A Importância Da Inovação Tecnológica Nas Empresas

03/02/2010 • Por • 2,187 Acessos

A definição de uma solução tecnológica adequada, independente do grau de complexidade dos sistemas, negócios e processos envolvidos, surge como uma das tarefas mais importantes no contexto empresarial atual que, cada vez mais, alia as oportunidades de negócios à velocidade de implantação e eficiência das soluções de TI que as sustentarão.

Deve-se observar que diante da importância de tal definição, a qualificação e a especialização da equipe que define soluções tecnológicas em uma empresa de grande porte devem ser diretamente proporcionais à importância desta organização. Estes profissionais devem perceber toda a complexidade sistêmica da organização, tanto em relação ao negócio quanto – e mais profundamente – em relação à arquitetura de hardware e software que envolve todo o parque tecnológico dela.

Mais crítica se torna a decisão quando se  trata da adoção de uma inovação tecnológica, pois além dos predicados supracitados, a equipe de soluções deve necessariamente ter profundo conhecimento sobre o mercado, tendo em vista a necessidade de perceber as melhores soluções que se adequem às necessidades da empresa.

A equação que se traduz em argumentos prós ou contras à implementação de uma nova solução deve ser obtida com base em vários fatores, dentre alguns se destacam:

  • Atendimento às expectativas do cliente, ou seja, alinhamento à necessidade de negócio;
  • Custo de investimento em relação ao benefício esperado;
  • Alinhamento relativo com o parque tecnológico existente na empresa;
  • Confiabilidade, flexibilidade, manutenibilidade e usabilidade da solução de TI adotada.

Outro importante fator a ser considerado trata da possibilidade de “revolução natural” causada pela adoção de uma nova solução, pois geralmente tal ação repercute de maneira inexorável junto às demais equipes de TI da empresa, provocando a avaliação de inúmeras novas possibilidades em relação aos processos já existentes.

Em relação à gestão do estoque de demandas a serem tratadas pela TI (backlog), percebe-se que a adoção de uma inovação tecnológica geralmente traz significativos ganhos que, certamente, se traduzirão em redução do mesmo.

Tal afirmação pode ser percebida principalmente de duas maneiras, quais sejam:

  • Geralmente uma inovação tecnológica requer equipe qualificada e exclusiva para o atendimento de sua implementação, segregando o atendimento da solução a ser substituída e aplicando um ponto de corte à mesma. Estas ações promovem um atendimento focado para as duas equipes (da nova e da antiga solução), fato que resulta em uma grande possibilidade atendimento mais célere do estoque;
  • Após implementação da nova solução, espera-se que as ocorrências de erros e a quantidade de solicitações de demandas eventuais não evolutivas (serviços) sejam drasticamente diminuídas, tendo em vista a estabilidade desejada com tal ação.

Finalmente, conclui-se que a decisão pela solução tecnológica adequada é fator de suma importância para a sobrevivência da empresa, quer seja pela competitividade obtida pelo seu conseqüente acerto, quer seja pela “oxigenação” e possibilidade de permanente evolução de seus processos – no caso de uma inovação, fato que definitiva e naturalmente seleciona os casos de sucesso no mundo corporativo e globalizado.

Artigo elaborado por Adriano Almeida Regis da Silva

Perfil do Autor

Adriano Almeida Regis da Silva

Gerente de TI da CAIXA Econômica Federal, graduado em Desenvolvimento de Sistemas, pós-graduado em Gerência de Projetos, MBA Profissional em Análise de Sistemas e Telecomunicações e Extensão Universitária em Gestão de TI