Como funcionam os Leitores de Códigos de Barras

Publicado em: 08/01/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 38 |

Os leitores de código de barras emitem um raio vermelho que percorre todas a extensão do código de barras. Onde a barra for escura, a luz é absorvida; onde a barra for clara, margem ou zona de silêncio, a luz é refletida novamente para o leitor. Os dados capturados nessa leitura óptica são compreendidos pelo computador, que por sua vez converte-os em letras ou números humano-legíveis.

Existem quatro tipos de leitores de códigos de barras e cada um usa uma tecnologia diferente para ler e decodificar um código de barras: leitores de tipo esferográfico, scanner, laser, leitores CCD e leitores com câmeras. Neste post vamos abordar o tipo laser e os leitores CCD:

Leitores CCD:

Charged Coupled Devide é o leitor CCD. Utiliza uma seqüência linear de sensores de luz para a leitura. O mecanismo de sensor de luz utilizado é o mesmo dos de câmeras digitais e filmadoras. Os photosites, que são um grupo de diodos fotossensíveis, emitem um sinal elétrico em resposta aos fótons de luz. Cada pixel é gravado por um photosites. Os pixels são lidos de forma escura e clara, dando assim uma forma à imagem capturada. Os mecanismos dentro do leitor processam essa informação e as transformam em uma representação digital da imagem. Um exemplo de leitor de código de barras CCD é o Bematech BR 310:
Bematech BR310

Os leitores CCD têm uma pequena desvantagem na hora de leitura por terem uma pequena área de leitura, não podendo estar em uma distância maior que 3 polegadas do código de barras.

Leitores Laser:

Os leitores a laser funcionam da seguinte maneira: um diodo laser gera um feixe de luz que incide sobre um espelho ou um prisma que oscila, fazendo com que o ponto se movimente sobre toda a superfície do código de barras. O fotodiodo fica responsável por medir a intensidade da luz refletida e com as variações de gradação consegue identificar e traduzir as informações contidas no código de barras. O exemplo de leitor de código de barras laser abaixo é o Metrologic MS5145:

MS5145

Os leitores Laser são os mais comuns no mercado de automação comercial. Eles permitem a leitura do código a uma distancia de 20 a 30 cm de distancia do código de barras.

Se ainda ficar alguma dúvida os especialistas da Bz Tech estão sempre a disposição para esclarecê-las.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/tecnologias-artigos/como-funcionam-os-leitores-de-codigos-de-barras-6394683.html

    Palavras-chave do artigo:

    leitor de codigo de barras

    ,

    leitores de codigo de barras manual

    ,

    ms5145

    Comentar sobre o artigo

    Roberto Beraldo Chaiben

    O Linux vem crescendo bastante e sendo adotado como plataforma de trabalho em ambientes corporativos. Também vem sendo cada vez mais utilizado em aplicação de Computação em Nuvem. É cada vez mais importante conhecê-lo. E isso pode ser um grande diferencial para sua carreira. Veja aqui 7 motivos para você começar a aprender Linux hoje mesmo

    Por: Roberto Beraldo Chaibenl Tecnologia> Tecnologiasl 20/01/2015
    Uriel Battisti

    A tecnologia e a presença dos arquivos nas redes sociais e a relação que o mesmo estabelece com seu público é algo cada vez mais importante e necessário.

    Por: Uriel Battistil Tecnologia> Tecnologiasl 20/01/2015 lAcessos: 11
    Edilson Francisco

    A Honda fornece imagens oficiais com detalhes do novo Carro CR-V com algumas inovações que começa a ser vendido na Europa com a opção de câmbio automático de nove marchas,com uma sofisticação e estabilidade enorme, As mudanças no desenho do CR-V são na frente com luzes diurnas nos faróis e com um estilo mais bonito e charmoso!

    Por: Edilson Franciscol Tecnologia> Tecnologiasl 15/01/2015

    Muitas vezes os administradores de rede das empresas se deparam com um problema cada vez mais comum – lentidão na Rede Local (LAN). Vários fatores contribuem para isso, vamos citar 5 deles. Excesso de colisão – Este problema só ocorre em redes locais que possuem hubs ao invés de switches.

    Por: Lino Netol Tecnologia> Tecnologiasl 30/12/2014
    Thiago Ab

    Auto Pilot Sytem é um Sistema automatizado que entrega todos os seus infoproduto de forma automática , sem a intervenção humana , facilitando assim o seu tempo para realizar outras tarefas ou projetos .

    Por: Thiago Abl Tecnologia> Tecnologiasl 16/12/2014
    Eros Bazan

    Este estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográficas consultando artigos e fontes governamentais sobre a nanotecnologia procuram analisar os impactos e as influências da nanotecnologia no Brasil, ressaltando o setor da construção civil sua organização e seu desenvolvimento, de modo que o setor econômico venha contribuindo para a economia favoravelmente. O setor da construção civil aliado a nanotecnologia é uma tendência crescente. Ministério de Cultura e Tecnologia coordena a Iniciativa

    Por: Eros Bazanl Tecnologia> Tecnologiasl 25/11/2014
    BUILDBOT

    O Arduino foi desenvolvido na Italia com intuito de oferecer a possibilidade de se criar projetos escolares mais baratos que os sistemas de prototipagem disponíveis naquela época. Originalmente publicado em: http://buildbot.com.br/blog/saiba-mais-sobre-o-arduino/

    Por: BUILDBOTl Tecnologia> Tecnologiasl 25/11/2014 lAcessos: 15
    Edilson Francisco

    Com a chegada dos novos tablets ao mercado, as empresas fabricantes de notebook estão tendo que inovar para conseguirem conquistar os clientes e os últimos lançamentos de notebooks nos dão uma ideia de que este mercado continua aquecido, pois há ótimos lançamentos, para atender até aos usuários mais exigentes.

    Por: Edilson Franciscol Tecnologia> Tecnologiasl 20/11/2014

    O boleto bancário segue um padrão e pode ser decodificado de duas maneiras: no formato digitação e no formato de leitura óptica. Porém o resultado da leitura pode não ser compatível com todos os sistemas de Internet Banking ou softwares de automação comercial. Entenda o por que:

    Por: bztechl Tecnologia> Tecnologiasl 10/01/2013 lAcessos: 77

    É com grande satisfação que apresentamos a nova mini impressora não fiscal térmica da Bematech. A MP 4200 TH é a evolução das impressoras térmicas com seu desempenho, velocidade e agilidade de impressão.

    Por: bztechl Tecnologia> Tecnologiasl 10/01/2013 lAcessos: 62

    A Zebra possui a linha mais abrangente no mercado de impressoras, na hora da compra é essencial ter conhecimento de cada uma e analisar qual a melhor escolha para sua necessidade.

    Por: bztechl Tecnologia> Tecnologiasl 10/01/2013 lAcessos: 70

    O corte de papel nas impressoras térmicas Bematech MP4200 e Bematech MP2500 pode ser feito através da serrilha, guilhotina, ou de modo automático. Mas para que a guilhotina funcione é preciso habilitar o driver de impressão:

    Por: bztechl Tecnologia> Tecnologiasl 10/01/2013 lAcessos: 563

    Você já ouviu falar em código 2D, código PDF ou QR Code? Todos se referem a nova tecnologia de código de barras que permite muito mais possibilidades no armazenamento de dados. Veja as vantagens e os leitores indicados para fazer sua leitura.

    Por: bztechl Tecnologia> Tecnologiasl 10/01/2013 lAcessos: 54

    A automação comercial vem sendo aplicada no comércio há muito tempo e gradativamente o avanço tecnológico tem feito esse mercado crescer. O objetivo é a melhoria da produtividade nas empresas.

    Por: bztechl Carreira> Gestão de Carreiral 10/01/2013 lAcessos: 100

    A primeira impressora de código de barras e etiquetas da Elgin entra no mercado com qualidade e preço competitivo para concorrer com Zebra, Argox, Datamax.

    Por: bztechl Tecnologia> Tecnologiasl 10/01/2013 lAcessos: 74

    O código de barras das notas fiscais eletrônicas (DANFE) possui características específicas que não conseguem ser lidas por todos os tipos de leitores de código de barras. Confira abaixo alguns modelos comercializados pela Bz Tech de leitores indicados para esta finalidade:

    Por: bztechl Tecnologia> Tecnologiasl 10/01/2013 lAcessos: 73
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast