Mito ou Verdade: a primeira carga na bateria do celular precisa levar de 8 a 12 horas?

Publicado em: 18/12/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 9,269 |

Será que você tem mesmo que esperar de 8 a 12 horas para brincar com o celular novo?

 

Quando você compra um celular novo, fica doido pra chegar logo em casa e brincar com ele, certo?! Virar de cabeça pra baixo cada função, adicionar toques personalizados, fotos, enfim, deixar o aparelho recém-adquirido com a sua cara. É também nessas horas que vem a famosa pergunta: é preciso mesmo deixar o celular carregando por mais de 8 horas na primeira carga da bateria?

Antes de dar início às explicações e às respostas para a pergunta, é bom que o usuário tenha conhecimento a respeito de dois assuntos: os tipos de bateria presentes no mercado e quando uma bateria pode ser considerada viciada. Então, vamos às explicações.

Tipos de bateria

São três os tipos de baterias mais conhecidos atualmente:

  • Níquel e Cádmio (NiCd) – o uso dessas baterias é mais raro nos tempos de hoje, uma vez que elas são prejudicial à saúde e tem o chamado efeito memória, ou seja, viciam com facilidade;
    Os celulares e suas baterias
  • Níquel Metal Hidreto (NiMH) – podem ser consideradas uma melhoria nas baterias NiCd. São menos suscetíveis ao efeito memória, além de não serem tão prejudiciais. Ainda é possível encontrar alguns notebooks, câmeras digitais e celulares mais antigos com esse tipo de bateria;
  • Íons de Lítio (Li-ion) – são as mais comuns hoje em dia, isso porque não possuem problemas com o efeito memória. Além disso, não são tóxicas.

Bateria "viciada"

A principal causa do chamado efeito memória é, sem dúvida, recarregar a bateria sem que ela tenha gasto toda sua carga ou então retirá-la da carga sem que esta esteja terminada por completo.

O principal "efeito" do vício de bateria é a durabilidade reduzida da carga. Ou seja, se antes o seu celular podia ficar sem carregar por cinco dias e agora você precisa dar uma carga todo dia, pode ter certeza que a bateria do aparelho está viciada. Para maiores detalhes a respeito de baterias leia o artigo: "Baterias: tudo o que você precisa saber sobre elas".

E A PRIMEIRA CARGA, PRECISA MESMO DEMORAR?

Essa é uma das questões mais levantadas quando se fala em bateria de celular. Na verdade não há uma regra que estabeleça o tempo da primeira carga da bateria, apenas é indicado que ela seja maior do que as demais recargas. A quantidade de horas que o aparelho deve ficar conectado à tomada no primeiro momento varia muito entre os fabricantes.

11300.jpg

Nos celulares da Nokia, por exemplo, é indicado que as três primeiras cargas na bateriam sejam de 8 horas. Já para os aparelhos da LG e Motorola, basta que a mensagem "Carga completa" apareça na tela. Veja abaixo o tempo de carga para as marcas de celulares mais comuns no mercado:

  • Nokia: 3x de 8 horas;
  • Samsung: 1x de 4 horas;
  • Gradiente: 3x de 4 horas;
  • LG e Motorola: Até a mensagem "Carga completa" ser mostrada;
  • Sony Ericsson: 1x 3 horas;
  • Benq Siemens: 1x de 10 horas.

Vale lembrar que o celular deve estar desligado enquanto carrega, pelo menos na primeira carga da bateria. Também não é indicado retirar o aparelho da tomada, interrompendo assim o carregamento.
A melhor coisa a se fazer em situações assim é ler o manual do aparelho. Algumas empresas disponibilizam versões mais atualizadas dos livretos explicativos em suas páginas na internet e você pode acessar tudo gratuitamente.

Sendo assim, se o manual que veio com o aparelho não diz muita coisa a respeito de tempo para a primeira carga da bateria, procure nos portais de ajuda ao consumidor do fabricante. Além disso, muitos sites também contam com atendimento ao usuário online.

11301.jpg

O bom senso também conta

Outra situação muito comum encontrada nas lojas é a de pessoas passando informações erradas para o consumidor. Quantas vezes você já ouviu, ou recebeu, instruções do tipo: "As primeiras cargas devem ser de 24 horas pelo menos.". Pois é, o bom senso também conta muito nessas horas.

Embora muitas baterias tenham o limitador de carga, deixar um aparelho carregando por mais de 8 horas pode trazer algumas consequências, como viciar a bateria ou – em casos mais extremos, mas não raros – queimar o aparelho. Lembre-se de que qualquer coisa quando em excesso é prejudicial!

11298.png

Infelizmente não há uma resposta mais concreta para a questão da primeira carga nas baterias. A tecnologia empregada em cada aparelho é diferente e, por isso, cada um exige um cuidado diferenciado. Só para deixar claro, as baterias do tipo Li-íon são mais difíceis de viciar, mas isso não significa que não aconteça.

 

Um celular, se bem cuidado, pode durar vários anos, salvo quando o problema é na fabricação. Seguindo algumas recomendações simples você pode gastar menos dinheiro e se livrar de várias dores de cabeças.

fonte Aqui

Publicada em www.masterwebdownloads.net

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/telefonia-e-celular-artigos/mito-ou-verdade-a-primeira-carga-na-bateria-do-celular-precisa-levar-de-8-a-12-horas-3871958.html

    Palavras-chave do artigo:

    celular

    ,

    bateria do celular

    ,

    a primeira recarga do celular

    Comentar sobre o artigo

    Mini Celular. Essa parece ser a onda da vez no mercado de smartphones. A Sony Ericsson acaba de anunciar a versão reduzida do Xperia X10. Diminuir o tamanho dos aparelhos celulares em toda a sua espessura, assim como fez a Nokia com o celular N97, tem sido a pauta máxima entre as companhias de telefones celulares.

    Por: CelularPlayerl Tecnologia> Telefonia e Celularl 20/01/2011 lAcessos: 635

    O Encontre Barato verificou quesitos dos aparelhos Sony Xperia M2 Aqua, Nokia Lumia 730, LG L40 e Moto G para ajudar a escolher o smartphone ideal para cada necessidade

    Por: Ana carolinal Tecnologia> Telefonia e Celularl 23/03/2015

    A telefonia IP no Brasil em seu inicio carecia de qualidade devido a infra-estrutura de internet do nosso pais ser ruim, mas hoje esta' bem melhor, possibilitando ligaçoes de otima qualidade com preços reduzidos.

    Por: Marcos Valerio Dos Santosl Tecnologia> Telefonia e Celularl 04/03/2015 lAcessos: 17
    Ramiro Machado

    Os membros da Força Áerea dos Estados unidos agora podem se conectar diretamente, em casos de sinistros por streaming de áudio e vídeo com celulares do sistema operacional Android.

    Por: Ramiro Machadol Tecnologia> Telefonia e Celularl 13/02/2015

    O Samsung Galaxy Gran Prime Duos é o smartphone ideal para quem deseja um aparelho com performance com design compacto. Isso porque ele tem somente 8.6 mm, para não fazer peso, e deixar sua vida ainda mais prática e simples. E ele traz diversas funcionalidades de grande utilidade para melhorar a experiência do usuário em seu cotidiano. Com seu Galaxy Gran Prime Duos da Samsung você poderá navegar e usar aplicações com extrema rapidez e conforto com a tela de 5 polegadas, além do potente processa

    Por: roger solerl Tecnologia> Telefonia e Celularl 08/12/2014 lAcessos: 27

    Com uma ampla linha de tables, a LG sempre lança produtos periodicamente para conquistar certo público e para concorrer com as outras empresas. A última notícia é que a empresa estaria criando um aparelho similar ao Surface Pro 3 da Microsoft, com teclado removível, que pode ser usado como um notebook ou como um tablet convencional. Tudo depende da preferência do consumidor da LG. A LG chegou até a lançar um aparelho no mesmo estilo no início do ano de 2013, o LG Tab-Book, que entrou no mercado

    Por: roger solerl Tecnologia> Telefonia e Celularl 05/12/2014 lAcessos: 19

    Uma empresa de Israel afirmou que desenvolveu uma tecnologia com a capacidade de carregar um telefone celular em somente 30 segundos e um carro elétrico em questão de minutos. Um avanço tecnológico que pode transformar duas das fábricas mais dinâmicas de todo o mundo.

    Por: roger solerl Tecnologia> Telefonia e Celularl 03/12/2014 lAcessos: 18

    O tablet é o sonho de consumo de qualquer pessoa, ainda mais pra quem adora ficar sempre conectado aonde for e conferir suas redes sociais e seu e-mail a qualquer hora do dia. Mas, com tantas opções de preços e modelos, fica mesmo difícil escolher o melhor tablet de acordo com suas necessidades. O processo é simples, basta ter em mente algumas especificações para que você saiba como comprar seu aparelho.

    Por: roger solerl Tecnologia> Telefonia e Celularl 03/12/2014 lAcessos: 18

    Grandes varejistas brasileiros começaram a listar nesta sexta-feira (31) o Galaxy Note 4, próxima geração do smartphone da Samsung com tela de 5,7 polegadas que será lançado oficialmente em um evento na próxima terça-feira (4). Com processador Exynos, bordas de alumínio e 32 GB de armazenamento interno, o modelo brasileiro do Galaxy Note 4 está em pré-venda por R$ 2.899, preço igual ao antecessor. As capas e películas já estão disponíveis para vendas.

    Por: capascelular.netl Tecnologia> Telefonia e Celularl 31/10/2014 lAcessos: 24

    Utilitário será lançado no início de 2012 com tração 4x4 e cabine dupla O flagra exibe duas versões da picape: cabine simples (com ganchos para amarração nas laterais) e dupla. Inicialmente a nova S10 será vendida no Brasil na configuração cabine dupla com tração 4x4

    Por: Adm.Splashl Automóveis> Indústria automotival 10/01/2011 lAcessos: 396
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast