Perfil do vendedor e técnicas de vendas

Publicado em: 09/01/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 5,383 |

Para atuar como vendedor, alguns traços de personalidades são fundamentais como: ser alegre, causar empatia, ser versátil, ser hábil, ter uma boa persuasão e sobretudo, transmitir confiança. Certamente, estas qualidades precisam ser inerentes no perfil de um vendedor.

Alegre; a alegria é fonte de positivismo, ou seja, uma pessoa alegre contagia todo um ambiente e produz abertura para um dialogo agradável.

Empatia; empatia promove uma sincronia de pensamentos, isto é, quando o comprador, de certa forma, identifica com o vendedor os diálogos fluem com mais liberdade e assim, o vendedor tem mais facilidade em expor seus produtos ou serviços.

Versátil, para cada situação, uma nova técnica de vendas. Para cada cliente um atendimento personalizado. Para cada indagação, uma resposta coerente e consistente. Enfim, o vendedor precisa ter versatilidade para se adaptar as diferentes situações de vendas, bem como, as diferentes personalidades de seus compradores.

Habilidade; o comprador é uma pessoa inteligente, cujo objetivo é fazer bons negócios, e para isto, ele sempre procura extrair tudo que é possível para realizar uma boa compra. Neste sentido, o vendedor precisa ser uma pessoa hábil tanto para trabalhar a venda no cliente, como para produzir interesse do comprador e efetuar a venda. Esta habilidade é fundamental tanto para criar argumentos, como para perceber brechas deixados pelos concorrentes e assim, criar interesse pelo comprador.

Persuasão; o vendedor precisa saber construir argumentos e para isto, a linguagem inteligível é necessária, ou seja, não basta ter um bom produto ou serviço para oferecer, se o vendedor não saiba argumentar, isto é, se ele não consegue construir um raciocínio lógico, levando o comprador a se interessar pela compra.

Por fim, a confiança; esta ultima, acredito ser de fundamental importância. O vendedor precisa transmitir confiança para o comprador, até porque, a confiança é o que norteará para sempre as vendas e as relações pessoais e profissionais com o comprador. A confiança se inicia numa primeira visita e se solidifica com os resultados. A confiança também constrói uma amizade entre ambos que seguramente será o fator do sucesso do vendedor.

Pois bem, por outro lado, além das características de personalidade do vendedor, outro fator fundamental é o vendedor conhecer técnicas de vendas, ou seja, ele precisa ter conhecimentos de quais são as estratégias para boas vendas.

Evidentemente, o vendedor não deve ser um decorador de técnicas, ou seja, um robô, que fica repetindo as mesmas palavras para todos os compradores. Mas ele precisa, ter em mente argumentos pré-elaborados o qual através de sua persuasão irá se adequar às circunstâncias da abordagem. Uma das técnicas fundamentais é conhecer o que vende, ou seja, o vendedor precisa ter conhecimento pleno de seu produto ou serviço, no entanto, não ser um papagaio, isto é, ao abordar o cliente não pára de falar, deixando o comprador impaciente. Enfim, o vendedor precisa ter conhecimento pleno de seu produto ou serviço para causar interesse e também para ter argumentos às duvidas do comprador.

Em relação à criação de interesse, não significa, explanar de uma só vez tudo sobre o que está vendendo, mas trabalhar os tópicos e conforme o decorrer da abordagem com as intervenções do comprador o vendedor ir explanando o produto ou serviço, bem como tirando as duvidas.

Uma outra técnica interessante é o vendedor mais perguntar ao cliente que ficar respondendo, pois sempre uma pergunta gera uma resposta que acaba conduzindo para um dialogo e o interesse, normalmente surge através de um dialogo.

Finalizando, o bom vendedor precisa ter traços de personalidade para a profissão, bem como, estar sempre atento as novas técnicas de vendas.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/vendas-artigos/perfil-do-vendedor-e-tecnicas-de-vendas-4001876.html

    Palavras-chave do artigo:

    vendas

    Comentar sobre o artigo

    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    O Prof. Menegatti lembra para algo muito importante no competitivo mundo das vendas: as habilidades em vendas exigem mais trabalho cerebral do que suor.

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 10/05/2010 lAcessos: 385
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Quado você começa a se destacar e a obter bons resultados em vendas, começa a chamar a atenção dos outros. Como você reage quando o sucesso em vendas chega?

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 10/06/2010 lAcessos: 186
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Por que os consumidores, mesmo conscientes de que os produtos mais populares nem sempre são os melhores, sentem-se satisfeitos? Saiba mais...

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 22/06/2011 lAcessos: 235
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    As habilidades em vendas exigem trabalho cerebral diário, em vez de suor. Por isso se quiser garantir o seu sucesso invista parte de sua renda em si mesmo.

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 17/05/2010 lAcessos: 229
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    É importante conhecer quais são os fatores de estresse das vendas, para que você possa administrar melhor sua carreira e sua profissão, conseguindo assim, melhores resultados.

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 27/04/2010 lAcessos: 249
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Saiba como o ambiente de vendas pode influenciar no comportamento do consumidor. Leia a Iª Parte deste artigo. Boa leitura...

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 29/10/2012 lAcessos: 50
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    É possível melhorar as condições de venda? Saiba como lendo este artigo do Prof. Menegatti.

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 12/10/2011 lAcessos: 156
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    É preciso sempre lembrar que as características do produto devem despertar o interesse do cliente, mas é o desejo que faz com que ele compre.

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 28/05/2010 lAcessos: 99
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Existe pouca diferença entre as pessoas as pessoas que ganham pouco e as que ganham muito. Saiba como aumentar suas vendas e com isso os seus ganhos.

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 30/08/2010 lAcessos: 353
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Trabalhar com vendas implica em saber lidar com pequenas coisas que acontecem no dia-a-dia, mas se não forem resolvidas adequadamente na cabeça do vendedor, pode levá-lo a fracassar na carreira.

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 19/04/2010 lAcessos: 86
    michelly bonifacio

    Você sabe, nem sempre um alto índice de visitas em uma loja virtual significa necessariamente um alto índice de vendas. Mas, o que fazer então para aumentar a taxa de conversão? Tenha você uma loja virtual com poucas ou muitas visualizações diárias, se seguir este guia com 7 dicas tenha a certeza que com certeza suas taxas de vendas irão aumentar consideravelmente.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Vendasl 02/03/2015
    michelly bonifacio

    Assim como a psicologia pode interferir no processo de vendas fazendo com que ao aplicar um simples conceito, venda-se mais e mais rapidamente, assim também funciona no processo de precificação. Afinal, o marketing e a psicologia andam juntos. Descubra então, os 3 Princípios Psicológicos Infalíveis de Estratégias de Preços para Aumentar a sua Taxa de Vendas.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Vendasl 02/03/2015
    RONALDO VAZ

    Segundo Robert Cialdine, que é doutor em psicologia social pela Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, e um dos maiores especialistas em vendas do mundo, existem 3 tipos básicos de vendedores: O ruim O bom O excelente

    Por: RONALDO VAZl Negócios> Vendasl 26/02/2015
    Edson

    Procura uma resposta pela qual você não está vendendo bem? Vender não é fácil, e o que dizer de estar vendendo bem. As vendas estão cada vez mais difícil, são muitos concorrentes, os clientes estão cada vez mais exigentes e o vendedor acaba cometendo alguns erros que o faz com que ele não esteja vendendo bem.

    Por: Edsonl Negócios> Vendasl 26/02/2015

    Série de dicas para tornar a venda do imóvel mais fácil, tornando o caminho para a negociação de sua casa ou apartamento mais curto, diminuindo empecilhos para o futuro comprador.

    Por: Lucianol Negócios> Vendasl 16/02/2015
    Robson Freitas

    Exsitem x implicações quando essas configurações não são feitas; 1) Muitos dos destinatários não receberão seu email marketing, já que hoje muitos ISP (Provedor de serviços de internet) exigem o certificado para entregar a mensagem ao usuário final. 2) Não estar com as certificações e configurações de acordo, fará que o seu email marketing vá para a caixa de spam com maior facilidade.

    Por: Robson Freitasl Negócios> Vendasl 15/02/2015
    Portais Imobiliarios

    1 – Ao assinar um contrato de compra e venda o que é preciso estar descrito quanto ao imóvel adquirido? O objeto do contrato deve descrever detalhadamente as características do imóvel e do empreendimento onde está inserido. Deve conter a metragem de área útil e área comum, se for o caso, localizar exatamente o imóvel dentro do empreendimento, descrevendo o andar, frente para qual lado ou rua, etc.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Vendasl 13/02/2015
    Robson Freitas

    Olá, hoje falaremos de uma mudança rápida e real, que é a mudança de hábitos dos usuários. O uso de celular para a leitura de emails e mensagens é um coisa comum, com aparelhos poderosos e com internet disponível para acesso, tal prática tem se intensificado. Estatísticas mostram que o Brasil é o sexto maior mercado de telefonia móvel do mundo. Segundo dados da União Internacional de Telecomunicações, mostram que o número de telefones celulares em funcionamento supera o de habitantes.

    Por: Robson Freitasl Negócios> Vendasl 08/02/2015
    Ataide Lemos

    O vendedor é um profissional, porém, muitas vezes ele não se dá conta de seu real valor e que faz parte fundamental no mercado, por isto, sujeita-se humilhações tanto pela empresa que trabalha como por alguns clientes.

    Por: Ataide Lemosl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 29/01/2011 lAcessos: 134
    Ataide Lemos

    O vendedor exerce um papel de suma importância na economia como um todo. Sem ele não há vendas. O vendedor pode atuar de forma direta ou indiretamente. Portanto, atrás de uma venda há sempre um agente oferecendo algo, seja dentro de um estabelecimento ou indo ao encontro do cliente.

    Por: Ataide Lemosl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 26/01/2011 lAcessos: 176
    Ataide Lemos

    Falar de vendedor é falar de vendas, de criatividade, de marketing. É falar de empresários, enfim, é falar de pessoas e estratégias de vendas. Um dos fatores que muitos empresários usam para atrair clientes é o preço. Certamente, o preço é algo muito atraente, no entanto, hoje ele já não ocupa mais o principal fator para chamar novos clientes, haja vista, que todos procuram usar desta estratégia para atrair novos compradores.

    Por: Ataide Lemosl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 24/01/2011 lAcessos: 142
    Ataide Lemos

    Como conquistar novos clientes? Esta é uma resposta que todo empresário gostaria de ter, pois é a chave do sucesso. É uma resposta simples, no entanto, torna-se difícil de coloca-la em prática, pois exige estratégia de marketing e uma mente aberta.

    Por: Ataide Lemosl Negócios> Negócios Onlinel 21/01/2011 lAcessos: 184
    Ataide Lemos

    Com vendas atuo na área de alimentos, portanto, conheço bem a realidades deste segmento, mas também como consumidor algo que me chama muita atenção em outras atividades comerciais é atendimento que as empresas oferecem aos clientes

    Por: Ataide Lemosl Negócios> Vendasl 16/01/2011 lAcessos: 67
    Ataide Lemos

    "A incompetência gera a concorrência". Conversando com um comprador de um supermercado ouvi esta frase e achei muito profunda e verdadeira.

    Por: Ataide Lemosl Negócios> Gestãol 13/01/2011 lAcessos: 120
    Ataide Lemos

    A profissão de vendas é de fundamental importância para que o produto ou serviço chegue até seus consumidores finais. Quando falamos em vendedor abrimos um grande leque, pois na verdade, desde o inicio da cadeia de produção até o consumidor final há sempre um vendedor direto ou indireto.

    Por: Ataide Lemosl Negócios> Vendasl 12/01/2011 lAcessos: 74
    Ataide Lemos

    Quando se inicia na profissão de vendas, normalmente, o vendedor procura conhecer esta atividade prestando atenção nos colegas, ou seja, observa como eles abordam seus clientes. Observa como seu colega mais experiente oferece os produtos, etc.

    Por: Ataide Lemosl Negócios> Vendasl 10/01/2011 lAcessos: 120
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast