Eletricidade Básica – Conceitos e Definições

Publicado em: 24/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 469 |

Eletricidade Básica Embora o fenômeno da eletricidade seja conhecido há muito tempo, sua aplicação se dá apenas após a compreensão do átomo, fato que começou a ser estudado a partir do século XIX. O desenvolvimento de métodos de pesquisa desvenda a estrutura do átomo, é sabido então que ele é formado por prótons, neutros e elétrons, os prótons e neutros formam o núcleo e o elétron a eletrosfera, os elétrons gira em torno do núcleo, sendo ela composta de níveis de energia. A eletricidade é então a parte da física que estuda os fenômenos que envolvem o comportamento dos elétrons, estudos mostram que o prótons e elétrons tem cargas opostas, convencionou-se que o próton ter carga elétrica positiva e o elétron carga elétrica negativa, observando ainda que quando um átomo esta carregado positivamente e o outro negativamente há uma atração entre eles, fato que não ocorre quando eles tem a mesma carga, concluiu-se então que cargas de sinais iguais se repelem e cargas de sinais diferentes se atraem.

Coulomb, um estudioso dos fenômenos elétricos, estabeleceu a lei matemática pela qual podemos calcular a intensidade da força de interação entre cargas elétricas, o postulado diz o seguinte: "A intensidade da força elétrica entre dois corpos é diretamente proporcional ao produto da quantidade de carga elétrica de cada carga e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa". As matérias quanto ao comportamento elétrico podem ser classificadas em: condutores, semicondutores e isolantes. Condutores – são aqueles em que as cargas elétricas possuem liberdade de movimento, os elétrons estão mais livres do núcleo. Isolantes – opostos aos condutores, os elétrons estão ligados mais fortemente ao núcleo sendo de difícil liberação. Semi-condutores – são materiais de comportamento intermediário entre condutores e isolantes, sendo empregado em condições especificas. Fluxo de corrente – quando um material carregado positivamente e o outro negativamente são ligados por um condutor, os eletros tendem a fluir no sentido carga negativa para cara positiva. Podemos dizer então que eletricidade é o fluxo da corrente, esse fluxo é medido em ampéres (A). Corrente alternada (CA) – o valor da tensão e a da polaridade muda com o tempo. Corrente continua (CC) – é a corrente que cuja magnitude e cujo sentido permanece constante. Tensão – quando há diferença de potencial elétrico entre dois pontos a tendência é que ocorra um movimento dos elétrons pelo circuito, essa diferença de potencial é chamada tensão e é medida em Volts (V). Resistência – é a restrição que os elétrons enfrentam ao atravessar um condutor, a resistência limita o fluxo da eletricidade, ela é medida em Ohm (Ώ). Capacitor – dispositivo capaz de armazenar energia. Indutor – a corrente que circula por um condutor gera um campo magnético ao redor, esse é o fenômeno de um fluxo magnético auto-induzido é chamado de indutância. Os elementos que geram grande indutância são chamados indutores. Circuito elétrico – para ligar uma lâmpada, nos fechamos um circuito por meio de um interruptor, viabilizamos a passagem de corrente pelo condutor fazendo com que a lâmpada acenda.

O caminho pelo qual uma corrente flui é chamado de circuito elétrico. Sendo ligado um condutor a uma fonte de tensão, por ele irá circular uma corrente, George Ohm verificou que se fosse variada a tensão a corrente elétrica também variaria na mesma proporção, estabelecendo a Lei que recebeu o seu nome (Lei de Ohm), tratando de uma relação linear, ou seja, ao dobrar a tensão no mesmo condutor (para uma mesma resistência) a corrente também dobrará na mesma proporção, essa lei é expressa pela equação, V = R. I, onde V é a tensão, R a resistência, I a corrente que circula pelo condutor. A eletricidade para ser utilizada realiza trabalho em unidade de tempo, que é medida e Watts (W). A Potência elétrica varia com a mudança da tensão ou com a intensidade da corrente. Conclui-se que Potencia elétrica é a energia consumida ou produzida por unidade de tempo, ela é expressa pela seguinte equação: P = V. I, onde P é a potência, V é a tensão e I a corrente. Referência Bibliográficas. Hamilton, Eletricidade Básica, vol I. Filho, Nestor Cortez S.; Física Aplicada- Eletricidade Básica; Petrobrás, Curitiba, 2002. Peixoto, Paulo; Manual de Eletrotécnica – Componente Teórica, 2002. Augusto JL Neto. http://engmecatonico.blogspot.com/

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/tecnologias-artigos/eletricidade-basica-conceitos-e-definicoes-3724279.html

    Palavras-chave do artigo:

    eletricidade

    ,

    conceitos de eletricidade

    ,

    definicoes de eletricidade

    Comentar sobre o artigo

    RESUMO: Este estudo tem sua importância na crescente discussão sobre o aumento da utilização da Terceirização de mão-de-obra nos mais variados ramos de atuação organizacional, no enfraquecimento dos sindicatos, na crescente precarização do trabalho no Brasil, na responsabilidade social intrínseca a normas reguladoras vigentes que preconizam o Trabalho decente.

    Por: João Carlos Peixel Notícias & Sociedade> Polítical 02/08/2011 lAcessos: 759

    O objetivo principal deste trabalho é expressar de forma clara e sucinta a minha experiência na oportunidade de acompanhar todo o processo de automação de uma Usina de Biodiesel, na qual foi possível participar de todo o projeto e montagem industrial acompanhando as etapas Civil, Mecânica, Elétrica, Automação e Telecom.

    Por: Timoteo Oliveiral Tecnologia> Tecnologiasl 27/10/2014

    Dicas básicas de como usar o multímetro seja ele analógico ou digital.

    Por: Agnaldo Nascimentol Tecnologia> Tecnologiasl 26/10/2014

    O gerador garante o fornecimento ininterrupto de energia elétrica, por isso, saiba onde e porquê ele deve ser usado.

    Por: Aline Limal Tecnologia> Tecnologiasl 10/10/2014

    Tendência surge como alternativa para solucionar demanda por segurança e personalização. As empresas interessadas em migrar para a Computação em Nuvem estão cada vez mais escolhendo a Nuvem Privada por questões de segurança, conformidade, personalização da interface e opções de entrega. A Nuvem Privada era um mercado de US $ 8 bilhões em 2010, chegou a US$ 32 bilhões em 2013 e a expectativa para os próximos cinco anos é de um crescimento maior e mais rápido em relação à Nuvem Pública, de acordo

    Por: André Seijil Tecnologia> Tecnologiasl 08/10/2014

    O manuseio básico de um Ipad é constante dos botões básicos, tipo desligar, volume, travar e o home, todo o manuseio no iPad é feito com a tela touch, sendo assim o seu diferencial pode ser o maior problema.

    Por: Sandro Fernandesl Tecnologia> Tecnologiasl 06/10/2014

    Falar em ‘Plano de Recuperação de Desastres' é sempre relevante para negócios de todos os tipos e tamanhos. Ainda assim, muito empresário tem o hábito de procrastinar decisões – dando margem à lamentação e arrependimento depois de uma pane inesperada, da invasão de um hacker ou ainda de armações de colaboradores insatisfeitos ou mal intencionados.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> Tecnologiasl 06/10/2014 lAcessos: 11
    Davi Ben Silvany

    Descrição clara e rapida do conceito de confiabilidade e sua relação com a qualidade

    Por: Davi Ben Silvanyl Tecnologia> Tecnologiasl 15/09/2014 lAcessos: 44

    Empresas usam a TI (Tecnologia da Informação) para rápida e efetivamente processar ‘informação'. Usam também a EDI (Electronic Data Interchange) para enviar documentos e ordens de pagamento a parceiros comerciais em outros países. Funcionários usam e-mail e voz sobre IP para se comunicar. Servidores processam informações e armazenam grandes volumes de dados.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> Tecnologiasl 02/09/2014 lAcessos: 12
    Augusto José Leda Neto

    Uma das energias primaria mais abundante na natureza é a energia dos ventos. Trata-se de uma energia limpa e uma das menos agressivas ao meio ambiente.O aumento da demanda mundial por energia de qualidade e segurança, leva ao aumento da utilização de energias de fontes renováveis, uma questão de grande importância atualmente.

    Por: Augusto José Leda Netol Tecnologia> Tecnologiasl 06/10/2010 lAcessos: 222
    Augusto José Leda Neto

    Os Controladores Lógicos Programáveis (CLP) surgiram da necessidade de formular controles lógicos que antes eram realizados por relés de baixa confiabilidade...

    Por: Augusto José Leda Netol Tecnologia> Tecnologiasl 28/07/2010 lAcessos: 751
    Augusto José Leda Neto

    O aprofissional da área de Engenharia Mecânica é um profissional muito requisitado no mercado de trabalho...

    Por: Augusto José Leda Netol Tecnologia> Tecnologiasl 21/06/2010 lAcessos: 731
    Augusto José Leda Neto

    Robótica são dispositivos projetados para ser escravos do homem, para que seja regulamentado foram estabelecidas leis que os governam, é esposto nesse artigo as principais definições de robótica e as suas leis.

    Por: Augusto José Leda Netol Tecnologia> Tecnologiasl 15/06/2010 lAcessos: 576
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast