Como Conquistar E Manter Clientes

Publicado em: 25/07/2009 |Comentário: 2 | Acessos: 5,367 |

Hoje, muitas empresas têm buscado desenvolver uma relação de fidelidade cada vez maior para com seus clientes, tendo em vista que uma empresa gasta, em média, cinco vezes mais para atrair novos clientes do que para manter os antigos. Assim, a fidelidade do cliente vale, na maioria dos casos, dez vezes o preço de uma venda isolada.

No passado não existia tanta preocupação em satisfazer plenamente o cliente, uma vez que não havia a mesma concorrência de hoje e os produtos das empresas concorrentes tinham uma qualidade que tendia à semelhança.

É claro que a situação mudou. Em um mercado altamente competitivo é preciso dar ênfase não apenas para a venda, mas também em desenvolver relacionamentos.

Muitos gerentes e vendedores acreditam que o mais importante é fazer vendas, e não há dúvida de que isso é importante, mas efetuar vendas gera receita em curto prazo, enquanto conquistar clientes gera receita a curto, médio e longo prazo.

As empresas estipulam metas atrás de metas na busca por novos clientes e, muitas vezes, pecam em não dar a mesma atenção aos clientes antigos.

Outro erro muito comum é não colocar em prática um conceito de pós-venda. Os vendedores, para atingir metas, empurram a venda, persuadindo e manipulando o cliente. Esse tipo de venda que reprime não ganha clientes, aliás, os afasta, pois uma vez que adquirem um produto somente pelo estado emocional, pelo momento, pela empolgação, tendem a acordar de manhã arrependidos da compra. Muitos sentem-se enganados pelo vendedor e não voltam mais à empresa.

É preciso descobrir exatamente o que o cliente quer ou do que precisa e ver se pode atendê-lo com seu produto ou serviço. Vender gera lucro. Ajudar as pessoas a comprar gera clientes. Gerar clientes é gerar lucro através dos relacionamentos.

Philip Kotler afirma, em Administração de Marketing, que os consumidores que estiverem apenas satisfeitos estarão dispostos a mudar quando surgir uma oferta melhor. Os plenamente satisfeitos estão menos dispostos a mudar, e a alta satisfação ou o encanto cria afinidade emocional com a marca. O resultado será a alta lealdade do consumidor.

Para chegar à excelência, é preciso colocar em prática, atitudes excelentes que geram resultados:

Treine seus colaboradores – Cada vez que um cliente entra em contato com a empresa, sai com uma impressão melhor ou pior a respeito dela. Para o cliente, o funcionário que o atende representa a empresa. Uma pesquisa que investigava por que as empresas perdem clientes constatou o seguinte:

» 3% se mudam.
» 5% desenvolvem outros contatos.
» 9% mudam por razões competitivas.
» 14% estão descontentes com o produto.
» 69% deixam de ser clientes devido a uma atitude de indiferença em relação a eles, por parte do proprietário, do gerente ou de algum funcionário.

É preciso treiná-los para um atendimento de excelência, mas é preciso também valorizá-los e gratificá-los. Somente um funcionário satisfeito com a empresa conseguirá um resultado extraordinário no atendimento aos clientes.

Personalize o atendimento e descubra o que o cliente deseja – Desenvolva um relacionamento especial com seus clientes e trate cada um deles de forma diferenciada. Os clientes compram sua satisfação pessoal e soluções para problemas.

O grande objetivo é saber como oferecer exatamente o que o cliente precisa. Para isso, é preciso avaliar ao máximo o perfil de cada um e personalizar o atendimento de acordo com a preferência do cliente.

Ofereça algo que ninguém mais ofereça. Cada cliente é um indivíduo especial e deseja ser tratado como tal, por isso descubra e satisfaça suas necessidades.

Vários aspectos influenciarão na sua compra: sua personalidade, desejos e razões. E, na medida em que você o tratar como alguém especial e ajudá-lo a resolver os problemas, eles continuarão sendo clientes fiéis.

Obtenha feedback freqüentemente – Em média, uma empresa ouve apenas 4% de seus clientes insatisfeitos. Os outros 96% nunca irão reclamar para sua empresa que estão insatisfeitos ou que foram mal atendidos. Eles simplesmente não voltam e você não tem a chance de descobrir em que errou e como fazer para melhorar.

Por isso, procure sempre avaliar a satisfação de seus clientes e ex-clientes. É preciso saber por que perdeu aquele cliente. Ouça os 4% que reclamaram para você, pois eles podem estar lhe dando uma chance para reconquistá-lo e para que a empresa melhore.

Segundo Michael Le Boeuf, autor de Como Conquistar Clientes e Mantê-los para Sempre, 70% dos clientes que reclamaram comprarão novamente de você, se resolver o problema em favor deles, e 95% comprarão novamente se o problema for resolvido imediatamente.

Encante o cliente – Faça algo a mais do que o cliente espera. Nesta semana estava com um amigo em Curitiba. Fazia muito calor e eu, então, dei a idéia de tomarmos algo gelado para saciar a sede. No mesmo instante que sugeri, Ronaldo, meu amigo, disse ter lembrado de um caldo de cana servido na rua que, segundo ele, era o melhor do bairro. Ao chegar lá, havia uma fila de pessoas enquanto outros concorrentes estavam ociosos. Ao chegar percebi o segredo do sucesso daquele pequeno comerciante.

Enquanto seus concorrentes ofereciam o caldo de cana tradicional, aquele senhor, atento às tendências, oferecia a opção de vários sucos de frutas misturados ao caldo de cana. Eu já havia experimentado em alguns lugares o caldo de cana com limão e com abacaxi, mas aquele senhor foi além dos concorrentes e encantava seus clientes oferecendo também a opção de morango, goiaba e outras frutas. Bastou acrescentar alguns centavos, aumentando o leque de opções de frutas para fidelizar sua clientela. Seu diferencial competitivo é a criatividade de surpreender e encantar seus clientes.

Quando surpreende-se o cliente positivamente, você o fideliza. Quando eu estiver novamente naquela região e sentir vontade de tomar um caldo de cana, onde você acha que vou? Independentemente do seu segmento, procure sempre criar novos produtos e serviços, melhorando os já existentes.

Em um mercado tão competitivo e desleal em que grandes empresas compram em grande quantidade, negociando melhor e conseqüentemente vendendo a menor preço, colocando em risco as pequenas empresas, ganhe da concorrência pela qualidade no atendimento e relacionamento com os clientes. Independentemente de onde você trabalha ou de qual seja o segmento da sua empresa, faça o melhor todos os dias para atender às necessidades de seus clientes e encantá-los. Porque a verdade é uma: um cliente satisfeito é a melhor estratégia de negócios.

Matéria publicada no Portal Venda Mais em: 26/03/2007

 

Acesse: www.palestrantedevendas.com.br e  www.diegoberro.com.br

Reprodução autorizada desde que mantida a originalidade do texto, mencionado o autor(Diego Berro), seu mini-currculo  e o site, e comunicada sua utilização através do e-mail: contato@diegoberro.com.br

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/vendas-artigos/como-conquistar-e-manter-clientes-1069229.html

    Palavras-chave do artigo:

    vendas

    ,

    pnl

    ,

    rapport

    Comentar sobre o artigo

    Diego Berro

    Antenado a essas novas descobertas das últimas décadas, as empresas de publicidade tem elaborado campanhas de marketing com mensagens direcionadas a atingir com eficácia, 100% dos clientes em potencial. Como as decisões dos consumidores são mais emocionais, a estratégia é influenciar os sentidos, de preferência todos eles ao mesmo tempo. Trabalhando todos os canais de comunicação em uma só mensagem, é possível despertar o mesmo interesse em todas as pessoas com o mesmo grau de eficácia e ...

    Por: Diego Berrol Negócios> Vendasl 25/07/2009 lAcessos: 2,750 lComentário: 1
    Diego Berro

    Muitos vendedores, no entanto, acreditam no paradigma que preconiza que o bom profissional de vendas é aquele que fala muito, usando de todas as técnicas de persuasão para convencer o cliente a comprar determinado produto ou serviço. Os vendedores que agem assim, muitas vezes não conseguem criar um vinculo baseado na segurança, honestidade e transparência com o cliente, pois seu empenho em querer manipular o cliente à suas idéias gera receio, desconfiança e um relacionamento superficial com...

    Por: Diego Berrol Negócios> Vendasl 25/07/2009 lAcessos: 456
    Diego Berro

    Possivelmente você já tenha ouvido alguém pronunciar a expressão "A melhor resposta é uma pergunta!". Será mesmo? Ora, quem faz perguntas precisas recebe respostas especificas e informações de alta qualidade. E isso não é tudo o que precisamos para levantar as reais necessidades dos clientes, contornar as mais difíceis objeções e vender mais?...

    Por: Diego Berrol Negócios> Vendasl 25/07/2009 lAcessos: 645
    Diego Berro

    Em primeiro lugar, não podemos trabalhar com a possibilidade de perder clientes devido a erros no atendimento. Trabalhamos em um mercado altamente competitivo, em que atender bem não é mais simplesmente um diferencial competitivo, mas um pré-requisito. Ou atende bem ou perde clientes para a concorrência. Se você não atende bem, outras empresas o farão, captando os clientes que poderiam ser fidelizados por sua empresa...

    Por: Diego Berrol Negócios> Vendasl 25/07/2009 lAcessos: 6,994
    Diego Berro

    Uma grande vantagem para as empresas que desenvolvem o marketing de relacionamento de forma adequada é que, mesmo em menor número, os clientes satisfeitos também partilham a sua felicidade em ter comprado na empresa. Perante esta situação, normalmente as pessoas são motivadas a comprar, pois a confiabilidade da empresa já foi experimentada e aprovada por alguém...

    Por: Diego Berrol Negócios> Vendasl 25/07/2009 lAcessos: 568
    João Lessa

    MMN. Descubra as 3 personalidades do MMN e como usar isto para alavancar seus resultados.

    Por: João Lessal Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 22/09/2011 lAcessos: 72
    Tom Coelho

    É comum encontrá-los nos segmentos supermercadista e de autopeças. Talvez eles saibam, talvez não, mas agem como verdadeiros assassinos de empresas.

    Por: Tom Coelhol Notícias & Sociedade> Cotidianol 30/12/2012 lAcessos: 28

    Em minha vivência de líder e liderado em grandes corporações, já vivi os momentos dos mais gratificantes e sublimes aos mais difíceis de minha carreira. Montei equipes, desmontei, remontei, fui "desmontado", elogiei, fui elogiado, celebrado e até fui assediado moralmente...

    Por: Dill Casellal Negócios> Gestãol 17/09/2010 lAcessos: 530
    Escritorcampos

    Nesta obra de auto-ajuda, vamos falar sobre as várias vertentes do sucesso, criadas pelos estudiosos, que num resumo, dá-se pela psicologia prática, no campo do carisma, ou da empatia humana, ou pelo sistema neural de programação social.

    Por: Escritorcamposl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 05/05/2010 lAcessos: 422
    Rejiano Vedovatto

    Definitivamente não existe uma fórmula mágica para o sucesso. Embora muita gente insista em procurar "receitas prontas", sabemos que nossa vida é consequência das nossas decisões e das nossas ações. Em vendas não é diferente. Por ser um ramo de negócios dinâmico, o que parece verdade absoluta hoje, amanhã pode estar ultrapassado. Mesmo com todo este dinamismo, alguns comportamentos inadequados contribuem consideravelmente para o fracasso de uma equipe de Vendas. São eles: ...

    Por: Rejiano Vedovattol Negócios> Vendasl 11/09/2014
    Edison Candido Gonçalves

    Não existe nada pior do que levar um calote. No ramo de venda porta a porta, isso é muito comum. Mas isso agora é coisa do passado. Leia este artigo e descubra porquê.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Negócios> Vendasl 10/09/2014

    Hoje em dia está se tornando cada vez mais comum o uso de porta de aço não somente em comércios, mas também em muitas residências em todo o Brasil, pois este tipo de porta traz muitas vantagens, não somente em relação a segurança, mas também para a estética de sua loja ou casa, sendo que as vantagens não param por aí

    Por: Interupseol Negócios> Vendasl 09/09/2014 lAcessos: 12

    Apesar da inconstância nos resultados do setor de autopeças, a atividade é promissora e requer a adoção de estratégias específicas para alavancar as vendas. E eu enxergo duas formas que possibilitem este incremento. Uma delas se refere ao aumento na frota de automóveis.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 02/09/2014

    A proteção das mãos é uma necessidade para os trabalhadores. Raros são os casos em que um trabalhador não necessite de proteção para as mãos. Portanto, aparentemente, deveria ser uma tarefa muito simples selecionar as luvas de segurança de proteção adequadas já que é tão comum o uso desses produtos, mas infelizmente não é. A segurança do trabalho, em especial a proteção das mãos, não é tão simples assim. Para selecionar a Luva adequada é necessário que um Técnico ou Engenheiro de Segurança comp

    Por: Frankl Negócios> Vendasl 23/08/2014

    O artigo de hoje será dedicado aos gestores de venda. Temos discutido muito sobre métodos e ferramentas que auxiliam os vendedores em seu trabalho, mas como ajudar os gestores? Quais as informações importantes para que eles possam atuar de forma eficaz junto ao time?

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 03/08/2014
    Portais Imobiliarios

    O tema "bolha imobiliária" é controverso, e de acordo com o artigo de um mestre em Gestão e Estratégia de Negócios, onde há uma série de argumentos refutando, ao meons por enquanto, os perigos de uma bolha imobiliária em nosso país.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Vendasl 17/07/2014 lAcessos: 12

    Tenho percebido, com muita frequência, departamentos de RH buscarem gerentes comerciais para dirigir áreas de vendas. Misturar os papéis comerciais e de vendas é um erro mais comum do que se pensa, com consequências ruins para o desempenho das organizações.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 01/07/2014
    Diego Berro

    Há uma tendência generalizada da comoditização de bens e serviços que hoje são facilmente modelados pela concorrência. Por este motivo, é necessário adicionar elementos que tornem suas ofertas mais vantajosas para os clientes....

    Por: Diego Berrol Negócios> Vendasl 13/04/2011 lAcessos: 326
    Diego Berro

    Possivelmente você já tenha ouvido alguém pronunciar a expressão "A melhor resposta é uma pergunta!". Será mesmo? Ora, quem faz perguntas precisas recebe respostas especificas e informações de alta qualidade. E isso não é tudo o que precisamos para levantar as reais necessidades dos clientes, contornar as mais difíceis objeções e vender mais?...

    Por: Diego Berrol Negócios> Vendasl 25/07/2009 lAcessos: 645
    Diego Berro

    Em primeiro lugar, não podemos trabalhar com a possibilidade de perder clientes devido a erros no atendimento. Trabalhamos em um mercado altamente competitivo, em que atender bem não é mais simplesmente um diferencial competitivo, mas um pré-requisito. Ou atende bem ou perde clientes para a concorrência. Se você não atende bem, outras empresas o farão, captando os clientes que poderiam ser fidelizados por sua empresa...

    Por: Diego Berrol Negócios> Vendasl 25/07/2009 lAcessos: 6,994
    Diego Berro

    Uma grande vantagem para as empresas que desenvolvem o marketing de relacionamento de forma adequada é que, mesmo em menor número, os clientes satisfeitos também partilham a sua felicidade em ter comprado na empresa. Perante esta situação, normalmente as pessoas são motivadas a comprar, pois a confiabilidade da empresa já foi experimentada e aprovada por alguém...

    Por: Diego Berrol Negócios> Vendasl 25/07/2009 lAcessos: 568
    Diego Berro

    Antenado a essas novas descobertas das últimas décadas, as empresas de publicidade tem elaborado campanhas de marketing com mensagens direcionadas a atingir com eficácia, 100% dos clientes em potencial. Como as decisões dos consumidores são mais emocionais, a estratégia é influenciar os sentidos, de preferência todos eles ao mesmo tempo. Trabalhando todos os canais de comunicação em uma só mensagem, é possível despertar o mesmo interesse em todas as pessoas com o mesmo grau de eficácia e ...

    Por: Diego Berrol Negócios> Vendasl 25/07/2009 lAcessos: 2,750 lComentário: 1
    Diego Berro

    Muitos vendedores, no entanto, acreditam no paradigma que preconiza que o bom profissional de vendas é aquele que fala muito, usando de todas as técnicas de persuasão para convencer o cliente a comprar determinado produto ou serviço. Os vendedores que agem assim, muitas vezes não conseguem criar um vinculo baseado na segurança, honestidade e transparência com o cliente, pois seu empenho em querer manipular o cliente à suas idéias gera receio, desconfiança e um relacionamento superficial com...

    Por: Diego Berrol Negócios> Vendasl 25/07/2009 lAcessos: 456

    Comments on this article

    0
    katia 18/04/2011
    Eu quero ser a melhor Publicitaria do mundo. Quero conquistar clientes para a minha agencia, e vi que existi várias formar de conquistar clientes.
    1
    Josiane 17/02/2011
    olhaa.. ta dificil aki.. eu não tenho muita experiencia com vendas..por tanto.. estou trabalhando na loja de material de construção e moveis .. poxa ta dificil.. aqui as coisas são um pouco caras.. e os clientes só sabem reclamar do preço.. por mim eu daria o maximo de desconto .... mais aqui só pode 10% aii os clientes sempre falam nossa continua caro.. me ajuda num sei mais oq ue eu façooo :(

    BeijOOo
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast