Conquiste Clientes Através Do Follow-Up

Publicado em: 12/03/2008 |Comentário: 6 | Acessos: 35,261 |

CONQUISTE CLIENTES ATRAVÉS DO FOLLOW-UP

Grande parte dos vendedores é especialista em dizer que o seu segmento de vendas é diferente. Por essa razão os seus clientes também têm características especiais. Mas esses vendedores são unânimes em afirmar que no seu ramo o cliente ainda prefere o preço, não levando em consideração muitos esforços que são feitos por eles.

Será que isso é verdadeiro mesmo? E o que está sendo feito em vão? Como está sendo o atendimento? É feito um trabalho de pós-venda para saber se os clientes estão satisfeitos? Será que as reclamações dos clientes estão sendo resolvidas prontamente? Os clientes estão sendo contatados constantemente? As promessas feitas pelo vendedor estão sendo cumpridas?

Isso é um caso a pensar, porque, na verdade, diferentes são os vendedores que colocam na cabeça que a diferença está no segmento ou no cliente. E enquanto estiverem raciocinando assim vão perdendo vendas e clientes. O que ocorre é que muitos profissionais são resistentes à mudança e vão permanecer agindo do mesmo modo durante toda a vida, mas sem sucesso.

Os vendedores que consideram seus segmentos e clientes diferentes geralmente não têm tempo para nada, somente para vender, estando aí o grande erro. Acham que vender é fazer com que o cliente compre logo no primeiro contato. Estão sempre forçando a barra para não perderem a viagem, mas perdem a venda. Por serem focados somente em produtos, colocam os seus interesses acima das necessidades dos clientes.

Por outro lado, os vendedores profissionais agem de modo diferente, pois sabem que a venda dificilmente será concretizada no primeiro contato. Que são necessárias em média cinco visitas para fazer o primeiro negócio com um cliente novo. Enquanto isso, muitos vendedores desistem da continuidade do negócio, ficando a maior fatia de bons clientes para os verdadeiros profissionais de vendas.


A melhor maneira de dar continuidade ao processo da conquista de clientes é através de um bom trabalho de follow-up. Mas o que é isso? Por que fazer? Como fazer? São perguntas que, lamentavelmente, somente poucos vendedores têm as respostas. São os profissionais. Aí está a chave para descobrir se a diferença está no segmento ou no vendedor.

Follow-up em vendas significa acompanhamento, continuidade, dar seguimento às ações iniciadas ou implantadas pelo vendedor durante o processo até a sua concretização. Muitos iniciam o processo, mas por acharem que o cliente não vai comprar, ou mesmo por relaxo, não dão continuidade, deixando a venda de mão beijada para o concorrente qualificado.

Um bom trabalho de follow-up requer ações simples e fáceis de serem colocadas em prática. É apenas necessário que o vendedor se conscientize de que a venda é um processo que tem início, meio e sem fim. O que é fim para a maioria é o início da próxima venda para os profissionais. Porque estão sempre atentos a tudo que ocorre no processo, acompanhando-o passo a passo para que o final seja vitorioso. Vejamos algumas ações:

Após visitar um provável cliente, o vendedor deve mandar uma mensagem de agradecimento, mesmo que a recepção não tenha sido como desejava.

Ao trocar cartões de visitas, é importante fazer algumas anotações no cartão do prospect e depois manter um novo contato para troca de mais informações sobre interesses de ambas as partes. Mas é fundamental que o vendedor tenha sempre em mãos o seu cartão de visita, pois a velha desculpa de que esqueceu (bastante comum) não cola mais.

Enviar folderes ou outro material sobre seus produtos e serviços, via mala direta, assim como informações sobre novos produtos, promoções, amostras para testes etc., também é uma boa maneira de dar continuidade ao processo da venda.

Sempre agradecer pela indicação de um novo cliente, bem como pelas reclamações dos clientes existentes. O cliente que reclama nunca deve ser considerado um chato, mas um consultor gratuito, pois, ao apontar erros, está dando uma oportunidade para o vendedor melhorar seus serviços. Deve ser tratado de modo especial, assim como todos os outros.

Ligar para o cliente após a realização da venda para saber se ficou satisfeito com o produto ou serviço e também se deseja alguma ação de suporte. É uma maneira de demonstrar ao cliente que ele não será abandonado, que há interesse nele e não somente na venda.

Cumprimentar o cliente pela passagem do seu aniversário ou datas especiais é importantíssimo, pois humaniza e estreita relacionamentos.

É importante lembrar que o follow-up é tarefa obrigatória do vendedor, mas, como muitos não o fazem, termina sendo facultativa, diferenciando-se os profissionais que são mestres em executá-la. E com as facilidades dos meios de comunicação existentes hoje, nada justifica as desculpas para não fazer um bom follow-up. Usar a falta de tempo como justificativa é pura demonstração de falta de profissionalismo, mas não que o segmento seja diferente.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 8 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/vendas-artigos/conquiste-clientes-atraves-do-follow-up-357557.html

    Palavras-chave do artigo:

    follow up

    ,

    atendimento

    ,

    pos venda

    Comentar sobre o artigo

    EVALDO COSTA

    Quantos consultores de vendas tem a sua empresa? Voluntariamente, quantos clientes cada um prospecta por dia? Qual é a meta individual de prospecção preconizada pela loja? Ela está afixada na área de vendas e em local visível? Os vendedores prestam contas diariamente de prospecção ou somente de vendas?

    Por: EVALDO COSTAl Negócios> Gestãol 29/06/2010 lAcessos: 110

    Feedback tem os seguintes significados: regeneração, realimentação, resposta, retroinformação: comentários e informações sobre algo que já foi feito com o objetivo de avaliação. Há um compromisso não declarado expressamente não termo, não há?

    Por: Ivan Postigol Negócios> Gestãol 09/11/2009 lAcessos: 352
    ANTONIO GILSON DE OLIVEIRA

    SAIBA DE ONDE VEIO A IDÉIA DE BAIXAR JUROS, IMPOSTOS, PRIVILEGIAR A CLASSE BAIXA RENDA E MICROEMPREENDEDORES A CRISE FINANCEIRA JÁ ERA CONHECIDA EM OUTURBRO DE 2007 O SUBPRIME JÁ ESTAVA NA PAUTA DE BUSCH. QUE ESTAVA PROTELANDO PARA NAO COMPROMETER A CORTE AMERICA

    Por: ANTONIO GILSON DE OLIVEIRAl Notícias & Sociedade> Polítical 08/01/2010 lAcessos: 130
    Dr.Markus Hofrichter

    Lean manufacturing, lean enterprise ", ou produção enxuta, muitas vezes," Lean, "é uma prática de produção que considera as despesas dos recursos para qualquer outro objetivo que não a criação de valor para o cliente final a ser desperdício e, portanto, um alvo para a eliminação. Trabalhando a partir da perspectiva do cliente que consome um produto ou serviço, "valor" é definida como qualquer ação ou processo que o cliente estaria disposto a pagar.

    Por: Dr.Markus Hofrichterl Negócios> Gestãol 06/06/2011 lAcessos: 893
    Portais Imobiliarios

    O comediante Roberto Gómez Bolaños faleceu, mas o super-herói Chapolin Colorado é eterno e deixa muitas lições para você, corretor de imóveis. Antes de realizar algum feito, o Chapolin solta uma de suas pérolas: "Sigam-me os bons!". O herói trapalhão não quer a companhia de pessoas negativas, que os desmotivem. O corretor de imóveis também deve avaliar seus companheiros no trabalho. Seja cordial com todos, mas não estreite vínculos com os pessimistas. Manter-se motivado é fundamental para o suce

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Vendasl 20/01/2015

    Acompanhando a onda das previsões que sempre aparecem nesta época, vamos olhar para frente e procurar entender o que os próximos anos irão exigir dos profissionais de vendas. Larry Wilson, autor e coautor de livros importantes na área de vendas, menciona que "a revolução dos negócios está varrendo muitas das formas tradicionais de interagir com clientes. Se não abraçarmos o futuro, seremos deixados para trás".

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 13/01/2015
    Portais Imobiliarios

    Durante um período curto da minha vida, atuei como consultor de vendas em uma empresa de telefonia móvel. Minha atividade era visitar as empresas e vender diferentes tipos de planos empresariais. No início, o ânimo era total, porém, com o passar dos dias, percebi que a maioria dos empresários não tinha o menor interesse na minha visita.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Vendasl 13/01/2015

    Existe uma grande diferença entre vendedores medianos e vendedores de sucesso, os vendedores de sucesso simplesmente não entram em campo para cumprir tabela mais sim para vencer. A principal dificuldade é sair da zona de conforto e entrar em ação com um objetivo claro para alcançar o sucesso ! "Vencedores não entram em campo para cumprir tabela, vencedores entram em campo para vencer"

    Por: Everton Farial Negócios> Vendasl 10/01/2015 lAcessos: 11

    O artigo dar dicas de como vender o imóvel mais rápido, métodos a serem tomados para conseguir vender.

    Por: villevoxl Negócios> Vendasl 09/01/2015
    Jair Pedro de Bem

    Vários são os fatores para se obter sucesso em nossos projetos, Eu como qualquer outra pessoa tenho meus sonhos, e resolvi agora depois levar muitas lambadas na vida verificar, por que tanta dificuldades, Por que de tantas tentativas sem êxito, então comecei a me inspirar nos caras que são exemplo para nós em suas áreas de atuação e encontrei na história de Bernardinho, o treinador de vôlei várias vezes campeão mundia,l como técnico da seleção , respostas na área de trabalho em equipe.

    Por: Jair Pedro de Beml Negócios> Vendasl 04/01/2015
    Portais Imobiliarios

    No período do ‘boom' imobiliário, o corretor conseguia vender imóveis apenas com um pouco de esforço. A falsa impressão de dinheiro fácil atraiu muitas pessoas para o setor, porém, hoje a realidade é outra. O mercado se estabilizou e só os corretores capacitados conseguem atingir seus objetivos na profissão.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Vendasl 02/01/2015
    Portais Imobiliarios

    O ator milionário fez a alegria de alguns corretores pelo mundo, pois chegou a ter 15 imóveis de luxo diferentes apenas para o uso pessoal. Em 2006, comprou uma ilha de 160 metros quadrados nas Bahamas. Também comprou dois castelos medievais; um no Reino Unido e outro na Alemanha. Porém, infelizmente para o artista, suas aventuras no mercado imobiliário corroeram sua fortuna, aparentemente infinita.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Vendasl 23/12/2014 lAcessos: 12

    Ter sucesso não é fácil, embora todo mundo queira, seja como funcionário ou patrão, principalmente sem fazer força. Estudar por estudar, mas sem dar duro profissionalmente, optando por melhor qualidade de vida, e reclamando da vida, não leva a nada. Entretanto, é o que se vê no dia-a-dia de grande parte dos profissionais que estão no mercado.

    Por: Antonio de Pádua Brauna Bragal Negócios> Gestãol 12/03/2008 lAcessos: 33,273

    Por que na profissão de vendas é tão comum a falta de conhecimento? Por que não se procede como nas outras profissões, onde se busca sempre o aprendizado e a especialização para um melhor desempenho? Será que o vendedor do século XXI ainda não percebeu que venda deixou de ser uma atividade que pode ser desempenhada por qualquer pessoa?

    Por: Antonio de Pádua Brauna Bragal Negócios> Vendasl 12/03/2008 lAcessos: 34,280 lComentário: 2

    Infelizmente muitas empresas não têm pique na hora de solucionar problemas e atender as necessidades dos seus clientes. Por agirem vagarosamente, e sem preparo, criam mais problemas do que soluções.

    Por: Antonio de Pádua Brauna Bragal Negócios> Vendasl 11/03/2008 lAcessos: 1,289

    A vida do vendedor profissional é bastante agitada. Sofre constantes pressões de todos os lados. De um lado, estão os clientes exigindo um atendimento competente, rápido e eficiente na hora de comprar. Do outro, as empresas/patrões cobrando mais vendas, além de terem que executar outras tarefas, viagens, deslocamentos, esperando para serem atendidos nas salas dos compradores etc.

    Por: Antonio de Pádua Brauna Bragal Negócios> Vendasl 11/03/2008 lAcessos: 30,598

    Por que os vendedores vencedores são diferenciados? O que eles fazem de extraordinário? Será que são dotados de tanta sorte como pregam os vendedores comuns?

    Por: Antonio de Pádua Brauna Bragal Negócios> Vendasl 11/03/2008 lAcessos: 42,532 lComentário: 1

    Comments on this article

    1
    BRFO Aluguel temporada 10/07/2011
    Excelente artigo "Conquiste Clientes Através Do Follow-Up", estamos utilizando também no www.brfo.com.br, site do segmento de turismo, mais especificamente em aluguel de temporada.
    -1
    emerson 07/09/2010
    ola
    gostaria de receber algumas dicas
    gratos
    -1
    Junior Barbosa 14/08/2010
    Você precisa conhecer as objeções e os fatores de decisão envolvidos, o que só pode ser feito utilizando-se de um bom organizado processo de follow-up.
    -1
    Diego 05/06/2010
    Como follow up na área de compras de uma multinacional percebo que muitas empresa para não dizer a maioria delas não aplicam o tratamento necessário como um bom pós vendas ou mesmo o follow up, o que acaba dificultando o nosso trabalho e gerando uma grande insatisfação, fazendo com que busquemos novos fornecedores.
    0
    Eliane Apolinário 07/10/2009
    Texto relevante para as ações paradigmáticas no que se refere ao marketing de relacionamento; os recursos tecnológicos disponíveis quando bem utilizados agregam valores no contexto do Empreendedorismo.Há de se investir tempo para fidelizar clientes pela valorização de ações estratégicas p este fim.
    Especialista em Arte e pesquisadora de conteúdos relevantes sobre Empreendedorismo - Trato desta temática no Twitter em PROJETOS1.
    Aguardo visitas!
    boa pesquisa a todos
    -1
    ALESSANDRO 10/03/2009
    MUITO BOM MESMO, APRENDIR MUITO COM ESSE ESTUDO...
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast