Eletricidade Básica – Conceitos e Definições

Publicado em: 24/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 475 |

Eletricidade Básica Embora o fenômeno da eletricidade seja conhecido há muito tempo, sua aplicação se dá apenas após a compreensão do átomo, fato que começou a ser estudado a partir do século XIX. O desenvolvimento de métodos de pesquisa desvenda a estrutura do átomo, é sabido então que ele é formado por prótons, neutros e elétrons, os prótons e neutros formam o núcleo e o elétron a eletrosfera, os elétrons gira em torno do núcleo, sendo ela composta de níveis de energia. A eletricidade é então a parte da física que estuda os fenômenos que envolvem o comportamento dos elétrons, estudos mostram que o prótons e elétrons tem cargas opostas, convencionou-se que o próton ter carga elétrica positiva e o elétron carga elétrica negativa, observando ainda que quando um átomo esta carregado positivamente e o outro negativamente há uma atração entre eles, fato que não ocorre quando eles tem a mesma carga, concluiu-se então que cargas de sinais iguais se repelem e cargas de sinais diferentes se atraem.

Coulomb, um estudioso dos fenômenos elétricos, estabeleceu a lei matemática pela qual podemos calcular a intensidade da força de interação entre cargas elétricas, o postulado diz o seguinte: "A intensidade da força elétrica entre dois corpos é diretamente proporcional ao produto da quantidade de carga elétrica de cada carga e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa". As matérias quanto ao comportamento elétrico podem ser classificadas em: condutores, semicondutores e isolantes. Condutores – são aqueles em que as cargas elétricas possuem liberdade de movimento, os elétrons estão mais livres do núcleo. Isolantes – opostos aos condutores, os elétrons estão ligados mais fortemente ao núcleo sendo de difícil liberação. Semi-condutores – são materiais de comportamento intermediário entre condutores e isolantes, sendo empregado em condições especificas. Fluxo de corrente – quando um material carregado positivamente e o outro negativamente são ligados por um condutor, os eletros tendem a fluir no sentido carga negativa para cara positiva. Podemos dizer então que eletricidade é o fluxo da corrente, esse fluxo é medido em ampéres (A). Corrente alternada (CA) – o valor da tensão e a da polaridade muda com o tempo. Corrente continua (CC) – é a corrente que cuja magnitude e cujo sentido permanece constante. Tensão – quando há diferença de potencial elétrico entre dois pontos a tendência é que ocorra um movimento dos elétrons pelo circuito, essa diferença de potencial é chamada tensão e é medida em Volts (V). Resistência – é a restrição que os elétrons enfrentam ao atravessar um condutor, a resistência limita o fluxo da eletricidade, ela é medida em Ohm (Ώ). Capacitor – dispositivo capaz de armazenar energia. Indutor – a corrente que circula por um condutor gera um campo magnético ao redor, esse é o fenômeno de um fluxo magnético auto-induzido é chamado de indutância. Os elementos que geram grande indutância são chamados indutores. Circuito elétrico – para ligar uma lâmpada, nos fechamos um circuito por meio de um interruptor, viabilizamos a passagem de corrente pelo condutor fazendo com que a lâmpada acenda.

O caminho pelo qual uma corrente flui é chamado de circuito elétrico. Sendo ligado um condutor a uma fonte de tensão, por ele irá circular uma corrente, George Ohm verificou que se fosse variada a tensão a corrente elétrica também variaria na mesma proporção, estabelecendo a Lei que recebeu o seu nome (Lei de Ohm), tratando de uma relação linear, ou seja, ao dobrar a tensão no mesmo condutor (para uma mesma resistência) a corrente também dobrará na mesma proporção, essa lei é expressa pela equação, V = R. I, onde V é a tensão, R a resistência, I a corrente que circula pelo condutor. A eletricidade para ser utilizada realiza trabalho em unidade de tempo, que é medida e Watts (W). A Potência elétrica varia com a mudança da tensão ou com a intensidade da corrente. Conclui-se que Potencia elétrica é a energia consumida ou produzida por unidade de tempo, ela é expressa pela seguinte equação: P = V. I, onde P é a potência, V é a tensão e I a corrente. Referência Bibliográficas. Hamilton, Eletricidade Básica, vol I. Filho, Nestor Cortez S.; Física Aplicada- Eletricidade Básica; Petrobrás, Curitiba, 2002. Peixoto, Paulo; Manual de Eletrotécnica – Componente Teórica, 2002. Augusto JL Neto. http://engmecatonico.blogspot.com/

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/tecnologias-artigos/eletricidade-basica-conceitos-e-definicoes-3724279.html

    Palavras-chave do artigo:

    eletricidade

    ,

    conceitos de eletricidade

    ,

    definicoes de eletricidade

    Comentar sobre o artigo

    RESUMO: Este estudo tem sua importância na crescente discussão sobre o aumento da utilização da Terceirização de mão-de-obra nos mais variados ramos de atuação organizacional, no enfraquecimento dos sindicatos, na crescente precarização do trabalho no Brasil, na responsabilidade social intrínseca a normas reguladoras vigentes que preconizam o Trabalho decente.

    Por: João Carlos Peixel Notícias & Sociedade> Polítical 02/08/2011 lAcessos: 789
    luis franklym fonteles silva

    Este artigo tem como objetivo informar aos usuários que utilizam frequentemente, em suas residências ou para uso profissional, o procedimento para melhorar o sinal de televisão digital aberto. Será demonstrado de forma bastante simples e sucinta os passos para uma boa recepção de canais de televisão digital aberto bem como melhorar o desempenho desse recurso gratuito de mídia, tornando a preponderante os pequenos detalhes técnicos, viabilizando assim uma recepção de qualidade, através de uma abo

    Por: luis franklym fonteles silval Tecnologia> Tecnologiasl 27/02/2015
    Alessandro Godinho

    Com a chegada da técnologia 4K também conhecida como Ultra HD, a pirataria na internet brasileira pode enfim chegar ao seu fim. leia o texto e analise os fatos e chegue a sua conclusão.

    Por: Alessandro Godinhol Tecnologia> Tecnologiasl 21/02/2015

    A busca por produtividade tem esbarrado na quebra de paradigmas para identificar novas maneiras de atingir resultados melhores

    Por: Central Pressl Tecnologia> Tecnologiasl 20/02/2015

    O artigo foi escrito para mostrar as principais vantagens do uso das lâmpadas Led em relação ao uso das lâmpadas fluorescentes.

    Por: Leandrol Tecnologia> Tecnologiasl 13/02/2015

    As ferramentas tecnológicas são recursos que estão sendo grandes aliados para o mercado imobiliário, com intuito de amplificar as possibilidades de melhorias nas vendas dos imóveis. E por ser recursos que proporcionam soluções e que ajudam a desenvolver problemas no mercado profissional a busca por essas novas ferramentas são grandes. E a mais nova ferramenta é o Drone.

    Por: villevoxl Tecnologia> Tecnologiasl 13/02/2015

    O aplicativo Tablified Tablet Market "é o maior banco de dados organizado de apps e jogos Android para tablet. Agora, ficou fácil descobrir quais aplicativos e jogos são projetados especificamente para o seu tablet Android sem ter que procurar em torno do Google Play Store.

    Por: Marcondes Oliveiral Tecnologia> Tecnologiasl 09/02/2015
    Magno Fernando A. Nazaré

    Este Projeto, desenvolvido na escola Lauro Corrêa no município de Carutapera na zona rural, na turma de 8ª ano com cerca de 35 alunos, tem como temática central a reflexão sobre as redes sociais e seus impactos na formação socioeducativa dos discentes no contexto escolar da referida escola. A ideia de ‘rede social' não é nova nem atual, na verdade, é um conceito usado há já mais de um século para designar as relações estabelecidas entre elementos de um determinado sistema social.

    Por: Magno Fernando A. Nazarél Tecnologia> Tecnologiasl 29/01/2015 lAcessos: 13
    hugo

    O mundo da tecnologia está se expandindo de forma colossal, em especial os mundo do 10 inovações do Android para 2015 Smartphone junto do Android estão tomando as rédias desse desenvolvimento. Sabemos que as marcas estão muito mais empenhadas em desenvolver novas tecnologias que o usuário as consuma durante todo o dia sem se desconectar.

    Por: hugol Tecnologia> Tecnologiasl 27/01/2015
    Augusto José Leda Neto

    Uma das energias primaria mais abundante na natureza é a energia dos ventos. Trata-se de uma energia limpa e uma das menos agressivas ao meio ambiente.O aumento da demanda mundial por energia de qualidade e segurança, leva ao aumento da utilização de energias de fontes renováveis, uma questão de grande importância atualmente.

    Por: Augusto José Leda Netol Tecnologia> Tecnologiasl 06/10/2010 lAcessos: 236
    Augusto José Leda Neto

    Os Controladores Lógicos Programáveis (CLP) surgiram da necessidade de formular controles lógicos que antes eram realizados por relés de baixa confiabilidade...

    Por: Augusto José Leda Netol Tecnologia> Tecnologiasl 28/07/2010 lAcessos: 825
    Augusto José Leda Neto

    O aprofissional da área de Engenharia Mecânica é um profissional muito requisitado no mercado de trabalho...

    Por: Augusto José Leda Netol Tecnologia> Tecnologiasl 21/06/2010 lAcessos: 743
    Augusto José Leda Neto

    Robótica são dispositivos projetados para ser escravos do homem, para que seja regulamentado foram estabelecidas leis que os governam, é esposto nesse artigo as principais definições de robótica e as suas leis.

    Por: Augusto José Leda Netol Tecnologia> Tecnologiasl 15/06/2010 lAcessos: 589
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast