O que é um Sistema de Telefonia PABX?

21/05/2010 • Por • 12,871 Acessos

O conceito de PABX surgiu na década de 90, quando a indústria de telecomunicações começou a propor às operadoras de telefonia a substituição das centrais de telefônicas eletro-mecânica pelas então "estado-da-arte", centrais digitais. Estas últimas possuíam facilidades para seus usuários que agregavam mais valor que as antigas.

 PABX significa Private Automatic Branch Exchange (Troca automática de ramais privados). É uma rede de telefonia privada usada por uma empresa ou até mesmo em residências. Podem consistir de uma plataforma de hardware ou somente software, este último pode ser instalado no computador para a interação com a telefonia via internet.

 No uso doméstico, normalmente o telefone está conectado diretamente à operado local de telefonia, podendo realizar chamadas discando o número de destino desejado. Em um ambiente corporativo normalmente existem muito mais ramais do que linhas telefônicas, principalmente devido ao custo, havendo a necessidade de um ponto central para gerencias e distribuir as chamadas, o que é feito pelo PABX. O equipamento torna-se também um elemento de controle dos usuários de ramais, podendo gerencias permissões de uso individuais ou por grupo.

O PABX permite que, ao fazer uma chamada, seja selecionada uma das limitadas linhas, e discar para um número externo. O usuário também pode chamar outro telefone conectado ao PABX. As chamadas recebidas são centralizadas para um ponto único (o operador), e ele(a) pode transferir o chamador para a extensão correta.

 Basicamente pode-se afirmar que PABX é uma central telefônica na qual chegam às linhas telefônicas tanto analógicas como digitais e dali saem os ramais para os usuários. Nestas centrais também podem ser conectados o interfone, porteiro eletrônico para tocar direto no telefone entre muitas outras funções.

 Para maiores informações sobre PABX consulte.

 www.pabxecia.com.br

  Um abraço e até a próxima,

 Juliana Favaron

Perfil do Autor

Juliana Favaron

Sou formada em jornalismo pela USJT desde 2006,0 já trabalhei em jornais, revistas, programas televisivos e atualmente escrevo sobre...