CIDADE DE LOUSADA

16/06/2010 • Por • 222 Acessos

Lousada é uma vila portuguesa no Distrito do Porto, região Norte e sub-região do Tâmega. É sede de um pequeno município com 94,89 km² de área e subdividido em 25 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vizela, a nordeste por Felgueiras, a leste por Amarante, a sul por Penafiel, a sudoeste por Paredes e a oeste por Paços de Ferreira e Santo Tirso. As freguesias sede do concelho são Silvares e Cristelos. Desde tempos imemoriais que se sabe que o local onde actualmente se encontra o concelho de Lousada é uma região habitada. A natureza em extensão, plena de terrenos férteis deixava adivinhar a passagem de muitos povos nómadas que, atraídos pelos verdejantes espaços, se teriam fixado em busca de abrigo, segurança e sobrevivência. Saiba mais sobre a história da cidade.

Turismo

Lousada é um concelho muito jovem e dinâmico, que está virado para a indústria, para a agricultura e grande destaque para o turismo de lazer e negócios. Oferece vários sítios para se visitar como as estações arqueológicas, igrejas e solares majestosos, um património histórico de um município com uma grande beleza natural, entre outros lugares. Saiba um pouco mais sobre o turismo de Lousada.

Património

Gondomar tem um basto património cultural e exemplo disso é o Moinhos de Rodízio, Igreja de Santa Maria, Pelourinho de Lousada, Marcos da Ordem de Malta, Casa de Vila Verde, Igreja do Salvador, Casa e Quinta D´Almeida, Casa da Afreita, Castro de São Domingos. Saiba mais sobre o Património da cidade.