Sistema Da Informação E Tipos De Indicadores

Publicado em: 24/04/2009 | Acessos: 4,541 |

Os indicadores são os dados ou informações coletados de forma que possam ser usados pelos gestores como instrumentos para avaliação e comparação. A fim de prever possíveis situações ou extensão de problemas avaliados e solucionados com antecedência, tendo tempo hábil para isso, selecionando dados relevantes, de fácil interpretação e uma base de dados confiável. Uma das dificuldades para obter informações pode ser a quantidade de dados para analisar; Dados conflitantes; problemas de dados históricos não mantidos nos Banco de Dados da empresa.

Solução: Criar um Banco de Dados exclusivamente para manter os dados históricos. 

Tipos de indicadores:

-          Indicador estratégico: Informa o quanto a empresa  segue em direção da consecução de sua visão.

-          Indicador de produtividade: Mede a proporção de recursos consumidos com relação as saídas dos processos. 

-          Indicador de qualidade: Focam as medidas  de satisfação dos clientes e as características do produto/serviço. 

-          Indicador de efetividade: Focam as conseqüências dos produtos/serviços. Fazer a coisa certa de maneira certa. 

-          Indicador de capacidade: Capacidade de resposta de um processo através da relação entre saídas produzidas pro unidade de tempo.

Requisitos dos Indicadores: 

-          Disponibilidade: facilidade de acesso para coleta.

-          Simplificação: facilidade de compreensão.

-          Baixo custo de obtenção.

-          Adaptabilidade: capacidade de resposta ás mudanças.

-          Estabilidade: Permanência no tempo e formação histórica.

-          Rastreabilidade: Facilidade da identificação da origem de dados, seu registro e manutenção.

-          Representabilidade: Atender as etapas críticas dos processos. 

O uso da tecnologia da informação nos sistemas de informação é a utilização de recursos tecnológicos como hardwares, softwares, sistemas de telecomunicações e gestão de dados e informações gera informações e conhecimentos, facilitando o processo de tomadas de decisões dos gestores e melhorando a agilidade e a efetividade da organização.Essa tecnologia manuseia os dados da organização e gera informações e  conhecimentos, facilitando o processo de tomadas de decisões dos gestores e melhorando a agilidade e a efetividade da organização  

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ti-artigos/sistema-da-informacao-e-tipos-de-indicadores-884729.html

    Palavras-chave do artigo:

    indicadores

    Comentar sobre o artigo

    Antonio Cunha

    Os objetivos básicos deste trabalho de pesquisa seriam inferir métodos utilizados na contemporaneidade, na determinação de índices e indicadores valendo-se da exposição de aspectos psicossociais sobre o Município de Pinhais, quanto ao “modus vivendi” da população local e espaço urbano. Desta forma, a construção de indicadores poderia ser viabilizada a partir da coleta de dados e conseqüente análise na perspectiva objetiva deste método, visto que há abundância de informações pela aproximação in

    Por: Antonio Cunhal Psicologia&Auto-Ajudal 10/08/2009 lAcessos: 1,149 lComentário: 1
    Flavio Andrade

    Falar de qualidade de vida e analisá-la é por vezes um assunto complexo. Digo complexo, pois para se ter uma qualidade de vida aceitável faz-se necessário apoiar-se em diversos aspectos.

    Por: Flavio Andradel Educaçãol 21/10/2010 lAcessos: 855
    Armando Terribili Filho

    Os indicadores de projetos, além de monitorar o desempenho de um dado projeto, indicam tendências futuras caso a situação permaneça inalterada no projeto. Embora os indicadores não mostrem quais são os problemas existentes, a sinalização evidenciada pelos indicadores aliada à análise de causa-raiz na dimensão analisada (custo, prazos, qualidade, satisfação do usuário dentre outras) permitirá a identificação dos problemas para posterior tomada de decisão e implantação de plano de ação corretivo.

    Por: Armando Terribili Filhol Negócios> Ger. de Projetosl 07/12/2009 lAcessos: 510

    As empresas estão acostumadas a definir metas, premiar e acompanhar a performance de suas equipes de vendas pelo resultado que trazem ao negócio. Normalmente, os indicadores mais utilizados são o faturamento e a rentabilidade. Perfeito! Porém, quando os resultados não estão sendo atingidos, estes dois importantes indicadores pouco contribuem para identificar os motivos deste mau desempenho. É nesse momento que os indicadores chamados de "segunda ordem" se tornam extremamente úteis.

    Por: Ricardo Barrieul Negócios> Vendasl 30/05/2012 lAcessos: 130
    Gustavo Rocha

    Muito se escuta falar sobre os indicadores, mas sendo bem objetivo, pouco li sobre as aplicabilidades práticas do mesmo. Então, resolvi escrever sobre o assunto para demonstrar que realmente os indicadores podem e são um diferencial interessante, tanto em escritórios como em departamentos jurídicos. Em primeiro lugar, o que são indicadores? De maneira simples, sem ser simplista, indicadores são dados que estão estrategicamente posicionados em um sistema (seja de gestão, seja um excel) de form

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 06/07/2011 lAcessos: 70
    Armando Terribili Filho

    A utilização de indicadores no gerenciamento de projetos é indispensável para o efetivo acompanhamento e funcionam como balizadores para a tomada de decisões. Esses indicadores podem ser criados dentro da própria organização ou podem ser utilizados indicadores de desempenho de mercado como: CPI (Cost Performance Index) e SPI (Schedule Performance Index).

    Por: Armando Terribili Filhol Negócios> Ger. de Projetosl 15/05/2009 lAcessos: 6,201

    Como identificar indicadores? É muito mais amplo do que se imagina.... Na realidade, podemos caracterizar 3: Indicadores de Produtividade, de Qualidade e de Capacidade.

    Por: andressa b. diasl Negócios> Gestãol 05/05/2011 lAcessos: 196
    Gustavo Rocha

    Compartilho uma matéria do FDJUR sobre os indicadores mais usados em departamentos jurídicos, com alguns comentários meus abaixo: Para verificar o bom andamento das atividades dentro dos departamentos jurídicos e bancas é preciso estipular um ou mais indicadores para os segmentos que desejam monitorar. Recentemente o FDJUR consultou seus colegas em relação a três segmentos: atividades administrativas do jurídico, eficiência dos advogados e o clima organizacional.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 12/11/2014

    "A educação é a chave do desenvolvimento. A falta de educação gera pobreza e a pobreza gera falta de educação" Wilhelm Hofmeister (2006).

    Por: SEBASTIÃO FERNANDES SARDINHAl Educação> Ciêncial 14/05/2010 lAcessos: 525
    Erivam Anselmo de Albuquerque

    A administração deve basear-se em informações para apoiar suas decisões. Os indicadores são meios pelos quais os gestores podem obter estas informações. Eles possibilitam o acompanhamento o desempenho das atividades em projetos dando suporte ao controle ao gestor com a finalidade de garantir o cumprimento dos processos e atividades em tempo hábil conforme estabelecido.

    Por: Erivam Anselmo de Albuquerquel Negócios> Administraçãol 18/04/2009 lAcessos: 3,149

    Proteja sua rede corporativa das ameaças de alto impacto. Quando malwares se alojam dentro de uma rede, tendem a continuar por perto, furtivamente roubando dados ou usando recursos de rede para articular novos ataques a outras empresas. Os prejuízos vão além do roubo de dados ou da interrupção dos negócios: a confiança entre parceiros de negócios e clientes pode evaporar se esses ataques não forem eliminados em tempo hábil.vvvv

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 18/12/2014

    Antes de partirmos para o conceito de segurança da informação, precisamos entender qual a diferença real entre DADOS x INFORMAÇÃO. Algumas pessoas chegam a pensar que não há diferença.

    Por: Lino Netol Tecnologia> TIl 18/12/2014

    QoS, Quality of Service em inglês, qualidade de serviço em português, trata-se de uma metodologia ampla e altamente eficaz para administradores de rede que procuram garantir a melhor performance das aplicações prioritárias de sua empresa.

    Por: Lino Netol Tecnologia> TIl 18/12/2014

    O Termo VPN significa Virtual Private Network, em português Rede Privada Virtual. VPN são redes de computadores que estão separadas fisicamente e, que através de um meio público de comunicação, geralmente a Internet, comunicam-se deforma segura, através da utilização de criptografia, possibilitando o compartilhamento de recursos e informações, além de assegurar a privacidade e integridade dos dados que trafegam pela Internet.

    Por: Lino Netol Tecnologia> TIl 18/12/2014

    O Termo VPS significa Virtual Private Server, em português Servidor Dedicado Virtual, é o mesmo que VM (Virtual Machine, ou máquina virtual).

    Por: Lino Netol Tecnologia> TIl 18/12/2014

    SEO é a sigla para para Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca, ou otimização de sites. Qual é o segredo de alguns blogs ou sites campeões de acesso? Os bons resultados e grandes números de acesso deles não acontecem por acaso.

    Por: Lino Netol Tecnologia> TIl 18/12/2014

    Entenda como as soluções NGIPS e NGFW protegem a rede corporativa. O tráfego malicioso está se tornando cada vez mais presente nas redes corporativas devido ao surgimento de ferramentas sofisticadas de ataques virtuais. A comunidade que se engaja em atividades cibercriminosas em busca de recompensas financeiras cresceu bastante nos últimos anos.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 15/12/2014

    Expectativa é de que 6,5 bilhões de objetos estejam conectados à Internet sem a intervenção humana. Uma realidade que vem conectando novos usuários e objetos a cada dia no mundo inteiro. Assim é a Internet of Everythings (IoE), ou Internet de Todas as Coisas. Ela vem chamando a atenção de grandes empresas que investem pesado em novos aparelhos e novas tecnologias, para facilitar o acesso do usuário e desafiar a cada dia o setor de TI, responsável pelo desenvolvimento dessas tecnologias.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 12/12/2014
    Valquiria Gomes

    O que é comunicação: A origem epistemológica da palavra é tornar comum, ou seja, se uma pessoa consegue fazer com que sua idéia seja captada e compreendida por outra pessoa(s)... (PIMENTA,Maria Alzira –Comunicação Empresarial).

    Por: Valquiria Gomesl Negócios> Administraçãol 27/04/2009 lAcessos: 81,659 lComentário: 10
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast