Qual É O Melhor Programa Para Converter Vídeos?

Publicado em: 17/07/2009 |Comentário: 5 | Acessos: 12,096 |

Quem é que nunca teve problemas ao tentar reproduzir ou gravar vídeos pelo computador? A verdade é que muitos dos usuários já tiveram suas cotas de pesadelos com a enorme variedade de arquivos, formatos, resoluções e tipos, tendo que varrer a internet em busca de alternativas.

Uma hora é o programa que não oferece suporte a algum formato, outra é o vídeo que é muito pesado e não consegue ser lido na velocidade adequada, outra é o vídeo que não toca no DVD. É por isso que o trazemos até vocês esta comparação entre os maiores e melhores programas de conversão de vídeo do momento!

Neste combate nós levaremos em conta diversos aspectos, que vão desde a patricidade de uso (essencial, principalmente para quem quer realizar o trabalho sem grandes esforços) até o desempenho no computador, isto é, se ocupou muita memória ou ainda a unidade de processamento.

Mas, antes de partirmos para o duelo, vamos primeiro conhecer nossos concorrentes!

SUPER

WinAVI Video Converter 8.0
Format Factory

Embora muitos dos usuários gostem de programas como o ConvertXtoDVD e do Super DVD Creator (que oferece suporte inclusive ao formato RMVB), optamos por não utilizá-los nesta comparação, uma vez que — mesmo tendo as funções de conversão de vídeo embutidas em seus códigos — seus objetivos finais são a produção e autoria de DVDs, contendo Menus e animações de fundo. Para saber mais sobre eles, consulte os seguintes artigos:

Artigos serão linkados em breve.

Neste artigo abordaremos mais especificamente a conversão livre entre formatos, a exemplo de WMV para AVI, MKS para MOV e assim por diante.

Primeira fase
Interface e simplicidade de uso
SUPER

Mantendo a ordem anterior, o primeiro dos candidatos a ser testado neste quesito foi o SUPER. Embora a janela do programa pareça uma enorme bagunça, bastam alguns segundos para você se localizar. O primeiro passo é arrastar o arquivo a ser convertido para o campo inferior da janela, como mostrado abaixo:
Depois disso, você pode seguir a ordem tradicional, da esquerda para a direita e de cima para baixo, selecionando:

• Qual será o formato de saída.• Qual o codec a ser empregado (áudio e vídeo).• Formato de vídeo (resolução, proporção, qualidade, taxa de quadros por segundo).• Formato e qualidade de áudio.
Definidos estes parâmetros, é só pressionar o botão “Encode (Active Files)” para dar início a todo o processo de conversão. Os arquivos gerados na saída são geralmente colocados na própria pasta de origem, logo ao lado do arquivo original.

WinAVI Video Converter 8.0

Este conversor não é gratuito (portanto prepare-se para as mensagens de compra na abertura e outras limitações que virão, como a colocação de marcas d’água em seus vídeos finalizados), mas é muito bem organizado através dos seus botões na tela inicial e do sistema em forma de assistente, o que facilita a vida do leigo (ou de quem já conhece os processos de conversão com vídeo, mas está em busca de novos sistemas).

Depois de escolher o formato para o qual o arquivo deve ser convertido você é levado para outra pequena janela de ajustes (ativados com um clique sobre o botão Advanced). Eles são praticamente iguais aos dos demais concorrentes, com o diferencial de estarem — novamente — bem organizados sob menus e divisões que facilitam a visualização.

Caso não tenha experiência com os ajustes, apenas dê início ao procedimento e aguarde pelo arquivo já finalizado! Simples assim!

Format Factory

Pense no SUPER com uma interface remodelada, bem mais ordenada e intuitiva. Você escolhe a categoria a ser convertida (dentre vídeo, imagens, áudio e mídias gravadas), clica sobre o formato que deseja para o arquivo final e seleciona a fonte a ser alterada.

Todos os passos abrem telas e apontam para o caminho, inclusive nas configurações de qualidade, que possuem inclusive perfis prontos para você não ter dores de cabeça e nem sacrificar a relação de tamanho x qualidade. Uma vez escolhidas as pré-definições, confirme-as clicando sobre OK e depois sobre iniciar. Agora é só aguardar até que o arquivo seja convertido com sucesso.

Ganhador da rodada:

Format Factory!

Segunda fase

Suporte aos formatos (entrada e saída)

SUPER
Fica difícil de concorrer nesta categoria com um programa que carrega em seu site a mensagem de que ele é compatível com todos os formatos de multimídia existentes no momento (desde que estes sejam de áudio ou de vídeo), e pelo número de atualizações isso é verdade.

Todos os arquivos e ferramentas necessárias para o processo de encoding também já estão embutidos, não requerendo nenhum download adicional. A lista de compatibilidade também é enorme (e pode ser conferida no site oficial do desenvolvedor), com algumas vantagens como configurações prontas para dispositivos como iPods, PSPs, celulares e afins.

WinAVI Video Converter

Aqui este programa começa a revelar suas principais fraquezas. Embora ele seja compatível com uma infinidade de formatos para a entrada, ele só permite — por meio de seus botões — a conversão para quatro padrões: DVD, RM (Real Media), AVI e WMV, sem possibilidade dedicada para áudio.

Há ainda mais um contratempo: o usuário que quiser converter para o formato RM ainda deve visitar a página do desenvolvedor manualmente para baixar o complemento. Quanto trabalho para uma tarefa que deveria ser tão simples!
FormatFactory

Se fossemos levar em consideração todas as possibilidades de conversão, ele seria imediatamente o campeão da rodada, já que traz suporte também para a conversão de imagens e outros formatos de mídia. Mas como o artigo é sobre vídeos, vamos às seguintes considerações:

• Praticamente todos os formatos oferecidos pelo SUPER também estão disponíveis aqui.

• Há saída também para formatos em RMVB.

• A seleção de configurações prontas para dispositivos portáteis é muito maior, contando com os nomes dos fabricantes e seus produtos em formato de lista.

Assim, temos que ele é tão versátil quanto o concorrente, oferecendo ainda pequenas vantagens que fazem toda a diferença para os que buscam praticidade e velocidade.

Ganhador da rodada:

FormatFactory!

Terceira fase

Velocidade de conversão

Esta etapa foi realizada em duas partes, sendo a primeira a conversão de um vídeo em formato WMV para AVI e a segunda de um vídeo em formato Matroska (MKS) para o formato WMV. O primeiro vídeo (denominado “Conversão 1”) possui um total de 103 MB, Bitrate de 864 kbps, resolução de 400x300 pixels e 17 minutos e 38 segundos de duração.

Já o segundo, denominado “Conversão 2” e em formato Matroska, tem tamanho de 123 MB, resolução de 840x480 pixels e duração de 15 minutos. Para ambos foram mantidos os formatos e resoluções originais, bem como a qualidade de áudio e vídeo.

Poderíamos testar também a saída para encapsulamentos mais variados, como 3GP, mas preferimos manter a competição mais “próxima” já que o WinAVI nos limitou com suas três opções básicas. Vamos aos resultados:

Super

WinAVI Video Converter 8.0

Format Factory

O SUPER pulou na frente da concorrência, ganhando com folga de mais de um minuto para a mesma tarefa!

*Em nossos testes o WinAVI travou diversas vezes, principalmente quando tentávamos deixar a janela de conversão em primeiro plano. Pontos a menos para este programa que já não ia tão bem!

Ganhador da rodada:

SUPER!

Quarta fase

Memória e processamento

Agora que nós já vimos qual foi o mais rápido do pacote, vamos verificar se isso é refletido também nos testes de desempenho, isto é, se o SUPER foi mais rápido porque utilizou melhor o processador e a memória disponíveis ou simplesmente porque seu código é mais eficiente que os demais.

Nota: Todos os programas testados atingiram percentuais de utilização do processador acima da faixa dos 90% (alguns cravaram os 100% por mais de dez segundos), portanto desconsideraremos este fator para os gráficos a seguir.

Como era de se esperar, o SUPER foi o que mais consumiu memória (com a soma do aplicativo junto ao processo de decodificação), já que ele processou o vídeo muito mais rápido. A surpresa aqui é o quão leve o FormatFactory é, não atrapalhando a utilização do computador em momento algum durante a conversão.

Ganhador da rodada:

SUPER!

Conclusões

Depois de todos estes testes, a mensagem mais clara é a de que o WinAVI, mesmo embora pago, não é nem de longe a melhor das alternativas para o usuário. Ocorreram muitas falhas de conversão e travas do programa, sem contar que ele foi o principal gargalo em nossos testes, sem muitas opções de saída.

Isso é uma pena, já que sua interface é muito bem projetada. Que a versão 9.0 (ainda sem demonstração livre) tenha resolvido todos estes problemas.

Já na corrida pelas primeiras posições nós temos dois concorrentes, que são o SUPER e o FormatFactory. Ambos oferecem uma enorme gama de formatos de entrada e saída (com leve vantagem para o FormatFactory), além de configurações específicas para dispositivos portáteis, ideal para quem não tem nem ideia da resolução de um celular, Zune, iPod ou PSP, por exemplo.

O teste de desempenho trouxe um divisor de águas: a velocidade do SUPER em troca do poder de processamento ou o gerenciamento inteligente do decodificador do concorrente, que quase não consome memória e permite que a tarefa seja executada com muita facilidade em plano de fundo, notificando-o ao seu término.


Em nossa opinião o FormatFactory se sai melhor por dois motivos principais: a organização da interface (muito mais atraente que a do SUPER) e por estar todo traduzido para o português. Mas no fim das contas, se você busca praticidade e não tem muita experiência com conversão, a escolha ideal é o FormatFactory.


Agora, se a sua intenção é poder converter entre todos os formatos da atualidade e com velocidade máxima, não hesite em instalar o SUPER. Tudo depende da necessidade, mas ambos saem campeões do nosso duelo!


Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ti-artigos/qual-e-o-melhor-programa-para-converter-videos-1047120.html

    Palavras-chave do artigo:

    videos

    ,

    converter

    ,

    artigos

    Comentar sobre o artigo

    Esta pesquisa visa realizar uma comparação entre três diferentes tipos de softwares conversores de vídeo. Para isso serão comparadas suas funcionalidades, como suporte a gravação, formatos de entrada e saída, se suportam a utilização de mais de um tipo de áudio, velocidade de conversão, compactação e qualidade, para que no final possamos medir seu desempenho e confirmar qual ou quais softwares são os mais qualificados e adequados para atender as necessidades dos usuários.

    Por: victorl Tecnologia> Softwarel 15/11/2010 lAcessos: 316
    Artigos & Tutoriais

    Saiba como transferir toda sua coleção de filmes, programas e eventos memoráveis para DVD.

    Por: Artigos & Tutoriaisl Tecnologia> TIl 16/07/2009 lAcessos: 10,202 lComentário: 6

    ARTIGO PUBLICADO POR GUSTAVO ALVES ALMEIDA NEVES 28/06/2009

    Por: gustavol Tecnologia> Tecnologiasl 05/12/2010 lAcessos: 964
    Ricardo Miguel

    Existem vários sistemas de transmissão de vídeo, espalhados por todo o mundo. Esses sistemas são o Sistema PAL, o Sistema NTSC e o Sistema SECAM. Quais as diferenças entre estes sistemas de video? Em que local do mundo estão?

    Por: Ricardo Miguell Tecnologia> Tecnologiasl 25/08/2011 lAcessos: 35
    Artigos & Tutoriais

    Através de medidas simples, é possível tornar a sua apresentação até 10 vezes mais leve e contribuir para sua distribuição pela rede, aprenda como.

    Por: Artigos & Tutoriaisl Tecnologia> TIl 27/07/2009 lAcessos: 2,542 lComentário: 1

    O final dos anos 90 foi marcado pelo avanço do armazenamento de conteúdo em relação aos anos anteriores. Todos esse anos, evoluirmos cada vez mais para que nossa tecnologia virasse comodidade para todos os vendedores e consumidores de artigos eletronicos ou derivados digitais.

    Por: Gabriel Pavãol Tecnologia> Hardwarel 13/05/2014 lAcessos: 11

    Backlinks free de forma natural servem para diversos casos incluindo a todas as atualizações que o Google possa fazer. Conheça agora tudo sobre backlinks free.

    Por: ClaudioRjl Internet> SEO e SEMl 20/06/2014 lAcessos: 14

    Para que você possa ganhar dinheiro com seu site você deve estar entre os primeiros, se não você pode até ter um bom site, mais sem visitas de nada adiantará, meu tutorial irá ajudar vcs

    Por: felipyl Internet> SEO e SEMl 31/03/2011 lAcessos: 315
    Francisco Ronaldo

    Existe um grande mito on line que nunca acaba e que é passada por alguns profissionais sem ética que só pensam em vender e que dessa maneira ludibriam iniciantes que é criar a ilusão de que ao começar no seu empreendimento digital estes irão ganhar dinheiro rápido na internet.

    Por: Francisco Ronaldol Negócios> Negócios Onlinel 27/08/2014

    "Nova tecnologia permite conectar coisas à Internet para que sejam acessadas de forma remota." Mesmo estando em desenvolvimento, a Internet de Todas as Coisas, ou em inglês "Internet of Things" (IoT), é uma revolução tecnológica que marcará os próximos passos de máquinas e computadores.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 26/09/2014

    "Intenção é proteger empresas contra malwares avançados" O portfólio de soluções de segurança de conteúdo da Cisco, que possui também plataformas de segurança web (Secure Web Proxy), segurança no e-mail e serviço de segurança web na Nuvem, recentemente recebeu a Advanced Malware Protection (AMP).

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 25/09/2014

    Importância do projeto bem elaborado antes da construção do data center em função da sincronia desejada entre os projetos dos subsistemas envolvidos.

    Por: Diamontl Tecnologia> TIl 24/09/2014 lAcessos: 11

    O Brasil observou nas últimas décadas um processo consistente de modernização da Agricultura, com a adoção tanto de máquinas de última geração quanto de ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) para gestão informatizada das lavouras

    Por: Central Pressl Tecnologia> TIl 18/09/2014

    Além de combater a desigualdade, programas de inclusão social e bancária têm permitido que a população de baixa renda – classes C, D e E – tenha mais acesso a cartões de débito e crédito, bem como a outros tipos de transações financeiras.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> TIl 22/08/2014
    RFB Sistemas

    A RFB Sistemas trabalha com o sistema de gestão Sugar CRM que é um dos líderes mundiais em Softwares para CRM. Robusto, confiável e totalmente customizável, fazem com que ele seja o melhor e mais recomendável sistema CRM do mercado atual.

    Por: RFB Sistemasl Tecnologia> TIl 21/08/2014 lAcessos: 14

    O cooler possui uma grande influencia no desempenho do processador, que realiza milhares de cálculos por segundo e quando ocorre um superaquecimento acaba não conseguindo cumprir sua função. É de extrema importância se preocupar com o sistema de refrigeração do computador. O cooler, por exemplo, é um componente que atua evitando diversos danos que podem ocorrer ao equipamento.

    Por: Paulo Carvalhol Tecnologia> TIl 11/08/2014 lAcessos: 14
    RFB Sistemas

    A partir de 1º de janeiro de 2015, caso não ocorra nenhuma prorrogação, os contribuintes terão de cumprir mais uma obrigação acessória. É o chamado "Bloco K" do Sped Fiscal, que estabelece o envio mensal do livro Registro de Controle da Produção e do Estoque — a exceção fica para os contribuintes enquadrados no Simples Nacional.

    Por: RFB Sistemasl Tecnologia> TIl 07/08/2014 lAcessos: 42
    Artigos & Tutoriais

    Confira aqui desde dicas de conhecimento comum até aquelas que poucas pessoas sabem executar.

    Por: Artigos & Tutoriaisl Internet> Blogsl 31/07/2009 lAcessos: 1,167 lComentário: 1
    Artigos & Tutoriais

    Através de medidas simples, é possível tornar a sua apresentação até 10 vezes mais leve e contribuir para sua distribuição pela rede, aprenda como.

    Por: Artigos & Tutoriaisl Tecnologia> TIl 27/07/2009 lAcessos: 2,542 lComentário: 1
    Artigos & Tutoriais

    Aprenda a compartilhar impressoras em redes que possuem sistemas operacionais Linux e Windows.

    Por: Artigos & Tutoriaisl Tecnologia> TIl 27/07/2009 lAcessos: 6,925 lComentário: 2
    Artigos & Tutoriais

    Aprenda a instalar o principal componente do computador: a placa mãe.

    Por: Artigos & Tutoriaisl Tecnologia> TIl 24/07/2009 lAcessos: 1,795 lComentário: 2
    Artigos & Tutoriais

    Você sabe como colocar legendas nos seus vídeos usando o Windows Movie Maker? E títulos? Que tal aprender e deixar os seus filmes caseiros ainda mais completos?

    Por: Artigos & Tutoriaisl Tecnologia> TIl 24/07/2009 lAcessos: 4,579 lComentário: 1
    Artigos & Tutoriais

    Neste artigo nós mostramos alguns passos simples que farão com que a imagem do seu monitor LCD fique ainda melhor, mais viva e nítida!

    Por: Artigos & Tutoriaisl Tecnologia> TIl 23/07/2009 lAcessos: 706 lComentário: 1
    Artigos & Tutoriais

    Aprenda a adicionar novos usuários no Ubuntu de maneira muito simples

    Por: Artigos & Tutoriaisl Tecnologia> TIl 21/07/2009 lAcessos: 1,175
    Artigos & Tutoriais

    Veja alguns concorrentes do Youtube. O site The Pirate Bay (A Baía Pirata), com mais de 10 milhões de usuários, é bastante controverso e desde seu lançamento, no começo de 2004, a página sueca é alvo de grandes polêmicas. Seus criadores têm um relacionamento áspero com as leis de proteção a direitos autorais e militam na contramão do copyright. Sua luta contra a rigidez das leis que protegem a propriedade intelectual alcançou altos patamares, inclusive com a criação e legalização do Partido Pirata da Suécia, que pretende eleger congressistas e então debater estas leis.

    Por: Artigos & Tutoriaisl Tecnologia> TIl 17/07/2009 lAcessos: 396

    Comments on this article

    0
    Orlandi 29/01/2011
    Sou um tanto leigo nesta area, gostaria de saber como colocar musica de fundo em um video que converti do power point para video dvd, usei o programa powerpoint video convert se puderem me ajudar ficarei grato, é um video muito especial para minha familia
    Obrigado.
    0
    kieroff 21/09/2010
    ESSE ARTIGO É CÓPIA DO ARTIGO DO SITE BAIXAKI.
    http://www.baixaki.com.br/info/2423-qual-e-o-melhor-programa-para-converter-videos-.htm
    ENGRAÇADO É QUE NA FONTE DO ARTIGO NÃO É CITADA A PÁGINA ACIMA...
    SE FOR COPIAR ALGO, NÃO USE CTRL+C E CTRL+V, MAS SIM UM LINK DA PÁGINA ORIGINAL, POIS FICA MAIS BONITO E ÉTICO.
    VAI TOMÁ VERGONHA NA CARA...
    0
    roberto 23/01/2010
    eu queria te fazer uma pergunta?eu quero saber com eu faço pra transformar videos em parte em uma só parte
    0
    Marcelo 11/10/2009
    muito obrigado foi muito util tais informação.nota 10 .meus parabens!!!!
    3
    mitsuo 16/09/2009
    meelhor programa conveeerteeer vídeos é o convertoxdvd melllhor que o winavi mil vezes
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast