguns até hoje não sei para que serve, mas eles estavam lá, onipresentes nas conversas entre os colegas... O VM e o CICS, e blah blah blah, mas o que eu queria saber era de ter logo o meu programa compilado e rodando.


Nos minis, foram o SOD - Sistema Operacional de Disco e outros que nem lembro... mas estava lá o COBOL, o Assembler, o C. Não tinha OS no contexto.

Nos micros, usando o TRS-80, tinha o tal do New DOS, que eu gostava porque ele era rápido, mas a Prológica, tinha preferência por outro, que não lembro o nome, mas as diferenças eram poucas, para meus programas, pois eles rodavam em ambos. Eu usava O ZBasic, Basic, Pascal e Cobol.

Acho que o sistema que menos comentou-se, foi o CP/M, pois, com ele, só vi nego programando e nem estavam ai para que processador, memória ou computador... o programa compilou? Cadê o relatório? Eram essas as conversas, nada de "Cara, você viu a nova versão do CP/M? Caracas é muito legal... nem vejo hora de colocar as mãos".

Eu me sirvo da tecnologia e você?
A tecnologia está para servir o ser humano e não o contrário, muitas vezes, vejo que as pessoas se sentem dominadas pela tecnologia. Sinto que os computadores e outros gadgets tomam conta de suas vidas, que impõem o seu ritmo de atividades e se não fizerem o próximo upgrade (atualização), estarão perdidos.

Eu já fui um cara que colecionava tecnologia. Gostava de possuir, somente pelo prazer de ter e sentir, que eu tinha... mas, com o tempo, aprendi que isso não tinha nada de útil e muito menos economicamente interessante, lembro-me de gastar muita grana para ter os primeiros computadores de uma determinada geração... eu pagava 2 a 3 vezes do que os que esperavam 3 a 6 meses pagavam.

No final de 2003, comprei um notebook Vaio P4 2.8 com 512MB... fiz um upgrade no ano passado para 1GB e HD de 80... e me pergunto, porque deverei troca-lo? Tudo que eu preciso ele me atende. Abro duzentas telas do Windows, deixo a música rolando (sonho antigo) e ainda algumas atividades por de trás também em operação... comprei outro, um Dell Pentium M e o coitado fica parado... porque? Porque eu uso este, o Vaio... me atende... e o outro? Porque eu comprei? Mobilidade... o tempo de uso é muitas vezes superior a este... então, uso ele para visitas e viagens... posso ficar até 8 horas teclando sem problemas, isso tudo com o WiFi ligado.

E o mercado?
A industria, gostaria que você troca-se todos os seus produtos em uso a cada ano, pois isso seria a glória financeira... e talvez, teríamos uma inflação sem precedentes, porque não haveria qualquer possibilidade de atender a demanda.

Pois é... na minha visão, não existe produto ou tecnologia melhor que aquela que te serve bem... pense nisso, quando for pensar em trocar ou querer comprar algum grito do momento.

E os OSes
Para mim os OSes, são tecnologias. Vejo ai o Windows Vista, a nova versão do OS do Mac, nem lembro o nome e até as próximas versões do Linux... foram tantas, que nem lembro, mas nada mudou na minha vida.

E uso o Windows 2003 Server, tenho instalado o SQL Server 2000 e uso o Office 2003, todos registrados e oficiais... acho que já se tem muita coisa nova por ai... mas me pergunto, para que? Pelo menos no meu caso, não vejo o que qualquer uma dessas novas tecnologias poderão me ajudar a melhorar o meu trabalho, até poderá ter algo de melhor, verei depois com mais calma.

Agora, falando sobre os Windows... para mim, sempre os melhores OSes, foram os Servers. Enquanto eu vejo o povo sofrendo com os Win95, 98, Me, XP e outros... eu tenho e uso os Servers, que são meio que Bullet Proof (A Prova de Bala), pois, só reinstalei este, porque deu prego no HD no início do ano, então, somente troquei o antigo e pronto. Neste caso, o que melhor me serve é o Windows 2003 Server.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 13 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/tecnologia-artigos/qual-o-melhor-sistema-operacional-354101.html

    Palavras-chave do artigo:

    informatica

    ,

    sistema operacional

    ,

    windows

    Comentar sobre o artigo

    Antes de levar o seu pc para o técnico de informática faça você mesmo algumas funções que pode deixar o seu pc mais rápido.

    Por: ricardo345l Tecnologia> Hardwarel 30/07/2011 lAcessos: 172

    Ao falarmos em tecnologias costumamos pensar imediatamente em computadores, vídeo, softwares e Internet. Sem dúvida são as mais visíveis e que influenciam profundamente os rumos da educação. Lembrando que o conceito de tecnologia é muito mais abrangente. Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam. A forma como os organizamos em grupos, em salas, em outros espaços isso também é tecnologia.

    Por: RAFAEL DE OLIVEIRA SILVAl Educaçãol 16/12/2013 lAcessos: 48

    Para poder estudar e fazer parte da area de Tecnologia de informação tem itens importantes que devemos saber, pelo menos o básico. É só uma introdução para quem gostaria de aprender informática.

    Por: Sergio Junior Souza Silval Tecnologia> TIl 14/03/2011 lAcessos: 309

    Este artigo descreve sobre a dinâmica do Programa de Formação para Funcionários não docentes da Educação - PROFUNCIONÁRIO, do pólo de Colorado do Oeste Rondônia, no período de maio a julho de 2012, abrangendo 70 cursistas, distribuídos em três turmas: téc. em secretaria, téc. em infraestrutura e técnico em alimentação escolar. O objetivo geral da pesquisa é retratar a tendência atual de formação em serviços, descrevendo a dificuldade da geração emergente em lidar com a informática e impressos

    Por: Valdetel Educaçãol 15/08/2014 lAcessos: 39

    O curso de C++ para Linux na Agit Informática é composto de aulas sobre: Bancos de dados, Client/Server, TCP/IP, Aplicações para a Internet, Threads, Compartilhamento de Memória entre Aplicações, Bibliotecas de Ligação Dinâmica e Interface Gráfica e etc.

    Por: Basilio Mirandal Tecnologia> TIl 18/01/2010 lAcessos: 440
    Gustavo Rocha

    Na última semana uma reportagem informou que mais de 900 milhões de usuários do windows internet explorer poderiam estar com uma falha de segurança grave. Leia a reportagem completa aqui. É inegável que a maioria absoluta da população mundial em termos de tecnologia utiliza windows. Em face disto, a todo instante há crackers tentando invadir, quebrar segurança do mesmo, enfim, boicotar o windows de alguma forma. Você pode estar pensando: Mas eu tenho apenas uma máquina ou meu escritório tem ap

    Por: Gustavo Rochal Tecnologial 07/02/2011 lAcessos: 72

    Quando estudamos temos que nos preparar da melhor maneira possível porem existem algumas disciplinas que nos deixam em duvida, leia mais...

    Por: Flavio Calvetel Educaçãol 15/05/2010 lAcessos: 214
    Elida Cristina

    Saiba o que você precisa saber sobre informática para iniciar um negócio online.

    Por: Elida Cristinal Negócios> Negócio de Casal 02/04/2012 lAcessos: 100
    Leonardo Moraes

    Nova opção de instalação do Windows Server que visa gerar economia, redução de TCO e aumento de segurança.

    Por: Leonardo Moraesl Tecnologial 21/03/2008 lAcessos: 3,745

    Hoje em dia, não é difícil manter a cozinha de casa ou do seu restaurante organizada, seja por conta dos tipos de prateleiras, utensílios, equipamentos elétricos e outros, que ajudam a deixar o ambiente limpo e arrumado. Quando se trata de um estabelecimento comercial, para manter as portas abertas, os proprietários e gerentes sabem o quanto é importante se sair bem em uma inspeção sanitária e essa preocupação deve ser constante.

    Por: Aline Limal Tecnologial 16/12/2014
    Gustavo Rocha

    São mais de 20 anos de tecnologia na veia, sendo mais de 10 dedicados a sistemas jurídicos. Uma credencial de experiência que permite dizer os 5 pontos cruciais de conhecimento de um sistema jurídico que são essenciais para o sucesso de uma implantação e mais, da manutenção do sistema implantado no cliente. São eles: 1. Cadastro de pessoas 2. Cadastro de processos 3. Agenda 4. Notas de expediente 5. Documentos

    Por: Gustavo Rochal Tecnologial 14/12/2014
    Gustavo Rocha

    Sempre afirmo categoricamente: Ou a tecnologia é útil ou não serve para nada. Um exemplo prático, notícia no Conjur: Juiz na Inglaterra usa Skype para comandar julgamento no tribunal do júri Além de depoimentos de acusados e testemunhas por videoconferência, a Inglaterra está começando a usar a tecnologia para reduzir também o deslocamento dos juízes. Recentemente, o juiz John Tanzer usou o Skype para comandar o último dia de julgamento num tribunal do júri. Ele estava em um compromisso

    Por: Gustavo Rochal Tecnologial 11/12/2014
    Gustavo Rocha

    Uma notícia do CNJ a muito nos anima: Está sendo desenvolvido o projeto do escritório virtual do processo eletrônico. E no que isto impacta para quem usa o processo eletrônico? Muito. Trata-se da forma que todos os softwares de processo eletrônico no país irão se comunicar, e poderemos ter a famosa interoperabilidade. Leia mais sobre este tema aqui.

    Por: Gustavo Rochal Tecnologial 09/12/2014

    A prensagem de CD é uma modalidade que cresceu muito durante os últimos anos, pois além de ser uma forma de divulgar seu produto ou marca, também é uma forma de manter o conteúdo original e garantir que o consumidor sinta segurança no produto que está adquirindo. As formas de divulgação de trabalhos principalmente no mundo da música são inúmeros, justamente por isso as empresas que trabalham nesse segmento, sempre procuram escolher o melhor número de opções possíveis para fazer com que seu servi

    Por: Sayuri Matsuol Tecnologial 05/12/2014

    Quando se fala em duplicação de cds é possível que uma série de pessoas acabem por ficar com dúvidas, assim como também que acabem por não compreender muito sobre o que seria este tipo de processo. Desta forma, iremos citar agora mesmo o que é e também como funciona.

    Por: Sayuri Matsuol Tecnologial 05/12/2014

    Não há o que temer sobre a virtualização. Não é complexa e nem problemática.

    Por: Marcelo Danill Tecnologial 01/12/2014

    Nos dias de hoje, acaba por ser comum verificar que alguns profissionais tenham interesse em realizar um trabalho que seja considerado como mais profissional, mesmo que seja para a distribuição gratuita, como no caso de produção de cds, no entanto, acaba por ser comum também que alguns não saibam como este tipo de trabalho funciona.

    Por: Sayuri Matsuol Tecnologial 26/11/2014

    Se eu disser que a sua voz tem poder, por favor, acredite. A sua voz tem o poder de mudar a sua atitude. Somente ela que te move... não digo a sua voz interior e sim a sua voz falada.

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 24/01/2009 lAcessos: 1,519 lComentário: 1

    Acho que você não tem a idéia de quanto complicado, demorado e principalmente quantas pessoas são necessárias para produzir aquele jornal que compramos por R$ 1,00, damos uma folheada e jogamos no lixo.

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Negócios> Gestãol 24/01/2009 lAcessos: 4,202 lComentário: 7

    Sempre que olhamos para as estrelas, sempre nos perguntamos... será que estamos sós? Vemos milhares de estrelas e sabemos que algumas são na realidade galáxias, que mesmo distantes bilhões de anos luz, elas estão lá... com suas bilhões de estrelas... então, a grande pergunta... será que tem alguém, em algum planeja olhada para cá agora? Fazendo a mesma pergunta?

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Tecnologia> Tecnologiasl 24/01/2009 lAcessos: 218

    O julgamento, condenação e a execução do ex-ditador do Iraque tem gerado muitas discussões, principalmente depois do vídeo não autorizado. As discussões, tem caminhado para conclusões e muitos problemas, principalmente o oriente médio.

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Notícias & Sociedade> Polítical 24/01/2009 lAcessos: 1,086

    Depois de assistir parte do filme a Ilha do Dr. Moreau, cheguei a conclusão que de fato, ainda não deixamos de ser animais... continuamos tendo atitudes animalescas apesar de toda a tecnologia e evolução cultural.

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 24/01/2009 lAcessos: 499

    Você conseguiria imaginar uma empresa multinacional, multilingue, multibilionária, conseguir imprimir algum tipo de atendimento individual?

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Negócios> Atendimento ao Clientel 24/01/2009 lAcessos: 473

    O mercado não tem dó... se você não vai lá, o concorrente vai e pronto... é a verdadeira lei da selva, ou você é caça ou caçador, o que você escolhe?

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Negócios> Gestãol 24/01/2009 lAcessos: 640

    Não existe mercado pequeno ao ponto impedir a coexistência de algum concorrente. Não existe mercado, sem a possibilidade de comparação. Na realidade, não existe mais o seu mercado e sim, um mercado único global, onde algum interessado pelos seus produtos, poderá entrar no Google, pesquisar e encontrar dezenas, senão, milhares de concorrentes seus, com preços, portifólios e vantagens muitas vezes superiores as suas.

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Negócios> Gestãol 24/01/2009 lAcessos: 734

    Comments on this article

    2
    Jose Claudio 15/06/2011
    windows 7
    0
    gbs 27/01/2011
    Pra mim o melhor sistema com toda certeza é o LINUX, pois é um sistema facil de manusear e sem falar que ele é uma gracinha né gente !
    0
    Sandro 18/09/2010
    Olá Srs.!
    Uso uma distro do FreeBSD, o PCBSD (www.pcbsd.org). Sua base é ótima. Existem muitos ajustes a serem revistos para q possa atingir um ideal para o usuário final. É um Sistema Operacional q promete.
    Abraços
    0
    Paulo Monteiro 18/06/2010
    Sinceramente, você parece político, não dá opinião precisa para não desagradar o eleitorado. Dizer que não existe diferença é brincadeira. Atualmente o XP é disparado o melhor apesar dos bugs e falha de segurança. Brincadeira enhhhh !!!!
    1
    SCORPION FATALITY! 04/04/2010
    Você não entende do assunto, seu artigo é LEIGO, não é programador, analista e muito menos lida com gráficos pesados ou preza pela velocidade de inicialização da máquina e processamento de dados em redes ou utiliza um antivírus que realmente funcione... NUNCA usou varios sistemas ou fez testes e para você um 386 com Windows 3.1 está excelente... Seu artigo é muito maléfico aos olhos de especialistas e não sei como perdi meu precioso tempo lendo isso... Vá estudar informática e compre um computador novo para se reciclar... NÃO IMAGINA QUANTO $$$ ESTA MÁQUINA CITADA ABAIXO FAZ EM UMA PODEROSA REDE;
    Intel Core i7 com duas GForce GTX 295 Placa mãe ASUS formula Bi-Processada memória 8 GB para servidores Sistema Operacional Windows Server 2008 R2 64 bits para trabalhar com Hyper V! Você não entende nada de informática; Merece FATALITY NA REDE!
    0
    Renan Andrade 04/01/2010
    Eu instalei o windows 7 ultimate e sinceramente, não vi diferença do Vista
    Gostaria de saber oq mudou
    Obrigado Galera
    1
    José 14/12/2009
    Já dizia me antigo professor de sistemas operacionais:
    "O melhor sistema operacional não é aquele que você usa na sua casa, mas sim o que você usa pra ganhar dinheiro."
    1
    danyele 26/11/2009
    nossa tdu ke eu kriaa sobre sexo tem nesse site ... mto boum
    2
    Michael 24/09/2009
    Entendo completamente seu ponto de vista, ultimamente as pessoas estão servindo os computadores e não ao contrario. virou um tipo de "modinha".
    Mas discordo em certo ponto quanto as atualizações,upgrades. As vezes é necesidade é não impulso. Sou programador e tenho um tipo de repulsa a esse escória de programas novos , com lindo layouts, graficos magnificos, sendo que o meu server me serve plenamente .
    Mas valeu , gostei do seu artigo e com certeza vai atingir algum infomaníaco.
    Michael
    2
    americo lima 22/09/2009
    Amigo
    Meu problema é trivial. Como instalar o programa executável de Pascal (Linux) no eee pc Asus?
    -1
    William 02/09/2009
    Artigo bastante vago e incoerente...
    -1
    deoni 02/12/2008
    não achei as informações úteis pois ambas são meio fora de sentido,
    você parece ser muito confuso, a história começou com sistemas operacionais e logo parou em desempenho de \\\'\\\'máquinas\\\'\\\'.
    Na minha opinião em relação a \\\'\\\'sistemas operacionais\\\'\\\' o windows xp seria o melhor em termos pois em flexibilidade e em compatibilidade de programas se sai muito bem comparado à outros, e além de ser de simples manuseio, mais isso não o torna o melhor
    pois é um sistema muito pobre em segurança e muito vunerável á falhas tando operacionais como há de vírus.
    Já o Linux é um programa de pouco compatibilidade com os programas populares mais existe inumeras versões de programas semelhante ao do windows xp, torna-se o melhor na velocidade de executar aplicativos, na segurança, é atualizado sempre sua montagem gráfica pode não ser a mais elegante mais com certeza é a mais rápida.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast