Documentos para a venda de um imóvel

Publicado em: 12/02/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 291 |

Apesar de ser algo que parece simples muitas pessoas tem essa dúvida e gastam um determinado tempo para saber quais os documentos necessários para vender um imóvel, o fato de querer vender um imóvel também implica em obter documentos nos quais não foram regularizados anteriormente, se os documentos já estiverem em dia então simplesmente deve reunir os documentos necessários.

Os documentos serão úteis para o Cartório e também para os procedimentos para a transferência da escritura além da transferência de propriedade, os documentos necessários para a venda do imóvel são importantes para comprovar o seu estado atual, como por exemplo, se ele está envolvido em hipoteca, se está penhorado ou se está fazendo parte de algum inventário.

Documentos para casados
Os documentos para a venda de um imóvel quando há conjugues, ou seja, quando há direito envolvidos em um imóveis por consequência de direito adquiridos no matrimônio, para essa situação a documentação se diferencia um pouco conforme os direitos do conjugue, os documentos são específicos para cada caso e deve se juntar aos documentos relativos com o imóvel.

Para a pessoa que pretender vender o seu imóvel e também para o seu cônjuge os seguintes documentos são necessários:

•    Todas as certidões negativas relacionadas com o imóvel, incluindo com relação com registros de interdições e tutelas.
•    Primeiro e segundo ofício de interdições e tutela.
•    O primeiro até o quarto, além do nono ofício de distribuição.
•    Caso haja espólio será necessário um alvará judicial.
•    Certidão negativa de FGTS, INSS, tributos federais no caso de pessoas jurídicas além de as cópias ser originais.
•    Contrato social para pessoas jurídicas ou documentos similares.
•    Cópia do CNPJ que esteja legível.

A dificuldade encontrada na maioria dos casos é de que os casais erram em não arquivar devidamente os documentos e os comprovantes diversos com relação ao matrimônio e seus direitos além dos próprios documentos relativos com o imóvel, depois de organizado isso reúna os documentos imobiliários.

Documentos relativos ao imóvel

Antes de reunir os documentos que são relativos com o imóvel tenha em mãos o ITBI, ou seja, o imposto sobre transmissão de bens imóveis, esse imposto geralmente é pago quando se negocia a compra ou a venda de um imóvel, se não o tiver se informe em sua cidade na prefeitura da sua cidade, geralmente esse imposto é pago depois de ser analisada as certidões do Cartório em uma transação imobiliária.

Para checar o ITBI fique atento no documento ao nome completo de ambas as partes, CPF de ambas partes, endereço verídico, além do valor declarado da negociação, corrija quaisquer possíveis erros no documento.Os principais documentos necessários para o seu imóvel que serão preciso são os seguintes:

•    Certidão de ônus reais que é obtida junto ao registro de imóveis em sua cidade.
•    Certidão do nono Ofício de Registro de Distribuição juntamente com as cópias de pagamento do IPTU.
•    Certidão negativa de ônus da Prefeitura.
•    Certidão de Enfitêutica do imóvel.
•    Declaração que comprove que o imóvel não está sendo usado e também o reconhecimento de firma e a presença da data de entrega das chaves.
•    Certidão de vaga de garagem.
•    Declaração de Síndico ou da administração no caso de condomínios e apartamentos.
•    Comprovação de nenhum débito junto à CEDAE.

Caso tenha dúvidas mais profundas quanto aos documentos consulte o seu advogado ou a prefeitura de sua cidade, sempre se informe quando estiver em contato com os diversos órgãos nos quais irá sempre visitar, como o Cartório de notas, na prefeitura e em outros, onde estiver sempre terá alguém apto para responder as suas dúvidas que inevitavelmente irão ocorrer.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/vendas-artigos/documentos-para-a-venda-de-um-imovel-5653154.html

    Palavras-chave do artigo:

    documentos

    ,

    venda

    ,

    imovel

    Comentar sobre o artigo

    Está planejando comprar um imóvel e realizar o sonho da casa própria? Confira aqui um guia passo a passo de como comprar uma casa, apartamento ou mesmo imóvel comercial.

    Por: anneliviasimoesl Negócios> Vendasl 05/01/2012 lAcessos: 152

    Para avaliar a segurança na compra e venda de imóvel, independente de outros cuidados, o comprador deve exigir do vendedor, no mínimo, os seguintes documentos:

    Por: marcelol Negócios> Vendasl 21/09/2010 lAcessos: 1,182
    Dr Jeferson - Advogado

    Advogados – "Direito Imobiliário" – Dicas na Compra e venda de imóveis na planta, usados, documentação, vistoria, locação, etc. São Paulo, SP, Maio, 31, 2010 (www.advbr.com.br) – Este artigo trata sobre as principais dúvidas na compra de imóveis na planta, imóveis novos prontos e usados, bem como dá dicas sobre cuidados com a documentação e vistoria. Leia mais em www.advbr.com.br

    Por: Dr Jeferson - Advogadol Direito> Legislaçãol 31/05/2010 lAcessos: 10,921

    A "bigimoveis.com" reuniu essas informações sobre as perguntas e respostas mais importantes na hora de comprar o seu imóvel de "lançamento" ou "imóvel na planta". São 65 perguntas e respostas que tratam das dúvidas que costumam surgir quando da compra de um imóvel na planta e também servem como "dicas" de alguns cuidados que devemos ter nesta ocasião.

    Por: Marcos Bertassolil Negóciosl 11/06/2010 lAcessos: 4,326 lComentário: 2

    Ao contrário do que muitos conceituam, a escritura pública de compra e venda de imóveis não é um ato translativo e sim um documento translativo que comprova a celebração de um contrato bilateral de compra e venda de imóveis e permite que se providencie a transferência do imóvel oficialmente.

    Por: Ricardo Françal Negócios> Ger. de Projetosl 18/12/2012 lAcessos: 137

    Motivo de grandes discórdias e de centenas de processos judicial no Brasil, são as co-propriedades de imóveis indivisíveis decorrentes de partilhas, aquisições em conjunto, doações entre outras origem, sendo tal situação jurídica adequadamente prevista pela norma vigente, que permite a extinção do condomínio.

    Por: Carrillo Advogadosl Direito> Doutrinal 08/06/2011 lAcessos: 15,436
    Portais Imobiliarios

    Vender um imóvel na planta pode até ser fácil quando se esta com uma maquete em mãos, entretanto algumas vezes as imobiliárias disponibilizam apenas a planta para o corretor. É necessário o corretor saber interpretar a planta.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Vendasl 21/05/2013 lAcessos: 15
    Adriano Martins Pinheiro

    Muitos moradores tem a dúvida: Como regularizar meu imóvel? A lei tem todas as respostas. No entanto, muitos não conseguem compreendê-la, pela sua complexidade. Em virtude disso, desejamos esclarecer também esse direito. De forma simplificada e com uma linguagem comum, queremos contribuir para a compreensão de temas como; usucapião, registro de imóvel, matrícula, escritura e adjudicação compulsória, bem como seus procedimentos em cartório ou judicialmente.

    Por: Adriano Martins Pinheirol Direito> Doutrinal 15/06/2009 lAcessos: 17,996 lComentário: 5

    Compra de imóveis São Paulo – NÃO FAÇA NEGÓCIO NO ESCURO. Cuidados necessários para a aquisição de imóvel com segurança.cuidados na compra e venda imóveis imóveis em são paulo. - documentação imobiliária, análise de riscos, advocacia especializada, direito imobiliário, quais são os riscos na compra de imóveis, certidão para compra de imóveis, certidão negativa, matrícula

    Por: Carrillo Advogadosl Negócios> Vendasl 29/11/2010 lAcessos: 443

    Algumas dúvidas sobre este produto de seguro sucintam vários desentendimentos entre usuário X corretores X seguradoras.

    Por: Eduardol Negócios> Vendasl 17/12/2014

    Estamos nos aproximando do início de 2015 e, em muitas empresas, do começo do novo ano fiscal. Neste momento, as equipes de vendas, ao mesmo tempo em que trabalham no fechamento dos números do ano que se encerra, começam a trabalhar nos objetivos de receita para o próximo ano.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 16/12/2014
    Portais Imobiliarios

    O comprador entra em contato com o corretor de imóveis, o profissional faz o contato com o proprietário, consegue descontos e, mesmo assim, o cliente fecha o negócio diretamente com o dono do imóvel. O que fazer em uma situação embaraçosa assim? Quais os direitos do corretor de imóveis nesse caso?

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Vendasl 15/12/2014

    O artigo relata sobre o mercado imobiliário, dicas de possíveis tendências que irão surgir no ano de 2015

    Por: villevoxl Negócios> Vendasl 11/12/2014
    Vinicius Souza

    Quer saber o que fazer para importar roupas de marca com qualidade e com baixos preços e totalmente originais de fábrica sem precisar perder tempo e dinheiro?

    Por: Vinicius Souzal Negócios> Vendasl 11/12/2014

    Se você pretende ser um bom corretor de imóveis na cidade de Campinas, vou dar algumas dicas importantes para quem está começando.

    Por: valverdeimovell Negócios> Vendasl 10/12/2014

    Durante anos, gerentes de venda têm usado a analogia do funil para descrever o fluxo dos prospectos, desde a sua identificação até o fechamento dos negócios. Sempre foi um uso conveniente, uma vez que representa uma entrada larga onde entra um número grande de candidatos a comprador, porém, lá no final, poucos saem

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 09/12/2014
    Portais Imobiliarios

    Uma barra de chocolate causou a demissão de um corretor de imóveis no Reino Unido.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Vendasl 08/12/2014
    Vinicius Gonçalves

    A contratação de um funcionário é uma das etapas básicas de quem quer montar uma empresa. Você pode simplesmente não gostar do processo de entrevistas, mas vai ter que fazer caso queira ter uma boa equipe ao seu lado, um dos itens básicos para se ter uma boa empresa. Caso seu interesse seja em ser um empresário de sucesso, saiba que um grande percentual deste sucesso vem sem sombra de dúvidas de uma boa equipe ao seu lado.

    Por: Vinicius Gonçalvesl Negócios> Gerêncial 18/08/2012 lAcessos: 255
    Vinicius Gonçalves

    Ser um empreendedor pode ser a tarefa mais fácil para quem quer ser o dono do seu próprio negócio. São muitos os que possuem muitas boas idéias por ai para montar um modelo de negócio e conseguir ser um empresário de sucesso com ele, mas infelizmente podem estes esbarrar em um inconveniente: ter o capital inicial para começar o seu próprio negócio. Confira

    Por: Vinicius Gonçalvesl Finanças> Créditol 18/08/2012 lAcessos: 526
    Vinicius Gonçalves

    Confira agora os principais motivos para fazer um plano de negocios. Veja os detalhes.

    Por: Vinicius Gonçalvesl Negócios> Pequenas Empresasl 13/08/2012 lAcessos: 127
    Vinicius Gonçalves

    Vontade de empreender é o que não falta para muitas pessoas, no entanto, é preciso equilibrar o PLANEJAMENTO com o COLOCAR A MÃO NA MASSA. Alguns empreendedores já iniciam o novo negócio pela execução atropelando uma parte importante do processo. Descubra a importância de um plano de negócios para o sucesso do seu negócio. Confira!

    Por: Vinicius Gonçalvesl Negócios> Pequenas Empresasl 13/08/2012 lAcessos: 127
    Vinicius Gonçalves

    Seja para atender um cliente especial, falar com o gerente do seu banco ou passar uma boa primeira impressão, as vestimentas são parte fundamental da imagem de uma pessoa. Descubra a importância de se vestir bem para o marketing pessoal dos empresários.

    Por: Vinicius Gonçalvesl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 13/08/2012 lAcessos: 358
    Vinicius Gonçalves

    Veja neste artigo o motivo pelo qual você deve pensar duas vezes antes de solicitar um empréstimo para seu negócio, confira os detalhes!

    Por: Vinicius Gonçalvesl Finanças> Créditol 13/08/2012 lAcessos: 76
    Vinicius Gonçalves

    Confira dicas e maneiras para se tornar um chefe melhor na sua organização. Veja os detalhes.

    Por: Vinicius Gonçalvesl Negóciosl 13/08/2012 lAcessos: 84
    Vinicius Gonçalves

    Confira nossas dicas para usar, higienizar e manter com um brilho prolongado suas panelas inox. Veja os detalhes.

    Por: Vinicius Gonçalvesl Culinárial 14/02/2012 lAcessos: 177
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast