Como funcionam os Leitores de Códigos de Barras

08/01/2013 • Por • 44 Acessos

Os leitores de código de barras emitem um raio vermelho que percorre todas a extensão do código de barras. Onde a barra for escura, a luz é absorvida; onde a barra for clara, margem ou zona de silêncio, a luz é refletida novamente para o leitor. Os dados capturados nessa leitura óptica são compreendidos pelo computador, que por sua vez converte-os em letras ou números humano-legíveis.

Existem quatro tipos de leitores de códigos de barras e cada um usa uma tecnologia diferente para ler e decodificar um código de barras: leitores de tipo esferográfico, scanner, laser, leitores CCD e leitores com câmeras. Neste post vamos abordar o tipo laser e os leitores CCD:

Leitores CCD:

Charged Coupled Devide é o leitor CCD. Utiliza uma seqüência linear de sensores de luz para a leitura. O mecanismo de sensor de luz utilizado é o mesmo dos de câmeras digitais e filmadoras. Os photosites, que são um grupo de diodos fotossensíveis, emitem um sinal elétrico em resposta aos fótons de luz. Cada pixel é gravado por um photosites. Os pixels são lidos de forma escura e clara, dando assim uma forma à imagem capturada. Os mecanismos dentro do leitor processam essa informação e as transformam em uma representação digital da imagem. Um exemplo de leitor de código de barras CCD é o Bematech BR 310:
Bematech BR310

Os leitores CCD têm uma pequena desvantagem na hora de leitura por terem uma pequena área de leitura, não podendo estar em uma distância maior que 3 polegadas do código de barras.

Leitores Laser:

Os leitores a laser funcionam da seguinte maneira: um diodo laser gera um feixe de luz que incide sobre um espelho ou um prisma que oscila, fazendo com que o ponto se movimente sobre toda a superfície do código de barras. O fotodiodo fica responsável por medir a intensidade da luz refletida e com as variações de gradação consegue identificar e traduzir as informações contidas no código de barras. O exemplo de leitor de código de barras laser abaixo é o Metrologic MS5145:

MS5145

Os leitores Laser são os mais comuns no mercado de automação comercial. Eles permitem a leitura do código a uma distancia de 20 a 30 cm de distancia do código de barras.

Se ainda ficar alguma dúvida os especialistas da Bz Tech estão sempre a disposição para esclarecê-las.

Perfil do Autor

bztech

A empresa Bz Tech atua na área da Automação Comercial e Informática, revendendo para todo o Brasil produtos novos, com garantia, nota fiscal...