Sistema Da Informação E Tipos De Indicadores

Publicado em: 24/04/2009 | Acessos: 4,532 |

Os indicadores são os dados ou informações coletados de forma que possam ser usados pelos gestores como instrumentos para avaliação e comparação. A fim de prever possíveis situações ou extensão de problemas avaliados e solucionados com antecedência, tendo tempo hábil para isso, selecionando dados relevantes, de fácil interpretação e uma base de dados confiável. Uma das dificuldades para obter informações pode ser a quantidade de dados para analisar; Dados conflitantes; problemas de dados históricos não mantidos nos Banco de Dados da empresa.

Solução: Criar um Banco de Dados exclusivamente para manter os dados históricos. 

Tipos de indicadores:

-          Indicador estratégico: Informa o quanto a empresa  segue em direção da consecução de sua visão.

-          Indicador de produtividade: Mede a proporção de recursos consumidos com relação as saídas dos processos. 

-          Indicador de qualidade: Focam as medidas  de satisfação dos clientes e as características do produto/serviço. 

-          Indicador de efetividade: Focam as conseqüências dos produtos/serviços. Fazer a coisa certa de maneira certa. 

-          Indicador de capacidade: Capacidade de resposta de um processo através da relação entre saídas produzidas pro unidade de tempo.

Requisitos dos Indicadores: 

-          Disponibilidade: facilidade de acesso para coleta.

-          Simplificação: facilidade de compreensão.

-          Baixo custo de obtenção.

-          Adaptabilidade: capacidade de resposta ás mudanças.

-          Estabilidade: Permanência no tempo e formação histórica.

-          Rastreabilidade: Facilidade da identificação da origem de dados, seu registro e manutenção.

-          Representabilidade: Atender as etapas críticas dos processos. 

O uso da tecnologia da informação nos sistemas de informação é a utilização de recursos tecnológicos como hardwares, softwares, sistemas de telecomunicações e gestão de dados e informações gera informações e conhecimentos, facilitando o processo de tomadas de decisões dos gestores e melhorando a agilidade e a efetividade da organização.Essa tecnologia manuseia os dados da organização e gera informações e  conhecimentos, facilitando o processo de tomadas de decisões dos gestores e melhorando a agilidade e a efetividade da organização  

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ti-artigos/sistema-da-informacao-e-tipos-de-indicadores-884729.html

    Palavras-chave do artigo:

    indicadores

    Comentar sobre o artigo

    Antonio Cunha

    Os objetivos básicos deste trabalho de pesquisa seriam inferir métodos utilizados na contemporaneidade, na determinação de índices e indicadores valendo-se da exposição de aspectos psicossociais sobre o Município de Pinhais, quanto ao “modus vivendi” da população local e espaço urbano. Desta forma, a construção de indicadores poderia ser viabilizada a partir da coleta de dados e conseqüente análise na perspectiva objetiva deste método, visto que há abundância de informações pela aproximação in

    Por: Antonio Cunhal Psicologia&Auto-Ajudal 10/08/2009 lAcessos: 1,146 lComentário: 1
    Flavio Andrade

    Falar de qualidade de vida e analisá-la é por vezes um assunto complexo. Digo complexo, pois para se ter uma qualidade de vida aceitável faz-se necessário apoiar-se em diversos aspectos.

    Por: Flavio Andradel Educaçãol 21/10/2010 lAcessos: 850
    Armando Terribili Filho

    Os indicadores de projetos, além de monitorar o desempenho de um dado projeto, indicam tendências futuras caso a situação permaneça inalterada no projeto. Embora os indicadores não mostrem quais são os problemas existentes, a sinalização evidenciada pelos indicadores aliada à análise de causa-raiz na dimensão analisada (custo, prazos, qualidade, satisfação do usuário dentre outras) permitirá a identificação dos problemas para posterior tomada de decisão e implantação de plano de ação corretivo.

    Por: Armando Terribili Filhol Negócios> Ger. de Projetosl 07/12/2009 lAcessos: 506

    As empresas estão acostumadas a definir metas, premiar e acompanhar a performance de suas equipes de vendas pelo resultado que trazem ao negócio. Normalmente, os indicadores mais utilizados são o faturamento e a rentabilidade. Perfeito! Porém, quando os resultados não estão sendo atingidos, estes dois importantes indicadores pouco contribuem para identificar os motivos deste mau desempenho. É nesse momento que os indicadores chamados de "segunda ordem" se tornam extremamente úteis.

    Por: Ricardo Barrieul Negócios> Vendasl 30/05/2012 lAcessos: 128
    Gustavo Rocha

    Muito se escuta falar sobre os indicadores, mas sendo bem objetivo, pouco li sobre as aplicabilidades práticas do mesmo. Então, resolvi escrever sobre o assunto para demonstrar que realmente os indicadores podem e são um diferencial interessante, tanto em escritórios como em departamentos jurídicos. Em primeiro lugar, o que são indicadores? De maneira simples, sem ser simplista, indicadores são dados que estão estrategicamente posicionados em um sistema (seja de gestão, seja um excel) de form

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 06/07/2011 lAcessos: 70
    Armando Terribili Filho

    A utilização de indicadores no gerenciamento de projetos é indispensável para o efetivo acompanhamento e funcionam como balizadores para a tomada de decisões. Esses indicadores podem ser criados dentro da própria organização ou podem ser utilizados indicadores de desempenho de mercado como: CPI (Cost Performance Index) e SPI (Schedule Performance Index).

    Por: Armando Terribili Filhol Negócios> Ger. de Projetosl 15/05/2009 lAcessos: 6,196

    Como identificar indicadores? É muito mais amplo do que se imagina.... Na realidade, podemos caracterizar 3: Indicadores de Produtividade, de Qualidade e de Capacidade.

    Por: andressa b. diasl Negócios> Gestãol 05/05/2011 lAcessos: 194
    Gustavo Rocha

    Compartilho uma matéria do FDJUR sobre os indicadores mais usados em departamentos jurídicos, com alguns comentários meus abaixo: Para verificar o bom andamento das atividades dentro dos departamentos jurídicos e bancas é preciso estipular um ou mais indicadores para os segmentos que desejam monitorar. Recentemente o FDJUR consultou seus colegas em relação a três segmentos: atividades administrativas do jurídico, eficiência dos advogados e o clima organizacional.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 12/11/2014

    "A educação é a chave do desenvolvimento. A falta de educação gera pobreza e a pobreza gera falta de educação" Wilhelm Hofmeister (2006).

    Por: SEBASTIÃO FERNANDES SARDINHAl Educação> Ciêncial 14/05/2010 lAcessos: 521
    Erivam Anselmo de Albuquerque

    A administração deve basear-se em informações para apoiar suas decisões. Os indicadores são meios pelos quais os gestores podem obter estas informações. Eles possibilitam o acompanhamento o desempenho das atividades em projetos dando suporte ao controle ao gestor com a finalidade de garantir o cumprimento dos processos e atividades em tempo hábil conforme estabelecido.

    Por: Erivam Anselmo de Albuquerquel Negócios> Administraçãol 18/04/2009 lAcessos: 3,147

    Menor custo, facilidade de acesso e segurança são motivadores para utilização desta estratégia. A era do disquete acabou há muito tempo. Agora, pendrives e backups constantes também estão com os dias contados. A novidade que veio para ficar é o armazenamento em Nuvem, ou Cloud Computing.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 18/11/2014 lAcessos: 14

    Máquinas substituirão as pessoas em trabalhos físicos e também intelectuais. O drone é uma das tecnologias que mais tem chamado a atenção ultimamente. Criados para resistir a trabalhos pesados e ambientes hostis, esses equipamentos podem ser úteis de diversas maneiras.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 14/11/2014

    Nascido na década de 1980, é uma das barreiras de proteção mais utilizadas contra ataques. Os firewalls, "parede de fogo" em inglês, são uma das opções de segurança mais importantes dos ambientes computacionais. Surgiram na década de 1980 e são amplamente utilizados até os dias de hoje.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 13/11/2014

    Veja como a Cisco otimizou seu portfólio de segurança digital para empresas. Hoje acontece oficialmente a integração das soluções Soucefire ao portfólio de Segurança da Cisco. Por isso, resolvemos fazer um post especial, onde apresentamos as vantagens de cada uma delas e alguns motivos para sua companhia se proteger das ameaças virtuais.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 11/11/2014
    Wallace Oliveira

    Uma empresa ou órgão público com foco no interesse do seu público atinge maior satisfação, velocidade de entrega de produtos e serviços, melhor qualidade, produz produtos alinhados às necessidades e necessidades do mercado e abre uma forte vantagem mercadológica.

    Por: Wallace Oliveiral Tecnologia> TIl 08/11/2014

    Empresas como a Cisco oferecem ferramentas que protegem informações armazenadas. Cada vez mais empresas estão adotando a Cloud Computing. Como as previsões dos analistas de TI para este segmento são promissoras, as empresas TI estão começando a oferecer soluções de segurança digital inteligentes e eficientes, afinal, o armazenamento em Nuvem deve ser uma forma segura e prática de guardar as informações essenciais tanto particulares, quanto de empresas.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 07/11/2014

    Primeiro passo é ter todos os dados da empresa armazenados em Nuvens. A mobilidade corporativa vem permitindo acelerar o trabalho a ser realizado, motivando muitas organizações a fazerem grandes investimentos na área. Empresas entregam nas mãos de seus colaboradores aparelhos compatíveis com a mobilidade corporativa que mais se encaixam no perfil da empresa, como por exemplo, tablet ou smartphones, para que eles possam fazer a distância todo o acompanhamento do trabalho.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 06/11/2014

    O segmento de Tecnologia da Informação e de Telecomunicações (TIC) tem apresentado, cada vez mais, novos conceitos, produtos e soluções, que num momento inicial podem parecem apenas "mais uma versão do mesmo", mas que, em sua maioria, acabam se transformando em grandes agentes de modificação dos usos e costumes de todos nós.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 05/11/2014
    Valquiria Gomes

    O que é comunicação: A origem epistemológica da palavra é tornar comum, ou seja, se uma pessoa consegue fazer com que sua idéia seja captada e compreendida por outra pessoa(s)... (PIMENTA,Maria Alzira –Comunicação Empresarial).

    Por: Valquiria Gomesl Negócios> Administraçãol 27/04/2009 lAcessos: 81,607 lComentário: 10
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast