Como transformar CRM numa máquina de vendas eficiente

Publicado em: 02/04/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 47 |

Por Enio Klein, gerente geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil e professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo

Desde que o CRM passou a fazer parte do nosso vocabulário, a partir da segunda metade da década de 1990, a frase "manter relacionamentos lucrativos com seus clientes" se tornou cotidiana no mantra empresarial. Mas como tornar estes relacionamentos lucrativos? Se o investimento feito para trazer o cliente para perto não for transformado em fonte de receita e geração de lucros para a organização, parece-me um desperdício de dinheiro e esforço. E como transformar este investimento em receita e lucro? Vendendo mais. Não existe outra forma.

Uma das formas de vender mais é ampliar os negócios na própria base de clientes. Upselling e crossselling são as expressões mágicas trazidas do inglês que significam, respectivamente, vender produtos novos ou produtos relacionados ao que já possui. Parece claro que um bom relacionamento com clientes poderá ajudar bastante. O apoio do CRM, neste caso, é decisivo. Mas será suficiente?  Em muitos casos, sim, a satisfação do cliente e o bom relacionamento são o bastante para garantir a venda.

Contudo, em várias situações, a venda não é determinada apenas pela qualidade do relacionamento ou por um cliente satisfeito. É quando o trabalho do vendedor é necessário para que a venda se efetive. Vender na base garante a manutenção nos níveis de receita e até um crescimento vegetativo. No entanto, o desafio do crescimento está nos novos mercados e novos clientes. Mas onde encontrar os novos clientes?

A prospecção e geração de oportunidades têm no CRM um forte aliado. Segmentar, gerenciar campanhas, qualificar oportunidades e estabelecer o relacionamento são atividades decisivas. Mas tudo pode dar em água, se as oportunidades e respectivos ciclos de venda não forem gerenciados de forma adequada. Neste caso, também é o trabalho do vendedor que fará a diferença no cenário da venda competitiva. Mas onde o CRM poderá ajudar as equipes de vendas a serem mais precisas e assertivas?

Os aplicativos para CRM, em geral, tratam o processo de vendas como uma sequência de pontos de controle chamados de milestones para os quais são definidas as atividades cuja execução é essencial à sua conclusão. Quanto mais se avança, as chances de ganhar aumentam: essa é a premissa destes modelos. Embora possam funcionar bem para determinados tipos de vendas, na maior parte dos casos não são aderentes ao dia a dia dos vendedores. Os processos de compra dos clientes evoluem e reconhecer isto quebra a estrutura dos pontos de controle.

Embora bem compatível aos processos administrativos de venda em geral, estes métodos não permitem aos vendedores reagir adequadamente aos movimentos do cliente, estabelecer estratégias diferenciadas e administrar o risco do processo. Afinal vender, tal como investir no mercado financeiro, é um jogo de chances e riscos. Ao não fornecer às equipes as funcionalidades adequadas, o CRM perde a adesão dos vendedores que simplesmente o usa como ferramenta administrativa e não como instrumento de vendas. Perde-se, com isso, a acurácia das previsões, a assertividade nos processos de venda e a efetividade nos negócios.

É um erro atribuir esta baixa adesão somente à eventual rebeldia das forças de venda ou mesmo à falta de treinamento.  O portal CSO Insights, em uma pesquisa realizada este ano, confirmou que a adoção do CRM pelos usuários de vendas está relacionada a um bom programa de treinamento. Mas não é só isso. Os resultados somente aparecem quando há integração aos processos e métodos de vendas efetivos. CRM e a automação de vendas (Sales Force Automation – SFA), entendendo esta última como a incorporação do gerenciamento de processos de vendas através de métodos comprovadamente eficazes, são faces da mesma moeda. E moedas só têm calor se cunhadas dos dois lados. Vocês já pensaram nisto?

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/vendas-artigos/como-transformar-crm-numa-maquina-de-vendas-eficiente-6531904.html

    Palavras-chave do artigo:

    enio klein

    ,

    vendas

    ,

    salesways

    Comentar sobre o artigo

    De tempos em tempos, é comum algumas equipes de vendas reavaliarem suas carteiras de clientes. Neste momento, confunde-se conta com oportunidade, prospecção com vendas e, na maior parte das vezes, cria-se expectativas de receitas muito maiores do que as que irão se realizar.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Gestãol 24/09/2013 lAcessos: 27

    O paradoxo do "ovo e da galinha" tem uma de suas aplicações mais fidedignas quando tentamos mensurar a influência relativa entre o marketing e as vendas. Enquanto alguns especialistas insistem que o CRM ajuda no crescimento das vendas, outros afirmam que as informações não existiriam se não fossem os processos de venda. Quem está certo?

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 03/09/2013 lAcessos: 29

    Ao falarmos no futuro das vendas, é imprescindível olharmos antes o presente. E o presente não é muito animador, se constatarmos que os dois instrumentos mais utilizados pelos gestores de venda para a obtenção de resultados são a informação e a pressão.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 21/05/2013 lAcessos: 20

    O que mais deverá influenciar e modificar o ambiente de vendas para os próximos anos é a mudança da abordagem, na forma e no método. Hoje, ela é baseada no princípio já sedimentado de que venda no varejo é uma questão de manobrar o impulso do cliente. Basta um vendedor educado, simpático e convincente para fazer a venda

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 10/09/2013 lAcessos: 28

    Conversando com um grupo de alunos sobre qual a melhor estratégia para montar equipes de vendas, veio um comentário inesperado: "no meu time ideal, todos seriam iguais ao Messi".

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 01/10/2013 lAcessos: 22

    Tenho percebido, com muita frequência, departamentos de RH buscarem gerentes comerciais para dirigir áreas de vendas. Misturar os papéis comerciais e de vendas é um erro mais comum do que se pensa, com consequências ruins para o desempenho das organizações.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 01/07/2014 lAcessos: 14

    As atividades envolvidas no planejamento de vendas ocorrem em dois momentos. O primeiro, e muito importante, acontece (normalmente) no início de cada ano, um pouco antes do chamado período de planejamento. Algumas empresas chamam essa fase de orçamento de vendas, ou budget, em inglês

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 24/06/2014 lAcessos: 27

    Ter uma boa rede de relacionamentos é fundamental no universo das vendas. Os resultados alcançados pelo vendedor dependem muito das relações que são criadas e mantidas ao longo dos anos. Para isso, é preciso apostar na gestão dos contatos.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 01/04/2014 lAcessos: 29

    O artigo de hoje será dedicado aos gestores de venda. Temos discutido muito sobre métodos e ferramentas que auxiliam os vendedores em seu trabalho, mas como ajudar os gestores? Quais as informações importantes para que eles possam atuar de forma eficaz junto ao time?

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 03/08/2014 lAcessos: 11
    Portais Imobiliarios

    Muitos profissionais do setor imobiliário colocam suas placas e anúncios de imóveis em locais inadequados, e isso pode gerar uma multa de até mil reais.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Vendasl 07/10/2014

    Nesse artigo vou dar umas dicas de como você conseguir melhorar seus resultados em vendas utilizando uma das maiores técnicas de persuasão para vendas offline. Vou fazer também uma comparação entre essa técnica e a técnica de "funil de vendas" muito utilizada no mundo online.

    Por: Marco Auréliol Negócios> Vendasl 30/09/2014
    Luiz Alberto

    Hoje, na conceituada regiao de Rioja (Espanha), se fabrica o melhor dos melhores vinhos do mundo. Chamados também de "ouro liquido", os vinhos dessa regiao (Rioja) conseguem juntar "preço/qualidade", colocando a TOP entre os melhores vinhos do mundo. Aos apaixonados por vinho, meu saludo especial!!! http://luizribas2000.wix.com/le-villes

    Por: Luiz Albertol Negócios> Vendasl 27/09/2014 lAcessos: 11
    buffet villalegre

    Não podemos afirmar 100% que as festas infantis são todas como um sonho de criança! Na maioria das vezes são os próprios pais quem idealizam essas festas para agradar os filhos. Qual pai ou mãe não sonhou em fazer um big festa de aniversário de seu filho de 1 ano?

    Por: buffet villalegrel Negócios> Vendasl 23/09/2014
    Portais Imobiliarios

    Muitas pessoas achavam que após a Copa do Mundo de Futebol no Brasil, os preços dos imóveis iriam ter uma grande desvalorização, mas de acordo com o Presidente do Secovi-SP isso não vai acontecer.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Vendasl 16/09/2014
    Rejiano Vedovatto

    Definitivamente não existe uma fórmula mágica para o sucesso. Embora muita gente insista em procurar "receitas prontas", sabemos que nossa vida é consequência das nossas decisões e das nossas ações. Em vendas não é diferente. Por ser um ramo de negócios dinâmico, o que parece verdade absoluta hoje, amanhã pode estar ultrapassado. Mesmo com todo este dinamismo, alguns comportamentos inadequados contribuem consideravelmente para o fracasso de uma equipe de Vendas. São eles: ...

    Por: Rejiano Vedovattol Negócios> Vendasl 11/09/2014
    Edison Candido Gonçalves

    Não existe nada pior do que levar um calote. No ramo de venda porta a porta, isso é muito comum. Mas isso agora é coisa do passado. Leia este artigo e descubra porquê.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Negócios> Vendasl 10/09/2014 lAcessos: 33

    Hoje em dia está se tornando cada vez mais comum o uso de porta de aço não somente em comércios, mas também em muitas residências em todo o Brasil, pois este tipo de porta traz muitas vantagens, não somente em relação a segurança, mas também para a estética de sua loja ou casa, sendo que as vantagens não param por aí

    Por: Interupseol Negócios> Vendasl 09/09/2014 lAcessos: 24

    A LC Restaurantes, especializada em refeições corporativas, deu início a um projeto para alinhamento de uma estrutura corporativa que preza pela sustentabilidade nas atividades diárias. Para a realização deste projeto, a LC contratou o consultor e Sócio-Diretor da G,LM Assessoria Empresarial, Lívio Giosa

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 15/10/2014

    Apesar da inconstância nos resultados do setor de autopeças, a atividade é promissora e requer a adoção de estratégias específicas para alavancar as vendas. E eu enxergo duas formas que possibilitem este incremento. Uma delas se refere ao aumento na frota de automóveis.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 02/09/2014

    Há três anos, a LC Restaurantes, especializada em refeições corporativas, realizou o projeto de reestruturação do restaurante dos colaboradores do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 02/09/2014

    A fase da pré-adolescência, que engloba a faixa dos 10 aos 13 anos, não é um momento fácil. O período é de imensas transformações que mexem tanto com o lado físico como o psicológico, quando há maior interesse pela sexualidade, ainda que o fluxo mental continue mantendo-se no nível do brincar.

    Por: Flávia Ghiurghil Lar e Família> Adolescentesl 02/09/2014

    O crescente uso da internet pela população (em 2011, o número de usuários chegou a oitenta milhões, sendo que metade já fazia uso de blogs, microblogs e redes sociais) fez crescer os olhos das empresas. Afinal, boa parte de clientes e potenciais clientes poderiam estar presentes ali.

    Por: Flávia Ghiurghil Internet> Blogsl 12/08/2014

    Ao ser fundada, em 1989, a LC Restaurantes estabeleceu parceria com o Grupo Pão de Açúcar fornecendo, a princípio, refeições aos colaboradores do Centro de Distribuição CD1, localizado na Rodovia Anhanguera em Osasco. Com sua filosofia de alta performance em qualidade, iniciou, em 1990, os serviços de rotisserie/pratos prontos para venda ao varejo nas lojas Pão de Açúcar e, hoje, atende a 90 lojas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 12/08/2014

    A LC Restaurantes, especializada em refeições corporativas, tem tido excelentes resultados com o Projeto de Gerenciamento e Reciclagem de Resíduos, criado em abril deste ano. Também chamado de QSMS (sigla de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde), o projeto visa minimizar os impactos ambientais no Centro de Distribuição, no loteamento Cabiúnas, em Macaé, no norte do Rio de Janeiro

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 05/08/2014

    A VAULT, empresa especializada em Barreiras Físicas de Alta Segurança (Equipamentos Blindados, Bollards e Projetos Especiais) e Sistemas Integrados de Segurança (Controle de Acesso, CFTV e Alarmes), obteve crescimento de 30% no primeiro semestre de 2014, o dobro do registrado no mesmo período do ano anterior.

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 03/08/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast