Condicionadores De Ar Split, Silenciosos E Econômicos

10/07/2008 • Por • 81,795 Acessos

Para entender o funcionamento de um ar condicionado split é necessário primeiro entender os princípios sobre ar condicionado e porque o exigimos. Quando as temperaturas sobem torna-se necessário alterar os excessos da natureza e domesticar o clima. Este trabalho é feito condicionando o ar em torno da casa ou do quarto.

Os condicionadores de ar vêm em vários tamanhos e com diferentes capacidades de refrigeração. O preço varia de acordo com o modelo. Além dos modelos comuns de janela, há também os condicionadores de ar split, mas os princípios básicos geralmente são os mesmos.

O ar condicionado split é um refrigerador sem a caixa de isolação. O mecanismo de evaporação do refrigerante (freon) é usado com a finalidade de refrigeração. Freon é um termo que é usado para qualquer dos vários fluorcarbonos não inflamáveis usados como propulssores para aerosol.

O gás fresco de freon é comprimido pelo compressor e torna-se quente. O gás aquecido passa por um número de bobinas e se condensa para se tornar líquido. Este líquido atravessa agora por uma válvula que possa se expandir e se contrair. Ela se evapora e se transforma em gás frio de freon com baixa pressão. Este gás frio passa novamente através de uma série de bobinas que permite que o gás absorva o calor. No processo, o ar dentro do quarto fica refrigerado. O óleo de pouco peso é misturado com o freon para lubrificar o compressor.

O ar condicionado split divide o lado quente do lado frio. As bobinas expansíveis e as bobinas frias estão no lado frio. Estes são mantidos em uma fornalha ou em qualquer outro tipo de alimentador frio. Este alimentador de ar permite que o ar seja fundido através das bobinas e canaliza e o ar através dos dutos para os quartos. O lado quente é referenciado como a unidade de condensação e mantido fora do quarto. A unidade parece com um cilindro comprido. Há um ventilador dentro da bobina para projetar o ar dentro da mesma. Neste trabalho, um compressor que seja resistente ao tempo e a alguns mecanismos de controle, também é usado.


Esta nova tecnologia de ar condicionado split tornou-se popular porque minimiza os custos assim como também o ruído. Entretanto, o barulho do lado de fora do quarto aumenta consideravelmente. Ele foi assim chamado porque os lados quentes e frios foram separados para poder permitir um melhor funcionamento e com maior capacidade. Bobinas e compressores maiores agora podem ser acomodados. Além deste detalhe, não há nenhuma diferença real entre um ar condicionado convencional e um split. Este sistema não é apropriado para grandes edifícios ou galerias com muitas unidades. Problemas poderão surgir.

Os novos modelos de ar condicionado split com aquecedor interno permitem o controle do ambiente em uma área menor que 400 metros quadrados. Ele vem com um refrigerante (freon) que se ajusta ás ligações e às peças internas e ao ar livre. Isto facilita a instalação.

Uma conveniência adicional é o controle à distância (controle remoto) que ele tem e um filtro de tela que é lavável. O tamanho é compacto, é muito silencioso e é econômico quanto ao consumo de energia. O compressor principal é colocado do lado de fora e a única parte interna é montada na parede. A parte interna distribui o ar refrigerado.

O consumo de energia dos condicionadores de ar split é menor do que os condicionadores de ar portáteis e adequados para pequenas áreas. Ele não consome energia extra. Calcula-se que o consumo de energia suficiente para refrigerar seja de 770 watts e o consumo de energia para aquecimento seja de 730 watts. O peso líquido total é de 111 libras e o peso bruto é de 123 libras. O fabricante dá um ano de garantia no equipamento. Ele pode ser instalado diretamente da caixa sem muito trabalho.

O condicionador de ar split, é realmente um bom investimento.

Perfil do Autor

Roberto Sedycias

Este artigo também pode ser acessado a partir da página www.polomercantil.com.br/casa-jardim.php Roberto Sedycias trabalha como consultor de informática para www.PoloMercantil.com.br .