Sistemas Distribuídos

Publicado em: 24/06/2009 |Comentário: 4 | Acessos: 43,303 |

Visão geral

O que é um sistema distribuído?

Um sistema distribuído é aquele que é definido como um conjunto de unidades de processamento independentes, que através da troca de comunicação e gerenciamento de sincronização pode processar uma aplicação em diferentes localidades em sistemas com características próprias diferentes, dando a impressão ao usuário que toda a aplicação é gerenciada por um sistema único. Quando falamos em sincronização, temos o conceito de sincronização em um sistema centralizado e no sistema distribuído. No sistema centralizado a sincronização é feita através do compartilhamento de áreas de memória, já no sistema distribuído ocorre a sincronização através da troca de mensagens. A aplicação no sistema distribuído pode ser dividida em “partes” diferentes e ser processada em diversos núcleos de processamento.

Qual o objetivo de um sistema distribuído?

O objetivo é criar a ilusão que a aplicação (ou as aplicações) estão sendo processadas em um único sistema, permitindo a sensação que tudo isso ocorre sem o compartilhamento de áreas de memória, no entanto, a sincronização é feita a partir de trocas de mensagens. Faz parte do objetivo a situação da aplicação ser processada de modo que o ambiente que opera forneça situações favoráveis ao compartilhamento de recursos, sabendo que diferentes recursos estarão disponíveis em unidades de processamento diferentes.

Exemplo de um sistema distribuído:

A própria internet, afinal de contas a internet é um exemplo claro disso tudo, pois temos um conjunto de computadores independentes que interligam-se mutuamente com o objetivo de compartilhar recursos, dando a impressão ao usuário que isso tudo é um único sistema.

Características de um sistema distribuído:

Primeiramente é importante ter a visão de que uma aplicação pode ter diversos tipos de complexidade possível, não apenas com relação ao custo computacional mas também sob aspectos de gerenciamento e necessidade de recursos, ou seja, uma aplicação pode ser sincronizada entre alguns poucos computadores em uma pequena rede (até mesmo uma rede local) ou até mesmo aplicações que necessitem de um alto grau de sincronizações, como a utilização global da própria internet.

Otimização do compartilhamento de recursos: Isso significa estar apto para compartilhar com desempenho e segurança recursos físicos ou lógicos, como por exemplo, impressoras, scanners, dados, espaço em disco, processamento entre outros. Tudo isso é gerenciado por um software servidor.

É dever do sistema distribuído refletir a estrutura organizacional que é pretendida a ele, isso significa que deve estar muito claro e declarado o objetivo da aplicação e os recursos com núcleos de processamento que serão dispostos.

Talvez uma das características mais marcantes e presentes é a transparência, eu arrisco dizer que ela anda de “mãos dadas” com o compartilhamento otimizado de recursos, pelo fato de que se o usuário perceber de alguma forma que o sistema é gerenciado e processado por diversas unidades de processamento, já falhou o objetivo do sistema distribuído, que é dar a ilusão ao usuário que todo a aplicação é processado em um sistema único. Quando falamos de transparência, é importantíssimo lembrar que da mesma forma que é um conceito importante e vital, ela foi dividida em diversas categorias.

Transparência de acesso:

Quando nós temos a possibilidade de acessar e/ou interagir com um dado, recurso ou até mesmo um dispositivo, nós precisamos de um meio para acessar. A transparência nesse aspecto significa que a forma pela qual eu interajo com a possibilidade de acessar e também a transformação desse acesso em utilização, faça parte de um único sistema.

Transparência de localização:

Os recursos, dados e dispositivos que serão compartilhados e acessados, não precisam e não devem conter nenhuma informação relevante que forneça ao usuário a localização | região que esse recurso está contido. Por exemplo, se eu quiser acessar um arquivo, um documento que fale sobre a utilização da água, para o usuário, não deve ser relevante o fato de esse documento estar localizado no Brasil ou na Austrália, pois o importante é que o usuário tenha acesso ao documento, sem se importar com a localização física do recurso.

Transparência de migração:

Eu sei que na internet, nós temos muitos recursos compartilhados, é bastante comum que pela própria turbulência de acessos, seja necessário que esse recurso seja alocado para outro servidor, por exemplo, mas isso não deve interferir com a maneira que eu tenho acesso ao arquivo. Os softwares gerenciadores devem ser aptos o suficiente para referenciar corretamente os arquivos e recursos em caso de migração.

Transparência de replicação:

É bastante comum na internet, os recursos e dados serem tratados como objetos, isso significa que a instanciação deles é também muito usual na própria rede. Por isso é bastante interessante e necessário que o sistema distribuído seja capaz de gerenciar a replicação de informações de maneira transparente ao usuário.

Transparência em relação à falhas:

Esse é um fator de extrema importância, uma vez que temos a possibilidade de compartilhar recursos, não é nada agradável e necessário que os problemas também sejam compartilhados, por isso, em caso de falhas é essencial que o sistema seja capaz o suficiente para gerenciar sem que isso passe a espalhar para todo o sistema de compartilhamento, ou seja, os outros usuários podem continuar utilizando a aplicação sem compartilhar com essa falha também, sendo assim um problema considerado isolado.

Um sistema distribuído precisa necessariamente ser confiável, isso significa ter condições de acessar uma informação ou recurso que não esteja prejudicialmente modificado, com as suas devidas permissões de acesso.

O sistema também precisa ser tolerável contra falhas, isso significa a necessidade de possuir backups que possam ser ativados em tempo de operação, incluindo redundâncias de hardware até mesmo do software, no qual replicar informações é fundamental para que você possa garantir que um dado que teve falha passe a ser substituído em tempo suficientemente tolerável para que seja aproveitado da forma correta.

O desempenho também é fator importante nos sistemas distribuídos, por exemplo,podemos ter uma aplicação que compartilha diversos núcleos de processamento, é necessário que a carga do processamento esteja devidamente distribuída entre os componentes que estão efetuando o processamento, isso é vital para o sistema distribuído.

Além disso, o sistema deve possibilitar a escalabilidade, através da inclusão de novos recursos, dispositivos, sem que o desempenho e integridade atual sejam afetados. Isso significa que você deve estar preparado para possíveis necessidades de melhorar o sistema, sem que o processamento atual seja denegrido. Isso significa agregar recursos, seja de software e hardware possibilitando também o isolamento de falhas.

Outro fator preponderante é a flexibilidade, pois de nada adianta possuir um sistema distribuído que seja ‘imutável’, portanto é necessário que seja possível adaptar novos recursos e alterar o projeto atual, sem perder integridade, desempenho e segurança para o processamento atual.

Também é importante e é uma característica do sistema distribuído a não-necessidade do controle global dos processos, pois os recursos são utilizados de forma concorrente e a sincronização é feita por troca de mensagens, sem a necessidade de um controle global do sistema, de forma centralizada.

Sabendo que sempre existem vantagens e desvantagens para serem consideradas, citarei primeiro as vantagens, que são compartilhamento de recursos, ganho de desempenho, comunicação e confiabilidade.

O compartilhamento de recursos pode ser desde recursos físicos, como impressoras, até mesmo recursos lógicos, como arquivos e até mesmo acesso à um banco de dados concentrado.

A velocidade da computação pode ser incrementada de forma que existe o processamento concorrente de tarefas, que ao invés de ser processado em um núcleo único, ele pode se dividido em “n” processadores para reduzir o tempo de operação e ganho de disponibilidade.

Agora falando um pouco das desvantagens, citarei o caso de um sistema distribuído que envolva o critério de escalabilidade, por exemplo, com as melhorias e avanço tecnológico com tendências de migrar recursos e serviços para a internet, podem ocorrer situações externas que gerem um problema ou desconforto, como por exemplo o fato da prestadora de serviços de rede / internet estar sobrecarregada ou indisponível temporariamente. Sabendo também das tendências de tecnologia é sempre esperado que ocorram mudanças benéficas na estrutura e planejamento estratégico de tecnologia, talvez seja necessário modificar a interface de hardware e até mesmo de rede que agreguem custos bastante significativos, tratando-se de uma empresa.

Existem também problemas com relação aos softwares gerenciadores do sistema distribuído, uma vez que é uma tendência relativamente nova, os recursos tecnológicos de hardware, plataforma de software, sistema operacional e integração com a aplicação, podem resultar oscilações sabendo que é uma plataforma que não é 100% consolidada e também está em constantes melhorias e avanços.

Dificuldades para negar o acesso indevido é um fator crítico, sabendo que uma das características do sistema é ter múltiplas instâncias de processamento, isso significa que uma aplicação pode ser gerenciada por diversas localidades, dando uma vazão mais pertinente à acessos concorrentes, isso significa como se fosse uma grande balança, ao mesmo tempo que podemos ter um grande grau de disponibilidade, podemos também ter um grau muito grande de possibilidades de acesso, no qual o risco de acesso não autorizado cresce proporcionalmente.

Os sistemas distribuídos podem ter planejamento específico e a interface que será utilizada, darei agora o exemplo de uma rede de computadores. No qual o meio de acesso é a rede local, através de protocolos específicos. Sempre se associa um recurso à um objetivo pré estipulado.

Situações que podem prejudicar o desempenho do sistema, podem ser definidas como, por exemplo: Ter um servidor com altíssimo grau de processamento e velocidade de transmissão, com estações de trabalho de baixo processamento, a sensação que se dá é que não está sendo usado todo o processamento que poderia ser alocado ao uso do sistema, o oposto também é válido, se tiver as estações com muita capacidade de processamento e servidor com baixo processamento e velocidade de transmissão, o tempo de resposta é afetado negativamente. Caso tenhamos excelentes servidores, com excelentes estações de trabalho, mas um meio de transmissão de baixa capacidade, o tempo de resposta ficará degradado e demorado, portanto a sensação de falta de desempenho é muito alta.

Leia mais artigos no meu blog, http://www.bs2m.com.br/

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 10 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ti-artigos/sistemas-distribuidos-991878.html

    Palavras-chave do artigo:

    sistemas distribuidos

    ,

    transparencias

    ,

    caracteristicas

    Comentar sobre o artigo

    A partir de 1990 com o objetivo de reunir informações epidemiológicas referentes aos nascimentos em todo território nacional o Ministério da Saúde criou o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC). O sistema foi implantado de forma lenta e gradual em todas as unidades da Federação.

    Por: Igorl Tecnologia> TIl 29/01/2011 lAcessos: 285

    Essa pesquisa jurídica tem como objetivo analisar a importância da participação popular no cenário da democracia brasileira, as conquistas populares e também as barreiras ainda existentes à soberania popular. A análise da participação popular no Brasil dar-se-á, principalmente, nesta pesquisa, através do estudo da utilização e conhecimento da ferramenta da ''iniciativa popular''

    Por: larissa gomes da silval Direito> Doutrinal 08/08/2011 lAcessos: 1,556

    O objeto do presente estudo são as possíveis comparações entre o regime escravocrata e a linha administrativa adotada pelas empresas contemporâneas. A pesquisa teve o cunho de apontar indícios de uma forma de escravidão tácita no ambiente interno das organizações. Analisou-se o período escravocrata, até a chegada das empresas estruturadas de forma administrativa e burocrática. As duas fases foram pesquisadas para que se pudesse verificar a hipótese de que as organizações precisam melhorar...

    Por: Jose Evaristo de Souza Netol Notícias & Sociedade> Cotidianol 27/06/2008 lAcessos: 3,761
    SerradoMar Imóvel Praia Grande

    A Cyrela publicou o Dicionário do Mercado Imobiliário. Muito bom pois, ajuda pessoas leigas em alguns assuntos a entederem melhor seu significado. Isto tabém ajuda a corretores de diferentes regiões do país.

    Por: SerradoMar Imóvel Praia Grandel Notícias & Sociedade> Cotidianol 23/09/2011 lAcessos: 415
    Adriana da Cunha Leocadio

    A Constituição Federal Brasileira de 1988 simboliza uma nova etapa e garante a todos o direito à saúde como obrigação do Estado, ad libitum da democracia no país. A saúde e sua proteção, estão abraçadas no ordenamento jurídico-constitucional, traduzindo uma miríade de aspectos que suscita pela sua relevância, impondo uma delimitação do âmbito do presente estudo.

    Por: Adriana da Cunha Leocadiol Direito> Legislaçãol 03/12/2010 lAcessos: 5,984

    Em parceria com a TVS Motor Company, uma das maiores fabricantes de motocicletas do mundo, a DAFRA traz ao País a Apache RTR 150 (Racing Throttle Response), uma street de alta potência e design de estilo esportivo, desenvolvida a partir de tecnologia de ponta e com estilo inspirado nas motocicletas de competição.

    Por: Will Albuquerquel Automóveis> Motocicletasl 08/05/2010 lAcessos: 1,722 lComentário: 1
    ALDINEI RODRIGUES MACENA

    O presente estudo tem o escopo de analisar o instituto da delação premiada, previsto em várias leis especiais e que passou a alcançar todos os tipos penais por força da A Lei nº 9.807/1999 (Lei de Proteção a Testemunhas), a qual estabelece a possiblidade de incidência do perdão judicial ou de redução de 1/3 a 2/3 da pena para o delator. Sob o aspecto ético a lei é considerada como incentivo à traição. Além disso, a Delação Premiada fere princípios Constitucionais sensíveis, como o devido process

    Por: ALDINEI RODRIGUES MACENAl Direito> Doutrinal 13/04/2011 lAcessos: 1,165

    A presença governamental na Internet visa tornar a aparato administrativo menos aparente de forma presencial, porém está mais próximo do cidadão e mais eficiente na realização de seus objetivos, por meio das técnicas dos sistemas de informática, e da comunicação. Observa-se os principais aspectos que incentivaram o surgimento da inovação do governo eletrônico.

    Por: Rejane Esther Vieiral Negócios> Administraçãol 13/11/2008 lAcessos: 5,072

    Motivar as pessoas e fazer com que todas olhem na mesma direção passa a ser uma tarefa de sobrevivência. Adaptar-se a processos de mudanças exige um processo emergencial de comunicação, visando alinhar e desenvolver um sentimento de comprometimento de todos nas novas estratégias e diretrizes ditadas pelo mercado. O Endomarketing surge a partir do momento que o bom desempenho das empresas está diretamente relacionado à mobilização de seus funcionários e o grau de importância a eles atribuída. Vol

    Por: Viviane Carnevallil Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 30/06/2008 lAcessos: 49,203

    Cada vez mais uma infinidade de dados interfere positivamente nas decisões corporativas. Informação é poder de decisão e proatividade, conceitos tão bem-vindos atualmente. É com essa visão que as empresas estão cada vez mais preocupadas em conhecer o público-alvo e aprender como interagir com ele. Saber do outro é estar mais preparado para antendê-lo, agradá-lo e conquistá-lo.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 15/10/2014

    Conheça os problemas mais frequentes e prepare seu negócio para não cometê-los. O Big Data é uma revolução e muitas empresas têm buscado soluções que consigam analisar os dados disponíveis. No entanto, apesar da grande divulgação sobre essas tecnologias, 92% das organizações ainda estão presas em ponto morto, seja planejando começar um projeto desses algum dia ou evitando projetos do tipo. Já para aquelas que lançaram grandes projetos de dados, boa parte falhou, especialmente pela falta de plan

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 14/10/2014

    Interação intensificada com o consumidor gera novos desafios para as áreas de Marketing e TI. Uma pesquisa recente da Accenture apontou divergências entre Chief Information Officer (CIO) e Chief Marketing Officer (CMO). De acordo com o estudo, um em cada quatro CIOs acreditam que CMOs não têm a visão para antecipar novos canais digitais, enquanto muitos CMOs dizem que CIOs não têm a urgência suficiente para responder às mudanças das condições de mercado.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 10/10/2014

    Definir e comunicar bem a vaga para os envolvidos ajuda a minimizar os riscos de erro. Contratar um novo colaborador para a equipe é sempre uma decisão delicada e requer uma detalhada descrição do cargo e suas atribuições de função, remuneração e benefícios compatíveis com o mercado.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 09/10/2014

    Confira algumas ferramentas que podem diminuir os custos com a implantação do protocolo. Implementar e fornecer suporte de autenticação 802.1X na sua rede pode ser um desafio para qualquer empresa. Para facilitar essa jornada, criamos uma lista com algumas ferramentas que podem ajudar você na hora de implementar o sistema de segurança 802.1X na rede da sua companhia.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 07/10/2014

    Tendência atrai empresários, mas ainda gera dúvidas quanto à segurança e tempo de atividade. Um estudo da Microsoft mostrou que 33% das pequenas empresas já utilizam a Computação em Nuvem e que 45% delas devem seguir esse mesmo caminho até 2015. Quanto às empresas com menos de 50 funcionários, 74% desses pequenos negócios relatam o uso de aplicativos baseados em Nuvem - como e-mail; banco online e mídias sociais, entre os mais comuns -, segundo a Emergent Research, que prevê um impacto na forma

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 03/10/2014

    "Nova tecnologia permite conectar coisas à Internet para que sejam acessadas de forma remota." Mesmo estando em desenvolvimento, a Internet de Todas as Coisas, ou em inglês "Internet of Things" (IoT), é uma revolução tecnológica que marcará os próximos passos de máquinas e computadores.

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 26/09/2014 lAcessos: 13

    "Intenção é proteger empresas contra malwares avançados" O portfólio de soluções de segurança de conteúdo da Cisco, que possui também plataformas de segurança web (Secure Web Proxy), segurança no e-mail e serviço de segurança web na Nuvem, recentemente recebeu a Advanced Malware Protection (AMP).

    Por: André Seijil Tecnologia> TIl 25/09/2014

    Você tem dúvidas sobre a temperatura do seu computador? Não sabe se está quente demais ou frio o suficiente? Pois é, leia esse artigo, pois ela é a dúvida de muitas pessoas.

    Por: Bruno Celio Simomural Tecnologia> Hardwarel 05/07/2009 lAcessos: 3,684 lComentário: 2

    Principais fundamentos de uma rede de computadores.

    Por: Bruno Celio Simomural Tecnologia> TIl 24/06/2009 lAcessos: 3,700

    Principais topologias com a sua descrição, anel, estrela e barramento

    Por: Bruno Celio Simomural Tecnologia> TIl 24/06/2009 lAcessos: 7,916 lComentário: 4

    Conheça os principais equipamentos de conectividade da rede.

    Por: Bruno Celio Simomural Tecnologia> TIl 24/06/2009 lAcessos: 2,358

    Informações sobre o que é o serviço e protocolo DHCP no contexto de rede de computadores.

    Por: Bruno Celio Simomural Tecnologia> TIl 24/06/2009 lAcessos: 927

    Aprenda as principais consultas e ordenações em banco de dados, bastante útil para pessoas que desejam aprender algo além.

    Por: Bruno Celio Simomural Tecnologia> TIl 24/06/2009 lAcessos: 21,319 lComentário: 2

    Informações avançadas de como acontece uma migração de um modelo relacional para um modelo Datawarehouse.

    Por: Bruno Celio Simomural Tecnologia> TIl 24/06/2009 lAcessos: 1,632

    Pequeno resumo sobre transformadas geométricas na computação gráfica.

    Por: Bruno Celio Simomural Educação> Ensino Superiorl 24/06/2009 lAcessos: 511

    Comments on this article

    0
    Edinailson Queioz 12/08/2011
    O artigo é muito bom, porem precisa ter mais dinamica nas colocações
    -2
    Carlos 08/11/2010
    querem ganhar dinheiro utilizando internet??

    vejam o meu site : www.best-neobux.co.cc
    -2
    Mauro 11/08/2010
    É importante estudar
    -3
    Maria 12/11/2009
    Estou fazendo uma apresentação sobre o tema e com esse artigo ficou melhor par entender. Muito obrigada pela explicação de forma simples e direta.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast