Eletricidade Básica – Conceitos e Definições

Publicado em: 24/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 475 |

Eletricidade Básica Embora o fenômeno da eletricidade seja conhecido há muito tempo, sua aplicação se dá apenas após a compreensão do átomo, fato que começou a ser estudado a partir do século XIX. O desenvolvimento de métodos de pesquisa desvenda a estrutura do átomo, é sabido então que ele é formado por prótons, neutros e elétrons, os prótons e neutros formam o núcleo e o elétron a eletrosfera, os elétrons gira em torno do núcleo, sendo ela composta de níveis de energia. A eletricidade é então a parte da física que estuda os fenômenos que envolvem o comportamento dos elétrons, estudos mostram que o prótons e elétrons tem cargas opostas, convencionou-se que o próton ter carga elétrica positiva e o elétron carga elétrica negativa, observando ainda que quando um átomo esta carregado positivamente e o outro negativamente há uma atração entre eles, fato que não ocorre quando eles tem a mesma carga, concluiu-se então que cargas de sinais iguais se repelem e cargas de sinais diferentes se atraem.

Coulomb, um estudioso dos fenômenos elétricos, estabeleceu a lei matemática pela qual podemos calcular a intensidade da força de interação entre cargas elétricas, o postulado diz o seguinte: "A intensidade da força elétrica entre dois corpos é diretamente proporcional ao produto da quantidade de carga elétrica de cada carga e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa". As matérias quanto ao comportamento elétrico podem ser classificadas em: condutores, semicondutores e isolantes. Condutores – são aqueles em que as cargas elétricas possuem liberdade de movimento, os elétrons estão mais livres do núcleo. Isolantes – opostos aos condutores, os elétrons estão ligados mais fortemente ao núcleo sendo de difícil liberação. Semi-condutores – são materiais de comportamento intermediário entre condutores e isolantes, sendo empregado em condições especificas. Fluxo de corrente – quando um material carregado positivamente e o outro negativamente são ligados por um condutor, os eletros tendem a fluir no sentido carga negativa para cara positiva. Podemos dizer então que eletricidade é o fluxo da corrente, esse fluxo é medido em ampéres (A). Corrente alternada (CA) – o valor da tensão e a da polaridade muda com o tempo. Corrente continua (CC) – é a corrente que cuja magnitude e cujo sentido permanece constante. Tensão – quando há diferença de potencial elétrico entre dois pontos a tendência é que ocorra um movimento dos elétrons pelo circuito, essa diferença de potencial é chamada tensão e é medida em Volts (V). Resistência – é a restrição que os elétrons enfrentam ao atravessar um condutor, a resistência limita o fluxo da eletricidade, ela é medida em Ohm (Ώ). Capacitor – dispositivo capaz de armazenar energia. Indutor – a corrente que circula por um condutor gera um campo magnético ao redor, esse é o fenômeno de um fluxo magnético auto-induzido é chamado de indutância. Os elementos que geram grande indutância são chamados indutores. Circuito elétrico – para ligar uma lâmpada, nos fechamos um circuito por meio de um interruptor, viabilizamos a passagem de corrente pelo condutor fazendo com que a lâmpada acenda.

O caminho pelo qual uma corrente flui é chamado de circuito elétrico. Sendo ligado um condutor a uma fonte de tensão, por ele irá circular uma corrente, George Ohm verificou que se fosse variada a tensão a corrente elétrica também variaria na mesma proporção, estabelecendo a Lei que recebeu o seu nome (Lei de Ohm), tratando de uma relação linear, ou seja, ao dobrar a tensão no mesmo condutor (para uma mesma resistência) a corrente também dobrará na mesma proporção, essa lei é expressa pela equação, V = R. I, onde V é a tensão, R a resistência, I a corrente que circula pelo condutor. A eletricidade para ser utilizada realiza trabalho em unidade de tempo, que é medida e Watts (W). A Potência elétrica varia com a mudança da tensão ou com a intensidade da corrente. Conclui-se que Potencia elétrica é a energia consumida ou produzida por unidade de tempo, ela é expressa pela seguinte equação: P = V. I, onde P é a potência, V é a tensão e I a corrente. Referência Bibliográficas. Hamilton, Eletricidade Básica, vol I. Filho, Nestor Cortez S.; Física Aplicada- Eletricidade Básica; Petrobrás, Curitiba, 2002. Peixoto, Paulo; Manual de Eletrotécnica – Componente Teórica, 2002. Augusto JL Neto. http://engmecatonico.blogspot.com/

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/tecnologias-artigos/eletricidade-basica-conceitos-e-definicoes-3724279.html

    Palavras-chave do artigo:

    eletricidade

    ,

    conceitos de eletricidade

    ,

    definicoes de eletricidade

    Comentar sobre o artigo

    RESUMO: Este estudo tem sua importância na crescente discussão sobre o aumento da utilização da Terceirização de mão-de-obra nos mais variados ramos de atuação organizacional, no enfraquecimento dos sindicatos, na crescente precarização do trabalho no Brasil, na responsabilidade social intrínseca a normas reguladoras vigentes que preconizam o Trabalho decente.

    Por: João Carlos Peixel Notícias & Sociedade> Polítical 02/08/2011 lAcessos: 796
    Luciana Virgília

    O cyberespaço troca informações pois é um espaço de multimídias visual e virtual audível, tátil e congrega computadores internacionais, sendo um sinônimo de realidade atual em que todos buscam cada vez mais. É, pois um lugar onde novas formas de encontros e socialização são descobertas e desenvolvidas que interligam todo planeta através da internet. Neste local, toda e qualquer tipo de informação é movimentada, discutida, trocada e interagida. É uma tecnologia avançada que invade o ambiente, nu

    Por: Luciana Virgílial Tecnologia> Tecnologiasl 28/03/2015
    Luciana Virgília

    As tecnologias inovam e transformam a vida do homem. A energia elétrica trouxe modificações na sociedade, pois inseriu o rádio, a televisão modificando o comportamento das pessoas. As tecnologias alteram as nossas vidas, transformando a nossa maneira de ver o mundo de agir, pensar, falar e, principalmente, os nossos hábitos. Com a Revolução Industrial trouxe a partir do século XVIII, a energia a vapor que inovou com a descoberta de novas ferramentas para transformar o cotidiano do homem.

    Por: Luciana Virgílial Tecnologia> Tecnologiasl 28/03/2015
    Luciana Virgília

    A tecnologia facilita o aprendizado do aluno na sala de aula, controla conhecimento facilita o aprendizado e informa. A tecnologia também é usado para os nossos interesses pessoais, no nosso dia-a-dia, transformando o ser no seu comportamento e aprimorando novos saberes, construindo uma sociedade em que busca a harmonia.

    Por: Luciana Virgílial Tecnologia> Tecnologiasl 28/03/2015
    Luciana Virgília

    A tecnologia está mudando o comportamento principalmente os aspectos sócio-econômico-político, no campo da cultura também. A globalização e a queda do Muro de Berlim configuraram uma mudança social e política no mundo, com isso com o advento da tecnologia também ocorreram transformador, mas estrutura conjuntural com a era da informação.

    Por: Luciana Virgílial Tecnologia> Tecnologiasl 28/03/2015

    A chamada "terceira plataforma", ou seja, a mobilidade, a cloud, o fenómeno do Big Data e o Social Business, tem conseguido desenvolver-se de uma forma bastante acentuada, contrariando o panorama económico geral. São vários os dados que apontam a estabilidade das tecnologias da "terceira plataforma" fazendo com que muitas empresas apostem na mobilidade, nas soluções cloud e aproveitem os dados provenientes do Big Data.

    Por: Inforestilol Tecnologia> Tecnologiasl 27/03/2015
    Gustavo Cioffi

    Atualmente as inovações tecnológicas mais surpreendentes são conectadas a satélite por diversas razoes. Todos conhecemos que os smartphones, os GPS, tablets, computadores e até as novas televisões desempenham funções de localização e que a sua precisão e qualidade está diretamente ligada a tecnologia de satélite.

    Por: Gustavo Cioffil Tecnologia> Tecnologiasl 25/03/2015
    Gustavo Cioffi

    Engenheiros da Aple estão trabalhando duro. E os da Samsung? Eles acabam de fazer uma casa de cachorro.

    Por: Gustavo Cioffil Tecnologia> Tecnologiasl 25/03/2015
    Luciana Virgília

    O trabalho versa sobre o estudo da tecnologia em que a educação proporciona ao aluno conhecimento, saber, criticidade e como e o homem pode se relacionar utilizando a linguagem numa interação comunicativa entre os indivíduos. Tendo como resultado mostrar os devidos conceitos surgidos com o uso da linguagem dentro da comunicação entre as pessoas .

    Por: Luciana Virgílial Tecnologia> Tecnologiasl 22/03/2015 lAcessos: 18
    Augusto José Leda Neto

    Uma das energias primaria mais abundante na natureza é a energia dos ventos. Trata-se de uma energia limpa e uma das menos agressivas ao meio ambiente.O aumento da demanda mundial por energia de qualidade e segurança, leva ao aumento da utilização de energias de fontes renováveis, uma questão de grande importância atualmente.

    Por: Augusto José Leda Netol Tecnologia> Tecnologiasl 06/10/2010 lAcessos: 239
    Augusto José Leda Neto

    Os Controladores Lógicos Programáveis (CLP) surgiram da necessidade de formular controles lógicos que antes eram realizados por relés de baixa confiabilidade...

    Por: Augusto José Leda Netol Tecnologia> Tecnologiasl 28/07/2010 lAcessos: 839
    Augusto José Leda Neto

    O aprofissional da área de Engenharia Mecânica é um profissional muito requisitado no mercado de trabalho...

    Por: Augusto José Leda Netol Tecnologia> Tecnologiasl 21/06/2010 lAcessos: 745
    Augusto José Leda Neto

    Robótica são dispositivos projetados para ser escravos do homem, para que seja regulamentado foram estabelecidas leis que os governam, é esposto nesse artigo as principais definições de robótica e as suas leis.

    Por: Augusto José Leda Netol Tecnologia> Tecnologiasl 15/06/2010 lAcessos: 592
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast