Como transformar CRM numa máquina de vendas eficiente

Publicado em: 02/04/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 64 |

Por Enio Klein, gerente geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil e professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo

Desde que o CRM passou a fazer parte do nosso vocabulário, a partir da segunda metade da década de 1990, a frase "manter relacionamentos lucrativos com seus clientes" se tornou cotidiana no mantra empresarial. Mas como tornar estes relacionamentos lucrativos? Se o investimento feito para trazer o cliente para perto não for transformado em fonte de receita e geração de lucros para a organização, parece-me um desperdício de dinheiro e esforço. E como transformar este investimento em receita e lucro? Vendendo mais. Não existe outra forma.

Uma das formas de vender mais é ampliar os negócios na própria base de clientes. Upselling e crossselling são as expressões mágicas trazidas do inglês que significam, respectivamente, vender produtos novos ou produtos relacionados ao que já possui. Parece claro que um bom relacionamento com clientes poderá ajudar bastante. O apoio do CRM, neste caso, é decisivo. Mas será suficiente?  Em muitos casos, sim, a satisfação do cliente e o bom relacionamento são o bastante para garantir a venda.

Contudo, em várias situações, a venda não é determinada apenas pela qualidade do relacionamento ou por um cliente satisfeito. É quando o trabalho do vendedor é necessário para que a venda se efetive. Vender na base garante a manutenção nos níveis de receita e até um crescimento vegetativo. No entanto, o desafio do crescimento está nos novos mercados e novos clientes. Mas onde encontrar os novos clientes?

A prospecção e geração de oportunidades têm no CRM um forte aliado. Segmentar, gerenciar campanhas, qualificar oportunidades e estabelecer o relacionamento são atividades decisivas. Mas tudo pode dar em água, se as oportunidades e respectivos ciclos de venda não forem gerenciados de forma adequada. Neste caso, também é o trabalho do vendedor que fará a diferença no cenário da venda competitiva. Mas onde o CRM poderá ajudar as equipes de vendas a serem mais precisas e assertivas?

Os aplicativos para CRM, em geral, tratam o processo de vendas como uma sequência de pontos de controle chamados de milestones para os quais são definidas as atividades cuja execução é essencial à sua conclusão. Quanto mais se avança, as chances de ganhar aumentam: essa é a premissa destes modelos. Embora possam funcionar bem para determinados tipos de vendas, na maior parte dos casos não são aderentes ao dia a dia dos vendedores. Os processos de compra dos clientes evoluem e reconhecer isto quebra a estrutura dos pontos de controle.

Embora bem compatível aos processos administrativos de venda em geral, estes métodos não permitem aos vendedores reagir adequadamente aos movimentos do cliente, estabelecer estratégias diferenciadas e administrar o risco do processo. Afinal vender, tal como investir no mercado financeiro, é um jogo de chances e riscos. Ao não fornecer às equipes as funcionalidades adequadas, o CRM perde a adesão dos vendedores que simplesmente o usa como ferramenta administrativa e não como instrumento de vendas. Perde-se, com isso, a acurácia das previsões, a assertividade nos processos de venda e a efetividade nos negócios.

É um erro atribuir esta baixa adesão somente à eventual rebeldia das forças de venda ou mesmo à falta de treinamento.  O portal CSO Insights, em uma pesquisa realizada este ano, confirmou que a adoção do CRM pelos usuários de vendas está relacionada a um bom programa de treinamento. Mas não é só isso. Os resultados somente aparecem quando há integração aos processos e métodos de vendas efetivos. CRM e a automação de vendas (Sales Force Automation – SFA), entendendo esta última como a incorporação do gerenciamento de processos de vendas através de métodos comprovadamente eficazes, são faces da mesma moeda. E moedas só têm calor se cunhadas dos dois lados. Vocês já pensaram nisto?

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/vendas-artigos/como-transformar-crm-numa-maquina-de-vendas-eficiente-6531904.html

    Palavras-chave do artigo:

    enio klein

    ,

    vendas

    ,

    salesways

    Comentar sobre o artigo

    De tempos em tempos, é comum algumas equipes de vendas reavaliarem suas carteiras de clientes. Neste momento, confunde-se conta com oportunidade, prospecção com vendas e, na maior parte das vezes, cria-se expectativas de receitas muito maiores do que as que irão se realizar.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Gestãol 24/09/2013 lAcessos: 34

    O paradoxo do "ovo e da galinha" tem uma de suas aplicações mais fidedignas quando tentamos mensurar a influência relativa entre o marketing e as vendas. Enquanto alguns especialistas insistem que o CRM ajuda no crescimento das vendas, outros afirmam que as informações não existiriam se não fossem os processos de venda. Quem está certo?

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 03/09/2013 lAcessos: 33

    Ao falarmos no futuro das vendas, é imprescindível olharmos antes o presente. E o presente não é muito animador, se constatarmos que os dois instrumentos mais utilizados pelos gestores de venda para a obtenção de resultados são a informação e a pressão.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 21/05/2013 lAcessos: 31

    O que mais deverá influenciar e modificar o ambiente de vendas para os próximos anos é a mudança da abordagem, na forma e no método. Hoje, ela é baseada no princípio já sedimentado de que venda no varejo é uma questão de manobrar o impulso do cliente. Basta um vendedor educado, simpático e convincente para fazer a venda

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 10/09/2013 lAcessos: 36

    Conversando com um grupo de alunos sobre qual a melhor estratégia para montar equipes de vendas, veio um comentário inesperado: "no meu time ideal, todos seriam iguais ao Messi".

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 01/10/2013 lAcessos: 25

    Tenho percebido, com muita frequência, departamentos de RH buscarem gerentes comerciais para dirigir áreas de vendas. Misturar os papéis comerciais e de vendas é um erro mais comum do que se pensa, com consequências ruins para o desempenho das organizações.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 01/07/2014 lAcessos: 30

    Acompanhando a onda das previsões que sempre aparecem nesta época, vamos olhar para frente e procurar entender o que os próximos anos irão exigir dos profissionais de vendas. Larry Wilson, autor e coautor de livros importantes na área de vendas, menciona que "a revolução dos negócios está varrendo muitas das formas tradicionais de interagir com clientes. Se não abraçarmos o futuro, seremos deixados para trás".

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 13/01/2015 lAcessos: 13

    As atividades envolvidas no planejamento de vendas ocorrem em dois momentos. O primeiro, e muito importante, acontece (normalmente) no início de cada ano, um pouco antes do chamado período de planejamento. Algumas empresas chamam essa fase de orçamento de vendas, ou budget, em inglês

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 24/06/2014 lAcessos: 46

    Ter uma boa rede de relacionamentos é fundamental no universo das vendas. Os resultados alcançados pelo vendedor dependem muito das relações que são criadas e mantidas ao longo dos anos. Para isso, é preciso apostar na gestão dos contatos.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 01/04/2014 lAcessos: 40

    A pergunta que mais ouço em minhas consultorias é como aumentar as vendas, já fiz de tudo mas o resultado não aparece. Aí pergunto onde está seu foco? Você está realmente comprometido com os resultados ou dispersa sua energia em várias ações ao dia. Diante dos obstáculos do dia a dia para o alcance das metas, destaco 10 dicas para aumentar suas vendas...

    Por: Cleversonl Negócios> Vendasl 13/04/2015 lAcessos: 11
    Edjasto Ferreira

    Você deve estar curioso em saber por que este artigo tem o titulo "Muito além das vendas". Antes de sanar sua curiosidade, tenho algumas perguntas.

    Por: Edjasto Ferreiral Negócios> Vendasl 09/03/2015 lAcessos: 12
    RONALDO VAZ

    SACADAS GENIAL, SIMPLES E EFICIENTE... Se se você é vendedor, Não deixe de ler esse texto. Nesse texto, o psicólogo Ronaldo Vaz expõe o resultado de um estudo sobre a PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR. É uma verdadeira aula de VENDAS. Conheça a melhor técnica de vendas que existe.

    Por: RONALDO VAZl Negócios> Vendasl 08/03/2015 lAcessos: 19
    michelly bonifacio

    Você sabe, nem sempre um alto índice de visitas em uma loja virtual significa necessariamente um alto índice de vendas. Mas, o que fazer então para aumentar a taxa de conversão? Tenha você uma loja virtual com poucas ou muitas visualizações diárias, se seguir este guia com 7 dicas tenha a certeza que com certeza suas taxas de vendas irão aumentar consideravelmente.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Vendasl 02/03/2015 lAcessos: 17
    michelly bonifacio

    Assim como a psicologia pode interferir no processo de vendas fazendo com que ao aplicar um simples conceito, venda-se mais e mais rapidamente, assim também funciona no processo de precificação. Afinal, o marketing e a psicologia andam juntos. Descubra então, os 3 Princípios Psicológicos Infalíveis de Estratégias de Preços para Aumentar a sua Taxa de Vendas.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Vendasl 02/03/2015
    RONALDO VAZ

    Segundo Robert Cialdine, que é doutor em psicologia social pela Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, e um dos maiores especialistas em vendas do mundo, existem 3 tipos básicos de vendedores: O ruim O bom O excelente

    Por: RONALDO VAZl Negócios> Vendasl 26/02/2015 lAcessos: 16
    Edson

    Procura uma resposta pela qual você não está vendendo bem? Vender não é fácil, e o que dizer de estar vendendo bem. As vendas estão cada vez mais difícil, são muitos concorrentes, os clientes estão cada vez mais exigentes e o vendedor acaba cometendo alguns erros que o faz com que ele não esteja vendendo bem.

    Por: Edsonl Negócios> Vendasl 26/02/2015

    Série de dicas para tornar a venda do imóvel mais fácil, tornando o caminho para a negociação de sua casa ou apartamento mais curto, diminuindo empecilhos para o futuro comprador.

    Por: Lucianol Negócios> Vendasl 16/02/2015 lAcessos: 12

    Desde que comecei a trabalhar na área de TI e Telecom, muitas pessoas me perguntam: "mas, afinal, o que realmente faz um gerente de projetos?". Minha resposta, normalmente, é: "gerente de projetos é quem trabalha para garantir que tudo aconteça da forma planejada, no tempo planejado, com os recursos e custos planejados, e tenha o resultado esperado". Simples, não é? E é nessa hora que eu recebo um sorriso e o comentário de volta: "ah, legal, mas isso é meio impossível, não é?"

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Ger. de Projetosl 09/04/2015

    A LC Restaurantes, especializada em refeições corporativas, realizou seu primeiro Evento Itinerante no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. O projeto do Evento Itinerante inclui a implantação, nos restaurantes de seus clientes, de um cardápio rotativo, de diversas gastronomias, com opções para o cliente usufruir durante as refeições.

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 09/04/2015

    Em cidades como São Paulo, onde o trânsito é caótico, o transporte público é ruim e as distâncias são grandes, pensar em reuniões utilizando a tecnologia da internet é cada vez mais sensato. Imaginar pessoas se deslocando, saindo de seus locais de trabalho ou de suas casas para outros bairros para assistir a um curso presencial pode ser um transtorno que, muitas vezes, prejudica o próprio aprendizado.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Negócios Onlinel 03/03/2015

    Sempre que precisamos resolver algo, a coisa mais comum é analisarmos nossas próprias expertises. Outra coisa que pensamos é no "custo do problema", seja por questões financeiras, práticas e até de tempo. Pode não parecer, mas, neste momento, já iniciamos o processo decisório que irá determinar a solução do problema. Não importa como, buscamos a solução

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Gestãol 03/03/2015 lAcessos: 39

    A VAULT, empresa especializada em Barreiras Físicas de Alta Segurança (Equipamentos Blindados, Bollards e Projetos Especiais) e Sistemas Integrados de Segurança (Controle de Acesso, CFTV e Alarmes), participará da ISC Brasil 2015, feira internacional de segurança eletrônica, que será realizada nos dias 10, 11 e 12 de março, das 13h às 20h, no Pavilhão Verde do Expo Center Norte, em São Paulo.

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 24/02/2015

    Acompanhando a onda das previsões que sempre aparecem nesta época, vamos olhar para frente e procurar entender o que os próximos anos irão exigir dos profissionais de vendas. Larry Wilson, autor e coautor de livros importantes na área de vendas, menciona que "a revolução dos negócios está varrendo muitas das formas tradicionais de interagir com clientes. Se não abraçarmos o futuro, seremos deixados para trás".

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 13/01/2015 lAcessos: 13

    A LC Restaurantes, especializada em refeições corporativas, inaugurou mais um restaurante para o Grupo MercadoCar, loja de peças e acessórios para veículos; desta vez, no bairro do Tucuruvi, zona norte de São Paulo. A LC já havia implantado um restaurante em cada uma das outras lojas da Rede (em Santo Amaro e Pirituba, ambas também em São Paulo).

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 13/01/2015 lAcessos: 13

    Estamos nos aproximando do início de 2015 e, em muitas empresas, do começo do novo ano fiscal. Neste momento, as equipes de vendas, ao mesmo tempo em que trabalham no fechamento dos números do ano que se encerra, começam a trabalhar nos objetivos de receita para o próximo ano.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 16/12/2014 lAcessos: 18
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast