A História Da Internet

Publicado em: 24/01/2009 |Comentário: 56 | Acessos: 88,923 |

A Internet começou em 1969 com o projeto do governo americano chamado ARPANET, que tinha como objetivo interligar universidades e instituições de pesquisa e militares. Na década de 70 a rede tinha poucos centros, mas o protocolo NCP (Network Control Protocol), foi visto como inadequado, então, o TCP/IP foi criado e continua sendo o protocolo base da Internet.


No início a Internet tinha poucos serviços, sendo o E-mail, o serviço mais utilizado. O FTP (transferência de arquivos), Telnet (acesso de sessões em hosts) e outros foram criados.


A Internet que conhecemos como hoje, foi sendo criada ao longo da década de 80, onde diversas instituições dos EUA e de outros países foram se interligando, criando uma grande rede, mas ainda sem o cunho comercial. A pressão para que empresas pudessem também participar da rede mundial, fez com que no início dos anos 90 fosse aberta para o uso comercial então, que começou um novo mundo.


Naquela época, os principais serviços existentes eram basicamente o e-mail, um simples serviço de chat, transferências de arquivos via FTP e serviços como o WAIS (Wide Area Information Service), o Archie (criado no Canadá).


Em 1991, Tim Berners-Lee do CERN, lança oWWW (World Wide Web), que foi a base para que Marc Andreesen, lança-se em o Mosaic para Unix em fevereiro de 1993 e em agosto do mesmo ano, eles lançaram a versão para o Windows.


O Mosaic foi a base do que temos do conceito da Internet, pois você poderia literalmente navegar de uma página para outra, de um site para outro sem precisar de usar comandos complexos, como os existentes no WAIS e Gopher, como também poderia criar o seu conteúdo usando um simples editor de texto e uma linguagem simples que foi chamada de HTML (HiperText Markut Language).


Em 1991, a RNP (Rede Nacional de Pesquisas), trouxe a Internet para o Brasil, sendo o seu objetivo o de atender a conexão das redes de universidades e centros de pesquisas, mas logo as esferas federal e estadual começaram também a se interligar.


Em 1995, finalmente o Ministérios de Comunicações e de Ciência e Tecnologia abriram a Internet para a sua operação comercial, onde provedores puderam contratar conexões junto com a RNP e depois com a Embratel.


Atualmente o Brasil possui diversos backbones inteligando todos os estados do Brasil, bem como centenas de conexões com outros países, o que nos dá a possibilidade de conectar a sites e utilizar seus serviços em todos todos os lugares do mundo.


A Internet já passou por vários momentos e hoje, ainda podemos dizer que ela ainda está na infância, mas uma infância madura.


Atualmente se ouve muito a respeito de novos serviços, como a Web 2.0, VoIP, serviços para escolas, como o projeto do OLPC (One Laptop Per Child) entre outros.


A Internet continuará sendo o principal serviço de conectividade e cada vez mais presente nas nossas vidas. Hoje, você tem Internet em praticamente qualquer lugar do mundo utilizando conexões via satélite, ou usando o seu celular e falta pouco para que o WiMax seja de fato uma tecnologia disponível, nos abrirá um novo leque de opções, onde poderemos levar um computador pessoal conectado 24 horas para qualquer lugar.


É certo que se poderia falar muito mais sobre o assunto, mas isso é já é outra história.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 83 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ti-artigos/a-historia-da-internet-737117.html

    Palavras-chave do artigo:

    internet

    ,

    historia

    ,

    world wide web

    Comentar sobre o artigo

    A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias.

    Por: Rodrigol Internet> Blogsl 31/07/2010 lAcessos: 3,142
    Dianga Francisca Cota

    Este levantamento apresenta os elementos históricos, concepções, desenvolvimento e atualizações da Internet. Divididas pelos conceitos de Web estática ou 1.0, Web sintática ou 2.0 e Web semântica ou 3.0. Apresentando dados que ilustram suas codificações para exemplificar seu funcionamento. E esclarecendo os objetivos iniciais e as transformações no que conhecemos hoje como grande rede de informações.

    Por: Dianga Francisca Cotal Internet> Web Designl 27/09/2013 lAcessos: 105

    A História da Hospedagem de sites Podemos dizer que a Hospedagem de Sites entrou em cena, no início do ano de 1991. No entanto ela definitivamente não era tão avançada como a vemos hoje. A Hospedagem de Sites está diretamente relacionada com a Internet e a World Wide Web e desenvolveu-se simultâneamente à elas. A Internet e os serviços de hospedagem de sites são provavelmente as maiores invenções tecnológicas, até hoje.

    Por: Nelson Rabellol Internet> Hospedageml 20/05/2010 lAcessos: 195
    Agência Flexer

    Atualmente você tira uma foto sua em companhia dos seus amigos por meio do seu celular e diretamente dele posta a tal foto no seu Facebook, o que pode lhe render algumas "curtidas" e comentários, além de compartilhamentos dos seus amigos e marcações dos mesmos. E assim uma foto provocou diversas reações. A história da primeira fotografia começa muito antes de internet e todas as tecnologias que vieram com ela, e consequentemente suas reações, como tirar uma foto do seu aparelho celular.

    Por: Agência Flexerl Tecnologia> Tecnologiasl 18/07/2012 lAcessos: 153

    A sociedade do conhecimento exige cada vez mais de seus membros participante, e a Internet veio facilita essa constate batalha pelo conhecimento e pela informação, e mais uma vez, tecnologias militares servem a comunidade num todo, possibilitando a tosos livre acesso a conteúdos diversos dos quatro cantos do globo.

    Por: Adrielson Oliveiral Tecnologia> Tecnologiasl 08/03/2010 lAcessos: 1,658
    Manuella Santos da Hora

    O artigo remete-se à linguagem utilizada em ambientes de interação como Orkut (rede social), MSN (site de relacionamento) e SMS (serviço de mensagens curtas) apresentando antes uma relevante discussão sobre língua, linguagem, fala, variação linguística, internet e internetês, nome dado a linguagem virtual. Verifica-se também se há uso dessa linguagem na escola assim como suas aventuras e desventuras, concluindo-se que o fator determinante na utilização do internetês é o bom senso em adequá-lo ao

    Por: Manuella Santos da Horal Educação> Ensino Superiorl 03/11/2011 lAcessos: 1,809

    A nova tendência teve forte influência sobre o mundo da web. Ambos os programadores web, bem como web designsers tiveram de adaptar-se com as novas idéias de trabalho com as coisas com base no conteúdo centrica - uma definição circular no mundo cibernético.

    Por: Debdulal Deyl Internet> Web Designl 15/06/2009 lAcessos: 460 lComentário: 1
    Cleia Moura

    A Realidade Virtual – RV pode nos oferecer no mundo de hoje possibilidades que anteriormente não existia, auxiliando na medicina, na arquitetura, nos jogos eletrônicos, entre tantas outras áreas, o que ajuda no crescimento e fortalecimento desta tecnologia. Neste contexto, o presente trabalho procura realizar a construção de uma ambiente virtual que represente a estrutura física da Fatec – Ourinhos. Navegue pela faculdade virtual em http://www.cleiam.xpg.com.br/portifolio.htm

    Por: Cleia Moural Tecnologia> TIl 22/09/2010 lAcessos: 1,390

    A história dos jogos online já começou tem bastante tempo, lá pela década de noventa nos quais os primeiros games virtuais exigiam muito conhecimento em informática e possuiam pouco ou quase nenhum recurso. Logo após desta primeira etapa onde as complicações eram enormes os jogos conquistaram recentes opções onde era possível brincar utilizando a internet discada que era bem cara naquele tempo ou através de redes internas computador-a-computador.

    Por: Prof. Agusto Nogueiral Tecnologia> Jogosl 11/04/2012 lAcessos: 715

    Entenda por que esse protocolo é importante para a conexão de rede da sua empresa. A IEEE 802.1X é um protocolo padrão IEEE para controle de acesso de redes com base em portas (PNAC). Ele faz parte do grupo de protocolos de rede 802.1. Além disso, ele prevê mecanismos de autenticação para dispositivos que desejam se anexar a uma LAN ou WLAN. A IEEE 802.1X define o encapsulamento do Extensible Authentication Protocol (EAP) sobre IEEE 802, que é conhecido como "EAP over LAN" ou EAPOL. Qualquer c

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 21/10/2014

    A principal tendência é a integração das mídias sociais na relação com os alunos. Aliar o uso da tecnologia na aprendizagem de um aluno é um desafio constante para as empresas de TI que trabalham para apoiar a educação. A relação entre educação e tecnologia está mudando

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 20/10/2014

    A empresa desenvolve soluções com a intenção de transformar o sistema educacional. A educação é a base para uma sociedade justa e igualitária. Com esse pensamento, a Cisco, companhia multinacional americana sediada em San José, Califórnia, com 54.000 empregados em todo o mundo, tem um programa específico para revolucionar a área da educação.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 17/10/2014

    Cada vez mais uma infinidade de dados interfere positivamente nas decisões corporativas. Informação é poder de decisão e proatividade, conceitos tão bem-vindos atualmente. É com essa visão que as empresas estão cada vez mais preocupadas em conhecer o público-alvo e aprender como interagir com ele. Saber do outro é estar mais preparado para antendê-lo, agradá-lo e conquistá-lo.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 15/10/2014

    Conheça os problemas mais frequentes e prepare seu negócio para não cometê-los. O Big Data é uma revolução e muitas empresas têm buscado soluções que consigam analisar os dados disponíveis. No entanto, apesar da grande divulgação sobre essas tecnologias, 92% das organizações ainda estão presas em ponto morto, seja planejando começar um projeto desses algum dia ou evitando projetos do tipo. Já para aquelas que lançaram grandes projetos de dados, boa parte falhou, especialmente pela falta de plan

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 14/10/2014

    A temperatura de operação dos computadores está diretamente ligada ao seu desempenho, portanto conhecer do assunto pode ser um diferencial para aumentar a eficiência da operação do data center.

    Por: Diamontl Tecnologia> TIl 11/10/2014 lAcessos: 11

    Interação intensificada com o consumidor gera novos desafios para as áreas de Marketing e TI. Uma pesquisa recente da Accenture apontou divergências entre Chief Information Officer (CIO) e Chief Marketing Officer (CMO). De acordo com o estudo, um em cada quatro CIOs acreditam que CMOs não têm a visão para antecipar novos canais digitais, enquanto muitos CMOs dizem que CIOs não têm a urgência suficiente para responder às mudanças das condições de mercado.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 10/10/2014

    Definir e comunicar bem a vaga para os envolvidos ajuda a minimizar os riscos de erro. Contratar um novo colaborador para a equipe é sempre uma decisão delicada e requer uma detalhada descrição do cargo e suas atribuições de função, remuneração e benefícios compatíveis com o mercado.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 09/10/2014

    Se eu disser que a sua voz tem poder, por favor, acredite. A sua voz tem o poder de mudar a sua atitude. Somente ela que te move... não digo a sua voz interior e sim a sua voz falada.

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 24/01/2009 lAcessos: 1,511 lComentário: 1

    Acho que você não tem a idéia de quanto complicado, demorado e principalmente quantas pessoas são necessárias para produzir aquele jornal que compramos por R$ 1,00, damos uma folheada e jogamos no lixo.

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Negócios> Gestãol 24/01/2009 lAcessos: 4,172 lComentário: 7

    Sempre que olhamos para as estrelas, sempre nos perguntamos... será que estamos sós? Vemos milhares de estrelas e sabemos que algumas são na realidade galáxias, que mesmo distantes bilhões de anos luz, elas estão lá... com suas bilhões de estrelas... então, a grande pergunta... será que tem alguém, em algum planeja olhada para cá agora? Fazendo a mesma pergunta?

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Tecnologia> Tecnologiasl 24/01/2009 lAcessos: 216

    O julgamento, condenação e a execução do ex-ditador do Iraque tem gerado muitas discussões, principalmente depois do vídeo não autorizado. As discussões, tem caminhado para conclusões e muitos problemas, principalmente o oriente médio.

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Notícias & Sociedade> Polítical 24/01/2009 lAcessos: 1,077

    Depois de assistir parte do filme a Ilha do Dr. Moreau, cheguei a conclusão que de fato, ainda não deixamos de ser animais... continuamos tendo atitudes animalescas apesar de toda a tecnologia e evolução cultural.

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 24/01/2009 lAcessos: 495

    Você conseguiria imaginar uma empresa multinacional, multilingue, multibilionária, conseguir imprimir algum tipo de atendimento individual?

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Negócios> Atendimento ao Clientel 24/01/2009 lAcessos: 469

    O mercado não tem dó... se você não vai lá, o concorrente vai e pronto... é a verdadeira lei da selva, ou você é caça ou caçador, o que você escolhe?

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Negócios> Gestãol 24/01/2009 lAcessos: 635

    Não existe mercado pequeno ao ponto impedir a coexistência de algum concorrente. Não existe mercado, sem a possibilidade de comparação. Na realidade, não existe mais o seu mercado e sim, um mercado único global, onde algum interessado pelos seus produtos, poderá entrar no Google, pesquisar e encontrar dezenas, senão, milhares de concorrentes seus, com preços, portifólios e vantagens muitas vezes superiores as suas.

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Negócios> Gestãol 24/01/2009 lAcessos: 725

    Comments on this article

    2
    willian!!!@!! 26/10/2011
    eu acho muito legal a historia da internet
    -2
    tamires 20/05/2011
    boa tarde eu gostei desse texto pq é muito ineressante
    0
    carla 15/05/2011
    se vcs sao legais imagine sao nota 10.
    1
    carla 15/05/2011
    que legal.
    0
    larissa 13/04/2011
    pq a internet foi criada e por quem
    2
    Fernandez 24/03/2011
    gostei bastante do txto
    1
    mat5heus 15/03/2011
    queria ganhar auguma coisa com isso mais naooooooooooooo nao ganho nada só leioo
    1
    leonardo 26/11/2010
    nosssa quem ta no cu
    1
    leonardo 26/11/2010
    eu estava fazendo um trabalho da escola esse video ajudou
    1
    Paulo 22/11/2010
    Cara gostei muito dos seus artigos é um resumo fácil, e em que não demonstração de opinião como na maioria dos artigos resumidos por aí. Ideal pra galera que está precisando fazer trabalho pra escola.
    -1
    lidiane 13/11/2010
    amei o texto..trabalho ficou muito bom!parabens... :)
    -1
    MiihKarla 10/11/2010
    Ameii esse site Para o meu trabalho fikou otiimo e explicfa tudo direitinho
    0
    x;d 10/11/2010
    nada have a historia da net kkkkkkkkkk
    -4
    Saarah *-* 06/11/2010
    UUn acha ki voo lerr tuudoo issoo atha!! shusauhsauhsasuah'

    Naao mais sem zuua goosteei *-*... Fikoo dahoorinhaah ' Brigadaa awee leek..

    BeEezZoOh
    -2
    jackson 15/10/2010
    texto horrível...:P
    0
    jackson 15/10/2010
    to com muito sono :P
    -3
    jackson 15/10/2010
    da sono
    -1
    simone 03/10/2010
    Estou fazendo uma pesquisa para meu filho sobre a internet e o que li aqui me foi de grande valor . Parabens e felicidades
    0
    Danielle Cerdeira 27/09/2010
    Pô É IRADOH ESSA PARADA ,AMUH DIMAXIH A INTERNET.
    2
    Alberto Lima Colares 22/09/2010
    A Internet é uma realidade do mundo moderno, com cesteza, entretanto penso na urgente necessidade do homem olhar para seus pés e ver que existem problemas mais gritantes na sua estrutura de vida, tais como, condições subumanas de convivência e o egoismo entre as pessoas que correm na razõa inversa de todo o enduesado PROGRESSO TECNOLÓGICO.
    3
    Greicee Kelly 20/08/2010
    Muitoo bommmmm
    -1
    Daniela Cikarelle 02/08/2010
    --' nãao me ajuudou eem naadaa =P queero saaber o nome da pessoa
    -3
    Wanderson 26/07/2010
    Alguém me passa um tipo de conclusão sobre a "INTERNET" por favor não consigo pensar.
    Éh pro dia 09 de agosto de 2010... por favor me ajudem ! ! !
    1
    Amanda' 08/07/2010
    isso é muito bom
    -3
    Eduardo Freitas 03/07/2010
    valeu me ajudou bastante com oresumo sobre a internet
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast