O maestro das vendas

Publicado em: 13/07/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 55 |

Por que as relações comerciais nem sempre são harmônicas?

Na música, a harmonia trabalha com as sonoridades resultantes da sobreposição de diferentes notas. Na arte, pode-se ver a hamonia como efeito da composição de formas. Na sociedade, vemos harmonia no conceito de lei e ordem; e no Universo das Vendas, onde entra a harmonia? Qual a importância real da harmonia em vendas?

Vamos começar comparando ramos de mercado com base nos exemplos acima:

Você compraria um CD se o som tocado fosse uma bagunça ininteligível? Você compraria um quadro cujos rabiscos não lhe dissessem absolutamente nada? Você viveria em uma sociedade sem lei alguma, onde fosse permitido roubar e matar sem nenhuma pena?

Imagino que a sua resposta foi negativa para as três perguntas. E quanto aos vendedores?

Digamos que a harmonia em vendas possa ser interpretada como a combinação perfeita entre a arte de saber se colocar no lugar do cliente e a sutileza de saber ouvi-lo.

Portanto, você compraria de um vendedor que não oferece à você harmonia alguma? Que não entende o que você deseja e também não o escuta?

Imagino qual foi a sua resposta e a minha também é NÃO!

Eu, você e toda a população consumidora brasileira busca harmonia no atendimento dos vendedores, mesmo que muitos não percebam esta busca. Repare que você jamais verá um vendedor de altíssima performance que não faça uso de harmonia em seu atendimento.


Talvez você se veja perguntando: E se eu entender que para mim a harmonia em vendas está mais ligada a sensibilidade e cortesia? Ou quem sabe para outra amiga vendedora a harmonia se defina por excelência e humildade? E quem sabe ainda um outro amigo vendedor defina a harmonia através das qualidades flexibilidade e carisma? Algo errado? Não!

O conceito de harmonia pode ser diferente para cada vendedor (a). Imagine um profissional que consiga unir todas as posíveis definições acima exemplificadas e quem sabe até algumas mais. O céu é o limite para este vendedor, que de tanto se especializar em harmonia se tornou um maestro das vendas.

Perceba que nos dias atuais já é mais ou menos assim. Temos no mercado os maestros das vendas, que são poucos e bem sucedidos e temos os vendedores em fase de aprendizado harmônico, que são muitos e ainda não chegaram onde pretendem.

Se você quer se tornar um maestro, aí vão algumas dicas simples, fazendo analogia a uma orquestra:

1) As primeiras notas a serem tocadas são as mais importantes: aprenda a "tocar de ouvido" as suas vendas. Ouça, aprenda rápido e pratique.

2) Respeite e não inveje os maestros, pois a inveja lhe fará um estacionário admirador. Ao invés disso, faça modelagem, acerte com eles e cresça.

3) Saiba que os seus clientes admiram os vendedores que humildemente deixam claro que estão sempre aprendendo. Há tempo para ser especialista no que faz e tempo para admitir a fase de aprendizado. Se você ultrapassar estes limites, quebrará a harmonia.

Sabe quando você descobre que se tornou um maestro das vendas?

Quando tem a humildade de continuar aprendendo quando todos os seus concorrentes acharem que já sabem de tudo.

Maestro brilhante é atualizado. Aqueles que usam sempre a mesma música ou um script de vendas para todos os clientes, pararam de aprender e se tornaram êx-maestros, só não o sabem ainda.

E você?

Já é maestro das vendas? Ótimo, parabéns, se atualize, pois seu concorente o fará!

Quer ser um maestro das vendas? Excelente, entre em movimento e largue na frente, pois quase todos os vendedores também querem.

A escolha, como sempre, é apenas sua.

Visite nosso site: www.arteesucesso.com.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/vendas-artigos/o-maestro-das-vendas-6052507.html

    Palavras-chave do artigo:

    cliente

    ,

    cortesia

    ,

    especializar

    Comentar sobre o artigo

    Bárbara Pereira Alves

    No respectivo trabalho, abordaremos como se processa o recrutamento e a seleção de pessoas e o intuito de tais abordagens, de modo que possamos nos aprofundar no Processo de Recursos Humanos. O presente trabalho se desenvolve relatando questões da organização e principalmente das "pessoas", afinal, o mais importante é o capital intelectual, e não o financeiro. Recrutamento e Seleção como iremos discutir adiante, são "processos de atração" e a escolha geralmente não são simples.

    Por: Bárbara Pereira Alvesl Carreira> Recursos Humanosl 30/05/2014 lAcessos: 94
    Edjasto Ferreira

    Você deve estar curioso em saber por que este artigo tem o titulo "Muito além das vendas". Antes de sanar sua curiosidade, tenho algumas perguntas.

    Por: Edjasto Ferreiral Negócios> Vendasl 09/03/2015
    RONALDO VAZ

    SACADAS GENIAL, SIMPLES E EFICIENTE... Se se você é vendedor, Não deixe de ler esse texto. Nesse texto, o psicólogo Ronaldo Vaz expõe o resultado de um estudo sobre a PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR. É uma verdadeira aula de VENDAS. Conheça a melhor técnica de vendas que existe.

    Por: RONALDO VAZl Negócios> Vendasl 08/03/2015 lAcessos: 14
    michelly bonifacio

    Você sabe, nem sempre um alto índice de visitas em uma loja virtual significa necessariamente um alto índice de vendas. Mas, o que fazer então para aumentar a taxa de conversão? Tenha você uma loja virtual com poucas ou muitas visualizações diárias, se seguir este guia com 7 dicas tenha a certeza que com certeza suas taxas de vendas irão aumentar consideravelmente.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Vendasl 02/03/2015
    michelly bonifacio

    Assim como a psicologia pode interferir no processo de vendas fazendo com que ao aplicar um simples conceito, venda-se mais e mais rapidamente, assim também funciona no processo de precificação. Afinal, o marketing e a psicologia andam juntos. Descubra então, os 3 Princípios Psicológicos Infalíveis de Estratégias de Preços para Aumentar a sua Taxa de Vendas.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Vendasl 02/03/2015
    RONALDO VAZ

    Segundo Robert Cialdine, que é doutor em psicologia social pela Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, e um dos maiores especialistas em vendas do mundo, existem 3 tipos básicos de vendedores: O ruim O bom O excelente

    Por: RONALDO VAZl Negócios> Vendasl 26/02/2015 lAcessos: 12
    Edson

    Procura uma resposta pela qual você não está vendendo bem? Vender não é fácil, e o que dizer de estar vendendo bem. As vendas estão cada vez mais difícil, são muitos concorrentes, os clientes estão cada vez mais exigentes e o vendedor acaba cometendo alguns erros que o faz com que ele não esteja vendendo bem.

    Por: Edsonl Negócios> Vendasl 26/02/2015

    Série de dicas para tornar a venda do imóvel mais fácil, tornando o caminho para a negociação de sua casa ou apartamento mais curto, diminuindo empecilhos para o futuro comprador.

    Por: Lucianol Negócios> Vendasl 16/02/2015
    Robson Freitas

    Exsitem x implicações quando essas configurações não são feitas; 1) Muitos dos destinatários não receberão seu email marketing, já que hoje muitos ISP (Provedor de serviços de internet) exigem o certificado para entregar a mensagem ao usuário final. 2) Não estar com as certificações e configurações de acordo, fará que o seu email marketing vá para a caixa de spam com maior facilidade.

    Por: Robson Freitasl Negócios> Vendasl 15/02/2015
    Edilson Menezes

    O mercado atende através desta robótica fórmula nada miraculosa e já praticada desde os fenícios...

    Por: Edilson Menezesl Negócios> Gestãol 03/08/2012 lAcessos: 54
    Edilson Menezes

    As vezes, as pessoas não conseguem o que querem e ficam se perguntando "o que foi que eu disse de errado", ou "o que foi que eu deixei de dizer?"

    Por: Edilson Menezesl Negócios> Vendasl 27/07/2012 lAcessos: 90
    Edilson Menezes

    É possível promover uma relação entre "amor" e "vendas" sem transformar eficiência laboral em utopia romântica?

    Por: Edilson Menezesl Negócios> Gestãol 17/07/2012 lAcessos: 32
    Edilson Menezes

    A barata é amedrontadora: algumas pessoas simplesmente não ficam no mesmo espaço que este bicho. Para algumas pessoas isso é uma CRENÇA, algo sobre o qual a pessoa acredita tanto que se torna parte de sua vida. Ninguém nasce com medo de barata, há uma origem, um ponto de partida para a formação da crença.

    Por: Edilson Menezesl Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 13/07/2012 lAcessos: 85
    Edilson Menezes

    Quando estamos experimentando o intenso calor das emoções, as ações tomadas terão um preço alto a ser pago em curto prazo, tanto no campo pessoal como no ambiente corporativo.

    Por: Edilson Menezesl Negócios> Gestãol 13/07/2012 lAcessos: 39
    Edilson Menezes

    Percebe? Não estou sugerindo que passemos a fechar os olhos e viver na utópica crença de que nada está acontecendo e está tudo bem. Ora, que existe uma movimentação de mercado e de diversos governos para reagir as turbulências econômicas, é um fato. O que vamos fazer enquanto isso acontece é o que DE FATO é importante.

    Por: Edilson Menezesl Negócios> Gestãol 12/07/2012 lAcessos: 61
    Edilson Menezes

    Quando você passar o seu melhor talento adiante, amor e gratidão serão os valores dos quais estarão munidos os filhos que você criar, os profissionais que você liderar ou quem sabe os amigos que você ajudar.

    Por: Edilson Menezesl Negócios> Gestãol 12/07/2012 lAcessos: 42
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast