Como funcionam os Leitores de Códigos de Barras

Publicado em: 08/01/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 43 |

Os leitores de código de barras emitem um raio vermelho que percorre todas a extensão do código de barras. Onde a barra for escura, a luz é absorvida; onde a barra for clara, margem ou zona de silêncio, a luz é refletida novamente para o leitor. Os dados capturados nessa leitura óptica são compreendidos pelo computador, que por sua vez converte-os em letras ou números humano-legíveis.

Existem quatro tipos de leitores de códigos de barras e cada um usa uma tecnologia diferente para ler e decodificar um código de barras: leitores de tipo esferográfico, scanner, laser, leitores CCD e leitores com câmeras. Neste post vamos abordar o tipo laser e os leitores CCD:

Leitores CCD:

Charged Coupled Devide é o leitor CCD. Utiliza uma seqüência linear de sensores de luz para a leitura. O mecanismo de sensor de luz utilizado é o mesmo dos de câmeras digitais e filmadoras. Os photosites, que são um grupo de diodos fotossensíveis, emitem um sinal elétrico em resposta aos fótons de luz. Cada pixel é gravado por um photosites. Os pixels são lidos de forma escura e clara, dando assim uma forma à imagem capturada. Os mecanismos dentro do leitor processam essa informação e as transformam em uma representação digital da imagem. Um exemplo de leitor de código de barras CCD é o Bematech BR 310:
Bematech BR310

Os leitores CCD têm uma pequena desvantagem na hora de leitura por terem uma pequena área de leitura, não podendo estar em uma distância maior que 3 polegadas do código de barras.

Leitores Laser:

Os leitores a laser funcionam da seguinte maneira: um diodo laser gera um feixe de luz que incide sobre um espelho ou um prisma que oscila, fazendo com que o ponto se movimente sobre toda a superfície do código de barras. O fotodiodo fica responsável por medir a intensidade da luz refletida e com as variações de gradação consegue identificar e traduzir as informações contidas no código de barras. O exemplo de leitor de código de barras laser abaixo é o Metrologic MS5145:

MS5145

Os leitores Laser são os mais comuns no mercado de automação comercial. Eles permitem a leitura do código a uma distancia de 20 a 30 cm de distancia do código de barras.

Se ainda ficar alguma dúvida os especialistas da Bz Tech estão sempre a disposição para esclarecê-las.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/tecnologias-artigos/como-funcionam-os-leitores-de-codigos-de-barras-6394683.html

    Palavras-chave do artigo:

    leitor de codigo de barras

    ,

    leitores de codigo de barras manual

    ,

    ms5145

    Comentar sobre o artigo

    Luciana Virgília

    O cyberespaço troca informações pois é um espaço de multimídias visual e virtual audível, tátil e congrega computadores internacionais, sendo um sinônimo de realidade atual em que todos buscam cada vez mais. É, pois um lugar onde novas formas de encontros e socialização são descobertas e desenvolvidas que interligam todo planeta através da internet. Neste local, toda e qualquer tipo de informação é movimentada, discutida, trocada e interagida. É uma tecnologia avançada que invade o ambiente, nu

    Por: Luciana Virgílial Tecnologia> Tecnologiasl 28/03/2015
    Luciana Virgília

    As tecnologias inovam e transformam a vida do homem. A energia elétrica trouxe modificações na sociedade, pois inseriu o rádio, a televisão modificando o comportamento das pessoas. As tecnologias alteram as nossas vidas, transformando a nossa maneira de ver o mundo de agir, pensar, falar e, principalmente, os nossos hábitos. Com a Revolução Industrial trouxe a partir do século XVIII, a energia a vapor que inovou com a descoberta de novas ferramentas para transformar o cotidiano do homem.

    Por: Luciana Virgílial Tecnologia> Tecnologiasl 28/03/2015
    Luciana Virgília

    A tecnologia facilita o aprendizado do aluno na sala de aula, controla conhecimento facilita o aprendizado e informa. A tecnologia também é usado para os nossos interesses pessoais, no nosso dia-a-dia, transformando o ser no seu comportamento e aprimorando novos saberes, construindo uma sociedade em que busca a harmonia.

    Por: Luciana Virgílial Tecnologia> Tecnologiasl 28/03/2015
    Luciana Virgília

    A tecnologia está mudando o comportamento principalmente os aspectos sócio-econômico-político, no campo da cultura também. A globalização e a queda do Muro de Berlim configuraram uma mudança social e política no mundo, com isso com o advento da tecnologia também ocorreram transformador, mas estrutura conjuntural com a era da informação.

    Por: Luciana Virgílial Tecnologia> Tecnologiasl 28/03/2015

    A chamada "terceira plataforma", ou seja, a mobilidade, a cloud, o fenómeno do Big Data e o Social Business, tem conseguido desenvolver-se de uma forma bastante acentuada, contrariando o panorama económico geral. São vários os dados que apontam a estabilidade das tecnologias da "terceira plataforma" fazendo com que muitas empresas apostem na mobilidade, nas soluções cloud e aproveitem os dados provenientes do Big Data.

    Por: Inforestilol Tecnologia> Tecnologiasl 27/03/2015
    Gustavo Cioffi

    Atualmente as inovações tecnológicas mais surpreendentes são conectadas a satélite por diversas razoes. Todos conhecemos que os smartphones, os GPS, tablets, computadores e até as novas televisões desempenham funções de localização e que a sua precisão e qualidade está diretamente ligada a tecnologia de satélite.

    Por: Gustavo Cioffil Tecnologia> Tecnologiasl 25/03/2015
    Gustavo Cioffi

    Engenheiros da Aple estão trabalhando duro. E os da Samsung? Eles acabam de fazer uma casa de cachorro.

    Por: Gustavo Cioffil Tecnologia> Tecnologiasl 25/03/2015
    Luciana Virgília

    O trabalho versa sobre o estudo da tecnologia em que a educação proporciona ao aluno conhecimento, saber, criticidade e como e o homem pode se relacionar utilizando a linguagem numa interação comunicativa entre os indivíduos. Tendo como resultado mostrar os devidos conceitos surgidos com o uso da linguagem dentro da comunicação entre as pessoas .

    Por: Luciana Virgílial Tecnologia> Tecnologiasl 22/03/2015 lAcessos: 18

    O boleto bancário segue um padrão e pode ser decodificado de duas maneiras: no formato digitação e no formato de leitura óptica. Porém o resultado da leitura pode não ser compatível com todos os sistemas de Internet Banking ou softwares de automação comercial. Entenda o por que:

    Por: bztechl Tecnologia> Tecnologiasl 10/01/2013 lAcessos: 84

    É com grande satisfação que apresentamos a nova mini impressora não fiscal térmica da Bematech. A MP 4200 TH é a evolução das impressoras térmicas com seu desempenho, velocidade e agilidade de impressão.

    Por: bztechl Tecnologia> Tecnologiasl 10/01/2013 lAcessos: 66

    A Zebra possui a linha mais abrangente no mercado de impressoras, na hora da compra é essencial ter conhecimento de cada uma e analisar qual a melhor escolha para sua necessidade.

    Por: bztechl Tecnologia> Tecnologiasl 10/01/2013 lAcessos: 80

    O corte de papel nas impressoras térmicas Bematech MP4200 e Bematech MP2500 pode ser feito através da serrilha, guilhotina, ou de modo automático. Mas para que a guilhotina funcione é preciso habilitar o driver de impressão:

    Por: bztechl Tecnologia> Tecnologiasl 10/01/2013 lAcessos: 614

    Você já ouviu falar em código 2D, código PDF ou QR Code? Todos se referem a nova tecnologia de código de barras que permite muito mais possibilidades no armazenamento de dados. Veja as vantagens e os leitores indicados para fazer sua leitura.

    Por: bztechl Tecnologia> Tecnologiasl 10/01/2013 lAcessos: 61

    A automação comercial vem sendo aplicada no comércio há muito tempo e gradativamente o avanço tecnológico tem feito esse mercado crescer. O objetivo é a melhoria da produtividade nas empresas.

    Por: bztechl Carreira> Gestão de Carreiral 10/01/2013 lAcessos: 107

    A primeira impressora de código de barras e etiquetas da Elgin entra no mercado com qualidade e preço competitivo para concorrer com Zebra, Argox, Datamax.

    Por: bztechl Tecnologia> Tecnologiasl 10/01/2013 lAcessos: 90

    O código de barras das notas fiscais eletrônicas (DANFE) possui características específicas que não conseguem ser lidas por todos os tipos de leitores de código de barras. Confira abaixo alguns modelos comercializados pela Bz Tech de leitores indicados para esta finalidade:

    Por: bztechl Tecnologia> Tecnologiasl 10/01/2013 lAcessos: 79
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast