Refletindo sobre Redes Sociais

Publicado em: 05/10/2011 | Acessos: 51 |

Redes sociais ao contrario do que muita gente possa imaginar e um termo muito conhecido no meio acadêmico e não se originou na internet oque a internet fez foi tornar este conceito de redes sociais mais visível o divulgando pelo mundo a fora.

 

Hoje se fala muito que redes sociais e o futuro da internet pois nos traz uma visão de uma internet baseada totalmente em uma visão humanística isto e nos remete a entender e refletir que quem esta por traz da maquina não e uma outra maquina tão somente e sim um ser humano que se relaciona com outro ser humano.

 

Proponho ao caro leitor uma reflexão sobre este tema com mais profundidade pensando no lado humano da internet ou seja em quem esta por traz do seu computador quando você vao se relacionar não importando se e com um parente,um chefe de trabalho ou um desconhecido mas pensemos nisso que a internet e feita em suma por seres humanos e não por maquinas.

 

Em seu filme Tempos modernos o artista charles chaplim fez uma alusão a relação homem maquina que nos faz refletir um pouco sobre nossos relacionamentos virtuais será ainda podemos dizer que somos seres humanos diante de tanta tecnologia que cada vez mais esta presente em nosso dia a dia?

 

A resposta a esta questão e sim podemos nos considerar ainda seres humanos pois o ser humano nunca estará abaixo de nenhuma tecnologia porque? Pelo simples fato de somos nos o criador destas tecnologias somos nos que as dominamos e aprendemos a manusear com elas e antes de tudo somos seres com sentimentos e características próprias ao contrario de uma maquina que somente faz oque e programado para fazer pense nisso.

 

Agora gostaria de levantar aqui neste espaço outra grande questão:

 

Mas será que esta ascenção das redes sociais e algo positivo ou e algo negativo ?

 

Antes de respondermos a esta questão vamos analisar mais a fundo o conceito de redes sociais

Uma Rede Social somente existe com um objetivo de promover um relacionamento e uma aproximação entre as pessoas correto?

 

Depende em que ângulo estamos analisando este conceito que e tão abordado na internet pois antes de ser uma Rede Social a Rede Social e um site para exploração econômica pois foi criado por uma iniciativa privada pensemos nisso.

 

Mas por um outro lado podemos dizer que a rede social e uma ferramenta criada mediante a diversos estudos acadêmicos espalhados pelo mundo sobre o comportamento humano portanto uma rede social tem como objetivo de promover relacionamentos humanos reflita sobre isso.

 

Voltando agora a nossa questão abordada no inicio desta reflexão

As Redes sociais podem ser o pesadelo ou o sonho de qualquer pessoa tudo depende tão somente da maneira com que esta pessoa esta utilizando-se desta rede social.

 

As Redes Sociais também influenciam nas decisões politicas de um pais ou mesmo uma região como vimos recentemente.

 

Mas o papel da rede social e somente estes que colocamos aqui neste breve artigo ?

 

Deixo esta pergunta como reflexão sobre este tema que ao contrario do que você pode imaginar não termina neste artigo ao contrario se inicia com o fim deste artigo.

 

André Luis de Jesus Fonseca

Site:www.universopgti.net

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/tecnologias-artigos/refletindo-sobre-redes-sociais-5279840.html

    Palavras-chave do artigo:

    tecnologia

    ,

    humana

    ,

    redes

    Comentar sobre o artigo

    Este artigo constituiu-se a partir da necessidade de conhecer um pouco mais acerca do uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino-aprendizagem em Nível Superior. A partir das percepções acerca dos modos como a criatividade se faz necessária a inserção de recursos computacionais que, atrelados às tecnologias tradicionais, possam potencializar os mecanismos de ensino-aprendizagem em diversos níveis de uso no ensino Superior.

    Por: moises lucasl Educação> Ensino Superiorl 14/07/2011 lAcessos: 659
    Antonio Carlos Machado

    Neste artigo discutiremos a presença das Tecnologias Educacionais de Informação e Comunicação para o eficaz processo de ensino-aprendizagem para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no caráter de inclusão digital, cujo objetivo investigar as ações desenvolvidas no cotidiano escolar, que visem à inserção dos alunos da EJA dentro desse novo contexto de mudanças sociais e do avanço da tecnologia, de forma a garanti-lo sua inclusão no mundo digital e no mercado de trabalho.

    Por: Antonio Carlos Machadol Educação> Educação Onlinel 03/12/2011 lAcessos: 1,026

    O presente trabalho tem como propósito apresentar um estudo através de uma análise bibliográfica sobre a incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação básica. Apontando algumas reflexões e discussões acerca do uso das tecnologias no cotidiano e nas práticas pedagógicas dos professores de educação básica.

    Por: Patricia Coelhol Educação> Educação Onlinel 24/08/2010 lAcessos: 4,575 lComentário: 1
    Patricia Vargas Pereira

    O conhecimento garante a competitividade de uma empresa no mercado, pode salvar uma vida, permite uma decisão acertada... Hoje, com o advento da internet, a facilidade de acesso à informação aumentou muito. Existem informações aproveitáveis e informações não aproveitáveis; o conhecimento é a informação aplicada. Numa empresa, o conhecimento deve fazer parte do plano estratégico e para isso utiliza-se a Gestão do Conhecimento (GC). A Tecnologia da Informação (TI) surge para auxiliar essa gestão.

    Por: Patricia Vargas Pereiral Tecnologia> TIl 05/10/2012 lAcessos: 237
    Roseli chagas de santana

    Resumo Este trabalho tem como objetivo avaliar o uso das tecnologias na sala de aula para aprimorar o trabalho pedagógico, inferindo a este, um uso educativo e ao mesmo tempo busca discutir a relação das tecnologias com a metodologia utilizada dentro da sala de aula ou mesmo no ambiente educacional, pois a educação acontece em qualquer ambiente destinado a este objetivo.

    Por: Roseli chagas de santanal Educação> Ensino Superiorl 25/03/2014 lAcessos: 39
    Antonio Cunha

    O presente documento tem por fim demonstrar as potencialidades de novas tecnologias da informação e comunicação no mundo contemporâneo, pela formação de redes sociais, no que este fenômeno contemporâneo possa imprimir mudanças imperativas na ordem cultural, social e organizacional, apontando para aspectos importantes em termos de governança urbana.

    Por: Antonio Cunhal Tecnologia> TIl 07/08/2009 lAcessos: 958

    O Homem ocupa e a Natureza expulsa… Mais uma vez, a Natureza provou e demonstrou que, no final, ela prevalece. O que vimos nas primeiras semanas do mês de janeiro de 2011, principalmente, na região serrana do Rio de Janeiro, em Minas Gerais, na Grande São Paulo e no estado de Santa Catarina é uma demonstração cabal de que a violação dos parâmetros estabelecidos pela Natureza acarreta custos elevados, seja do ponto de vista privado, seja social.

    Por: T. F. Wilsonl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 30/01/2011 lAcessos: 256

    Apresentamos um material didático concebido para o ensino de dinâmica dos fluidos, que inclui conteúdos em geral não tratados no ensino médio, produzido de forma a contemplar o contexto dos alunos de cursos técnicos em agricultura e zootecnia. O hipertexto utiliza recursos tecnológicos como vídeos, animações em Flash, Applets Java, figuras, textos e atividades práticas. Foi desenvolvido em dois módulos didáticos, cada módulo com três momentos pedagógicos distintos, que trataram de fluidos que...

    Por: Rafhael Brum Werlangl Educaçãol 02/12/2008 lAcessos: 18,660 lComentário: 1
    Cesar Roberto Silva

    Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, duas áreas tão distintas e no cenário atual do mundo corporativo, tão próximas. E tal proximidade não se deu por acaso. Com a velocidade do desenvolvimento das redes de comunicação corporativas, internet e intranets, o conhecimento finalmente encontra caminhos ideais para sua disseminação através de procedimentos, políticas e sistemas de informação implantados pela área de TI e, do autodesenvolvimento e desenvolvimento das pessoas geridas pela área de

    Por: Cesar Roberto Silval Tecnologia> TIl 19/12/2011 lAcessos: 1,353

    O gerador garante o fornecimento ininterrupto de energia elétrica, por isso, saiba onde e porquê ele deve ser usado.

    Por: Aline Limal Tecnologia> Tecnologiasl 10/10/2014

    Tendência surge como alternativa para solucionar demanda por segurança e personalização. As empresas interessadas em migrar para a Computação em Nuvem estão cada vez mais escolhendo a Nuvem Privada por questões de segurança, conformidade, personalização da interface e opções de entrega. A Nuvem Privada era um mercado de US $ 8 bilhões em 2010, chegou a US$ 32 bilhões em 2013 e a expectativa para os próximos cinco anos é de um crescimento maior e mais rápido em relação à Nuvem Pública, de acordo

    Por: André Seijil Tecnologia> Tecnologiasl 08/10/2014

    O manuseio básico de um Ipad é constante dos botões básicos, tipo desligar, volume, travar e o home, todo o manuseio no iPad é feito com a tela touch, sendo assim o seu diferencial pode ser o maior problema.

    Por: Sandro Fernandesl Tecnologia> Tecnologiasl 06/10/2014

    Falar em ‘Plano de Recuperação de Desastres' é sempre relevante para negócios de todos os tipos e tamanhos. Ainda assim, muito empresário tem o hábito de procrastinar decisões – dando margem à lamentação e arrependimento depois de uma pane inesperada, da invasão de um hacker ou ainda de armações de colaboradores insatisfeitos ou mal intencionados.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> Tecnologiasl 06/10/2014
    Davi Ben Silvany

    Descrição clara e rapida do conceito de confiabilidade e sua relação com a qualidade

    Por: Davi Ben Silvanyl Tecnologia> Tecnologiasl 15/09/2014 lAcessos: 43

    Empresas usam a TI (Tecnologia da Informação) para rápida e efetivamente processar ‘informação'. Usam também a EDI (Electronic Data Interchange) para enviar documentos e ordens de pagamento a parceiros comerciais em outros países. Funcionários usam e-mail e voz sobre IP para se comunicar. Servidores processam informações e armazenam grandes volumes de dados.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> Tecnologiasl 02/09/2014 lAcessos: 11

    Antes da era tecnológica muito se utilizava as placas imobiliárias para divulgar os imóveis. Atualmente existem inúmeras ferramentas para alavancar as vendas, mas a placa ainda tem sua merecida importância. Saiba as vantagens de utilizar o QR Code junto com a Placa Imobiliária e potencializar suas vendas.

    Por: villevoxl Tecnologia> Tecnologiasl 28/08/2014 lAcessos: 16
    Zilda Ap. S. Guerrero

    Antes de ser teletransportada, uma pessoa precisaria se submeter a duas técnicas para transmitir as informações dos átomos que a compõem. A primeira delas é uma espécie de escaneamento.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Tecnologia> Tecnologiasl 06/08/2014 lAcessos: 18

    neste artigo estaremos falando um pouco sobre o funcionamento de um notebook e quais são as principais diferenças entre o notebook e um computador de mesa vamos la

    Por: andre luis de jesus fonsecal Tecnologia> Hardwarel 12/08/2011 lAcessos: 145

    aqui neste artigo vamos estar falando sobre como fazer buscas usando o google e outros buscadores

    Por: andre luis de jesus fonsecal Tecnologia> Tecnologiasl 07/03/2011 lAcessos: 61
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast