Como o Vendedor Deve Administrar Seu Tempo

Publicado em: 03/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 120 |

Para muitos Profissionais de Vendas, o maior empecilho para aumentar seus resultados é a falta de tempo para procurar novos Clientes, uma vez que ele perde muito tempo cuidando dos Clientes já existentes. Por isso, alguns curiosos vêm prospectando novas formas de obter esse bem tão precioso do ser humano – o tempo.

Porém, estudiosos vêm afirmando que é impossível encontrar mais tempo, pois não existe onde procurá-lo. O pouco tempo que você tem você está vivendo agora. Logo, não se pode administrá-lo. Então, por dedução lógica só temos uma solução: tomar: _ a decisão consciente de como queremos investir nosso tempo.

Embora pareça relativamente simples, não é; porque as coisas que geralmente evitamos – ou deixamos para depois – são geralmente fundamentais para o desenrolar do nosso futuro. Portanto, veremos abaixo algumas importantes dicas para o profissional de vendas investir seu tempo de forma produtiva, estabelecendo alguns princípios básicos:

·                    Estabeleça seus Objetivos e suas Prioridades: A boa administração do tempo começa com o foco nos seus objetivos - o que você realmente quer atingir. Isso significa colocá-los no papel (porque os objetivos que ficam na sua cabeça, são apenas sonhos). Para os objetivos maiores e mais complexos, quebre-os numa série de passos menores. Faça uma lista escrita do que fazer em cada um desses passos. OBSERVAÇÃO: Uma das razões pelas quais a maioria das pessoas "enrola" na hora de resolver grandes tarefas é essa sensação de incapacidade de enfrentar coisas tão grandes. Realizar um grande objetivo com uma série de etapas menores ·                    Sistema de Planejamento Semanal: Este sistema de administração do tempo exige que você coloque semanalmente todas as suas atividades numa agenda, priorizando-as com ‘A' (as atividades mais importantes), ‘B' para aquelas em segundo plano e ‘C' – atividades pouco importantes – para você manejar de acordo com o tempo disponível. O próximo passo é priorizar as tarefas ‘A' em ordem de importância, agora usando números. Exemplo: A1, A2, A3, etc. Faça a mesma coisa com os objetivos ou tarefas B e C.  faz com que seja muito mais fácil começar. ·                    Priorize sua Lista de "Coisas a Fazer": Você conhece alguém que passe o dia inteiro com pressa, correndo de uma coisa para outra, levemente confusos e perdidos? Isso geralmente ocorre porque essas pessoas tratam todas as coisas que aparecem como igualmente importantes. Como não existem prioridades, não existe foco sobre o que fazer. Essas pessoas não sabem separaro que tem que ser feito (A), do que deveria ser feito (B) e do que seria bom fazer (C). Nem tudo o que fazemos é igualmente importante.  Por exemplo, colocar gasolina no carro tem prioridade 'B', a não ser que você já esteja na reserva - aí, gasolina transforma-se em 'A'.

Pagar o aluguel na data de vencimento é um 'A'. Pagar um mês adiantado pode ser um 'B' ou um 'C', dependendo da sua situação pessoal. Focalize primeiro a lista 'A'. Esqueça todo o resto. Somente depois de completar a lista 'A' é que você deve olhar para a lista 'B'. Muitas pessoas evitam a lista 'A' porque estas geralmente são as tarefas mais complexas e desagradáveis.

Tenha um cuidado todo especial para evitar cair na lista 'C'. Estas são sempre as tarefas mais fáceis e agradáveis. Aqui é que começam as dificuldades, e onde se vê se você realmente tem disciplina. Quando possuir objetivos escritos, ficará surpreendido com que rapidez passará a ser uma pessoa disciplinada. A administração do tempo e a definição de seus principais objetivos na vida andam lado a lado.

  • Administração Pessoal Eficaz: Stephen Covey escreveu que uma Administração eficaz é você ser capaz viver em função dos seus valores, ao contrário de viver em função de seus impulsos e desejos no momento. Ele desenhou uma matriz complexa para planejar atividades baseadas numa missão pessoal, previamente escrita, decidindo quais são suas principais atividades no cumprimento daquela missão; e, depois, planejando suas semanas com antecedência baseando-se nos objetivos profissionais de longo prazo, bem como valores pessoais importantes.

OBSERVAÇÃO: De acordo com Covey, a chave do sistema "é não dar prioridade baseando-se na agenda, mas sim agendar as suas prioridades". Em outras palavras, os projetos importantes que o deixarão mais próximo dos seus principais objetivos devem ser colocados na agenda com antecedência (uma espécie de encontro com você mesmo), junto das atividades importantes e/ou urgentes. Também é uma boa idéia separar um bloco de tempo para resolver especificamente essas atividades. Ao invés de somente dedicar-se a coisas importantes ou urgentes, sua agenda semanal deve também incluir atividades de longo prazo (que, a principio, nunca parecem urgentes). Dessa forma, você estará sempre avançando em direção aos seus sonhos mais importantes.

  • Pastas de cores diferentes: Quando Ronald Reagan era presidente dos EUA, certa vez foi entrevistado por um repórter que notou em cima da mesa, três pastas coloridas que estavam sempre ali. Ao ser questionado, Reagan explicou que a pasta verde continha atividades que precisavam de atenção urgente. AA pasta azul continha informações importantes, e a vermelha era para questões pessoais.
  • Tarefas Inacabadas: Termine completamente uma tarefa antes de começar a próxima. Quando você deixa de lado algo incompleto, essa tarefa continua dentro do seu cérebro, contribuindo com mais coisas dentro da sua cabeça - terminando por provocar uma sensação de confusão. A próxima vez que você pegar um projeto parcialmente realizado, você tem que decidir quais passos precisam ser novamente realizados. Realizar uma série de pequenas tarefas incompletas desperdiça desnecessariamente o seu tempo. Se você completa uma tarefa, você pode esquecê-la, deixando seu cérebro livre para concentrar-se na próxima tarefa.
  • Planeje para Trás:Administração     eficaz do tempo é, basicamente, estabelecer objetivos, com todas as atividades diárias sendo encaradas como pequenos objetivos em si. Decida quais são seus principais objetivos, e você pode trabalhar para trás, levando em consideração anos, meses, semanas, dias e mesmo atividades em cada dia. Esse tipo de planejamento vai sem dúvida organizar a sua vida, conseguindo diariamente objetivos mensuráveis. Imagine que você está construindo uma linda casa de tijolos, com cada tijolo representando um único mini-objetivo importante, contribuindo para a construção definitiva da estrutura.
  • A Tirania do Urgente: E aquelas interrupções que arruínam nosso cronograma? Parece sempre existir alguma coisa clamando pela nossa atenção. Tem sempre alguém interrompendo para pedir uma opinião, ou telefonemas de clientes, amigos e parentes. Embora existam milhares de pequenas interrupções que podem roubar nosso tempo, nenhuma delas têm realmente este poder - a não ser que deixemos.

 

Na imensa maioria das vezes, a maior parte dos 'ladrões de tempo' pode ser colocada de lado até que terminemos a tarefa. Quando estiver sobrecarregado de interrupções, recomendamos que você tente:

  • Simplesmente dizer 'não'.
  • Eliminar itens de baixa prioridade da sua agenda.
  • Delegar ou terceirizar algumas tarefas.
Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/vendas-artigos/como-o-vendedor-deve-administrar-seu-tempo-3603297.html

    Palavras-chave do artigo:

    planejamento

    ,

    produtividade

    ,

    aproveitamento

    Comentar sobre o artigo

    Atualmente, vivemos em um mercado globalizado, que está cada vez mais competitivo, e para isso os gestores têm desafios de imensas proporções, que é deixar a sua empresa ou que administra entre as mais competitivas, produzindo com o menor tempo e custo, obtendo o maior lucro e com investimento em estoque cada vez mais reduzido. Entretanto sabemos que o mundo está com a tecnologia da informação (TI) muito avançada, existem diversos softwares no mercado que estão cada vez mais, auxiliando o gestor

    Por: Flávio R. F. de Camargol Negócios> Administraçãol 13/03/2011 lAcessos: 464
    Cesar Roberto Silva

    Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, duas áreas tão distintas e no cenário atual do mundo corporativo, tão próximas. E tal proximidade não se deu por acaso. Com a velocidade do desenvolvimento das redes de comunicação corporativas, internet e intranets, o conhecimento finalmente encontra caminhos ideais para sua disseminação através de procedimentos, políticas e sistemas de informação implantados pela área de TI e, do autodesenvolvimento e desenvolvimento das pessoas geridas pela área de

    Por: Cesar Roberto Silval Tecnologia> TIl 19/12/2011 lAcessos: 1,363

    Este artigo pretende fazer uma análise crítica dos fatos envolvendo a ciência da logística na Região Norte do Brasil, em particular no Estado do Pará. Objetivou-se com este estudo compreender quais os principais gargalos da estrutura logística do estado. Qual a necessidade de crescimento e os principais pontos para melhorar o desempenho operacional de um estado com dimensões continentais? E qual o papel do profissional de logística na busca do desenvolvimento saudável e necessário da economia

    Por: Márcio Rodrigues dos Santosl Notícias & Sociedade> Polítical 10/02/2010 lAcessos: 894

    Empowerment é uma ação da gestão estratégica que visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações através da delegação de poder. Devemos entender este poder como sendo o resultado do compartilhamento de informações fundamentais sobre o negócio e seus projetos, da delegação de autonomia para a tomada de decisões, e da participação ativa dos colaboradores na gestão do negócio, assumindo responsabilidades e liderança de forma compartilhada.

    Por: Carlos Hilsdorfl Negócios> Gestãol 26/08/2010 lAcessos: 2,005
    Roberto Mizuuti

    Será fornecida uma breve explanação sobre o que, exatamente, é um SIG, e como o mesmo deve ser planejado e implementado bem como os benefícios trazidos pela utilização de um sistema desta natureza no tratamento das informações relativas ao gerenciamento dos recursos hídricos, e como o mesmo pode vir a se tornar uma ferramenta de apoio vital ao processo de tomada de decisão por uma dada entidade detentora de tais recursos.

    Por: Roberto Mizuutil Tecnologia> TIl 25/05/2009 lAcessos: 844

    É um modelo de gestão empresarial fortemente embasado na participação direta dos funcionários, ou seja, na busca do aprimoramento continuo com o envolvimento de todos os funcionários e executivos. Busca qualidade total e dá ênfase ao trabalho em equipe com base no aproveitamento da potencialidade humana.

    Por: Alexandre Portela Barbosa.Mscl Negócios> Administraçãol 28/11/2008 lAcessos: 60,516
    Gabriel Del Grossi

    Analisar casos de empresas quem visam trazer inteligência competitiva para o desenvolvimento de seus produtos, utilizando conceitos de gestão do conhecimento, unindo recursos tecnológicos e humanos para obter grandes resultados no mercado em que atua. Nesse caso também é apresentada a ferramenta Microsoft Office SharePoint Server 2007, onde são destacadas suas funcionalidades e facilidades para a criação de uma base de conhecimento estruturada a fim de contribuir para a gestão da informação.

    Por: Gabriel Del Grossil Tecnologia> Tecnologiasl 21/12/2010 lAcessos: 1,340

    Este artigo apresenta as principais diferenças e semelhanças entre gestão de pessoas e recursos humanos, bem como algumas características que um gestor empresarial precisa ter para desenvolver seu trabalho com êxito.

    Por: Karina Fernandes de Mirandal Carreira> Recursos Humanosl 27/06/2009 lAcessos: 71,802 lComentário: 8
    Sônia Regina Silva Silveira

    O presente artigo pretende demonstrar que o homem, desde os primórdios de sua existência, vem se organizando em sociedades para produzir seu desenvolvimento e melhorar suas condições de vida, relegando muitas vezes as condições da natureza que o abriga e da qual ele sobrevive. Concebe-se o centro do universo e a natureza como sendo algo externo a ele mesmo. Neste processo, torna a natureza um objeto passível de manipulação e conquista, legitimando uma prática de domínio.

    Por: Sônia Regina Silva Silveiral Direitol 01/12/2009 lAcessos: 779

    Instaladas nas estações de metrô, ‘machines magazines' oferecem revistas ao público em formato diferenciado e atrativo Um novo conceito na venda de revistas tem chamado a atenção nos últimos meses: as machines magazines, ou, máquinas de revistas, oferecem ao público diversos títulos editoriais nas estações de metrô da capital paulista. A iniciativa pioneira do Grupo EdiCase - quinto maior em número de exemplares vendidos em banca, com a marca de 10 milhões de exemplares ao a

    Por: mayral Negócios> Vendasl 22/10/2014
    Portais Imobiliarios

    Muitos profissionais do setor imobiliário colocam suas placas e anúncios de imóveis em locais inadequados, e isso pode gerar uma multa de até mil reais.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Vendasl 07/10/2014

    Nesse artigo vou dar umas dicas de como você conseguir melhorar seus resultados em vendas utilizando uma das maiores técnicas de persuasão para vendas offline. Vou fazer também uma comparação entre essa técnica e a técnica de "funil de vendas" muito utilizada no mundo online.

    Por: Marco Auréliol Negócios> Vendasl 30/09/2014
    Luiz Alberto

    Hoje, na conceituada regiao de Rioja (Espanha), se fabrica o melhor dos melhores vinhos do mundo. Chamados também de "ouro liquido", os vinhos dessa regiao (Rioja) conseguem juntar "preço/qualidade", colocando a TOP entre os melhores vinhos do mundo. Aos apaixonados por vinho, meu saludo especial!!! http://luizribas2000.wix.com/le-villes

    Por: Luiz Albertol Negócios> Vendasl 27/09/2014 lAcessos: 11
    buffet villalegre

    Não podemos afirmar 100% que as festas infantis são todas como um sonho de criança! Na maioria das vezes são os próprios pais quem idealizam essas festas para agradar os filhos. Qual pai ou mãe não sonhou em fazer um big festa de aniversário de seu filho de 1 ano?

    Por: buffet villalegrel Negócios> Vendasl 23/09/2014
    Portais Imobiliarios

    Muitas pessoas achavam que após a Copa do Mundo de Futebol no Brasil, os preços dos imóveis iriam ter uma grande desvalorização, mas de acordo com o Presidente do Secovi-SP isso não vai acontecer.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Vendasl 16/09/2014
    Rejiano Vedovatto

    Definitivamente não existe uma fórmula mágica para o sucesso. Embora muita gente insista em procurar "receitas prontas", sabemos que nossa vida é consequência das nossas decisões e das nossas ações. Em vendas não é diferente. Por ser um ramo de negócios dinâmico, o que parece verdade absoluta hoje, amanhã pode estar ultrapassado. Mesmo com todo este dinamismo, alguns comportamentos inadequados contribuem consideravelmente para o fracasso de uma equipe de Vendas. São eles: ...

    Por: Rejiano Vedovattol Negócios> Vendasl 11/09/2014
    Edison Candido Gonçalves

    Não existe nada pior do que levar um calote. No ramo de venda porta a porta, isso é muito comum. Mas isso agora é coisa do passado. Leia este artigo e descubra porquê.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Negócios> Vendasl 10/09/2014 lAcessos: 39
    Julio Cesar S. Santos

    Qual o Nível de Importância do Treinamento na Sua Organização? Treinamento é Considerado um Investimento ou Custo?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Negócios> Gestãol 07/11/2013 lAcessos: 33
    Julio Cesar S. Santos

    Como Está a Facilidade de Compra Para Novos Consumidores? Como Monitorar os Consumidores Fiéis às Marcas, Quanto ao Ataque de Concorrentes Sérios?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 28/09/2013 lAcessos: 29
    Julio Cesar S. Santos

    Quem Deve Ser o Responsável Pela Previsão de Vendas Numa Organização? A Área de Vendas ou de Marketing?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 20/09/2013 lAcessos: 32
    Julio Cesar S. Santos

    É Possível Transformar Produtos Regionais em Marcas Globalizadas? Qual é o Papel da Comunicação Nesse Processo? A Comunicação Vende Produtos ou Marcas?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidadel 27/08/2013 lAcessos: 28
    Julio Cesar S. Santos

    Como Construir a Amplitude de Uma Marca? O Que é Arquitetura da Marca? Os Investimentos São Fundamentais Nessa Construção?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 24/08/2013 lAcessos: 26
    Julio Cesar S. Santos

    Qual Era a Posição dos Americanos em Relação aos Produtos Defeituosos? Qual a Importância de Deming e Juran Para a Qualidade Total? O Que os Japoneses Fizeram Pela Qualidade?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Negócios> Administraçãol 21/08/2013 lAcessos: 36
    Julio Cesar S. Santos

    O Sucesso de Uma Organização Está Ligado ao Seu Gerenciamento? Quais as Qualidades Essenciais do Manager? Veja Algumas Decisões Acertadas e Outras Nem Tanto

    Por: Julio Cesar S. Santosl Carreira> Gestão de Carreiral 23/07/2013 lAcessos: 29
    Julio Cesar S. Santos

    No livro "Como Afundar Sua Empresa" os autores Bruce Nash e Alla Zullo fazem um levantamento dos principais erros de marketing que provocaram prejuízos a grandes organizações, mostrando uma coleção de promoções mal calculadas e lançamentos fracassados, causados pelas trapalhadas de seus profissionais de marketing.

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 14/07/2013 lAcessos: 32
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast