CIDADE DA GUARDA

Publicado em: 21/06/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 295 |

Guarda, a cidade mais alta de Portugal, ergue-se a 1056 m de altitude na vertente noroeste da cadeia da Serra da Estrela. A história da cidade da Guarda, nomeadamente do planalto que o Centro Histórico ocupa, tem início em época medieval, com os alvores da nacionalidade portuguesa . É sobretudo com o avanço do processo da reconquista até à linha do Mondego, com a conquista da cidade de Coimbra, que os monarcas portugueses se vão preocupar com a criação de mecanismos de defesa que permitam a formação de barreiras face aos avanços almóadas e leoneses para territórios recentemente conquistados. Saiba mais sobre a história da cidade.

Situa-se na região centro de Portugal, pertence à subregião estatística da Beira Interior Norte.

O concelho da Guarda tem 717,88 km² de área e subdividido em 55 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Pinhel, a leste por Almeida, a sueste pelo Sabugal, a sul por Belmonte e pela Covilhã, a oeste por Manteigas e por Gouveia e a noroeste por Celorico da Beira.

Turismo

Venha conhecer a bela cidade da Guarda, a cidade mais alta de Portugal! É conhecida como a cidade dos 5 F's. São eles os de Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa. Saiba um pouco mais sobre o turismo de Guarda.

Património

Na Guarda pode Visitar as Portas da Cidade, Igreja da Misericórdia, Sé Catedral da Guarda, Igreja de São Vicente, Cerca ou Muralhas da Cidade, Museu da Guarda, O Seminário e o Paço, Janela Renascentista. Saiba mais sobre o Património da cidade.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/turismo-e-viagem-artigos/cidade-da-guarda-2693700.html

    Palavras-chave do artigo:

    guarda

    Comentar sobre o artigo

    Claudio Frederico de Carvalho

    Estudo histórico mediante pesquisa cientifica nas legislações do período Imperial, sobre a segurança pública do Brasil, e os seus reflexos legais na atualidade.

    Por: Claudio Frederico de Carvalhol Direito> Legislaçãol 10/03/2011 lAcessos: 233
    michel stefani da silva

    o presente artigo fala sobre os tipos de guarda existentes em nosso ordenamento juridico até chegar a questão da guarda compartilhada que vem sendo cada vez mais comum em nossos julgados.

    Por: michel stefani da silval Direitol 24/11/2009 lAcessos: 849
    Manuela Salim Tomicioli Silva

    Principais aspectos da nova guarda, introduzida em nosso ordenamento jurídico pela Lei 11.698/2008.

    Por: Manuela Salim Tomicioli Silval Direitol 09/06/2011 lAcessos: 315
    Luís Fabiano Siqueira Gonzaga

    O presente artigo, tende a demonstrar como foi de suma importância a criação da lei 11.698 que cria a guarda compartilhada dos filhos de pais separados. Este tipo de tutela é opcional e poderá ser fixado por escolha do pai e da mãe ou por determinação judicial. Portanto será abordado no intero teor deste artigo, as vantagens da guarda compartilhada, para proteção dos filhos, onde tendo os pais a opção por tal instituto, os filhos e os próprios pais se sentiram mais próximos uns dos outros. Este

    Por: Luís Fabiano Siqueira Gonzagal Direitol 29/09/2009 lAcessos: 2,160 lComentário: 3

    A regra da guarda compartilhada é altamente positiva, sendo o problema do litígio entre os genitores do menor absolutamente contornável através da prévia prática da mediação interdisciplinar, evitando a disputa pelo abuso do poder familiar unilateral.

    Por: André Garcial Direito> Doutrinal 01/06/2011 lAcessos: 641

    A guarda, é o instituto pelo qual se protege a criança, e lhe garante os direitos de criação, educação e proteção quando o poder familiar é desfeito, o que ocorre principalmente nos casos de separação ou divórcio dos pais. O menor fica sob a resposnsabilidade de um de seus pais, e com o outro fica o dever de fiscalizar a guarda. Atualmente, no ano de 2008, foi introduzido mais uma forma de guarda no Direito brasileiro, conhecida como GUARDA COMPARTILHADA.

    Por: ANA CLAÚDIA ALECRIM GREGÓRIOl Direito> Doutrinal 08/06/2011 lAcessos: 292

    Elementos essenciais do Estado: Território, Povo e Soberania; Soberania: poder de criar e impor a Lei sobre a população em seu território Poder de Polícia: Instrumento do Estado, diretamente vinculado à sua Soberania Agente do Estado: Ser humano que empresta sua ação humana para exercício da Soberania do Estado A missão constitucional do Guarda Municipal ante o Título V Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas A Função: Capítulo III do Titulo V - Da segurança Pública.

    Por: Osmar Ventrisl Direito> Doutrinal 26/10/2010 lAcessos: 505
    Claudio Frederico de Carvalho

    Com a vinda da Família Real para o Brasil, foi criada em 13 de maio de 1809, a Divisão da Guarda Real de Polícia (Guardas Municipais no Brasil), sua missão era de policiar a cidade em tempo integral, tornando-a desde o início mais eficaz que os antigos “Quadrilheiros”.

    Por: Claudio Frederico de Carvalhol Direitol 08/04/2009 lAcessos: 597 lComentário: 2

    Não há dúvidas de que a aplicação dos recursos advindos das multas de trânsito deve ser feita de forma vinculada. Essa é a regra do art. 320, do Código de Trânsito Brasileiro. No entanto, pouco se discute quanto a possibilidade da utilização dos recursos arrecadados com multas pela Guarda Municipal. Poderia a Guarda atuar no controle do trânsito? Poderia ela adquirir equipamentos com os recursos financeiros de multas? Todas essas questões serão analisadas no presente artigo.

    Por: Pedro Henrique M Azevedol Direito> Doutrinal 22/06/2012 lAcessos: 91
    Paulo Sergio Lemos

    O porte de arma para guardas municipais deve ser válido tanto dentro como fora de serviço segundo a lei.

    Por: Paulo Sergio Lemosl Notícias & Sociedade> Polítical 05/09/2011 lAcessos: 85

    Conheça Governador Celso Ramos, um dos locais mais lindos do Brasil! O município de Governador Celso Ramos ocupa bela península com caprichosos recortes que formam abrigadas enseadas paraíso dos navegadores - e dividem a costa em 23 belas praias próprias para mergulho, windsurfe, jet ski e surfe.

    Por: FABIO HUMBERTO RODRIGUESl Turismo e Viageml 06/08/2014 lAcessos: 26

    Único do gênero no mundo, o Museu da Moda, localizado em Canela (RS), conta a evolução da história ao longo de quatro mil anos do vestuário feminino

    Por: Terezinha Tarcitanol Turismo e Viageml 27/06/2014 lAcessos: 20

    Um avião monomotor de valor em torno de R$ 200 mil acarretará uma despesa mensal de 2.500 mensais, para custear o aluguel de um hangar e a manutenção a cada 200 horas de voo. O jato, na faixa de valor mais barato representará um custo operacional fixo em torno de 30 mil reais por mês, para cobrir despesas com piloto, gasolina e hangar.

    Por: voenextl Turismo e Viageml 11/04/2014
    raphael de morais dias

    Este trabalho aborda a Festa de São Tiago como possibilidade desencadeadora do Turismo Cultural no distrito de Mazagão Velho – AP. Tem como objetivo estudar a festividade, que acontece anualmente no período de 16 a 28 de julho, analisando-a a partir da perspectiva histórica e cultural da comunidade, aliada ainda, a possível formatação da Festa como produto turístico cultural em nível estadual, nacional e internacional. O primeiro abordando turismo e sua relação com a cultura, o segundo trata da

    Por: raphael de morais diasl Turismo e Viageml 31/03/2014 lAcessos: 18
    Eduardo Madeira

    Nossa meta é conseguir 10 mil DOAÇÕES DE SANGUE até as férias de janeiro, 1000 doações por mês. Com essas doações será possível salvar até 40 mil vidas.

    Por: Eduardo Madeiral Turismo e Viageml 22/03/2014
    Carla

    Urubici fica a 170 km a oeste de Florianópolis e aos pés da Serra Geral. Ainda comporta o Parque Nacional de São Joaquim, uma das regiões mais frias do Brasil. Mas não é só do inverno que vive seu turismo. Em pleno verão há muitas trilhas e cachoeiras para serem visitadas. Basta ter a roupa apropriada, botas e disposição. Nesse artigo você encontrará dicas para 4 dias nessa linda região do sul do país.

    Por: Carlal Turismo e Viageml 18/03/2014 lAcessos: 59
    Karen Loewenthal

    Se existe algo que vai ficar guardado para sempre nas minhas melhores recordações de viagens, é a lembrança das pessoas especiais que fizeram parte da minha estória e que, desde então, também são parte do que sou.

    Por: Karen Loewenthall Turismo e Viageml 29/01/2014 lAcessos: 19
    Roberta Clarissa Leite

    Planejar uma viagem com antecedência pode evitar muitos imprevistos, que tal planejar seu próximo natal em uma bela viagem pelo continente europeu, confira nossas dica e aproveite.

    Por: Roberta Clarissa Leitel Turismo e Viageml 09/01/2014 lAcessos: 29

    Porto de Mós é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Leiria, região Centro e subregião do Pinhal Litoral.

    Por: Maisportugall Turismo e Viageml 22/06/2010 lAcessos: 242 lComentário: 1

    Pombal é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Leiria, região Centro e subregião do Pinhal Litoral.

    Por: Maisportugall Turismo e Viageml 22/06/2010 lAcessos: 220

    Peniche é uma cidade portuguesa no distrito de Leiria, região Centro e subregião do Oeste.

    Por: Maisportugall Turismo e Viageml 22/06/2010 lAcessos: 243

    Pedrógão Grande é uma vila portuguesa no Distrito de Leiria, região Centro e subregião do Pinhal Interior Norte.

    Por: Maisportugall Turismo e Viageml 22/06/2010 lAcessos: 147 lComentário: 2

    Óbidos é uma vila portuguesa no distrito de Leiria, região Centro e subregião do Oeste fazendo parte da Região de Turismo do Oeste.

    Por: Maisportugall Turismo e Viageml 22/06/2010 lAcessos: 259

    A Nazaré é uma vila portuguesa no distrito de Leiria, região Centro e subregião do Oeste.

    Por: Maisportugall Turismo e Viageml 22/06/2010 lAcessos: 437 lComentário: 1

    A Marinha Grande é uma cidade portuguesa no distrito de Leiria, região Centro e subregião do Pinhal Litoral.

    Por: Maisportugall Turismo e Viageml 22/06/2010 lAcessos: 310

    Leiria é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Leiria, situada na região Centro e subregião do Pinhal Litoral a cerca de 50 kms a sudoeste da capital regional Coimbra.

    Por: Maisportugall Turismo e Viageml 22/06/2010 lAcessos: 151
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast