O que são árvores artificiais e quais as suas vantagens

Publicado em: 28/11/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 20 |

A tecnologia não pára de evoluir e surpreender. Desta vez a invenção surgiu com o objectivo de nos tornarmos mais amigos do ambiente. Assim sendo, cientistas norte-americanos estão a apostar na criação de árvores artificiais. Este novo modelo de "árvore" é, então, capaz de transformar dióxido de carbono em oxigénio e aparentemente de uma forma inofensiva para o subsolo.
A verdade é que a principal função das árvores é evitar o super-aquecimento da Terra pela absorção de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa. No entanto, devido ao aumento da percentagem de dióxido de carbono na Terra, o seu número acaba por se relevar pouco significativo, tendo em conta a real necessidade do planeta.

Desta forma, estas árvores artificiais têm como objectivo captar o dióxido de carbono de uma forma muito mais rápida e eficaz, do que qualquer outra árvore natural. A estrutura foi criada de forma a absorver o dióxido de carbono à medida que o vento toca nas folhas de plástico, isto faz com que o CO2 seja eliminado e comprimindo numa câmara de armazenagem, para posteriormente ser transformado em dióxido de carbono líquido. Assim que se der esta transformação, tudo aponta para que o líquido seja enterrado e armazenado permanentemente debaixo da terra.

Esta forma de actuar é muito parecida com a da natureza, no entanto não depende de sol nem de água para sobreviver. Assim tal como as árvores, e outras plantas, são capazes de absorver dióxido de carbono nos seus tecidos durante o processo da fotossíntese, também as árvores artificiais armazenam o gás através das suas folhas que têm como finalidade operarem como um filtro.

 

Aproveite para ler o artigo onde falamos para que servem os anéis das árvores e qual a sua importância.

 

Onde vão ser colocadas estas "árvores artificiais"?

Os cientistas ainda estão a debater quais são os melhores locais para "plantar" estas "árvores", no entanto tudo aponta para que sejam colocadas ao longo das grandes vias rodoviárias e dos aeroportos, podendo ter capacidade para absorver cerca de 63% das emissões de dióxido de carbono, no caso dos automóveis, e cerca de 3%, no caso dos aviões.

Para que o seu funcionamento seja em pleno é necessário que estejam colocadas em grande número e em locais de elevada concentração de vento (daí os cientistas estarem a sugerir as estradas e os aeroportos).

 

Árvores artificiais

 

Contributo para a diminuição do Aquecimento Global

Apesar das suas vantagens quer a nível económico, quer a nível prático, a verdade é que este método não se apresenta como uma solução milagrosa para o problema do Aquecimento Global. No entanto, é necessário olhar para esta tecnologia de forma multifacetada e multidisciplinar, já que poderão ter uma importante contribuição para a redução do CO2 de uma forma global.

Tudo aponta para que cada árvore tenha capacidade para captar até uma tonelada de dióxido de carbono, por dia, podendo contribuir em larga escala para a sua redução.

 

Conheça neste outro artigo para que serve a camada de ozono

 

Como será no futuro?

Segundo os investigadores, esta será a nova forma de capturar dióxido de carbono devido, não só, ao seu baixo custo, como também à sua rápida rentabilidade, assim que são implementadas, comparando com o tempo que as árvores naturais demoram a crescer. Por essa razão, os cientistas apontam que estas novas árvores poderão fazer parte da nossa paisagem, nos próximos 10 ou 20 anos, e que poderão trazer um grande benefício contra o aquecimento global.

 

O que acha o leitor desta nova tecnologia?

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/tecnologias-artigos/o-que-sao-arvores-artificiais-e-quais-as-suas-vantagens-6845296.html

    Palavras-chave do artigo:

    arvores

    ,

    arvores artificiais

    ,

    co2

    Comentar sobre o artigo

    A emissão de gases de efeito estufa tem provocado grandes alterações na composição da atmosfera, provocando sérios problemas ambientais, como o aquecimento global, para reduzir esse problema surgiu um mecanismo de mercado denominado seqüestro de carbono, contemplando alguns processos de contribuição com o meio ambiente.

    Por: Eloia Beltrão da Cunhal Educaçãol 17/08/2011 lAcessos: 960
    Cosme de Jesus Souza

    Este trabalho monográfico tem por finalidade verificar e mostrar com deve ser vista e aplicada a Gestão Ambiental dentro e fora das empresas. Reconhecer que o meio ambiente vem sofrendo uma série de prejuízos ao longo dos séculos, causados pela intervenção humana, pois o homem na ânsia de progredir, cada vez mais tem se apropriado dos recursos naturais de forma inadequada. Observar que as medidas de proteção ambiental não foram criadas para impedir o desenvolvimento econômico. Enfatizar que uma

    Por: Cosme de Jesus Souzal Educação> Ensino Superiorl 10/01/2011 lAcessos: 4,627

    Saiba como identificar os causadores do aumento de consumo de energia elétrica e quais os procedimentos a serem adotados para diminuir o consumo de energia.

    Por: Fabianol Tecnologia> Tecnologiasl 29/10/2014 lAcessos: 12

    Um resumo contando um pouco sobre o histórico da TV a cabo no Brasil e como ela está nos dias hoje

    Por: Lucas Souzal Tecnologia> Tecnologiasl 29/10/2014

    O objetivo principal deste trabalho é expressar de forma clara e sucinta a minha experiência na oportunidade de acompanhar todo o processo de automação de uma Usina de Biodiesel, na qual foi possível participar de todo o projeto e montagem industrial acompanhando as etapas Civil, Mecânica, Elétrica, Automação e Telecom.

    Por: Timoteo Oliveiral Tecnologia> Tecnologiasl 27/10/2014

    Dicas básicas de como usar o multímetro seja ele analógico ou digital.

    Por: Agnaldo Nascimentol Tecnologia> Tecnologiasl 26/10/2014

    O gerador garante o fornecimento ininterrupto de energia elétrica, por isso, saiba onde e porquê ele deve ser usado.

    Por: Aline Limal Tecnologia> Tecnologiasl 10/10/2014

    Tendência surge como alternativa para solucionar demanda por segurança e personalização. As empresas interessadas em migrar para a Computação em Nuvem estão cada vez mais escolhendo a Nuvem Privada por questões de segurança, conformidade, personalização da interface e opções de entrega. A Nuvem Privada era um mercado de US $ 8 bilhões em 2010, chegou a US$ 32 bilhões em 2013 e a expectativa para os próximos cinco anos é de um crescimento maior e mais rápido em relação à Nuvem Pública, de acordo

    Por: André Seijil Tecnologia> Tecnologiasl 08/10/2014

    O manuseio básico de um Ipad é constante dos botões básicos, tipo desligar, volume, travar e o home, todo o manuseio no iPad é feito com a tela touch, sendo assim o seu diferencial pode ser o maior problema.

    Por: Sandro Fernandesl Tecnologia> Tecnologiasl 06/10/2014

    Falar em ‘Plano de Recuperação de Desastres' é sempre relevante para negócios de todos os tipos e tamanhos. Ainda assim, muito empresário tem o hábito de procrastinar decisões – dando margem à lamentação e arrependimento depois de uma pane inesperada, da invasão de um hacker ou ainda de armações de colaboradores insatisfeitos ou mal intencionados.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> Tecnologiasl 06/10/2014 lAcessos: 15
    Ricardo Miguel

    Apesar da Internet e de muita informação, existem vários mitos e dúvidas sobre as mulheres, sobre a sexualidade e sobre o seu corpo. Descubra 10 verdades e mentiras sobre as mulheres.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Mulherl 21/04/2014 lAcessos: 50
    Ricardo Miguel

    Ninguém gosta de limpezas, muito menos quando chega a hora de limpar os seus sanitários. Neste artigo ensinamos as 5 dicas principais para limpar corretamente os seus sanitários.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardiml 09/04/2014 lAcessos: 12
    Ricardo Miguel

    Já conhece a stevia? Porque este novo açúcar não é prejudicial para a saúde? Conheça todos os benefícios e as diferenças que existem em relação ao açúcar convencional.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/04/2014 lAcessos: 51
    Ricardo Miguel

    Como surgiu a anestesia? Que tipos de anestesia existem? Para que serve e como é aplicada? Conheça a história e várias curiosidades sobre a anestesia.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 31/03/2014 lAcessos: 36
    Ricardo Miguel

    Guia super completo com muitas dicas de como cuidar do seu bebé recem-nascido. Saiba com o alimentar, como cuidar dele, como reagir perante várias situações e muito mais.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Bebêsl 31/03/2014 lAcessos: 54
    Ricardo Miguel

    Conheça estas 8 dicas muito simples mas excelentes e bastante eficazes para perder peso e não engordar. Emagreça sem esforço e sem sofrimento, mudando pequenos hábitos do dia-a-dia.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/03/2014 lAcessos: 33
    Ricardo Miguel

    Sabia que com algumas dicas simples pode manter a sua casa sempre arrumada e organizada? Conheça várias dicas que vão ajudar a poupar tempo e trabalho.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardim> Decoraçãol 24/03/2014 lAcessos: 41
    Ricardo Miguel

    Saiba o que é a massagem shiatsu, em que consiste, como é realizada e conheça os vários benefícios que pode trazer para a saúde.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 14/03/2014 lAcessos: 31
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast