Promoção De Vendas: Como Promover Melhor Para Vender Mais

Publicado em: 28/03/2009 |Comentário: 3 | Acessos: 980 |
Muita gente acredita que a Promoção de Vendas está limitada a um desconto de preço em determinado produto ou serviço. Na verdade, a Promoção de Vendas é um esforço mercadológico para promover o produto ou serviço disponível, com o intuito de causar uma diferenciação dos demais oferecidos no mercado e assim despertar o interesse dos clientes.

Logo, podemos entender também que a Promoção de Vendas é um conjunto de métodos e recursos que tem por objetivo aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço durante um período de tempo determinado.

A ferramenta de Promoção de Vendas tem vários objetivos, entre eles:

Aumentar o volume de vendas ou faturamento, a participação de mercado, o conhecimento da marca, os espaços nos pontos de venda, a quantidade desses pontos, a distribuição numérica, além de ser muito útil para desovar estoques, acelerar as vendas de produtos de curto prazo de validade e promover a experimentação de novos produtos ou serviços.

Há várias modalidades de Promoção de Vendas. Podemos citar: Sorteios e Concursos, Vale-brinde, junte e troque, descontos, premiação para aniversariantes da loja, incentivos de fidelização e mais uma centena de meios em que cada um tem resultado específico para sua loja, cidade, público-alvo, etc.

É importante se atentar em não cometer os erros que levam a prejudicar qualquer ação da Promoção de Vendas, como: mecânica complicada (mal explicada), excesso de exigências para participação, benefício pouco atrativo, duração muito longa, descontos pequenos demais, sorteios pouco confiáveis, falta de inovação ou criatividade na promoção, ausência de meios para o consumidor tirar dúvidas, desembolso muito alto, brinde ruim ou de má qualidade, dificuldade em encontrar o brinde (causando demora) e prêmio em desacordo com o prometido.

Toda promoção tem por objetivo fazer com que o cliente se interesse em experimentar algo novo e não se tornar uma experiência frustrante e traumática. Quem compra uma vez e gosta do produto, serviço e atendimento, provavelmente voltará a comprar novamente, já para quem teve uma experiência negativa a situação é totalmente inversa.

Para que uma Promoção de Vendas apresente o resultado desejado deve ser muito bem planejada e divulgada. É importante que a empresa utilize todos os materiais de merchandising possíveis, além de outros meios de mídia, como: Busdoor, Faixas, Folhetos, Cartazes, Displays, Veículos com Auto-Falante, Mala Direta, além dos métodos tradicionais como TV, Rádio, Revista, Jornal, Outdoor entre outros.

Para que uma Promoção de Vendas tenha sucesso não é necessário, exatamente, grandes investimentos em ações promocionais. É preciso um excelente planejamento, conhecimento do público-alvo, da vigência da campanha, disponibilidade do produto (vendido e também do brinde, caso exista) e uma análise de quais meios de mídia são os mais interessantes. Nem sempre o mais caro é o melhor. Nem sempre a divulgação através da TV oferece maior resultado. Conheça bem seus clientes e a forma como se comportam, além da cultura da região onde sua empresa está localizada e não se esqueça de treinar bem sua equipe para que conheça todo o processo da promoção, bem como esteja preparada para oferecer a excelência em atendimento.

Após realizar todas as análises e ações acima, com certeza sua chance de sucesso será muito maior. E lembre-se, sua inovação também será um grande diferencial.

***

WAGNER CAMPOS é Especialista em Marketing, Comunicação e Negócios e Palestrante Motivacional em Vendas e Liderança. É Professor de MBA em Marketing e Vendas, MBA em Gestão de Pessoas e MBA em Logística. Contribuiu com empresas como Ambev, Unibanco, Whirlpool Eletrodomésticos e Sebrae. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia". Contato para Palestras, Consultoria e Treinamentos F: (19) 3444.9599 - 3038.0678 - wagner@trueconsultoria.com.br - falecom@wagnercampos.com.br.

Autorizada à veiculação do artigo, desde que mantidos os créditos.

INFORMAÇÕES: F: (19) 3444.9599 - 3038.0678 ou diretamente pelo site www.TRUECONSULTORIA.com.br  e www.WAGNERCAMPOS.com.br.
Solicite um treinamento in company exclusivo para sua empresa.

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/vendas-artigos/promocao-de-vendas-como-promover-melhor-para-vender-mais-839219.html

    Palavras-chave do artigo:

    promocao

    ,

    vendas

    ,

    campanha

    Comentar sobre o artigo

    Soeli de Oliveira

    Infelizmente, muitos empresários, ainda relacionam a promoção de vendas com baixar preços. Porém, baixar preço é apenas um dos diversos tipos de promoção de vendas.

    Por: Soeli de Oliveiral Marketing e Publicidadel 28/06/2009 lAcessos: 6,009
    michelly bonifacio

    O final do ano está a um pulinho daqui e isto significa que é hora de acelerar o ritmo e começar elaborar as campanhas de e-mail marketing para dar um up nas vendas de final de ano! Não sabe pro onde começar? Não se preocupe! A Alfa Networks preparou um artigo com dicas exclusivas para você sair com tudo nas vendas de final de ano!

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Negócios Onlinel 10/11/2014 lAcessos: 13

    O presente estudo que tem como tema: “A arrecadação, aplicação de recursos e a prestação de contas” tem como propósito trazer alguns preceitos legais inerentes ao tema e comenta-los. Trata-se de um tema de grande relevância, pois acabamos de concluir um processo eleitoral na esfera municipal, no qual se viu na prática o disposto no presente trabalho. O objetivo deste trabalho é tentar demonstrar a intenção do legislador em coibir de todas as formas possíveis os abusos econômicos e a malversação de recursos na campanha eleitoral.

    Por: marco antonio coelho de carvalhol Direitol 07/04/2009 lAcessos: 6,373

    As ferramentas de marketing digital trazem para o pequeno empresário a possibilidade de por um baixo custo atingir diretamente as pessoas que estão na internet procurando por produtos e serviços que a sua empresa vende.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 28/11/2013 lAcessos: 13
    Francimar Germano

    O PAPEL DO MARKETING NA ADMINISTRAÇÃO DE VENDA E SUAS FUNÇÕES PARA O CRESCIMENTO E A FIDELIZAÇÃO DE NOVOS CLIENTES.

    Por: Francimar Germanol Negócios> Vendasl 30/07/2013 lAcessos: 53
    Fernando Adas

    O grande desafio dos gestores de marketing não é o de “fazer barulho” nas promoções, mas “organizar a poeira” no “day after”, ou seja, após o sorteio do carro ou da viagem e organizar o banco de dados gerado com a ação.

    Por: Fernando Adasl Marketing e Publicidadel 20/10/2009 lAcessos: 542

    Chegar ao sucesso é algo memorável, se manter é algo admirável. Milhares de empresas tiveram seus altos e baixos, neste mundo no qual não se sabe ao certo o que se fazer para alcançar o sucesso e se manter em crescente estado evolutivo. Algumas alternativas são os colaboradores neste processo mercadológico, como a inclusão do ferramental Marketing na Internet, que visa a maximização das vendas e promoção da marca.

    Por: Leandro Wodonosl Marketing e Publicidadel 11/09/2009 lAcessos: 3,523 lComentário: 3

    O primeiro passo para o Clickbank. com a formulação de realização está descobrindo mercadorias de alta qualidade para o mercado. Quando você se deparar com um produto ou serviço que tem necessidade significativa, os concorrentes muito baixa, e paga generosamente que você precisa para extrair cada única queda do lucro factível. No entanto, encontrar Clickbank mercadoria que oferecem pode ser difícil.

    Por: dyegooll Negócios> Negócios Onlinel 05/05/2011 lAcessos: 133

    O Google Adwords é uma ferramenta excelente para dar visibilidade e atrair público qualificado para o seu negócio. Mas sozinho ele não fará milagres. É necessário uma metodologia de trabalho que passa por estabelecer metas de sucesso em uma campanha. Esse artigo explora um pouco mais esse assunto.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 11/03/2014 lAcessos: 11

    Acompanhando a onda das previsões que sempre aparecem nesta época, vamos olhar para frente e procurar entender o que os próximos anos irão exigir dos profissionais de vendas. Larry Wilson, autor e coautor de livros importantes na área de vendas, menciona que "a revolução dos negócios está varrendo muitas das formas tradicionais de interagir com clientes. Se não abraçarmos o futuro, seremos deixados para trás".

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 13/01/2015
    Portais Imobiliarios

    Durante um período curto da minha vida, atuei como consultor de vendas em uma empresa de telefonia móvel. Minha atividade era visitar as empresas e vender diferentes tipos de planos empresariais. No início, o ânimo era total, porém, com o passar dos dias, percebi que a maioria dos empresários não tinha o menor interesse na minha visita.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Vendasl 13/01/2015

    Existe uma grande diferença entre vendedores medianos e vendedores de sucesso, os vendedores de sucesso simplesmente não entram em campo para cumprir tabela mais sim para vencer. A principal dificuldade é sair da zona de conforto e entrar em ação com um objetivo claro para alcançar o sucesso ! "Vencedores não entram em campo para cumprir tabela, vencedores entram em campo para vencer"

    Por: Everton Farial Negócios> Vendasl 10/01/2015

    O artigo dar dicas de como vender o imóvel mais rápido, métodos a serem tomados para conseguir vender.

    Por: villevoxl Negócios> Vendasl 09/01/2015
    Jair Pedro de Bem

    Vários são os fatores para se obter sucesso em nossos projetos, Eu como qualquer outra pessoa tenho meus sonhos, e resolvi agora depois levar muitas lambadas na vida verificar, por que tanta dificuldades, Por que de tantas tentativas sem êxito, então comecei a me inspirar nos caras que são exemplo para nós em suas áreas de atuação e encontrei na história de Bernardinho, o treinador de vôlei várias vezes campeão mundia,l como técnico da seleção , respostas na área de trabalho em equipe.

    Por: Jair Pedro de Beml Negócios> Vendasl 04/01/2015
    Portais Imobiliarios

    No período do ‘boom' imobiliário, o corretor conseguia vender imóveis apenas com um pouco de esforço. A falsa impressão de dinheiro fácil atraiu muitas pessoas para o setor, porém, hoje a realidade é outra. O mercado se estabilizou e só os corretores capacitados conseguem atingir seus objetivos na profissão.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Vendasl 02/01/2015
    Portais Imobiliarios

    O ator milionário fez a alegria de alguns corretores pelo mundo, pois chegou a ter 15 imóveis de luxo diferentes apenas para o uso pessoal. Em 2006, comprou uma ilha de 160 metros quadrados nas Bahamas. Também comprou dois castelos medievais; um no Reino Unido e outro na Alemanha. Porém, infelizmente para o artista, suas aventuras no mercado imobiliário corroeram sua fortuna, aparentemente infinita.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Vendasl 23/12/2014 lAcessos: 11

    Algumas dúvidas sobre este produto de seguro sucintam vários desentendimentos entre usuário X corretores X seguradoras.

    Por: Eduardol Negócios> Vendasl 17/12/2014 lAcessos: 11
    Wagner Campos

    Quando o foco das reclamações é direcionado no local de trabalho, vale lembrar que toda corporação tem falhas, até mesmo porque é composta por seres humanos. Os procedimentos existentes foram desenvolvidos por pessoas, as quais podem errar e com o tempo, tais procedimentos podem ser melhorados (ou não), dependendo da contribuição de todos.

    Por: Wagner Camposl Carreira> Gestão de Carreiral 25/02/2011 lAcessos: 137
    Wagner Campos

    Muitos compram um carro com a sensação que saíram perdendo ou foram enganados.

    Por: Wagner Camposl Negócios> Vendasl 17/01/2011 lAcessos: 186
    Wagner Campos

    Em toda organização há os profissionais que se destacam por seus resultados com freqüência, ou, quando não se destacam, fazem de tudo para serem diferenciados e se diferenciarem ao menos, da maioria.

    Por: Wagner Camposl Negócios> Administraçãol 06/07/2010 lAcessos: 157
    Wagner Campos

    Um programa motivacional deve ser desenvolvido com muita atenção e dedicação, atendendo a vários quesitos e não deixando de considerar em sua estrutura os treinamentos que deverão ser oferecidos, incentivos, palestras, análise de clima organizacional, reconhecimento dos colaboradores e transparência.

    Por: Wagner Camposl Negócios> Administraçãol 22/06/2010 lAcessos: 434
    Wagner Campos

    Há muito tempo ouço pessoas reclamarem afirmando que o mercado é injusto, que falta oportunidades, que não são reconhecidas profissionalmente entre outras centenas de argumentações, justificando seu insucesso ou frustração. Da mesma maneira, vários clientes e amigos empresários mostram o outro lado da moeda quando reclamam que estão preocupados devido a várias dificuldades encontradas, entre elas, contratação de profissionais qualificados

    Por: Wagner Camposl Carreiral 14/09/2009 lAcessos: 230
    Wagner Campos

    No trabalho, a falta de motivação afasta os colegas, colabora para a existência de problemas de saúde, aumenta o retrabalho e torna o clima desagradável. Já o contrário, tornará o ambiente mais produtivo, criativo, harmonioso, com menos abstinência e menos retrabalho.

    Por: Wagner Camposl Negóciosl 09/09/2009 lAcessos: 2,196
    Wagner Campos

    Independente de uma situação de mercado, cidade, localização ou região, para que uma loja tenha maior sucesso em suas vendas, deve se atentar a várias ações visuais que colaborarão para conquistar seus clientes e motiva-los a comprar:

    Por: Wagner Camposl Marketing e Publicidadel 03/08/2009 lAcessos: 4,098 lComentário: 1
    Wagner Campos

    Assuma riscos, dedique-se, veja o que a maioria não consegue enxergar, se planeje e sempre ame o que você faz. Com amor, dedicação, determinação, empenho, um bom planejamento e metas bem definidas, sua chance de sucesso será muito maior!

    Por: Wagner Camposl Negócios> Administraçãol 05/05/2009 lAcessos: 2,391 lComentário: 1

    Comments on this article

    0
    wagner campos 28/08/2009
    Olá Jaira, obrigado por seu contato.
    Uma empresa, independente de seu tamanho precisa conhecer muito bem seus clientes. Precisa utilizar o básico dos 4Ps que é conhecer seus produtos e como os mesmos irão superar as expectativas dos clientes, como poderão ser promovidos (produtos e marca), quais serão as formas de distribuir os produtos de forma que estejam disponíveis a maior quantidade de clientes possíveis e que tipos de estratégias de preços serão praticadas, pensando em seus clientes, ou seja, se existirçao diferenciações de preço, por exemplo por segmento, quantidade, volumes, modelos etc.
    Este assunto oferece possibilidade de discorrer muito, mas espero que por estas informações básicas, já sejam suficientes para auxiliá-la.

    Um grande abraço
    0
    jaira 27/08/2009
    Oi amigo Wagner gostei muito do seu comentario,estou produzido um artigo sobre estratégia de marketing em pequenas empresas;soluções para o sucesso nas vendas,e queria muito que vc mim desse um conceito desse titulo.abraço.
    0
    Leonardo 13/06/2009
    muito bom seu artigo me ajudou muito. grato
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast