CIDADE DA GUARDA

21/06/2010 • Por • 4,603 Acessos

Guarda, a cidade mais alta de Portugal, ergue-se a 1056 m de altitude na vertente noroeste da cadeia da Serra da Estrela. A história da cidade da Guarda, nomeadamente do planalto que o Centro Histórico ocupa, tem início em época medieval, com os alvores da nacionalidade portuguesa . É sobretudo com o avanço do processo da reconquista até à linha do Mondego, com a conquista da cidade de Coimbra, que os monarcas portugueses se vão preocupar com a criação de mecanismos de defesa que permitam a formação de barreiras face aos avanços almóadas e leoneses para territórios recentemente conquistados. Saiba mais sobre a história da cidade.

Situa-se na região centro de Portugal, pertence à subregião estatística da Beira Interior Norte.

O concelho da Guarda tem 717,88 km² de área e subdividido em 55 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Pinhel, a leste por Almeida, a sueste pelo Sabugal, a sul por Belmonte e pela Covilhã, a oeste por Manteigas e por Gouveia e a noroeste por Celorico da Beira.

Turismo

Venha conhecer a bela cidade da Guarda, a cidade mais alta de Portugal! É conhecida como a cidade dos 5 F's. São eles os de Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa. Saiba um pouco mais sobre o turismo de Guarda.

Património

Na Guarda pode Visitar as Portas da Cidade, Igreja da Misericórdia, Sé Catedral da Guarda, Igreja de São Vicente, Cerca ou Muralhas da Cidade, Museu da Guarda, O Seminário e o Paço, Janela Renascentista. Saiba mais sobre o Património da cidade.