Passo a Passo para o Financiamento Imobiliário

Publicado em: 03/01/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 5,598 |

É erro bastante comum entre as pessoas que querem comprar um imóvel deixar para providenciar a documentação necessária para a última hora. É verdade que você já tem conta no banco há mais de dez anos, que já falou com o seu gerente, que obviamente lhe garantiu que tudo vai ser resolvido de forma rápida e eficiente, mas mesmo assim cabe a você se certificar de que todos os documentos necessários estão em ordem e para isso é imprescindível a ajuda de um profissional na área que tenha conhecimento desse processo que não é tão simples como alguns pensam.

Contratar os serviços de um Corretor de Imóveis credenciado ao CRECI e com experiência em financiamento habitacional para montar e acompanhar seu processo da simulação de crédito até a entrega de chaves em suas mãos é a melhor forma de comprar o seu imóvel. Já pensou a frustração de encontrar o imóvel dos seus sonhos e perdê-lo porque o seu financiamento não saiu em tempo hábil?

Lembre-se que o seu gerente pode ter garantido que o financiamento sairia, mas não é ele quem dará a decisão final e você pode acabar tendo seu financiamento negado, ou apenas parte do valor que precisava liberado. Somente após ter tido o seu crédito aprovado é que terá certeza absoluta de quanto poderá gastar com o imóvel. Ter crédito aprovado não significa levantar o financiamento e começar a pagar as parcelas, mas apenas ter a certeza de que terá o dinheiro quando precisar, desde que, é claro sua busca pelo imóvel não demore demais e as condições de mercado não mudem significativamente.

Então vamos aos:

Dez passos para o Financiamento Imobiliário

O processo de se levantar um financiamento imobiliário não é rápido, simplesmente porque envolve pessoas e burocracias. Apesar dos processos em cada um dos bancos não ser exatamente igual, pode-se dizer que de maneira geral eles incluem os seguintes passos:

 

1° Passo - Simulação

Com alguns dados pessoais básicos como data de nascimento, renda familiar, valor de FGTS, consegue-se levantar a capacidade financeira para comprar um imóvel e saber o valor de entrada, parcelas, taxa de juros, subsídio que será liberado entre outras informações.

 

2° Passo - Análise de crédito

Sabendo de sua capacidade de crédito, o próximo passo é preencher os formulários do banco, preparando assim toda a documentação para que no momento em que você achar o imóvel esteja tudo pronto para dar entrada, adiantando assim o processo e evitando perder o imóvel no qual teve interesse. 

A documentação básica a ser providenciada neste momento é comprovante de renda, certidão de estado civil, comprovante de endereço e documentações pessoais dos interessados.

Nos financiamentos é possível incluir a renda do cônjuge, do noivo ou dos companheiros em união estável que poderão compor suas rendas no pedido de financiamento. A soma das rendas obtidas será usada para calcular o percentual de comprometimento de renda. Vale lembrar que os bancos permitem a soma das rendas, mas em geral exigem um mínimo individual.

 

3° Passo – Encontrar o Imóvel

Agora é o momento de procurar o imóvel, a procura antes dos passos acima pode trazer desgastes e dissabores pelo fato de você ainda não saber o limite do valor do imóvel que pode comprar. Tendo feito a simulação e delimitado seu crédito agora fica mais fácil direcionar seus esforços na procura do imóvel compatível com suas capacidades.

 

4° Passo – Proposta de Compra

Tendo encontrado o imóvel adequado não perca tempo, faça uma proposta de compra por escrito e exija a aceitação desta proposta assinada pelo proprietário ou responsável pelo imóvel.

 

5° Passo - Documentação do Imóvel e dos Vendedores

Agora é o momento de seu Corretor levantar a documentação do imóvel, matricula atualizada, espelho de IPTU etc., e os documentos proprietários, pois esses documentos serão usados pelo seu banco para análise jurídica e viabilização da negociação.

 

6° Passo - Avaliação

Neste momento o seu banco deve enviar um especialista para vistoriar e elaborar um relatório de avaliação do imóvel no qual você está interessado. O valor estimado na avaliação vai servir de parâmetro para determinar o valor do seu financiamento, além de determinar se o imóvel preenche os requisitos do financiamento, como não exceder o valor limite de financiamento, etc. O corretor é muito importante neste momento pois é ele quem deve acompanhar o especialista na visita do imóvel e dar os parâmetros corretos, como valor mercadológico de imóveis adjacentes.

6° Passo - Análise jurídica

Com toda documentação em mãos e avaliação do especialista (normalmente um engenheiro), começa o que chamamos de análise jurídica do financiamento, pois não basta você ter condições financeiras de comprar o imóvel e este estar em linha com as especificações do financiamento. É preciso analisar se a documentação do imóvel e do vendedor estão corretas. Somente através da análise jurídica que o banco confirma que não há riscos na compra do imóvel. Isso tudo é visando uma compra limpa e segura para o cliente.

 

7° Passo - Assinatura e Registro do Contrato

Não havendo restrições jurídicas na análise dos documentos e na avaliação do imóvel, o seu banco aprovará a transação e emitirá um contrato particular de compra e venda com financiamento, que tem força de escritura pública. Depois que você e o vendedor assinarem o contrato, você terá de tomar as seguintes providências imediatamente (ponha seu corretor para trabalhar):

  • Pagar o Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI).
  • Levar o contrato para o Cartório de Registro de Imóveis para registro.

 

8° Passo - Liberação de recursos (Ufa...)

Concluídas as etapas anteriores você deverá enviar uma via do contrato registrado para que o seu banco libere o recurso ao vendedor. Em geral, isso é feito através de depósito em conta corrente, ordem de pagamento ou DOC, em até três dias úteis após o recebimento do contrato registrado.

 

9° Passo - Pegar as Chaves do Imóvel

Liberado o valor na conta do vendedor do imóvel é só pegar as chaves reunir a família e preparar a mudança.

10° Passo - Comemorar!!!

É hora de fazer aquele tradicional churrasco, chamar a família e se porventura o seu corretor tiver feito um bom trabalho poderá ser convidado para comer uma carninha ok rs.

 -----------------------------------------

Agora que você já tem uma noção mais clara das etapas e processos envolvidos na hora de levantar um financiamento imobiliário.

Aqui no Blog na parte superior a esquerda há links para que você possa fazer uma simulação de crédito para compra de sua casa própria e caso queira maiores esclarecimentos me coloco a disposição.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/vendas-artigos/passo-a-passo-para-o-financiamento-imobiliario-3962334.html

    Palavras-chave do artigo:

    passo a passo

    ,

    financiamento

    ,

    bancario

    Comentar sobre o artigo

    huntersimoveis

    O sonho da casa própria está cada vez mais fácil de ser realizado pelos brasileiros. Atualmente existem diversas formas de financiamento imobiliário, com a possibilidade de escolher a modalidade certa para você em bancos diferentes e com prestações adequadas a praticamente todos os níveis de renda. Para orientar quem está pensando em adquirir um imóvel, listei abaixo as seguintes respostas às dúvidas mais comuns na hora de fazer a compra.

    Por: huntersimoveisl Finançasl 02/08/2012 lAcessos: 598

    Está planejando comprar um imóvel e realizar o sonho da casa própria? Confira aqui um guia passo a passo de como comprar uma casa, apartamento ou mesmo imóvel comercial.

    Por: anneliviasimoesl Negócios> Vendasl 05/01/2012 lAcessos: 161

    O FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO FINANCEIRA NA ARMARINHOS FIGUEIRA. Valdiney Luiz Lins Escopo Elaborado Pelo Professor João S. De Moura Júnior

    Por: Valdiney Luiz Linsl Finançasl 28/10/2009 lAcessos: 18,404
    Cleiton Oliveira

    Muitos dos superendividados acreditam que possuem somente uma escolha: pagar uma conta em detrimento de outra, e passam meses com o orçamento fora do eixo, tentando somente sobreviver a mais um mês. A principal causa desse superendividamento é gastar mais do que ganha. Com isso, as dívidas vão se acumulando e se torna insustentável principalmente por contas das altas taxas de juros cobrados pelas instituições financeiras.

    Por: Cleiton Oliveiral Finanças> Finanças Pessoaisl 08/10/2014 lAcessos: 13
    Dr Jeferson - Advogado

    Advogados – "Direito Imobiliário" – Dicas na Compra e venda de imóveis na planta, usados, documentação, vistoria, locação, etc. São Paulo, SP, Maio, 31, 2010 (www.advbr.com.br) – Este artigo trata sobre as principais dúvidas na compra de imóveis na planta, imóveis novos prontos e usados, bem como dá dicas sobre cuidados com a documentação e vistoria. Leia mais em www.advbr.com.br

    Por: Dr Jeferson - Advogadol Direito> Legislaçãol 31/05/2010 lAcessos: 11,067
    Nori Lucio Jr

    O orçamento mapeia as fontes de investimentos, receita e despesa necessários para serem implementadas as estratégias definidas no “plano de negócios”. Portanto, os objetivos, estratégias e táticas devem estar sincronizados com o planejamento financeiro, formando juntos um “plano de negócios” crível e que tenha o apoio de todos os níveis da empresa.

    Por: Nori Lucio Jrl Marketing e Publicidadel 14/04/2008 lAcessos: 1,489 lComentário: 2

    A compra de imobiliário para investimento, mais do que uma etapa do negócio, é aonde se assegura a viabilidade e o sucesso do negócio. Para quem pretende ter exito no mercado imobiliário, a arte de comprar é fundamental, pois assegura margem, preço competitivo na hora de vender e flexibilidade para negociação de preço na hora do fecho do negócio de venda.

    Por: Obrakasal Finanças> Investimentosl 15/06/2010 lAcessos: 106
    ANTONIO GILSON DE OLIVEIRA

    REDUÇÃO DOS IMPOSTOS, DOS JUROS, FAVORECIMENTO DO CRÉDITO AO MICRO EMPRESÁRIO, CANCELAMENTO DO FUNDO SOBERANO, INCENTIVO AO MICRO EMPREGO, SALARIO E RENDA

    Por: ANTONIO GILSON DE OLIVEIRAl Finançasl 29/12/2009 lAcessos: 514 lComentário: 1

    O artigo de Guilherme Araújo revela que o uso de mobile commerce, ou m-commerce, vem aumentando a passos largos. Enquanto alguns ainda discutem se a tecnologia é sucessora legítima do e-commerce ou se ambos se complementam, mais e mais pessoas vêm experimentando as facilidades de incluir os aparelhos celulares em suas transações comerciais e criando novas oportunidades de negócios.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> Tecnologiasl 13/07/2010 lAcessos: 168
    michelly bonifacio

    Você sabe, nem sempre um alto índice de visitas em uma loja virtual significa necessariamente um alto índice de vendas. Mas, o que fazer então para aumentar a taxa de conversão? Tenha você uma loja virtual com poucas ou muitas visualizações diárias, se seguir este guia com 7 dicas tenha a certeza que com certeza suas taxas de vendas irão aumentar consideravelmente.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Vendasl 02/03/2015
    michelly bonifacio

    Assim como a psicologia pode interferir no processo de vendas fazendo com que ao aplicar um simples conceito, venda-se mais e mais rapidamente, assim também funciona no processo de precificação. Afinal, o marketing e a psicologia andam juntos. Descubra então, os 3 Princípios Psicológicos Infalíveis de Estratégias de Preços para Aumentar a sua Taxa de Vendas.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Vendasl 02/03/2015
    RONALDO VAZ

    Segundo Robert Cialdine, que é doutor em psicologia social pela Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, e um dos maiores especialistas em vendas do mundo, existem 3 tipos básicos de vendedores: O ruim O bom O excelente

    Por: RONALDO VAZl Negócios> Vendasl 26/02/2015
    Edson

    Procura uma resposta pela qual você não está vendendo bem? Vender não é fácil, e o que dizer de estar vendendo bem. As vendas estão cada vez mais difícil, são muitos concorrentes, os clientes estão cada vez mais exigentes e o vendedor acaba cometendo alguns erros que o faz com que ele não esteja vendendo bem.

    Por: Edsonl Negócios> Vendasl 26/02/2015

    Série de dicas para tornar a venda do imóvel mais fácil, tornando o caminho para a negociação de sua casa ou apartamento mais curto, diminuindo empecilhos para o futuro comprador.

    Por: Lucianol Negócios> Vendasl 16/02/2015
    Robson Freitas

    Exsitem x implicações quando essas configurações não são feitas; 1) Muitos dos destinatários não receberão seu email marketing, já que hoje muitos ISP (Provedor de serviços de internet) exigem o certificado para entregar a mensagem ao usuário final. 2) Não estar com as certificações e configurações de acordo, fará que o seu email marketing vá para a caixa de spam com maior facilidade.

    Por: Robson Freitasl Negócios> Vendasl 15/02/2015
    Portais Imobiliarios

    1 – Ao assinar um contrato de compra e venda o que é preciso estar descrito quanto ao imóvel adquirido? O objeto do contrato deve descrever detalhadamente as características do imóvel e do empreendimento onde está inserido. Deve conter a metragem de área útil e área comum, se for o caso, localizar exatamente o imóvel dentro do empreendimento, descrevendo o andar, frente para qual lado ou rua, etc.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Vendasl 13/02/2015
    Robson Freitas

    Olá, hoje falaremos de uma mudança rápida e real, que é a mudança de hábitos dos usuários. O uso de celular para a leitura de emails e mensagens é um coisa comum, com aparelhos poderosos e com internet disponível para acesso, tal prática tem se intensificado. Estatísticas mostram que o Brasil é o sexto maior mercado de telefonia móvel do mundo. Segundo dados da União Internacional de Telecomunicações, mostram que o número de telefones celulares em funcionamento supera o de habitantes.

    Por: Robson Freitasl Negócios> Vendasl 08/02/2015
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast