Mas Afinal, O Que É Turismo?

Publicado em: 14/09/2009 |Comentário: 13 | Acessos: 22,674 |

 

De acordo com a Organização Mundial do Turismo – OMT 2003 entende-se Turismo como as atividades realizadas pelas pessoas durante suas viagens e estadas em lugares distintos do seu entorno habitual, por um período consecutivo, inferior a um ano, por lazer, negócios e outros.

 

A palavra deriva de tour, do latim tornare e do grego tornus, cujo significado é giro ou círculo. Turismo seria, portanto, o ato de partir e posteriormente regressar ao ponto inicial, sendo que o realizador deste giro é denominado Turista.

 

No contexto histórico, o Turismo tem início com os jogos olímpicos na Grécia e sua ascensão ocorreu durante a Revolução Industrial na Inglaterra por volta do Século XX. Após a Segunda Guerra mundial, com o acesso aos meios de transportes, mais econômicos e o surgimento de companhias aéreas comerciais, as viagens tornaram-se mais presentes na vida das pessoas, intensificando a atividade turística em todo o mundo.  Atualmente seu crescimento é impulsionado pela maior disponibilidade de tempo, pela facilidade nas condições de pagamento, pelo aumento da renda, a segmentação do mercado turístico baseado nas preferências e motivações das pessoas e, devido à grande globalização, a busca pela singularidade local e pela fuga da rotina.

 

O turismo não pode ser considerado uma indústria visto que situa-se no setor terciário da economia.  É, portanto, uma atividade de prestação de serviços. Apresenta, dentre outros fatores positivos, a geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico local, regional, estadual e nacional, estimula a comercialização de produtos locais, propicia melhoria de equipamentos urbanos e de infra-estrutura de apoio (estradas, segurança, saneamento), investimentos voltados à proteção do meio ambiente e à cultura, melhoria do nível sociocultural da população residente e intercâmbio de idéias, costumes e estilos de vida.  

 

É um fenômeno complexo e abrangente que envolve não só viagens, mas toda uma cadeia de bens e serviços como cultura, gastronomia, compras, negócios, teatro, dança, música, artesanato, eventos, transporte, segurança e entretenimento. Movimenta mais de cinquenta segmentos da economia e é um dos principais geradores de divisas para um país.

 

Somente um conjunto de atrativos não garante o fluxo turístico ou a permanência das pessoas em determinado destino. É necessária a existência de equipamentos e serviços de qualidade e de infra-estrutura básica que permita a fixação dos turistas em um local por um determinado tempo. Para suprir as necessidades desta demanda real ou da que se espera, é necessário, dispor, além da oferta original (atrativos), uma oferta agregada diversa (hotéis, restaurantes, entretenimento, transporte, dentre outros serviços). 

 

É preciso trabalhar o Turismo sistematicamente, de maneira sustentável, entendendo-o como uma rede de relações e como um processo, contextualizando e organizando-o no tempo e o espaço em que acontece. Incluindo as pessoas e preservando a identidade, os valores e atrativos locais.

 

O turismo pode ser um importante instrumento transformador de economias e sociedades, mas não deve ser visto como a solução para os municípios se estabelecerem. O não planejamento desta atividade pode gerar impactos ambientais, sociais e econômicos irreversíveis e que podem causar o declínio de um destino ou a depredação e até a extinção de um atrativo. Em cidades que são pólos turísticos, nos períodos de alta temporada, a população local sofre com o aumento dos preços, com a poluição das águas e com a degradação de áreas naturais ou de seu patrimônio histórico-cultural. Os costumes locais podem ser alterados drasticamente no intuito de adequar a oferta de produtos, como artesanato ou manifestações folclóricas e religiosas ao gosto dos visitantes.

 

Para minimizar os impactos negativos e potencializar os efeitos positivos da atividade é fundamental e indispensável este planejamento, que não deve abranger somente uma localidade, mas todo seu entorno. É de responsabilidade do setor público o cuidado com a infraestrutura de apoio e do setor privado investimentos em equipamentos e serviços turísticos. O Terceiro Setor, por sua vez, atuará na capacitação da mão de obra. Ações conjuntas podem agregar ainda mais valor à atividade e contribuir com o seu efeito multiplicador.

 

 

 

 

Referências:

 

BENI, Mário Carlos. Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: SENAC, 2000.

 

LEMOS, Leandro de.Turismo: Que negócio é esse? Uma análise da economia do Turismo. São Paulo: Papirus, 2001.

 

OMT – Organização Mundial do Turismo. Turismo Internacional: uma perspectiva global. 2. ed. Porto Alegre: Bookmann, 2003.

 

TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. Turismo Básico. São Paulo: Senac, 2002.

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 20 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/turismo-e-viagem-artigos/mas-afinal-o-que-e-turismo-1231313.html

    Palavras-chave do artigo:

    turismo

    ,

    infraestrutura de apoio

    ,

    estrutura turistica

    Comentar sobre o artigo

    raphael de morais dias

    Este trabalho aborda a Festa de São Tiago como possibilidade desencadeadora do Turismo Cultural no distrito de Mazagão Velho – AP. Tem como objetivo estudar a festividade, que acontece anualmente no período de 16 a 28 de julho, analisando-a a partir da perspectiva histórica e cultural da comunidade, aliada ainda, a possível formatação da Festa como produto turístico cultural em nível estadual, nacional e internacional. O primeiro abordando turismo e sua relação com a cultura, o segundo trata da

    Por: raphael de morais diasl Turismo e Viageml 31/03/2014 lAcessos: 13
    Francisco Airton Bastos

    Resumo: Este artigo aborda uma síntese do turismo em seus vários aspectos, um estudo comparativo entre duas capitais do nordeste brasileiro: Maceió e Salvador, quanto ao seu potencial turístico, além de considerações acerca desse estudo comparativo, com o objetivo de formatar um modelo turístico a partir do cruzamento desses dados levantados.

    Por: Francisco Airton Bastosl Educação> Ensino Superiorl 30/08/2012 lAcessos: 134

    Esta pesquisa tem por objetivo disseminar a pluralidade artística do Mestre Calú, mamulengueiro da Zona da Mata de Pernambuco. Tomou-se por bases referenciais os consagrados autores Hermilo Borba Filho e Jofre Dumazedier, além de conteúdos do Ministério do Turismo . Metologicamente, fez-se o uso de fontes primárias, entrevistas pessoais e consultas a referências biográficas. Chegou-se a conclusão de que há sim uma maior valorização da cultura hoje, mas ainda há falhas que precisam ser corrigidas

    Por: Antônio Joaquim de S. Netol Arte& Entretenimento> Artel 26/08/2013 lAcessos: 68
    Rodnei Vecchia

    A instalação de uma nova usina hidrelétrica na Estância Turística de Piraju trará benefícios para a cidade?

    Por: Rodnei Vecchial Educação> Ensino Superiorl 12/04/2012 lAcessos: 107

    Conheça Governador Celso Ramos, um dos locais mais lindos do Brasil! O município de Governador Celso Ramos ocupa bela península com caprichosos recortes que formam abrigadas enseadas paraíso dos navegadores - e dividem a costa em 23 belas praias próprias para mergulho, windsurfe, jet ski e surfe.

    Por: FABIO HUMBERTO RODRIGUESl Turismo e Viageml 06/08/2014 lAcessos: 15

    Único do gênero no mundo, o Museu da Moda, localizado em Canela (RS), conta a evolução da história ao longo de quatro mil anos do vestuário feminino

    Por: Terezinha Tarcitanol Turismo e Viageml 27/06/2014 lAcessos: 15

    Um avião monomotor de valor em torno de R$ 200 mil acarretará uma despesa mensal de 2.500 mensais, para custear o aluguel de um hangar e a manutenção a cada 200 horas de voo. O jato, na faixa de valor mais barato representará um custo operacional fixo em torno de 30 mil reais por mês, para cobrir despesas com piloto, gasolina e hangar.

    Por: voenextl Turismo e Viageml 11/04/2014
    raphael de morais dias

    Este trabalho aborda a Festa de São Tiago como possibilidade desencadeadora do Turismo Cultural no distrito de Mazagão Velho – AP. Tem como objetivo estudar a festividade, que acontece anualmente no período de 16 a 28 de julho, analisando-a a partir da perspectiva histórica e cultural da comunidade, aliada ainda, a possível formatação da Festa como produto turístico cultural em nível estadual, nacional e internacional. O primeiro abordando turismo e sua relação com a cultura, o segundo trata da

    Por: raphael de morais diasl Turismo e Viageml 31/03/2014 lAcessos: 13
    Eduardo Madeira

    Nossa meta é conseguir 10 mil DOAÇÕES DE SANGUE até as férias de janeiro, 1000 doações por mês. Com essas doações será possível salvar até 40 mil vidas.

    Por: Eduardo Madeiral Turismo e Viageml 22/03/2014
    Carla

    Urubici fica a 170 km a oeste de Florianópolis e aos pés da Serra Geral. Ainda comporta o Parque Nacional de São Joaquim, uma das regiões mais frias do Brasil. Mas não é só do inverno que vive seu turismo. Em pleno verão há muitas trilhas e cachoeiras para serem visitadas. Basta ter a roupa apropriada, botas e disposição. Nesse artigo você encontrará dicas para 4 dias nessa linda região do sul do país.

    Por: Carlal Turismo e Viageml 18/03/2014 lAcessos: 50
    Karen Loewenthal

    Se existe algo que vai ficar guardado para sempre nas minhas melhores recordações de viagens, é a lembrança das pessoas especiais que fizeram parte da minha estória e que, desde então, também são parte do que sou.

    Por: Karen Loewenthall Turismo e Viageml 29/01/2014 lAcessos: 19
    Roberta Clarissa Leite

    Planejar uma viagem com antecedência pode evitar muitos imprevistos, que tal planejar seu próximo natal em uma bela viagem pelo continente europeu, confira nossas dica e aproveite.

    Por: Roberta Clarissa Leitel Turismo e Viageml 09/01/2014 lAcessos: 26

    Comments on this article

    5
    NATHY MOREIRA 24/08/2011
    LEGAL VOU FAZER TURISMO
    3
    andreza fernandes 08/08/2011
    e gostei muito desta pesquisa pois consegui fazer meu trabalho e me ajudou bastante valeu !!!!
    3
    Mamadú Suaré 13/04/2011
    o fenomeno da globalizaçao, TURISMO amo-o e o adorooooooooooooo....em frente TURISMOLOGOS.
    3
    Angélica 22/02/2011
    Adoro turismo!!!
    2
    bianca 01/12/2010
    paraaabans palo artigo!!!!!!!!!!!!!!!!muito obeigada,voce me ajudou muito
    2
    maristela 17/11/2010
    olátudo bém meus parabéns pelo artigovc é dez...
    8
    Caroline Alves 16/04/2010
    Oi moça parabéns pelo artigo, mtoo bom msm!
    Criativo inteligente, inovador e principalmente interessante!
    Faça a postagem de novos artigos, ligados ao turismo, que ainda
    é uma atividade n tão valorizada como deveria!!
    Eu estudo turismo e si como é, apesar de ja estar melhorandu bastante!!
    Bj
    2
    Érica Calizia Pinheiro Mateus 03/03/2010
    Bom o turismo é minha vida, gosto de viajar conhecer novos lugares principalmente a história da cidade e o lugar onde posso ficar hospedada,é sempre bom saber também como conhecer as tradições e comidas regionais!!!é isso que eu amo no turismo!!
    3
    Alex Zanichelli 26/01/2010
    Parabéns pelo excelente artigo!
    Aborda todos os pontos positivos e negativos do turismo. Um dos melhores que eu já vi, bem prático e rápido!

    Parabéns, novamente!

    Alex
    2
    VINÍCIUS 25/09/2009
    ANA.. Parabéns pelo artigo! ele ficou bem claro e sucinto, esclarece bem ás pessoas leigas que não sabem o que é o tal do Turismo rsrs... continue brilhantemente escrevendo ....

    "Todo amor que houver nesta vida para você"

    Beijos
    Vinícius Rocha
    3
    HENDY RODRIGUES 25/09/2009
    Ehh Amiga Parabéns pelo Artigo, inteligente, interesante e direto como você...Tenho certeza q essa publicação foi so mais uma de suas conquistas...espero poder participar de tds elas p ter o prazer de te dizer...PARABÉNS..VOCÊ VAI LONGE!!
    Me orgulho mto você!!!

    Bjoss

    Te Amo
    3
    Wellington 16/09/2009
    Parabéns garota!!!!
    É Assim que se chega lá!!!
    Ótimo artigo muito bem redigido, assunto interessante...
    Abraço
    1
    Camila Camargos 16/09/2009
    Ana, ótimo artigo escrever nossas paixões são a forma mais eficaz na busca da felicidade.
    Parabéns pelo artigo ótimo, como sempre. Já estou esperando os próximos hein...
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast