Mito ou Verdade: a primeira carga na bateria do celular precisa levar de 8 a 12 horas?

Publicado em: 18/12/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 9,169 |

Será que você tem mesmo que esperar de 8 a 12 horas para brincar com o celular novo?

 

Quando você compra um celular novo, fica doido pra chegar logo em casa e brincar com ele, certo?! Virar de cabeça pra baixo cada função, adicionar toques personalizados, fotos, enfim, deixar o aparelho recém-adquirido com a sua cara. É também nessas horas que vem a famosa pergunta: é preciso mesmo deixar o celular carregando por mais de 8 horas na primeira carga da bateria?

Antes de dar início às explicações e às respostas para a pergunta, é bom que o usuário tenha conhecimento a respeito de dois assuntos: os tipos de bateria presentes no mercado e quando uma bateria pode ser considerada viciada. Então, vamos às explicações.

Tipos de bateria

São três os tipos de baterias mais conhecidos atualmente:

  • Níquel e Cádmio (NiCd) – o uso dessas baterias é mais raro nos tempos de hoje, uma vez que elas são prejudicial à saúde e tem o chamado efeito memória, ou seja, viciam com facilidade;
    Os celulares e suas baterias
  • Níquel Metal Hidreto (NiMH) – podem ser consideradas uma melhoria nas baterias NiCd. São menos suscetíveis ao efeito memória, além de não serem tão prejudiciais. Ainda é possível encontrar alguns notebooks, câmeras digitais e celulares mais antigos com esse tipo de bateria;
  • Íons de Lítio (Li-ion) – são as mais comuns hoje em dia, isso porque não possuem problemas com o efeito memória. Além disso, não são tóxicas.

Bateria "viciada"

A principal causa do chamado efeito memória é, sem dúvida, recarregar a bateria sem que ela tenha gasto toda sua carga ou então retirá-la da carga sem que esta esteja terminada por completo.

O principal "efeito" do vício de bateria é a durabilidade reduzida da carga. Ou seja, se antes o seu celular podia ficar sem carregar por cinco dias e agora você precisa dar uma carga todo dia, pode ter certeza que a bateria do aparelho está viciada. Para maiores detalhes a respeito de baterias leia o artigo: "Baterias: tudo o que você precisa saber sobre elas".

E A PRIMEIRA CARGA, PRECISA MESMO DEMORAR?

Essa é uma das questões mais levantadas quando se fala em bateria de celular. Na verdade não há uma regra que estabeleça o tempo da primeira carga da bateria, apenas é indicado que ela seja maior do que as demais recargas. A quantidade de horas que o aparelho deve ficar conectado à tomada no primeiro momento varia muito entre os fabricantes.

11300.jpg

Nos celulares da Nokia, por exemplo, é indicado que as três primeiras cargas na bateriam sejam de 8 horas. Já para os aparelhos da LG e Motorola, basta que a mensagem "Carga completa" apareça na tela. Veja abaixo o tempo de carga para as marcas de celulares mais comuns no mercado:

  • Nokia: 3x de 8 horas;
  • Samsung: 1x de 4 horas;
  • Gradiente: 3x de 4 horas;
  • LG e Motorola: Até a mensagem "Carga completa" ser mostrada;
  • Sony Ericsson: 1x 3 horas;
  • Benq Siemens: 1x de 10 horas.

Vale lembrar que o celular deve estar desligado enquanto carrega, pelo menos na primeira carga da bateria. Também não é indicado retirar o aparelho da tomada, interrompendo assim o carregamento.
A melhor coisa a se fazer em situações assim é ler o manual do aparelho. Algumas empresas disponibilizam versões mais atualizadas dos livretos explicativos em suas páginas na internet e você pode acessar tudo gratuitamente.

Sendo assim, se o manual que veio com o aparelho não diz muita coisa a respeito de tempo para a primeira carga da bateria, procure nos portais de ajuda ao consumidor do fabricante. Além disso, muitos sites também contam com atendimento ao usuário online.

11301.jpg

O bom senso também conta

Outra situação muito comum encontrada nas lojas é a de pessoas passando informações erradas para o consumidor. Quantas vezes você já ouviu, ou recebeu, instruções do tipo: "As primeiras cargas devem ser de 24 horas pelo menos.". Pois é, o bom senso também conta muito nessas horas.

Embora muitas baterias tenham o limitador de carga, deixar um aparelho carregando por mais de 8 horas pode trazer algumas consequências, como viciar a bateria ou – em casos mais extremos, mas não raros – queimar o aparelho. Lembre-se de que qualquer coisa quando em excesso é prejudicial!

11298.png

Infelizmente não há uma resposta mais concreta para a questão da primeira carga nas baterias. A tecnologia empregada em cada aparelho é diferente e, por isso, cada um exige um cuidado diferenciado. Só para deixar claro, as baterias do tipo Li-íon são mais difíceis de viciar, mas isso não significa que não aconteça.

 

Um celular, se bem cuidado, pode durar vários anos, salvo quando o problema é na fabricação. Seguindo algumas recomendações simples você pode gastar menos dinheiro e se livrar de várias dores de cabeças.

fonte Aqui

Publicada em www.masterwebdownloads.net

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/telefonia-e-celular-artigos/mito-ou-verdade-a-primeira-carga-na-bateria-do-celular-precisa-levar-de-8-a-12-horas-3871958.html

    Palavras-chave do artigo:

    celular

    ,

    bateria do celular

    ,

    a primeira recarga do celular

    Comentar sobre o artigo

    Mini Celular. Essa parece ser a onda da vez no mercado de smartphones. A Sony Ericsson acaba de anunciar a versão reduzida do Xperia X10. Diminuir o tamanho dos aparelhos celulares em toda a sua espessura, assim como fez a Nokia com o celular N97, tem sido a pauta máxima entre as companhias de telefones celulares.

    Por: CelularPlayerl Tecnologia> Telefonia e Celularl 20/01/2011 lAcessos: 617
    Bruno Filipe

    Sem grande alarido nem nenhum evento especial o Google anunciou hoje o novo membro da família Nexus, o Google Nexus 6. Este era um modelo altamente aguardado e já alvo de múltiplos rumores que se revelaram quase todos certos. Google Nexus 6 é oficial e vem com Android 5.0 Lollipop Para quem se interrogava sobre se o 6 no nome deste novo smartphone Android representaria de facto o tamanho do seu ecrã a resposta é… sim. Mas não te assustes já: se gostas de smartphones (um pouco) mais pequenos a

    Por: Bruno Filipel Tecnologia> Telefonia e Celularl 15/10/2014
    O Mundo da Tecnologia

    O iPhone 6 não é simplesmente maior.. ele é melhor em todos os sentidos! Maior, fino.. mais poderoso, extremamente eficiente !Com uma superfície de metal liso que facilmente se encontra com o novo display Retina HD...

    Por: O Mundo da Tecnologial Tecnologia> Telefonia e Celularl 09/09/2014 lAcessos: 12
    Rodrigo Soares

    O WhatsApp é um dos maiores app para smartphones,tendo cerca de 500 milhões de usuários. isso faz a empresa, comprada pelo Facebook, um app poderoso e com varias escolhas certas.

    Por: Rodrigo Soaresl Tecnologia> Telefonia e Celularl 05/09/2014 lAcessos: 26
    Diego Duque

    A lista de aplicativos para iOS desta semana está cheia de novidades e atualizações que foram destaque nos últimos dias. A primeira delas é a atualização do...

    Por: Diego Duquel Tecnologia> Telefonia e Celularl 30/06/2014 lAcessos: 24

    Não somente pelo design, mas principalmente pelo numero de recursos, o Xperia Z2 é considerado ums dos melhores smartphones no mundo, até mesmo pelos críticos da Sony.

    Por: Tiago Françal Tecnologia> Telefonia e Celularl 04/06/2014 lAcessos: 80
    Breno Cordeiro

    Conheça tudo sobre o Smartphone Galaxy S5 da Samsung. Um telefone que vai te surpreender com tanta qualidade, tecnologia e durabilidade.

    Por: Breno Cordeirol Tecnologia> Telefonia e Celularl 27/05/2014 lAcessos: 24

    Samsung Galaxy S5 está sendo vendido em mais de 100 países em todo o mundo em várias operadoras e varejistas.

    Por: Andre Moraisl Tecnologia> Telefonia e Celularl 11/05/2014
    Pietro Belmonte

    É comum comprar um smartphone e não conhecer todos os recursos disponibilizados pelo aparelho, o mesmo acontece com os usuários do iOS. Você sabia que existem várias funções que exigem alguns truques para serem acessadas? Confira a listagem abaixo e fique por dentro de tudo que pode ser feito com o seu iphone …

    Por: Pietro Belmontel Tecnologia> Telefonia e Celularl 19/04/2014 lAcessos: 67

    Utilitário será lançado no início de 2012 com tração 4x4 e cabine dupla O flagra exibe duas versões da picape: cabine simples (com ganchos para amarração nas laterais) e dupla. Inicialmente a nova S10 será vendida no Brasil na configuração cabine dupla com tração 4x4

    Por: Adm.Splashl Automóveis> Indústria automotival 10/01/2011 lAcessos: 383
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast