Sistema Da Informação E Tipos De Indicadores

Publicado em: 24/04/2009 | Acessos: 4,546 |

Os indicadores são os dados ou informações coletados de forma que possam ser usados pelos gestores como instrumentos para avaliação e comparação. A fim de prever possíveis situações ou extensão de problemas avaliados e solucionados com antecedência, tendo tempo hábil para isso, selecionando dados relevantes, de fácil interpretação e uma base de dados confiável. Uma das dificuldades para obter informações pode ser a quantidade de dados para analisar; Dados conflitantes; problemas de dados históricos não mantidos nos Banco de Dados da empresa.

Solução: Criar um Banco de Dados exclusivamente para manter os dados históricos. 

Tipos de indicadores:

-          Indicador estratégico: Informa o quanto a empresa  segue em direção da consecução de sua visão.

-          Indicador de produtividade: Mede a proporção de recursos consumidos com relação as saídas dos processos. 

-          Indicador de qualidade: Focam as medidas  de satisfação dos clientes e as características do produto/serviço. 

-          Indicador de efetividade: Focam as conseqüências dos produtos/serviços. Fazer a coisa certa de maneira certa. 

-          Indicador de capacidade: Capacidade de resposta de um processo através da relação entre saídas produzidas pro unidade de tempo.

Requisitos dos Indicadores: 

-          Disponibilidade: facilidade de acesso para coleta.

-          Simplificação: facilidade de compreensão.

-          Baixo custo de obtenção.

-          Adaptabilidade: capacidade de resposta ás mudanças.

-          Estabilidade: Permanência no tempo e formação histórica.

-          Rastreabilidade: Facilidade da identificação da origem de dados, seu registro e manutenção.

-          Representabilidade: Atender as etapas críticas dos processos. 

O uso da tecnologia da informação nos sistemas de informação é a utilização de recursos tecnológicos como hardwares, softwares, sistemas de telecomunicações e gestão de dados e informações gera informações e conhecimentos, facilitando o processo de tomadas de decisões dos gestores e melhorando a agilidade e a efetividade da organização.Essa tecnologia manuseia os dados da organização e gera informações e  conhecimentos, facilitando o processo de tomadas de decisões dos gestores e melhorando a agilidade e a efetividade da organização  

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ti-artigos/sistema-da-informacao-e-tipos-de-indicadores-884729.html

    Palavras-chave do artigo:

    indicadores

    Comentar sobre o artigo

    Antonio Cunha

    Os objetivos básicos deste trabalho de pesquisa seriam inferir métodos utilizados na contemporaneidade, na determinação de índices e indicadores valendo-se da exposição de aspectos psicossociais sobre o Município de Pinhais, quanto ao “modus vivendi” da população local e espaço urbano. Desta forma, a construção de indicadores poderia ser viabilizada a partir da coleta de dados e conseqüente análise na perspectiva objetiva deste método, visto que há abundância de informações pela aproximação in

    Por: Antonio Cunhal Psicologia&Auto-Ajudal 10/08/2009 lAcessos: 1,152 lComentário: 1
    Flavio Andrade

    Falar de qualidade de vida e analisá-la é por vezes um assunto complexo. Digo complexo, pois para se ter uma qualidade de vida aceitável faz-se necessário apoiar-se em diversos aspectos.

    Por: Flavio Andradel Educaçãol 21/10/2010 lAcessos: 858
    Armando Terribili Filho

    Os indicadores de projetos, além de monitorar o desempenho de um dado projeto, indicam tendências futuras caso a situação permaneça inalterada no projeto. Embora os indicadores não mostrem quais são os problemas existentes, a sinalização evidenciada pelos indicadores aliada à análise de causa-raiz na dimensão analisada (custo, prazos, qualidade, satisfação do usuário dentre outras) permitirá a identificação dos problemas para posterior tomada de decisão e implantação de plano de ação corretivo.

    Por: Armando Terribili Filhol Negócios> Ger. de Projetosl 07/12/2009 lAcessos: 511

    As empresas estão acostumadas a definir metas, premiar e acompanhar a performance de suas equipes de vendas pelo resultado que trazem ao negócio. Normalmente, os indicadores mais utilizados são o faturamento e a rentabilidade. Perfeito! Porém, quando os resultados não estão sendo atingidos, estes dois importantes indicadores pouco contribuem para identificar os motivos deste mau desempenho. É nesse momento que os indicadores chamados de "segunda ordem" se tornam extremamente úteis.

    Por: Ricardo Barrieul Negócios> Vendasl 30/05/2012 lAcessos: 133
    Gustavo Rocha

    Muito se escuta falar sobre os indicadores, mas sendo bem objetivo, pouco li sobre as aplicabilidades práticas do mesmo. Então, resolvi escrever sobre o assunto para demonstrar que realmente os indicadores podem e são um diferencial interessante, tanto em escritórios como em departamentos jurídicos. Em primeiro lugar, o que são indicadores? De maneira simples, sem ser simplista, indicadores são dados que estão estrategicamente posicionados em um sistema (seja de gestão, seja um excel) de form

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 06/07/2011 lAcessos: 75
    Armando Terribili Filho

    A utilização de indicadores no gerenciamento de projetos é indispensável para o efetivo acompanhamento e funcionam como balizadores para a tomada de decisões. Esses indicadores podem ser criados dentro da própria organização ou podem ser utilizados indicadores de desempenho de mercado como: CPI (Cost Performance Index) e SPI (Schedule Performance Index).

    Por: Armando Terribili Filhol Negócios> Ger. de Projetosl 15/05/2009 lAcessos: 6,204

    Como identificar indicadores? É muito mais amplo do que se imagina.... Na realidade, podemos caracterizar 3: Indicadores de Produtividade, de Qualidade e de Capacidade.

    Por: andressa b. diasl Negócios> Gestãol 05/05/2011 lAcessos: 199
    Gustavo Rocha

    Compartilho uma matéria do FDJUR sobre os indicadores mais usados em departamentos jurídicos, com alguns comentários meus abaixo: Para verificar o bom andamento das atividades dentro dos departamentos jurídicos e bancas é preciso estipular um ou mais indicadores para os segmentos que desejam monitorar. Recentemente o FDJUR consultou seus colegas em relação a três segmentos: atividades administrativas do jurídico, eficiência dos advogados e o clima organizacional.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 12/11/2014

    "A educação é a chave do desenvolvimento. A falta de educação gera pobreza e a pobreza gera falta de educação" Wilhelm Hofmeister (2006).

    Por: SEBASTIÃO FERNANDES SARDINHAl Educação> Ciêncial 14/05/2010 lAcessos: 530
    Erivam Anselmo de Albuquerque

    A administração deve basear-se em informações para apoiar suas decisões. Os indicadores são meios pelos quais os gestores podem obter estas informações. Eles possibilitam o acompanhamento o desempenho das atividades em projetos dando suporte ao controle ao gestor com a finalidade de garantir o cumprimento dos processos e atividades em tempo hábil conforme estabelecido.

    Por: Erivam Anselmo de Albuquerquel Negócios> Administraçãol 18/04/2009 lAcessos: 3,154

    Contrate o serviço correto para a necessidade da sua empresa e priorize a gestão das informações. Todos os dias aparecem novos modelos de dispositivos que deixam os recém lançados no passado. A procura por esses aparelhos cresce na mesma proporção que surgem novos aplicativos. É a tecnologia que se faz, literalmente, presente na vida das pessoas. No mundo de hoje o celular ou qualquer outro dispositivo já é parte fixa da bolsa das mulheres, como um batom ou espelho, e das maletas dos homens, co

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 30/01/2015

    No caso de BYOD em especial, a segurança dos dados é essencial. Os tablets, netbooks, iPhones e androids já fazem parte da rotina de muitos colaboradores, independente do cargo ocupado ou da empresa na qual trabalham. Na atualidade, com o avanço tecnológico e com aparelhos que oferecem tecnologia moderna e acessível é comum as empresas terem em seu quadro de colaboradores os que participam do BYOD, ou seja, o colaborador que utiliza o seu próprio dispositivo para fins também profissionais.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 29/01/2015

    Entenda como esta estratégia pode proteger as redes e os dados de instituições bancárias. De acordo com um estudo realizado pela Verizon, mais de 50% dos roubos de propriedade intelectual ou de dados sigilosos são feitos por funcionários da própria empresa. Então, em teoria, utilizar apenas a prevenção contra vazamentos de dados é uma estratégia não tão efetiva para proteger dados corporativos, pois cada empresa já tem seus próprios "adversários" dentro dela mesma. Neste ambiente, é necessário,

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 27/01/2015

    Entenda as principais diferenças entre o BYOD e COPE. O mundo da informática é repleto de siglas. As mais comuns neste momento quando se trata da relação empresa-colaborador ou vice e versa, são BYOD e COPE.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 26/01/2015

    Entenda por que o COPE é a forma mais adequada de trazer agilidade à empresa, sem riscos de segurança. O segmento de TI está em pleno crescimento e com isso novas atividades vão surgindo para agregar e facilitar o dia a dia das corporações. Além do BYOD, agora o segmento conta também com o COPE (Corporate-Owned, Personally Enabled), sigla em inglês que traduzida ao português significa "de propriedade da empresa, pessoalmente habilitado".

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 23/01/2015

    Pequenas empresas atribuem maior acessibilidade, economia e segurança aos serviços em Nuvem. Com a popularização de pequenos dispositivos móveis, como smartphones, tablets e netbooks e o exponencial crescimento do número de usuários de computadores virtualizados, sistemas compartilhados e outros tantos recursos da informatização atual, aumentou também a preocupação com itens como a segurança e o armazenamento de dados.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 22/01/2015

    Diversidade de fornecedores e serviços no mercado pede análise mais cuidadosa das opções. Com objetivo de economizar espaço e dar conta do crescente volume de dados, muitas empresas estão buscando provedores de armazenamento em Nuvem. A ampla gama de benefícios e flexibilidade da migração para Nuvem para acessar arquivos de qualquer lugar a qualquer hora, ou ofertas de armazenamento de segurança online não é novidade para o mundo corporativo.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 20/01/2015 lAcessos: 12

    Os funcionários BYOD estão ganhando uma média de 37 minutos de tempo produtivo por semana.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 19/01/2015
    Valquiria Gomes

    O que é comunicação: A origem epistemológica da palavra é tornar comum, ou seja, se uma pessoa consegue fazer com que sua idéia seja captada e compreendida por outra pessoa(s)... (PIMENTA,Maria Alzira –Comunicação Empresarial).

    Por: Valquiria Gomesl Negócios> Administraçãol 27/04/2009 lAcessos: 81,684 lComentário: 10
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast