Oferecer Serviços Grátis É Uma Boa Idéia

16/09/2009 • Por • 895 Acessos

Fidelizar um cliente hoje é cada vez mais uma tarefa complicada, seja pela alta concorrência ou pelos altos custos, quando se coloca em questão o ultracompetitivo mercado de celulares no Brasil então os desafios são mais altos.

A nova Lei de Portabilidade, as políticas agressivas de operadoras como a Oi tornam o mercado volátil, ainda mais hoje quando todas as operadoras de celular estão servindo praticamente todas as regiões do Brasil, bem diferente de alguns anos atrás quando uma empresa dominava uma região, podendo impor preços e promoções de acordo com suas estratégias próprias, sem pensar muito com a concorrência. Os tempos mudaram, e para melhor.

Na maioria dos países desenvolvidos, as empresas normalmente procuram cativar o cliente com preços mais acessíveis para produtos e, principalmente, o serviços oferecidos. A prática de subdisiar aparelhos em troca de uma fidelização de alguns anos com a operadora é uma prática comum e replicada aqui no Brasil de forma até agressiva. Mas quando o assunto recai sobre os serviços a estória é outra.

As maiores operadoras de celular do Brasil, Oi (Brt inclusa), Claro, Tim, Vivo e Nextel, tê políticas totalmente diferentes quando se trata de oferecer aos clientes algo que realmente faça a dferença.

Uma das maiores queixas dos usuários de celular são os altos custos da tarifação, seja de chamadas ou envio de SMS (torpedos), e uma peculiaridade do mercado brasileiro é o alto grau de penetração dos chamados celulare pré-pagos, onde o usuário compra créditos anterior ao uso, modelo não usado pelos mais jovens mas pelas camadas sociais  C,D e até E, bem como a substituição de algumas famílias do telefone fixo por um celular.

Uma das alternativas mais barata para os clientes de alguma operadoras é o envio de SMS (torpedo) via internet, onde o custo é zero, um exemplo, o envio de uma mensagem pela maioria das operadoras direto pelo celular implica num custo de cerca de R$0,39 enquanto o envio via web pela Claro idéias, Mundo Oi e pela Nextel o custo é praticamente zero.

As empresas Oi, Claro, Nextel facilitam a vida do cliente pois basta qualquer pessoa entrar nos respectivos sites e enviar normalmente. Outras como a Vivo e Brasil Telecom pedem ao usuário para se cadastrar e assim enviar suar mensagens.

A única operadora que não dispõe de envio gratuito, fora algumas promoções, é a operadora Tim, que cobra pelo envio não só para sua rede mas também para todas as outras.

As operadoras de celular estão sempre nas listas de reclamações dos consumidores mas com certeza os que oferecem algo grátis como o envio de torpedo grátis têm alguma vantagem com os seus usuários.

Perfil do Autor

Idéias

Webmaster e "blogueiro" [ Claro Torpedo ]