O Que É Automação? - Automação Comercial, Industrial E De Processos

05/09/2009 • Por • 16,864 Acessos

Vivemos na era da automação. Todos os dias nos deparamos com termos relacionados à automação em diferentes ramos, seja automação comercial, industrial ou de processos. Entretanto, você sabe o que significa automação?

Automação, segundo o dicionário Houaiss, significa:

"Sistema em que os processos operacionais em fábricas, estabelecimentos comerciais, hospitais, telecomunicações etc. são controlados e executados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, substituindo o trabalho humano; automatização."

Ou seja, automação comercial pode ser compreendida como os métodos utilizados para automatizar os processos comerciais - como compras, vendas, controle de estoques, cadastro de clientes, consultas em bases de dados, etc. Ou seja, fazer com que processos manuais se tornem mais mecanizados e rápidos.

braço mecânico

As vantagens da automação comercial são muito claras. Através do uso de processos mecânicos e computadorizados é possível atingir taxas de eficiência mais altas - o que resulta em registros de maior qualidade - com menores taxas de erro - além de diminuir o tempo dessas tarefas. Para fortalecer a idéia de rapidez, imagine como controlar o estoque de uma pequena mercearia sem o uso de computadores, por exemplo. Provavelmente seriam necessárias folhas e folhas de papel, além de muito tempo para anotar todas as entradas e saídas de produtos.

Com os avanços obtidos com a automação comercial é que foi possível conceber idéias como grandes redes de lojas, supermercados, fast-foods, locadoras e muitas outros comércios largamente espalhados pelo planeta. Esses avanços são frutos da mecânica e da melhora das tecnologias de robótica, inteligência artificial e muitas outras disciplinas abordadas em cursos de engenharia e computação em todo o mundo.

A automação comercial é, sem sombra de dúvidas, a aplicação da automação mais próxima do nosso dia a dia. Entretanto, a automação é cada dia mais aplicada na gerência e execução de processos industriais. Os braços mecânicos constituem um ótimo exemplo dessa aplicação.

Perfil do Autor

Henrique Carvalho

Henrique Carvalho gosta de acompanhar as novas tendências em robótica e automação.