O que é Sistemas de Informação?

Publicado em: 22/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 9,198 |

Sistema de Informação é a expressão utilizada para descrever sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.

Outras definições

Além disso, o termo também é utilizado para descrever a área de conhecimento encarregada do estudo de Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação e suas relações com as organizações. Neste contexto, esta disciplina é comumente classificada como uma Ciência Exata.

Um terceiro uso para a expressão Sistemas de Informação refere-se a um curso de graduação cujo foco é o desenvolvimento e aplicação de Sistemas de Informação Computadorizados nas organizações. O conteúdo deste curso abrange aspectos técnicos, gerenciais e sociológicos, abrangendo, em linhas gerais, os conteúdos relevantes estudados na área de conhecimento Sistemas de Informação.

As concepções mais modernas de Sistemas de Informação contemplam também os Sistemas de telecomunicações e/ou equipamentos relacionados; sistemas ou subsistemas interconectados que utilizam equipamentos na aquisição, armazenamento, manipulação, gestão, movimento, no controle, na exposição, na troca, no intercâmbio, na transmissão, ou na recepção da voz e/ou dos dados, e inclui o software e hardware utilizados. Em relação a esta última definição, é comum nos meios acadêmicos a utilização do termo Tecnologias da Informação e Comunicação (ICT - Information and Communication Technologies).

Um Sistema de Informação pode ser então definido como todo sistema usado para prover informação (incluindo o seu processamento), qualquer que seja o uso feito dessa informação.

Um sistema de informação possui vários elementos inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.

Conceito do MEC

Segundo definição adotada pelo Ministério da Educação brasileiro, os cursos que estudam a Computação são: Ciência da Computação, Licenciatura em Computação, Sistemas de Informação, Analise e Desenvolvimento de Sistemas (diferente de Sistemas de Informação) e Engenharia da Computação. Cada um dos cursos com um foco:

Ciência da Computação (Modelos Teóricos Matemáticos que fundamentam a Computação).
Licenciatura em Computação possui o foco no ensino-aprendizagem de computação, informática e tecnologia da informação e sistemas de informação.
Sistemas de Informação (Aplicação da Computação nas Organizações TI - Transformar Formas em que Empresas trabalham em Softwares)
Engenharia da Computação (Ênfase maior não só em Software como os outros Cursos, mas também em Hardware).
Os 10 Melhores Cursos segundo o MEC(ENADE):
1º - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande
2º - Universidade Federal de Ouro Preto, em João Monlevade
3° - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em Bauru
4° - Universidade do Oeste Paulista, em Presidente Prudente
5° - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre
6° - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro
7° - Centro Universitário Central Paulista, em São Carlos
8° - Faculdades de Taquara, em Taquara
9° - Universidade de Pernambuco, em Caruaru
10°- Faculdades Integradas Rio Branco, em São Paulo

Atividades envolvidas

"Combinação de recursos humanos e computacionais que interrelacionam a coleta, o armazenamento, a recuperação, a distribuição e o uso de dados com o objetivo de eficiência gerencial (planejamento, controle, comunicação e tomada de decisão) nas organizações. Podem também ajudar os gerentes e os usuários a analisar problemas, criar novos produtos e serviços e visualizar questões complexas" (MEC-98/SBC)

O tipo de trabalho previsto para um Bacharel em Sistemas de Informação abrange a administração do fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro de uma organização. Suas responsabilidades em uma empresa podem abranger o planejamento e organização do processamento, armazenamento, recuperação e disponibilização das informações presentes nos sistemas computacionais. Este trabalho também abrange funções relacionadas a suporte aos usuários e infra-estrutura tecnológica. É abrangente em áreas de Ciência da Computação-Software e Engenharia da Computação-Hardware.

No âmbito do desenvolvimento de sistemas (software), o trabalho do Bacharel em Sistemas de Informação inclui gestão de projetos, levantamento de requisitos, análise, especificação, projeto/desenho (no sentido de design) do sistema, programação, testes, homologação, implantação e acompanhamento dos sistemas solicitados pelos seus usuários/clientes.

Evolução histórica

O Século XX é considerado aquele do advento da Era da Informação. A partir de então, a informação começou a fluir com velocidade maior que a dos corpos físicos. Desde a invenção do telégrafo elétrico em 1837, passando pelos meios de comunicação de massa, e até mais recentemente, o surgimento da grande rede de comunicação de dados que é a Internet, o ser humano tem de conviver e lidar com um crescimento exponencial do volume de dados disponíveis.

O domínio da informação disponível é uma fonte de poder, uma vez que permite analisar fatores do passado, compreender o presente, e principalmente, antever o futuro. Os sistemas de informação surgiram antes mesmo da informática.

Evolução do Sistema de Informação

Antes de 1940

Antes da popularização dos computadores, os sistemas de informação nas organizações se baseavam basicamente em técnicas de arquivamento e recuperação de informações de grandes arquivos. Geralmente existia a figura do "arquivador", que era a pessoa responsável em organizar os dados, registrá-los, catalogá-los e recuperá-los quando necessário.

Esse método, apesar de simples, exigia um grande esforço para manter os dados atualizados bem como para recuperá-los. As informações em papéis também não possibilitavam a facilidade de cruzamento e análise dos dados. Por exemplo, o inventário de estoque de uma empresa não era uma tarefa trivial nessa época, pois a atualização dos dados não era uma tarefa prática e quase sempre envolvia muitas pessoas, aumentando a probabilidade de ocorrerem erros...

1940 - 1952

Nessa época os computadores eram constituídos de válvulas eletrônicas (são componentes grandes e caros), era uma técnica lenta e pouco durável. Nessa época os computadores só tinham utilidade cientifica, para poder fazer cálculos mais rápidos (algumas vezes a mais que nossa capacidade de calcular). A Mão de obra utilizada era muito grande para manter o computador funcionando, para fazer a manutenção de válvulas e fios (quilômetros), que eram trocados e ligados todos manualmente. Essas máquinas ocupavam áreas grandes, como salas ou galpões. A programação era feita diretamente, na linguagem de máquina. A forma de colocar novos dados era por papel perfurado.

1952 - 1964

E destacado pela origem dos transistores, e uma grande diminuição de cabos e fios, e diminuição de tamanho das maquinas e com isso fazendo que ela execute mais cálculos que a geração anterior. O começo da comercialização dos computadores foi marcado, eram vendidos para as grandes empresas.

E foi utilizado a técnica de integração que era uma pequena cápsula continha vários transistores chegavam ate milhares e num espaço menor que a unha. E o começo do microprocessador, e a linguagem de programação que eram feitos por mnemônicos (comandos abreviados). A linguagem dominante era ASSEMBLY e nessa época os cálculos estavam na casa dos milionésimos de segundo. Surgiram formas de armazenamento cada vez maiores: as fitas e tambores magnéticos (para uso de memória).

1964 - 1971

Uma nova técnica de Circuito Integrados foi criado, o SLT (Solid Logic Technology) e uma técnica de microcircuitos. Com isso podendo fazer processos simultâneos, dando um grande salto de processamentos. Ainda tendo novas evoluções para técnica de integração SSI (integração em pequena escala), MSI (integração em média escala) As técnicas de integração evoluíram de SSI (integração em pequena escala), LSI (integração em grande escala) e VLSI (integração em muito grande escala). A linguagem utilizada na época era linguagens orientadas (linguagem universal e assemelham-se cada vez mais com linguagem humana). Esses processos chegaram a ponto de se bilionésimos de segundos.

1971 - 1981

Nessa geração surgiram os microprocessadores, e com isso a redução dos computadores (microcomputadores). E o surgimento de linguagens novas de alto-nível e nasceu a transmissão de dados entre computadores através de rede.

1981 - atual

Com essa nova geração e que estamos vivendo, surgiu com VLSI. Inteligência artificial, com altíssima velocidade (com um ou mais núcleos por processadores, grande freqüência e transferência de dados entre os componentes do computador), programas com alto grau de interatividade com o usuário, grande rede mundial (Internet) e que impulsionou mais ainda a informática (grande marco), etc.

Vantagens de um Sistema de Informação

Em um Sistema, várias partes trabalham juntas visando um objetivo em comum. Em um Sistema de Informação não é diferente, porém o objetivo é um fluxo mais confiável e menos burocrático das informações. Em um Sistema de Informação bem construído, suas principais vantagens são: Otimização do fluxo de informação permitindo maior agilidade e organização; Redução de custos operacionais e administrativos e ganho de produtividade; Maior integridade e veracidade da informação; Maior estabilidade; Maior segurança de acesso à informação.

Informações de boa qualidade são essenciais para uma boa tomada de decisão.

Observações: Um Sistema de Informação não precisa ter essencialmente computadores envolvidos, basta ter várias partes trabalhando entre si para gerar informações.

Ele pode ser tanto manual quanto baseado em TI, ou uma mescla dos dois. Acontece que um Sistema de Informação grande dificilmente sobrevive atualmente sem estar informatizado, o que por si só não elimina o fator humano no processo. É a interação dos componentes da TI com o componente humano que faz com que um Sistema de Informação tenha funcionalidade e utilidade para a organização.

 

Sistemas de Informação nas empresas

À escala das organizações, a informação é um factor decisivo na gestão por ser um recurso importante e indispensável tanto no contexto interno como no relacionamento com o exterior. Quanto mais fiável, oportuna e exaustiva for essa informação, mais coesa será a empresa e maior será o seu potencial de resposta às solicitações da concorrência. Alcançar este objectivo depende, em grande parte, do reconhecimento da importância da informação e do aproveitamento das oportunidades oferecidas pela tecnologia para orientarem os problemas enraizados da informação.erro

A revolução da Informação exige, assim, mudanças profundas no modo como vemos a sociedade na organização e sua estrutura, o que se traduz num grande desafio: aproveitar as oportunidades, dominando os riscos inerentes ou submeter-se aos riscos com todas as incertezas que acarretam.

Na chamada Sociedade de Informação, esta possui um efeito multiplicador que dinamizará todos os sectores da economia, constituindo, por sua vez, a força motora do desenvolvimento político, económico, social, cultural e tecnológico.

O acesso à informação e a capacidade de, a partir desta, extrair e aplicar conhecimentos são vitais para o aumento da capacidade concorrência e o desenvolvimento das actividades comerciais num mercado sem fronteiras. As vantagens competitivas são agora obtidas através da utilização de redes de comunicação e sistemas informáticos que interrelacionam empresas, clientes e fornecedores.

Classificação

Podemos ter a classificação dos Sistemas de Informação baseados em TI de acordo com o tipo de informação processada:

  • Sistemas de Informação Operacional: tratam das transações rotineiras da organização; Comumente encontrados em todas as empresas automatizadas
  • Sistemas de Informação Gerencial: agrupam e sintetizam os dados das operações da organização para facilitar a tomada de decisão pelos gestores da organização;
  • Sistemas de Informação Estratégicos: integram e sintetizam dados de fontes internas e externas à organização, utilizando ferramentas de análise e comparação complexas, simulação e outras facilidades para a tomada de decisão da cúpula estratégica da organização.
  • Sistemas de Informação Comerciais/Negociais: referem-se ao processo de coleta, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios de uma organização, tanto em relação ao comércio e colaboração com outras empresas, como ao atendimento direto com o cliente. (De FABJ) Sistemas de Informação

Profissional de Sistemas de Informação

O profissional formado em Sistemas de Informação deve analisar, planejar e organizar o processamento, armazenamento e recuperação da informação e disponibilizá-la ao usuário. Sua principal função é analisar e entender os problemas de uma organização, buscando soluções com uso da tecnologia computacional, através de ferramentas disponíveis no mercado ou produzindo seus próprios sistemas. O mercado de trabalho para o profissional é bem abrangente e encontra-se aquecido. No Brasil, há grande disponibilidade de vagas, principalmente nos setores de bancos, indústrias, seguradoras, empresas de telefonia, internet e educação.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/tecnologias-artigos/o-que-e-sistemas-de-informacao-3711240.html

    Palavras-chave do artigo:

    sistemas de informacao

    Comentar sobre o artigo

    Saiba o que é um Sistema de Informação Gerencial, suas vantagens e desvantagens, assim como os tipos nos quais os sistemas se classificam.

    Por: Sistemas de Informaçãol Negócios> Administraçãol 16/10/2014 lAcessos: 14
    Adriana de Almeida Paiva

    Este artigo compara e explica o que é SI Sistema de Informação e TI Tecnologia da Informação.

    Por: Adriana de Almeida Paival Tecnologia> TIl 07/04/2011 lAcessos: 803

    O profissional formado em Sistemas de Informação deve analisar,planejar e organizar o processamento, armazenamento e recuperação da informação e disponibilizá-la ao usuário. Sua principal função é analisar e entender os problemas de uma organização, buscando soluções, com uso da tecnologia computacional, através de ferramentas prontas disponíveis no mercado ou produzindo seus próprios sistemas. O mercado de trabalho para o profissional é bem abrangente e encontra-se aquecido.

    Por: @BrunoSantosl Tecnologia> Tecnologiasl 21/04/2010 lAcessos: 209

    A Escola Superior da Tecnologia da Informação do Instituto Infnet acaba de lançar a graduação em com ênfase em Negócios e Gestão. O curso forma analistas de negócios que compreendem as necessidades de negócios das empresas e sabem como implantar soluções tecnológicas para atendê-las.

    Por: Anna Carolinal Press Releasel 05/05/2011 lAcessos: 40

    O “sub” sistema de informações da saúde suplementar não interage plenamente com os sistemas do Ministério da Saúde. Uma ação de sucesso de integração entre os bancos de dados de Registro de Planos de Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar e os bancos de dados do Ministério da Saúde foi a utilização do sistema do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde para coletar informações referentes à rede assistencial de planos de saúde.

    Por: José Estevam Lopes Cortez da Silva Freitasl Saúde e Bem Estar> Medicinal 01/09/2008 lAcessos: 26,886

    Surge então o ERP (Enterprise Resource Planning), ou seja traduzindo para nossa língua, um pacote de ferramentas que integra toda a empresa. Como os dados começam a ser percorridos pela empresa rapidamente, começa-se a necessidade de transformar estes dados em informações, transformar esta massa de dados em estratégia de negócio.

    Por: Marcelo Antonio Bombardal Tecnologia> Tecnologiasl 15/07/2010 lAcessos: 513
    Bia Mortari

    Atualmente a competição empresarial cresce a todo momento destaca-se aqueles que possuem diferenciais competitivos,ferramentas adequadas para se manter no mercado atrair novos clientes e fideliza-los, no entanto a informação é a ferramenta essencial dentro deste mundo concorrente.

    Por: Bia Mortaril Negóciosl 17/03/2011 lAcessos: 170
    Valquiria Gomes

    Os indicadores são os dados ou informações coletados de forma que possam ser usados pelos gestores como instrumentos para avaliação e comparação.

    Por: Valquiria Gomesl Tecnologia> TIl 24/04/2009 lAcessos: 4,532

    A Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO), líder mundial em segurança digital, anuncia que sua nova linha Cinterion® de tecnologia M2M

    Por: Cristina Squincal Press Releasel 21/02/2013 lAcessos: 11

    Saiba como identificar os causadores do aumento de consumo de energia elétrica e quais os procedimentos a serem adotados para diminuir o consumo de energia.

    Por: Fabianol Tecnologia> Tecnologiasl 29/10/2014 lAcessos: 13

    Um resumo contando um pouco sobre o histórico da TV a cabo no Brasil e como ela está nos dias hoje

    Por: Lucas Souzal Tecnologia> Tecnologiasl 29/10/2014

    O objetivo principal deste trabalho é expressar de forma clara e sucinta a minha experiência na oportunidade de acompanhar todo o processo de automação de uma Usina de Biodiesel, na qual foi possível participar de todo o projeto e montagem industrial acompanhando as etapas Civil, Mecânica, Elétrica, Automação e Telecom.

    Por: Timoteo Oliveiral Tecnologia> Tecnologiasl 27/10/2014

    Dicas básicas de como usar o multímetro seja ele analógico ou digital.

    Por: Agnaldo Nascimentol Tecnologia> Tecnologiasl 26/10/2014

    O gerador garante o fornecimento ininterrupto de energia elétrica, por isso, saiba onde e porquê ele deve ser usado.

    Por: Aline Limal Tecnologia> Tecnologiasl 10/10/2014

    Tendência surge como alternativa para solucionar demanda por segurança e personalização. As empresas interessadas em migrar para a Computação em Nuvem estão cada vez mais escolhendo a Nuvem Privada por questões de segurança, conformidade, personalização da interface e opções de entrega. A Nuvem Privada era um mercado de US $ 8 bilhões em 2010, chegou a US$ 32 bilhões em 2013 e a expectativa para os próximos cinco anos é de um crescimento maior e mais rápido em relação à Nuvem Pública, de acordo

    Por: André Seijil Tecnologia> Tecnologiasl 08/10/2014

    O manuseio básico de um Ipad é constante dos botões básicos, tipo desligar, volume, travar e o home, todo o manuseio no iPad é feito com a tela touch, sendo assim o seu diferencial pode ser o maior problema.

    Por: Sandro Fernandesl Tecnologia> Tecnologiasl 06/10/2014

    Falar em ‘Plano de Recuperação de Desastres' é sempre relevante para negócios de todos os tipos e tamanhos. Ainda assim, muito empresário tem o hábito de procrastinar decisões – dando margem à lamentação e arrependimento depois de uma pane inesperada, da invasão de um hacker ou ainda de armações de colaboradores insatisfeitos ou mal intencionados.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> Tecnologiasl 06/10/2014 lAcessos: 15

    Serial ATA ou simplesmente SATA é o padrão de discos rígidos criado para substituir os discos ATA, também conhecidos como IDE. A taxa de transferência máxima teórica de um disco Serial ATA é de 150 MB/s ou 300 MB/s, contra os 133 MB/s de um disco rígido IDE. Neste tutorial explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o padrão Serial ATA...

    Por: Bruno E. Rosal Tecnologia> Hardwarel 02/12/2010 lAcessos: 261

    Todos nós sabemos que dados - sejam eles partes de programas ou dados propriamente dito, como um texto ou uma planilha - devem ser armazenados em um sistema de memória de massa, já que a memória (RAM) do micro é apagada quando desligamos o computador. Memória de massa é o nome genérico para qualquer dispositivo capaz de armazenar dados para uso posterior, onde incluímos disquetes, discos rígidos, CD-ROMs, ZIP drives e toda a parafernália congênere...

    Por: Bruno E. Rosal Tecnologia> Softwarel 02/12/2010 lAcessos: 267

    Também chamado de WEP2, ou TKIP (Temporal Key Integrity Protocol), essa primeira versão do WPA (Wi-Fi Protected Access) surgiu de um esforço conjunto de membros da Wi-Fi Aliança e de membros do IEEE, empenhados em aumentar o nível de segurança das redes sem fio ainda no ano de 2003, combatendo algumas das vulnerabilidades do WEP...

    Por: Bruno E. Rosal Tecnologia> Softwarel 02/12/2010 lAcessos: 364

    A comunicação wireless está presente há um bom tempo no nosso cotidiano. Falemos da conexão sem fio mais comum – os controles remotos para televisores, som, DVD, entre outros, utilizam conexão por raios infravermelhos (InfraRed). Essa conexão atua em um alcance máximo de 5m aproximadamente, e com ângulo de 45 graus a partir da fonte...

    Por: Bruno E. Rosal Tecnologia> Softwarel 02/12/2010 lAcessos: 152

    A palavra wireless provém do inglês: wire (fio, cabo); less (sem); ou seja: sem fios. Wireless então caracteriza qualquer tipo de conexão para transmissão de informação sem a utilização de fios ou cabos. Uma rede sem fio é um conjunto de sistemas conectados por tecnologia de rádio através do ar. Pela extrema facilidade de instalação e uso...

    Por: Bruno E. Rosal Tecnologia> Softwarel 02/12/2010 lAcessos: 185

    Alguns são usuários desesperados por terem perdido seus dados e outros são técnicos em manutenção não especializados em recuperação de dados, mas que se vêem à frente de situações em que todas as tentativas em reaver seus dados ou os dados de sues clientes falharam. Uns não se conformam porque deram uma bobeada na hora de ligar o cabo de força no HD e inverteram...

    Por: Bruno E. Rosal Tecnologia> Softwarel 02/12/2010 lAcessos: 144

    Site, saite, sítio, website, sítio eletrônico ou sítio eletrónico é um conjunto de páginas web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet. O conjunto de todos os sites públicos existentes compõe a World Wide Web. As páginas num site são organizadas a partir de um URL básico, ou sítio, onde fica a página principal, e geralmente residem no mesmo diretório de um servidor. As páginas são organizadas dentro do site...

    Por: Bruno E. Rosal Internet> Comércio Eletrônicol 02/12/2010 lAcessos: 1,692

    Em um sistema de computador que suporta mais de um processo de cada vez, algum mecanismo deve ser usado para intercalar de uma tarefa para outra. Há dois métodos principais usados para fazer essa troca...

    Por: Bruno E. Rosal Tecnologia> Softwarel 02/12/2010 lAcessos: 162
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast